Fono, otorrino ou professor de canto?

    Autor Mensagem
    Samá Samutte
    Membro Novato
    # set/14


    Boa noite.

    Pessoal, estou com um problema bem chato com a minha voz.

    Não é no canto, é na fala mesmo; sou ministro do Evangelho e, quando eu estou pregando, eu forço muito a voz e há momentos em que eu chego a gritar mesmo. Só para exemplificar, eu faço parte de uma igreja evangélica pentecostal; sim, são aquelas em que há aqueles pastores barulhentos que gritam e tudo mais.

    Preciso urgentemente cuidar da minha voz; não sei o que acontece, há certos momentos em que eu nem mesmo comecei a forçar muito a voz e com 15 minutos falando eu já começo a ficar rouco, a voz começa a falhar, já há outras ocasiões em que aparentemente eu consigo encontrar o tom adequado para falar e consigo pregar 40 minutos gritando (é claro que depois também eu não consigo nem falar direito).

    Agora estou em dúvida sobre qual solução seria a mais adequada para o meu caso e mesmo qual seria o primeiro profissional ao qual eu deva procurar.

    Sei que estou usando a minha voz de forma incorreta, por isso estou pedindo auxílio para saber como posso fazer para aprender a usa-la da maneira certa.

    Só para exemplificar a forma que eu estou usando a voz, adiante o vídeo abaixo para 3:30 até 03:43, são 13 segundos apenas, entretanto já dá para ver o que eu estou tentando dizer:



    Fico muitíssimo grato se puderem me ajudar.

    JJJ
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Acredito que seja coisa pra fonoaudiologia. E se não for, com certeza saberão te indicar a quem recorrer.

    Enquanto isso, tente falar mais baixo. Deus ouve do mesmo jeito... hehehe

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # set/14 · Editado por: Samá Samutte
    · votar


    post duplicado.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    JJJ
    Enquanto isso, tente falar mais baixo. Deus ouve do mesmo jeito... hehehe

    Hahaha... +1 pra ti :)

    Acredito que seja coisa pra fonoaudiologia.

    A priori é o que estou pensando também, porém estou confuso; talvez no meu caso seja uma questão de aprender a usar a voz, ai já partiria para o lado do professor de canto; por exemplo, se eu soubesse a técnica de drive não acabaria com a minha voz no momento da gritaria.

    Esqueci de mencionar no primeiro post que eu canto também; tinha o mesmo problema no canto, todavia consegui contornar após encontrar o tom correto das canções.

    GersonM
    Membro
    # set/14 · Editado por: GersonM
    · votar


    Não há técnica e tratamento que resolva se alguém faz mau uso da voz.

    Numa pregação pode-se muito bem elevar a voz, mas gritar? não vejo nenhuma razão. Não é o tipo de coisa que se ganha no grito. Há muitos meios de passar a emoção com a voz sem necessidade do grito pelo grito.

    Portanto em primeiro lugar há que se ter equilibrio e bom senso na hora de fazer tal coisa. Como pode ser uma coisa boa se está acabando com a sua voz? Na verdade acho isso um erro muito primário. Só se deve fazer algo assim quando se tiver nível para isso, então num primeiro momento eu indico o otorrino para ver se já não há algum dano. Se houver, aí então o fono. E para resolver o problema da emissão, o professor de canto LIRICO (você não precisa de drive).

    Mas repito: De nada adianta fazer tudo isso e continuar com o abuso vocal. Tudo é questão de saber fazer as coisas. Se quer continuar a fazer pregações, cuide do instrumento, senão em breve você vai ter que parar.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    GersonM
    num primeiro momento eu indico o otorrino para ver se já não há algum dano. Se houver, aí então o fono. E para resolver o problema da emissão, o professor de canto LIRICO (você não precisa de drive).

    Gerson, não tenho palavras para agradecer a sua ajuda, sério mesmo, muito obrigado. Vou ver se já no mês que vem vou ao otorrino.

    Eu falei sobre a técnica do drive pois eu penso que no momento de elevar a voz, no ápice da pregação, ela seria útil, não?. Você chegou a ver a parte do vídeo que postei? Aquele pregador está há 15 anos pregando daquele jeito; como ele consegue, sem técnica nem nada manter a voz gritando daquele tanto?

    Eu entendo perfeitamente quando você fala de bom senso no uso da voz, no entanto é uma questão de eloquência na hora da ministração, é meio complicado eu explicar isso rsrs. 99% dos pregadores pentecostais pregam dessa maneira.

    GersonM
    Membro
    # set/14 · Editado por: GersonM
    · votar


    Samá Samutte

    Creio que a eloquência, pode ser conseguida com voz bem colocada e acentuação no momento adequado. O Pavarotti disse uma vez que cantar é gritar com educação. Acho que o mesmo princípio se aplica.

    Não dá para se basear em fulano ou ciclano, porque tem pessoas que abusam e aguentam o tranco e outros não. Depende de vários fatores, como tipo de voz por exemplo. O mais sensato seria que todos se preparassem adequadamente para não ter problemas de voz e aqueles que já de início encontram dificuldade, tem que buscar ajuda o mais rápido possível.

    O drive vai servir pra cantar rock. Nada vai trazer de benefícios no caso de uma palestra ou pregação. A única coisa que vai lhe ajudar nessa situação é aprender a técnica de canto lírico, onde os cantores são obrigados a enfrentar teatro e orquestra sem microfone. Visa a projeção da voz e saúde vocal, que é o que interessa no seu caso.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    GersonM

    Creio que a eloquência, pode ser conseguida com voz bem colocada e acentuação no momento adequado. O Pavarotti disse uma vez que cantar é gritar com educação. Acho que o mesmo princípio se aplica.


    Entendi.

    Não dá para se basear em fulano ou ciclano, porque tem pessoas que abusam e aguentam o tranco e outros não. Depende de vários fatores, como tipo de voz por exemplo.

    Eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente esse pregador do vídeo e perguntar o que ele fazia para manter a voz; ele disse que bebia muita água e que era genética também (se pegarmos um vídeo dele de 2005 e um de 2014 a diferença é gritante. A voz dele era muito mais limpa, mais nítida, hoje está rouca, mais grave e ele nem grita tanto como antes).

    O mais sensato seria que todos se preparassem adequadamente para não ter problemas de voz e aqueles que já de início encontram dificuldade, tem que buscar ajuda o mais rápido possível.

    Aiai... morar no interior é complicado viu! Consigo ir aos melhores profissionais de saúde do Estado de Goiás, incluindo o otorrino e o fono que em breve estarei procurando (a cidade em que resido é conhecida por aqui como "cidade saúde"), todavia não encontro nem um professor de canto coral, quanto mais de canto lírico :(
    Pelo jeito vou ter que me mudar para o Paraná :D

    O drive vai servir pra cantar rock. Nada vai trazer de benefícios no caso de uma palestra ou pregação.

    Vou me atrever a discordar rsrs... Gerson, esses pregadores aos quais estou citando, eles parecem que usam uma espécie de drive (claro que não é técnica alguma, só a título de exemplo mesmo). Por exemplo, quando eles gritam "receeeeeeeeeeeeeeebaaaaa", "adooooooooooora", eles gritam com uma voz rouca, sei lá, tipo um drive, repito TIPO um drive.

    A única coisa que vai lhe ajudar nessa situação é aprender a técnica de canto lírico, onde os cantores são obrigados a enfrentar teatro e orquestra sem microfone. Visa a projeção da voz e saúde vocal, que é o que interessa no seu caso.

    #Partiu#Curitiba#Estudar#MelhorProfessorDoBrasil \o/

    GersonM
    Membro
    # set/14
    · votar


    Vou me atrever a discordar rsrs... Gerson, esses pregadores aos quais estou citando, eles parecem que usam uma espécie de drive (claro que não é técnica alguma, só a título de exemplo mesmo). Por exemplo, quando eles gritam "receeeeeeeeeeeeeeebaaaaa", "adooooooooooora", eles gritam com uma voz rouca, sei lá, tipo um drive, repito TIPO um drive.

    Isso que vc houve é só o cara gritando com tudo na garganta, ou seja, sofrendo e acabando com a voz. Esquece de drive pra isso. :)

    DoisUm
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Uma curiosidade minha: por que vocês tem que gritar?

    GersonM
    Membro
    # set/14 · Editado por: GersonM
    · votar


    DoisUm

    Acho que é uma questão de imitação. Se cria uma maneira de expressar a fé e logo depois todos o fazem do mesmo modo, o grupo todo se comporta de maneira semelhante.

    Infelizmente se copiam também os erros que alguns cometem, neste caso especificamente, como se criou este modo onde o grito ou a elevação da voz ao máximo tem o seu significado (suponho como o de empolgação, de vibração e do quanto é forte a fé) fatalmente teremos aqueles que não tendo a mesma facilidade, ou genética que outros, vão apresentar problemas de voz rapidamente.

    Tudo é questão de identificar o problema e dentro desse grupo, conscientizar as pessoas de que se querem usar a voz desta maneira, tem que se preparar melhor para que continuem fazendo aquilo que desejam, pelo menos por mais tempo.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # set/14 · Editado por: Samá Samutte
    · votar


    DoisUm
    por que vocês tem que gritar?

    GersonM
    Acho que é uma questão de imitação. Se cria uma maneira de expressar a fé e logo depois todos o fazem do mesmo modo, o grupo todo se comporta de maneira semelhante.

    Infelizmente se copiam também os erros que alguns cometem, neste caso especificamente, como se criou este modo onde o grito ou a elevação da voz ao máximo tem o seu significado (suponho como o de empolgação, de vibração e do quanto é forte a fé)


    Há vários pregadores que fazem parte de denominações pentecostais que não gritam. Sobre o que o mestre Gerson disse, não é somente uma questão de "imitação" como ele colocou; é difícil explicar pois o que nos leva a gritarmos é algo que se concebe na alma e no espírito. Por que as pessoas gritam "uhuuuuuuuuul" e tantas outras expressões quando aquela banda começa aquele arranjo que todo mundo curte? Por que as pessoas se tornam tão eufóricas quando o seu time de coração marca um gol? Por que essas pessoas gritam tanto? A grosso modo, fazendo uma analogia bem rude a título de explicação, a sua resposta se aplica aos crentes; digamos que é o mesmo princípio.

    Aandreep
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Vira um pastor reformado(protestante) assim não precisa gritar. rsrsrs

    GersonM
    Membro
    # set/14
    · votar


    Por que as pessoas gritam "uhuuuuuuuuul" e tantas outras expressões quando aquela banda começa aquele arranjo que todo mundo curte?

    imitação, rs.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Aandreep
    Vira um pastor reformado(protestante) assim não precisa gritar. rsrsrs

    Pastor reformado = pastor protestante
    Pastor pentecostal que grita e ninguém aguenta = pastor protestante

    GersonM
    imitação, rs.

    Ok então :D

    GersonM
    Membro
    # set/14
    · votar


    Samá Samutte

    Não tem uma cidade próxima onde vc possa estudar??

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # set/14 · Editado por: Samá Samutte
    · votar


    GersonM

    Goiânia, 426 KMs.

    Tenho planos de me mudar para lá, todavia há vários fatores envolvidos (um dos principais é a resistência da minha esposa), como moradia, emprego, essas coisas que envolvem mudança.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: Samá Samutte
    · votar


    Fui ao otorrinolaringologista!!!

    Fiz uma videolaringoscopia (acho que é esse o nome do exame) e graças a Deus minhas cordas vocais estão perfeitas! O médico disse que vai tratar da minha voz a médio e longo prazo para conseguirmos bons resultados. A princípio me passou seis seções de fonoterapia e após essas irei retornar com ele.

    Estou muito feliz após a consulta pois vi uma esperança de usar corretamente a minha voz. Enfim, obrigado ao GersonM que me orientou nesse assunto.

    Quando eu começar a fazer as fonoterapias postarei aqui o que estou achando.

    Abraço a todos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fono, otorrino ou professor de canto?