Voz "raspando" quando canto notas agudas

    Autor Mensagem
    Igor Téuri
    Membro Novato
    # dez/14


    Olá galera !

    De algum tempo pra cá venho enfrentando um problema, se é que se pode chamar assim, e conto com a ajuda de vocês, para me ajudar a ter um maior entendimento sobre isso.

    Tento cantar a algum tempo, e gosto muito do drive, que é aquele raspado na voz. Por esse motivo, procurei alguns videos na internet, e vi alguns bens legais, ensinando a maneira correta de se fazer, através do Fry. Treinei bastante, e acho que consegui executar um pouco a técnica. O grande problema, é que parece que fiquei viciado nisso, e agora, não consigo fazer mais agudos "limpos". Todas as vezes que tento um agudo, a voz sai raspando, involuntariamente.

    Fiquei preocupado, já que isso poderia ser devido a execução errada da técnica, de acordo com meus pensamentos. Isso se soma ao fato de que trabalho dando aula para crianças, e mesmo tentando não gritar, acabo gritando às vezes, podendo cansar a voz.

    Vou colocar um vídeo onde eu canto uma música. Esse video foi gravado após um dia de aula, minha voz já estava cansada, e vejam o resultado.

    Espero receber suas opiniões sobre o assunto. Agradeço antecipadamente, e desculpem o enorme texto. kkk



    rcorts
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: rcorts
    · votar


    Igor Téuri

    Opa, e aí Igor, tudo bom cara?

    Veja, não sou cantor, não domino a voz para o canto, mas tenho alguma noção. Somado a isso e lendo o seu texto tenho algo em comum com o que você relatou. Já lecionei durante algum tempo para classes de 5ª a 8ª série (antes da mudança de classificação como ocorre hoje até o 9º ano). Durante o tempo que eu lecionei me lembro de que minha voz ficava bem cansada mesmo chegando em alguns momentos a ficar totalmente rouco e ter que tomar umas colheradas de mel pra "acalmar" a garganta.

    Além disso o pó do giz me fazia mal também. A dica que recebi dos outros professores para amenizar o problema foi ter sempre uma garrafinha de água me acompanhando (natural, gelada é errado). E constantemente tomar um gole ou outro para sempre limpar e manter a garganta hidratada.

    Infelizmente isso não elimina o desgaste natural diário das pregas vocais, mas pelo menos diminui os sintomas do mau uso, ou melhor, uso excessivo da voz. Uma coisa que eu não sabia na época é que tem exercícios de relaxamento das pregas vocais e diminuição da tensão da laringe, além de exercícios de aquecimento que são essenciais antes de cantar, e por que não praticá-los antes de usar a voz para dar aulas também?

    Somado a isso, vejamos o seu caso particular, a técnica de drive, mesmo que executada corretamente, moderadamente e dentro do conforto pessoal, pode causar algum desgaste.

    Veja, não sou cantor, sou guitarrista e violonista, mas você tem uma série de fatores somados que podem prejudicar bastante a fisiologia da sua voz se você não tiver algum acompanhamento. Nada melhor para você do que ter o acompanhamento de um bom profissional (professor de canto, fonoaudiólogo), pois se você usa muito a voz (tanto falada quanto cantada), o risco de não ter o devido acompanhamento pode estar bem além de não conseguir alcançar uma nota ou outra corretamente, o risco maior pode estar em algum prejuízo fisiológico ao longo do tempo.

    Bom, mas reforçando, não sou cantor, apenas quis deixar alguns pontos para você refletir. Mas aguarde ajuda do pessoal do fórum especializado em canto, tem gente muito competente aqui no fórum.

    Abç.

    GersonM
    Membro
    # dez/14
    · votar


    O problema é bem maior que apenas isso. A voz está toda na garganta e bastante entubada. Os I's estão bem estranhos e sem brilho e a dicção embolada.

    A favor só a interpretação.

    Igor Téuri
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Obrigado pelas respostas pessoal !

    @rcorts
    Já estou a procura sim de um fonoaudiólogo e de um professor de canto para me instruir, pois esse desgaste me preocupa muito. Muito obrigado pelas dicas, e por compartilhar sua experiência comigo.

    @GersonM
    Obrigado pela análise ! Você poderia me indicar alguns meios de melhorar nos quesitos que citou? Qualquer dica já serve. ^^

    GersonM
    Membro
    # dez/14
    · votar


    Igor Téuri

    Meu, isso tudo aí é vício. E já adianto que não é nada fácil de tirar. Dá uma olhada aqui só para dar uma luz na questão da colocação da voz, mas vc precisa de muito estudo de técnica, porque diferentemente de alguns sortudos, vc não tem a voz naturalmente livre.



    Lelo Mig
    Membro
    # dez/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Igor Téuri

    "A voz está toda na garganta e bastante entubada. Os I's estão bem estranhos e sem brilho e a dicção embolada."

    Cara, nosso amigo GersonM é cantor e professor de canto. Ele sabe analisar uma voz "tecnicamente"... eu não.

    Estou dando meu pitaco aqui, porque acompanho como músico e técnico de som, cantores há mais de 25 anos. Não me sinto apto analisar uma voz "tecnicamente", mas sonoramente, sim.

    A dicção é o ponto mais notável prá mim. Algumas palavras simplesmente "embolam".

    Você menciona o vício do Drive, mas noto um outro vício, que infelizmente tem se tornado "moda"... Paula Fernandez e Luan Santana, por exemplo, possuem uma mania terrível de pronunciar coisas do tipo "você" como "voxê".

    Fico pensando quem foi o produtor musical que incentiva este tipo de coisa.

    Acredito que você têm potencial. Mas, imita, mesmo que inconsciente, "tiques" de profissionais, como se isso fosse fazer você parecer um cantor melhor... entende?

    Isso não é uma crítica, é muito comum nos cantores atuais.

    Resolver estes vícios não é tarefa fácil... mas se você estiver disposto consegue.

    Boa sorte!

    RafaelBernatto
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    Um professor me passou a seguinte "dica" pra esse tipo de vício em notas agudas... (Gerson, me corrija caso fale alguma besteira)

    Ao invés de você, Igor Téuri, "espremer" sua garganta.. (tentar "tirar" esse agudo) fazendo de cima pra baixo e de baixo pra cima... (Levantando a laringe, língua e etc; fechando a boca) ↓↑

    Tente ir condicionando-a, levemente, horizontalmente.. → |agudos| ← para que ela saia na vertical...

    Relaxe o queixo (boca aberta em vogais abertas á ó é..), mantenha a cabeça numa posição normal, sem abaixar nem levantar muito...

    (Aqui não dá pra ver o vídeo, depois volto pra ouvir e ver se há algo errado em meu posicionamento)

    pOkiz
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Bem, sobre a colocação o Mestre Gerson já falou, só acho que essa música tava demasiadamente baixa para você, tem partes que dá vontade de parar de ouvir de tão sufocada hahahaha.

    Sobre notas agudas, cara, eu canto agudo já faz muito tempo e cada um sabe onde pode chegar e como chegar, eu desenvolvi alguns jeitos que acho muitíssimo confortável: primeiramente a com maior compressão, que garante uma mínima passagem de ar para ganhar potência juntamente com uma colocação de maior impacto, no caso eu jogo mais nasal, elevo a lingua e deixo a laringe relaxada mas o mais estável possível, segurando tudo no fluxo de ar sustentado pelo diafragma, com tudo isso eu consigo uma voz mais compacta/concisa/penetrante, se eu quero algo mais solto eu abro mais o trato vocal e deixo ela ressoar diretamente no palato, dá pra sentir que o fluxo de ar é um pouco maior porém eu ganho na segurança contra uma eventual quebra vocal, pois não há um ajuste muscular tão complexo para manter. Aí depende do momento né, se eu to mais cansado ou correndo eu opto pela ultima opção, se eu qro manter uma nota aguda por muito tempo eu já prefiro a primeira pois o gasto de ar é menor e a impressão que causa é mais positiva pela potência e timbre mais metálico. Mas isso também não é lei, é como eu disse, eu encontrei a melhor maneira e a mais confortável para mim.

    Você tem que encontrar o seu melhor jeito, mas lembre que cantar agudo não é força, muito pelo contrário, é jeito, técnica e mesmo existindo uma compressão muito grande, por trás há uma leveza absurda e um controle absoluto, são vários fatores que não se adquire de um dia pro outro.

    Abç

    BJAofficial
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Cara, voce ja recebeu varias dicas boas, entao melhor eu nao ficar repetindo nada.
    Mas queria comentar sobre ooutra coisa, que me chamou a atenção demais. O seu amigo que esta tocando violão, a noção de tempo dele, é simplesmente péssima. Da uma chamada nele pra treinar isso. Treinar com metronomo ajuda bastante, assim como tocar junto com uma pista gravada com tempo certo também.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    pOkiz: lembre que cantar agudo não é força, muito pelo contrário, é jeito

    Realmente! Detalhe importante.

    Igor Téuri
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Porra galera ! Muito massa vocês estarem dispostos a dar a opinião sobre o assunto. Agradeço mesmo. Eu sei que é difícil perder todos esses vícios, e aprender da maneira certa, mas estou disposto a trabalhar nisso, e se possível gostaria que vocês me acompanhassem nesse processo através do fórum. Já estou procurando acompanhamento, e só tenho a agradecer a vocês pelas criticas, que absorvo com muito agradecimento.

    MrYuriSilva
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Não entendo muito coisa de canto, mas dá pra perceber que você perde o controle da sua voz várias vezes, não posiciona sua musculatura de modo certo na hora de cantar e me parece também não ter um apoio legal...Só acho que você deveria procurar um bom professor de técnica vocal...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voz "raspando" quando canto notas agudas