Como posso vencer o receio de treinar meu canto em casa?

    Autor Mensagem
    GuitaristaSemLeisX
    Membro Novato
    # jan/15


    Vai haver um festival de música na minha escola e eu quero participar com voz/violão, a música que eu pretendo cantar parece que se encaixa bem com a minha voz, mas os testes para participar estão próximos e eu queria treinar bastante, mas "morro" de vergonha de soltar minha voz em casa, eu fico meio travado. Como posso superar isso?

    p.s.: Quanto a cantar no festival, não tenho problemas, o problema é mesmo em praticar em casa.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Cantando.

    GersonM
    Membro
    # jan/15
    · votar


    GuitaristaSemLeisX

    Porque o problema é em casa? O festival deveria ser o "problema" em teoria, pois lá é que importa, não é verdade? Tem que se ter em mente as consequências. Em casa se vc cantar mal não haverá consequência nenhuma (no máximo um parente chato reclamar).

    Em casa é que é o lugar para errar.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15
    · votar


    GuitaristaSemLeisX

    Tem vergonha de ensaiar em casa, desta feita não erra. Então vai errar ao vivo prá passar vergonha lá?

    Tem de descobrir o motivo desta vergonha. Identificar e superar, ou no mínimo, encontrar uma solução que lhe permita ensaiar.

    thalles100
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Concordo com o Lelo. Você tem de descobrir o motivo dessa vergonha. Será alguma pessoa em especial? Pai? Mãe? Provavelmente há alguem ai que te iniba.

    Então o lance é tentar ser você mesmo, e se necessário, longe dessas pessoas. Cantar não faz mal a ninguém, pelo contrário, é bom pra qualquer ouvido.

    Eu achei legal o post, pois tenho vergonha de praticar técnicas vocais. Porem cantar a musica em si, ao meu jeito, eu solto a voz...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    Tem de descobrir o motivo desta vergonha. Identificar e superar, ou no mínimo, encontrar uma solução que lhe permita ensaiar.

    O Lelo Mig sempre mandando altos conselhos rsrs

    Também iria por este caminho. Não há um momento que você fique só em casa?

    Não existe um teatro ou alguma oficina que possa lhe ceder um espaço pra praticar?

    Bruno-
    Membro
    # jan/15
    · votar


    GuitaristaSemLeisX
    Uma coisa que me ajuda muito até hoje é pensar que se eu incomodo meus vizinhos e/ou parentes, é pq talvez eles nunca tenham tentado cantar de verdade. Se o tivessem feito, entenderiam a importância de treinos e erros.

    Então se eles ficam incomodados, eu os "desculpo" pela falta de abertura e experiência de vida e sigo em frente. :P É meio egocêntrico mas funciona que é uma beleza.

    Brincadeiras à parte, se você não exagerar nos horários (muito cedo nem é bom para treinar por questões físicas, e depois das 22 é sacanagem mesmo :P) não exagerar no volume (não precisa treinar plugado né?) e nem na duração (treinar o dia inteiro também não faz bem), vai fundo. Treino vai incomodar de qualquer maneira (estando certo ou errado), então desencana se está desafinado. Bons treinos.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15
    · votar


    GuitaristaSemLeisX
    LeandroP
    Bruno-

    Passei, pelo menos 12 anos de minha infância/pré adolescência, sob o som de violino mal tocado (neguinho estudando violino é o top da chatice...rs), vindo do vizinho da casa ao lado.

    É claro que ao longo destes 12 anos foi melhorando absurdamente e o que era um inferno na minha infância se tornou o paraíso na minha adolescência.

    Depois de 12 anos ele mudou...

    Detalhe: Mudou porque ganhou uma bolsa de estudos, para estudar violino nos Estados Unidos e hoje em dia é spalla numa orquestra nos EUA.

    pOkiz
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Tenho receio de aprender algumas técnicas em casa também, as vezes eu fico fazendo experiências com a voz e os vizinhos acham que sou louco hahahahaha, é triste.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/15
    · votar


    GuitaristaSemLeisX
    Passei por uma situação parecida, mas não por vergonha. Era mais receio de arrumar uma encrenca com vizinhos, pois morávamos (eu e meus pais) quase 'janela a janela' com a outra casa.

    Minha solução não era prática, mas funcionava: Eu fechava a janela, tirava o colchão da minha cama e colocava a frente da janela. Então abria o guarda roupa e cantava pra dentro dele, com um espelho na minha frente, pra me ajudar a entender o que eu fazia de certo/errado.

    :)

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem se você não incomodar e nem prejudicar ninguém não tem nenhum erro.

    Pense nisto.
    Se não tem erro, não tem que se preocupar e não ter preconceitos com você mesmo.
    Deixe fluir, assim como no universo tudo flui com harmonia, assim você tem que fluir com sua voz e consigo mesmo, e ter confiança.
    O nosso cérebro muitas vezes cria obstáculos onde não existe nada.

    BJAofficial
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    A dica do Christhian do guarda roupa é muito boa.
    Já fiz muito isso, coloca a musica em um fone, entra no guarda-roupa e solta a voz.

    PD: Só cuidado na hora de sair do armário, porque né. hehehe

    Bruno-
    Membro
    # jan/15
    · votar


    BJAofficial
    Off topic total: você já ficou tentado a sair de forma diferente rapaz? :P

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    "Todo Pokemón evolui". :D

    Pense que mesmo que te achem ruim a princípio.. É treinando que se aperfeiçoa.. :)
    Se você por acaso parar de fazer teus exercícios e estagnar tecnicamente teus vizinhos podem te achar um c*gão.. Mas se evoluir vão te elogiar.. Vão até pedir cortesia nos shows por terem te "aguentado" rsrs

    Abraço.

    (Uns tempos atrás minha mãe me disse que o vizinho tinha quase chamado a polícia porque tinha alguém gritando na minha casa... (Eu "treinando" drive))

    BJAofficial
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Bruno-

    Até agora ... não... hahaha

    RafaelBernatto

    o vizinho tinha quase chamado a polícia porque tinha alguém gritando na minha casa... (Eu "treinando" drive)

    já passei por isso haha
    alias, meu pai sempre diz para "parar de gritar" porque parece que eu estou 'pedindo socorro'. hahaha

    GuitaristaSemLeisX
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: GuitaristaSemLeisX
    · votar


    Valeu galera, essas respostas me ajudaram a entender que a maioria tbm passa por dificuldades ao começar a treinar canto, o melhor mesmo é colocar a cara a tapa e treinar pra valer, e se possível reduzir o barulho ao estilo cantor de armário (Christhian)
    vou adotar a dica, me identifico com essas tosquices(q por sinal funcionam) para tentar diminuir a zoada e ñ incomodar.

    valeu pessoal

    JeffCardona
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    GuitaristaSemLeisX

    Cantar no armario é uma boa, unico problema é pra quem toca violão e canta... como é o seu caso. Tente um ukulele kkkkkkkkkkk

    Gabriel Saantos
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: Gabriel Saantos
    · votar


    A minha dica é exatamente a do Christhian. As vezes eu faço e sempre me ajuda muito.

    Tente também colocar o gravar dentro do guarda roupas quando canta e irá perceber que o áudio sai um pouco melhor, inclusive para a sua auto avaliação.

    Sempre penso que quanto mais vergonha eu tiver, menos resultados terei, pois isso trava. Ninguém irá treinar por mim e correr pelos meus objetivos, então... haha.

    GuitaristaSemLeisX
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Me dei mal na audição.... tava com a cabeça no vento, e não na música, fiquei meio nervoso, tava cansado prq tive quase 6 horas de aula de manhã, tva com a garganta inflamada. Deu muita coisa errada, mas vou levar os aprendizados....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como posso vencer o receio de treinar meu canto em casa?