Canto Mongol - Informações

Autor Mensagem
DVCR
Membro Novato
# jan/18 · Editado por: DVCR
· votar


BEM resumidamente é isso:

1- Você canta uma nota qualquer (fundamental) a sustentando, o mais comum é cantar essa nota pronunciando a Vocal "U" ou "I"... os harmônicos mais graves "saltam" mais na vogal "U" e os mais agudos na vogal "i", ficam bem evidentes e alteram na transição de uma para outra ("ui" / "iu"). MAS o lance mesmo é a posição que faz com a cavidade bucal pra criar uma ressonância, (o maxilar um pouco mais para frente) e a posição da língua no céu da boca é que vai alterando os harmônicos, (isso que causa esse som do "R" em inglês como na pronúncia de "biRd"), a língua é que torna possível fazer as modulações escolhendo a nota.

2-Língua:
Explicando bem grosseiramente, você precisa colocar a ponta da língua no céu da boca e procurar deixa mais aberta (larga) e não contraída (estreita) , isso vai fazer da sua boca uma especie de caixa de ressonância pra amplificar harmônicos. Movimentos mínimos, deslisando a linguá no céu da boca são o suficiente pra modular de uma harmônico pro outro, na direção da garganta desce a escala da série harmônica (os mais graves) e na direção dos dentes sobre (mais agudos).



Outro vídeo curto de demostração que eu fiz com uma legenda dos harmônicos: https://www.instagram.com/p/BbesgMaHINv/?taken-by=davicavallcante


Esses graves, tipo dos monges tibetanos, consigo fazer também, mas não sei explicar direito... tem a ver mais com as cordas vocais mesmo.. é bem louco de fazer, mas já vi uns que alcançam uma notas meio impossíveis de tão baixas, e com bastante volume que é o mais impressionante e que não consigo tanto, pra mim parece mais difícil.

Escrevendo parece tudo mais complicado, difícil é fazer como alguns caras que encontrei aqui que executam uma linhas de base mudando as fundamentais e fazendo as melodias com os harmônicos, vou deixar umas referências aqui no final pra não encher de vídeo. Mas na verdade é um lance meio intuitivo pq tem uma hora que vc pega... e é meio particular já que a técnica é uma só mas a maneira como será feita por você só se sabe tentando. É como tocar qualquer outro instrumento.

Esse que a Lalah Hathaway faz acho mais alien ainda, pq ela monta um acorde com a parada.. e parece que tem mais a ver com o nariz e tal, nao faço a mínima ideia como é possível... kk

Vejam:
David Hykes
Wolfgang Saus
Anna Maria Hefele
Cristian bollmann
Muom choir

Aqui vai um da Anna Maria Hefele que dá pra ver o "trabalho" da língua em 0:30
https://www.youtube.com/watch?v=YIUvX7hebBA

Aqui mais um do Wolfgang Saus (Nível: insano)
https://www.youtube.com/watch?v=haz6W7p8xjM

Lelo Mig
Membro
# jan/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


DVCR

Mano, antes de mais nada, parabéns... Muito bonita e interessante essa "sonorização" que voce consegue com a voz.

Como você mesmo disse, a dos mongóis fluem mais para os graves, enquanto a sua pro agudo. Mas é igualmente interessante.

Obrigado pelas informações também. Valeu!

entamoeba
Membro Novato
# jan/18
· votar


É como assobiar e cantar? A cada audição, essa impressão fica mais forte para mim.

daimon blackfire
Membro Novato
# jan/18
· votar


Realmente lembra um assobio. Eu tentei fazer isso hoje pela manhã, mas quase não se nota a segunda nota.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Canto Mongol - Informações