Bruce Dickinson

Autor Mensagem
membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06
· votar


SUPONHO que ele seja o que se chama de heldentenor, que tem extensão de tenor e cor vocal de barítono.
O que espanta é onde ele consegue chegar nos agudos. Em Run To The Hills gravado em estudio ele vai até o Mi4, na gravação ao vivo que eu puxei faz o Dó4.

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


pode nao alcançar a nota mais aguda mas o timbre dele eh foda \m/
o melhor vocal do mundo

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jul/06
· votar


Tenor!
Ele pega os agudaços com corpo (coisa rara de se ver)..por isso parece que não é tão agudo!
Andre Matos pega os agudaços "sem corpo" (fica um timbre fininho) por isso da impressão de que a nota é absurdamente aguda!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06 · Editado por: membro
· votar


È porque o Andre Matos canta isso em falsete, não tem a mesma riqueza de harmonicos.
O Bruce usa o que se chama aqui "voz de cabeça", ou seja, cobre os agudos depois da passagem (mi-fá ou fá#) e canta com voz plena, como fosse um cantor de ópera.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jul/06 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar


Cantante
Eu jah penso que o Andre Matos usa voz de cabeça sem corpo (sem estar encorpado) justamente porque é muito dificil!
Penso que o Bruce consegue pegar aqueles agudaços encorpados, por causa do Belting!

Ainda nunca ouvi um cantor lirico chegar em voz de cabeça encorpada, a notas como Re4, Mi4 (mas tambem, conheço bem pouco)...se souber de alguem, me diga ae!
falow, valew!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06 · Editado por: membro
· votar


De maneira nenhuma. O que André Matos faz é falsete sim.
Aliás vi que por aqui existe muita confusão a esse respeito.

O Bruce pega esses agudos simplesmente porque cobre os agudos, isso é uma coisa bem comum no "canto lírico".
Não entendi a relação com Belting, que não cobre os agudos.
Vários tenores alcançam aqueles mesmos agudos. Eu por exemplo vou até o dó#4 ou o ré4, dependendo da escrita da música.
Existem gravações as pencas que vc pode ouvir. Alfredo Kraus cantando o ré4, Willian Mateuzzi cantando o fá4 em voz plena (trata-se é claro de um tenor ligeiro), algumas gravações do Kraus tb cantando o mib4, etc. Não é comum esse alcance, mas alguns conseguem.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jul/06
· votar


Cantante
O que André Matos faz é falsete sim.
Sei lah cara...
eu quando vou subindo em voz de cabeça, depois do C4 não consigo mais pegar com "corpo" (meu C4 sai meio esguelado, mas é pela falta de cobrir o agudo mesmo) depois do C4, eu ainda consigo pegar em cabeça...só que fica um timbre meio "rouco", um pouco fraco...Eu penso que se eu trabalhar um pouco mais, fica igual o do Matos!

Mas cara, eu penso assim não porque eu entendo...hehe, mas sim porque todo mundo fala isso! Por isso naum vou ficar defendendo aqui que não é falsete, porque eu nem entendo direito dessas coisas...
E agora veio voce falando que é falsete, me confundiu mais ainda! hehe



Existem gravações as pencas que vc pode ouvir. Alfredo Kraus cantando o ré4, Willian Mateuzzi cantando o fá4 em voz plena (trata-se é claro de um tenor ligeiro), algumas gravações do Kraus tb cantando o mib4, etc. Não é comum esse alcance, mas alguns conseguem.

Opa, legal..
vou procurar no youtube, valew falow!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06 · Editado por: membro
· votar


Eu sei que confunde um pouco.

A voz plena é diferente. Veja o peso da voz qdo canta o Bruce por exemplo. A voz tem muito mais harmonicos e no falsete ela fica aguda, mas pequena, ou seja um fiozinho de voz bem aguda.
Ouvindo esses arquivos vai dar pra notar bem a diferença.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jul/06 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar


Cantante
só um detalhe, voz plena = voz de cabeça e voz de peito?

Então..
eu pensei que os agudos do Matos eram "agudinhos, fininhos" porque ele não dominava tão bem a voz de cabeça, e porque ele não usa o Belting!
Porque eu pensava que era por causa do Belting, que o Bruce conseguia encorpar aqueles agudaços...

(belting é tipo de um "grito" que faz com que os agudos, fiquem encorpados, com mais potencia, brilho....e com timbre de voz plena, certo?)

Mento077
Veterano
# jul/06 · Editado por: Mento077
· votar


Acho que o belting é aquela tecnica que os cantores de blues usam, e as cantoras de Black, R&B e pop americano fazem.

quando derrepente elas dao um grito, q é bem rasgado.

o que o bruce e o matos fazem é apenas esticar a voz, acontece que o bruce encobre os agudos, e o matos nao. A ressonancia que o matos faz é mais para o estilo dele, que a voz tem que soar parecendo mais aguda.

Apesar do matos ter mais notas que o bruce, nas notas que por exemplo os 2 tem, e cantam naturalmente, PARECE que a voz do matos é mais aguda, e a do bruce mais pesada, por causa do jeito que eles impostam.

Editando -----------

Um exemplo pratico de belting

Em uma musica do Iron, com o Dickinson cantando mesmo. Dance of Death. Pra dar mais emoçao na musica, ao inves de apenas esticar a voz(tipo aces high). Repare que a voz dele soa agressiva, como se fosse um grito mesmo.

aos 2:35 (And I Danced, and I pranced, and I sang with them, all have death in ther eyes. Lifeless figures they were undead all of them, they have acended from hell)

No meu entender de belting, é isso.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06
· votar


Exato. No Belting não há a cobertura dos agudos.

ASO
Veterano
# jul/06
· votar


Pra min o Bruce é Tenor.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06
· votar


Imagino (e espero) que não tenha ninguém que ache que ele não é tenor.

Dav
Veterano
# jul/06
· votar


Imagino (e espero) que não tenha ninguém que ache que ele não é tenor.

eu acho q ele n eh, pq eu sou baritono e canto as musicas dele com muita facilidade, bem diferente do Kiske...

outra pergunta quais as tecnicas usadas pelo Blaze? (eu acho o vocal dele muito massa)

Gippe
Veterano
# jul/06
· votar


Dav
Naum guri, ele eh tenor sim, sem sombra de duvida!!!

Mento077
Belting necessariamente naum tem rasgo na voz, na verdade geralmente naum tem... rasgo eh drive, q eh outra coisa... naum q seja impossivel usar drive com belting ao mesmo tempo, mas assim, berrar no belting jah num eh muito aconselhavel, unir isso ao drive (q tbm num eh nada aconselhavel) eh muita falta de apego pela voz, num acha? :P
Belting eh soh subir sem a cobertura q se dah quando entramos na voz de cabeça... mas a voz tah na cabeça, soh num tah coberta

Mento077
Veterano
# jul/06
· votar


Gippe
cara, acho que vc interpretou erradamente o q eu escrevi ali. entao eu vou transformar em mp3.

Belting: http://rapidshare.de/files/25572927/belt.mp3.html
Belting2: http://rapidshare.de/files/25573449/belt2.mp3.html


Voz Esticada: http://rapidshare.de/files/25573835/Voz.mp3.html
Voz 2: http://rapidshare.de/files/25574215/Voz2.mp3.html

Belting depois voz: http://rapidshare.de/files/25574364/BeltVoz.mp3.html

Drive: http://rapidshare.de/files/25573950/Drive.mp3.html
Drive2: http://rapidshare.de/files/25574708/Drive2.mp3.html

Grito: http://rapidshare.de/files/25573228/grito.mp3.html


Bom acho que agora ficou tudo bonitinho. Ouve aí e diz o que acha.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06
· votar


Xi, Dav, se vc canta as musicas dele com facilidade vc não é baritono nada.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jul/06
· votar


Cantante
ah depende..
vai que o timbre dele nçao é nada agudo! hehe

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06
· votar


Bom, ele disse que canta com facilidade. Se canta isso com facilidade é tenor.

Dav
Veterano
# jul/06 · Editado por: Dav
· votar


Cantante
Xi, Dav, se vc canta as musicas dele com facilidade vc não é baritono nada.

mas se eu fosse tenor, acho q conseguiria cantar coisas do Kiske e Kotipelto com facilidade n?
e os meus graves n são d tenor, n sei se vc jah ouviu Opeth, mas os meus graves são + ou - dqle jeito...

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jul/06 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar


Dav
mas se eu fosse tenor, acho q conseguiria cantar coisas do Kiske e Kotipelto com facilidade n?
eitaaa...NÃOOOO!

isso é coisa de mestre..
TENOR NORMAL (que tem um pouco de estudo)
consegue cantar Oswaldo Montenegro, Evergrey...coisa que não passam ali do C4! (digo em voz plena)
Tenores Fora do Normal (que jah tem um bommm tempo de estudo) conseguem ir além do C4!

Pelo menos é isso que eu tenho observado!

Obs: C3 = dó central

-------------------

Digo isso, porque fico loco vendo tanta gente achar que pra um Tenor, é facil cantar Andre Matos, Kiske, Bruce!
E comecei a observar muito isso..

A galera que canta na Igreja, tem Tenores lá que não passam do Fa3! (mas tambem nunca tentou estudar canto)
Já num coral que eu cantava (coralzinho bom até..), tinha Tenores que não passavam do Sol3! Chegava no Mi3 ja tinham muitas dificuldades..

Essas notas de Andre Matos, Kiske, Bruce...são coisas de quem estuda mesmo! Quem ja canta a muito tempo, isso não é pra qualquer Tenor!


Eu até pareço um "nada" quando vejo alguem dizer isso...heheh
porque só pelo fato deu ser Tenor, parece que sou obrigado a alcançar notas do Andre Matos! heheh

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06
· votar


Bem, tudo dependeria de que tipo de tenor vc seria. Poderia ter sim algum peso nos graves e não necessariamente conseguir cantar como o Kiske.
Teria que saber quais notas graves vc atinge e se elas tem peso ou não.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06 · Editado por: membro
· votar


Não é o caso dos tenores que cantam acima do dó4 serem anormais. Depende do tipo de voz. Se o cara for tenor ligeiro, vai ter uma grande facilidade nos agudos, mas os graves vão ser fraquinhos. Cada voz está numa região onde é mais confortável.
O problema é que o pessoal por desconhecimento da propria voz, quer porque quer cantar coisas que as vezes a voz não comporta ou não cai bem.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jul/06
· votar


Cantante
tenores que cantam acima do dó4 serem anormais.
não, isso eu sei...só tava zuando! hehe

mas mesmo um Tenor Ligeiro..
pra passar de C4 com facilidade, tem que ter ralado muito!!!!

Sei que existe as excessões..
vi um video, de um cara que canta com facilidade em Mi4, Fa4, sendo que nunca tinha feito aula de canto! (ele era do campo, meio pobre, sem acesso ao "mundo")
Ai ele foi descoberto, foi nuns programas de TV, levaram ele pra uma boa escola de canto, e agora o cara ta fazendo a festa com essa região que ele consegue cantar!

Dav
Veterano
# jul/06
· votar


pra falar a verdade eu consigo cantar uma unica musica do helloween mas falta respiração pra isso... I Don't Wanna Cry No More

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/06
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn,

È, tem caras que nascem com a "boca" virada pra lua.

Dav
Veterano
# jul/06 · Editado por: Dav
· votar


putz, mas meus graves num saum d tenor n

CurTu MeTaL e NaO o DemOn

vc jah ouviu um poco deles, mas eu faço mais grave ainda

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# jul/06
· votar


Mento077
Bom acho que agora ficou tudo bonitinho.
Cara, você tem mais arquivos desses aí? É que fiquei curioso com o lance do belting... eu sempre chamava tudo de drive. Mas ouvindo, percebi as diferenças (só o grito que me soou como belting)!

Sei que para o drive, existe uma técnica que é fazer vibrar o palato mole e não as cordas vocais. E o belting? Sempre que escuto isso, tenho a impressão que tá soando na garganta! É isso mesmo? E o grito é na garganta mesmo, né?

Abraço!

Vick Vaporub
Veterano
# jul/06
· votar


Que música é aquela do grito? alguém sabe?

Mento077
Veterano
# jul/06 · Editado por: Mento077
· votar


Danckor Vallence Buriok
Nao sei te dar certeza cara, mas baseado no que eu ja ouvi.

Existem dois tipos de belting. O belting(grito) e o Bel-Canto.

Talvez.. digo talvez por puro feeling... talvez o belting seja aquele mais desleixado, q vc poe potencia e vambora... e o Bel-Canto seja aplicado mais tecnica... <<<<<< Tudo q eu disse aqui foi baseado no feeling eheheh


Cara nao tenho mais arquivos desse nao, pq no dia eu resolvi pegar nas minhas musicas tudo na hora, só tenho mais alguns poucos exemplos, mas depois eu posto,preciso upar ainda

Vick Vaporub
Led Zeppelin - Babe I´m gonna leave you

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bruce Dickinson