Cantar na Tonalidade da Musica‏

    Autor Mensagem
    MaiconSantana
    Membro Novato
    # jan/15


    Bom Dia, Pessoal

    Sou novo aqui no fórum, e tenho uma dúvida no qual ficaria muito grato com ajuda de vocês, pois estou começando a apreender violão e gostaria de cantar junto, sou desafinado, mas estou iniciando alguns exercícios junto com o violão para dar uma melhorada, e como não tenho muita noção de cantar surgiu uma dúvida.

    Quando se fala na tonalidade da musica ex a musica é em G eu canto até o final da musica na altura do G, ou tenho que ir cantando nas alturas dos acordes que vou tocando E, C e D?

    BJAofficial
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Tudo bem MaiconSantana ?
    Tentarei te explicar da forma mais simples possível.
    Imagine um solo de guitarra, ele segue uma melodia e contém várias notas. Cantar é a mesma coisa, você vai cantar uma melodia com várias notas diferentes, que estão dentro da escala da tonalidade da música. Que não depende do acorde do violão nesse determinado instante.

    Mas resumindo, isso é muito mais questão de ouvido que de saber na teoria que nota você deve cantar. Uma dica, escolha uma musica e tente tocar no violao a linha da voz, isso vai te ajudar a compreender melhor como funciona.

    GersonM
    Membro
    # jan/15
    · votar


    MaiconSantana

    Meu, vc canta a linha melódica e só.

    MaiconSantana
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Tudo bem MaiconSantana ?
    Tentarei te explicar da forma mais simples possível.
    Imagine um solo de guitarra, ele segue uma melodia e contém várias notas. Cantar é a mesma coisa, você vai cantar uma melodia com várias notas diferentes, que estão dentro da escala da tonalidade da música. Que não depende do acorde do violão nesse determinado instante.

    Mas resumindo, isso é muito mais questão de ouvido que de saber na teoria que nota você deve cantar. Uma dica, escolha uma musica e tente tocar no violao a linha da voz, isso vai te ajudar a compreender melhor como funciona.


    Tudo ótimo BJAofficial e você?
    Primeiramente agradeço pela sua resposta, mais ainda não entendi muito bem, o que seria cantar a linha da voz?

    Eu li em alguns tópicos inclusive aqui, e vi que a minha classificação vocal é Baixo, pois consigo pegar o F1 tranquilamente, e com isso procurei alguns cantores para me espelhar nessa classificação, achei a dupla Danilo Reis e Rafael que ganharam o The Voice, eles cantando a musica Jeito Carinhoso.

    Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=D2tmivwSIWc
    Link dos acordes da musica: http://www.cifraclub.com.br/jads-e-jadson/jeito-carinhoso/

    Os acordes são Em – C – G – D, nesse caso pelo que entendi começaria cantando na altura do E1,depois iria para C2, só que fica alto e a musica não fica legal.


    Ai nesse caso em qual altura eu cantaria quando tocar o C?

    Desculpe pelo tamanho da pergunta,mais eu tenho muito desejo de cantar e gostaria de entender isso!

    Vlw pessoal!!!

    MaiconSantana
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Meu, vc canta a linha melódica e só.



    GersonM

    Também agradeço pela resposta, tocar na linha melódica seria tocar em algumas das notas que formam o acorde, ex.: acorde de C iria cantar na altura de uma das três notas (C E G), seria isso?

    Paulovfcm
    Membro Novato
    # jan/15 · Editado por: Paulovfcm
    · votar


    MaiconSantana
    Os acordes são Em – C – G – D, nesse caso pelo que entendi começaria cantando na altura do E1,depois iria para C2, só que fica alto e a musica não fica legal.

    Eai, beleza?
    Geralmente, a linha melódica (cantada) segue notas diferentes dos acordes da linha harmônica (nesse caso o violão).
    Pela sequencia de acordes que você disse, a tonalidade dessa música é em Sol maior. Isso quer dizer que as notas que os compositores usaram na melodia (parte cantada) podem ser G - A - B - C - D - E - F#, pois são as notas da escala de Sol Maior. Já os acordes que poderiam ser usados seriam G-Am-Bm-C-D-Em-F#°, pois são os acordes do campo harmonico de Sol Maior
    Cantar na tonalidade da música seria cantar com as notas que os compositores usaram. Você não pode por exemplo cantar um Sol sustenido nessa musica, pois estaria fora do tom e soaria desafinado.
    Uma coisa que você pode fazer para treinar o ouvido e achar as notas que são cantadas é ouvir a música e tentar achar no violão a mesma nota que o artista cantou, nota por nota até você pegar a melodia da musica inteira. Não é porque o acorde é de C maior que você tem que cantar um C, pois acorde é formado por uma tríade, no caso de Dó Maior C-E-G, Mi Menor E-G-B e etc.
    Se a musica começa em Em, geralmente é usada uma das notas da triade, vc tenta cada uma, a que encaixar no tom, é a que foi usada, vai tentando até que dá certo e vira automático.
    Espero que tenha dado pra entender, abraços!

    MaiconSantana
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Paulovfcm
    Se a musica começa em Em, geralmente é usada uma das notas da triade, vc tenta cada uma, a que encaixar no tom, é a que foi usada, vai tentando até que dá certo e vira automático.
    Espero que tenha dado pra entender, abraços!


    Cara valeu pelas dicas, foi muito esclarecedor!! Pois o que eu estava fazendo era o seguinte, tocava o acorde de Em e eu cantava na altura do E1 (acho que até ai tudo bem, neh??) e quando tocava o acorde de C eu subia para o C2 (era aonde ficava desproporcional a melodia), agora com a dica da tríade em vez de subir para o C2 vou subir para o G1 ou continuar no E1 dependendo do que fica melhor, já que essas notas fazem parte do acorde. Acho que é está certo neh???

    Obrigado novamente pela dica..

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    MaiconSantana
    Você está tentando solfejar cantando ( Lembro ainda das minhas aulas de canto orfeônico obrigatórias no comservatório kkk)

    Esquece isso, pega uma música conhecida, simples com poucos acordes e cante a MELODIA da música, sem se preocupar com regras, instintivamente como já até foi dito vai perceber o que precisa fazer

    O mais díficil é manter a afinação constante e não sabe o que precisa cantar

    MaiconSantana
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Edson Caetano

    Mas Edson, eu seguindo esse caminho e tentando encaixar uma nota da tríade no acorde tocado, está correto neh??? Pois estou pensando em fazer isso na musica toda, parte por parte, consequentemente acredito que vou começar a pegar de ouvido.

    Agradeço a todos vocês pela ajuda!!!

    Paulovfcm
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    MaiconSantana
    agora com a dica da tríade em vez de subir para o C2 vou subir para o G1 ou continuar no E1 dependendo do que fica melhor, já que essas notas fazem parte do acorde. Acho que é está certo neh???
    Estaria certo se você estivesse compondo a melodia, pois a melodia já foi feita, sacou? Aí você vai cantar o que está na música.
    Pra te dar uma ajuda com isso, ouvi a música aqui na tonalidade que você falou, vou te passar uma tab com a melodia dessa música:
    Em C G D
    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------0-0-0--0-0-0------------------------------------
    D----------------------0-0-0-2-0-----------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------

    Essa é a primeira frase da melodia
    Como esquecer o beijo que você me deu
    Cante cada nota que eu passei em cada silaba poética, e repare que foi usada as notas da tríade de algum acorde, senão, as notas da escala de Sol maior (tom da música), não é porque você começa com mi menor que precisa cantar um Mi, entendeu? Aí o resto você vai procurando no violão e repetindo a nota cantando. Abraços!

    MaiconSantana
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Paulovfcm

    Valeu Paulo, me ajudou muito agora da forma que você falou, na verdade todos vocês falaram, agradeço também pelo exemplo que você colocou que deu pra entender legal. Vou treinar bastante agora, pois já tenho uma direção a seguir.

    Valeu galera, forte abraços!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cantar na Tonalidade da Musica‏