Ressonância vs Desvio no Septo

    Autor Mensagem
    Cadusantosoff
    Membro Novato
    # jun/14


    Olá pessoal, comecei a fazer aula de canto a um tempo, fui fazer alguns exames pra ver como estavam as cordas vocais e uns problemas de garganta que eu tive, as cordas vocais estão bem porem descobri nesses exames que tenho um desvio sinuoso no septo nasal, eu sempre tive dificuldade em usar ressonância. Gostaria de saber se o desvio atrapalha realmente o uso dela, pois a voz de peito tá tranquilo, minha dificuldade é na passagem que simplesmente não sai.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/14
    · votar


    Cadusantosoff
    Não tem nada a ver. O septo está na porção mais frontal do nariz, praticamente na "porta" geral . A dificuldade que ele provê (em relação ao canto, por que em relação à saúde são VÁRIAS) é de respirar corretamente, mais precisamente inspirar pelo nariz, o que faz o palato ficar semi-levantado o tempo todo, exigindo mais atenção do cantor com a técnica.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/14
    · votar


    Cadusantosoff

    Em relação ao canto não sei dizer (não sou cantor) e, nosso amigo Christhian, que é cantor, já respondeu.

    Contudo, em relação a saúde, eu recomendo corrigir. Eu tinha desvio de septo e só respirava pela boca, após a correção e reaprender a inspirar pelo nariz (quem tem este problema costuma viciar em inspirar pela boca), a melhora na respiração é muito significativa.

    Como o canto depende muito de uma boa respiração e controle dela, creio que só terá aspectos positivos uma correção deste desvio.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/14
    · votar


    Lelo Mig
    Deve ser complicado mesmo... Eu tenho desvio severo de um lado, mas não sinto grande dificuldade em respirar. Contudo, uma aluna que operou disse que parecia estar em outro planeta, de tanto ar que entrava... :P

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Cadusantosoff

    Pode atrapalhar sim. Quem melhor pode lhe responder é seu médico que conhece seu caso.

    Ao contrário do que falaram, o septo vai muito além da parte frontal do nariz e os desvios podem se associar com muitas outras patologias, como processos sinusais (que afetam diretamente a ressonância), palatais, ortodônticos etc. Não leve a mal, mas aqui não é o melhor lugar para resolver essa dúvida. Fale com seu médico que por obrigação deve explicar todas as consequências e problemas do seu caso em particular, a galera aqui não tem como lhe ajudar e vão falar bobagem.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/14 · Editado por: Christhian
    · votar


    Bom, deixa pra lá. É como assumir que um marceneiro entende de guitarras só por conhecer madeiras

    Bruno-
    Membro
    # jun/14 · Editado por: Bruno-
    · votar


    Cadusantosoff
    Pesquisa aí e com base no que disseram aqui tire suas próprias conclusões. Tem uns artigos muito legais no wikipedia, mas estão em inglês. Se não for problema para você, tão aí:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Nasal_septum
    http://en.wikipedia.org/wiki/Deviated_septum

    MMI
    Acho que ao menos de madeira você conhece. :P Segundo os artigos, o desvio de septo pode atrapalhar a drenagem dos seios, o que causa infecção, ou seja, sinusite.

    Abração

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/14 · Editado por: Christhian
    · votar


    Bruno-
    Tanto eu quanto o Lelo Mig citamos as questões de saúde ligadas ao desvio de septo. Inclusive tem um 'várias' em letras maiúsculas no meu post. Mas ele não pediu uma lista de patologias - e eu não iria escrever de graça, só pra parecer que eu entendo tudo, pois não é a realidade e eu teria vergonha de fingir que sei de uma coisa que não sei - associadas ao desvio de septo, perguntou a respeito de"ressonância" (vide título do tópico).

    Hoje eu dei aula com sinusite. A única coisa que atrapalhou foi a dor de cabeça na hora de demonstrar exercícios. Tenho e já tive alunos que operaram do septo e não registraram nenhuma mudança na ressonância para o canto.

    E o septo, em si, não vai muito além da parte frontal do nariz. Mas eu entendi o que ele quis dizer (sobre as extensões dos problemas associados) e não vou me fazer de arrogante sobre um erro de semântica. Além disso, no meu post também tem um 'praticamente' antes de citar a localização, justamente para enfatizar que PARA O CANTO, não faz diferença.

    E sobre isso eu falo com convicção.

    Bruno-
    Membro
    # jun/14
    · votar


    Christhian
    Valeu Chris, é sempre legal contar com a sua experiência.

    Cadusantosoff
    Um outro artigo legal é esse ó:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Vocal_resonation

    Achei legal o tópico, deu para aprender bastante coisa.

    Abração pro 6.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/14
    · votar


    Christhian

    Pois é... eu entendi seu post e não achei nada errado nele, já que ficou claro que sua resposta foi em relação ao canto.

    E em meu caso, acho que fica óbvio, que fiz a correção de desvio de septo obedecendo recomendações médicas, num hospital, feita por um otorrino, e não em casa com um estilete.

    Acho que ficou claro para o Bruno- também, já que ninguém entrou em detalhes técnicos/médicos do desvio de septo e métodos de correção.

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Christhian

    E sobre isso eu falo com convicção.

    Então perca essa convicção. Os casos variam, os desvios de septo variam, as sinusites variam, não são todos iguais. Como você mesmo disse, não entende disso e deveria deixar de falar bobagem. Um desvio PODE sim afetar a ressonância, o médico dele que pode avaliar. E o septo em si vai muito além da parte anterior do nariz, aliás vai em TODO o nariz, posteriormente, até as coanas. Antes de afirmar uma bobagem e insistir, põe no google que pode te ajudar.

    Bruno-

    Conheço infinitamente menos de madeira que de nariz.

    Abç

    Cadusantosoff
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Conversei com minha otorrino e ela me disse que atrapalha sim, deduzo que o septo fica perto ou direto nas mascaras de ressonancia. tava vendo uns videos e tal sobre a cirurgia e achei tranquilo. Obrigado de verdade, o fórum realmente é muito bom!

    Bruno-
    Membro
    # jun/14
    · votar


    Cadusantosoff
    Deduz não rapaz, tem tanto material na net. Vai lá e pesquisa. Eu mesmo te indiquei alguns, apesar de em inglês, tem até fotinhas. :P

    Abração.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/14
    · votar


    MMI
    Claro.

    Eu não vou perder meu tempo com você, mas você entende tanto de canto quanto eu entendo de adubo. Repare que como eu imaginei que sua capacidade de interpretação de textos é limitada, eu havia escrito a frase PARA O CANTO em maiúsculas e, obviamente, "Isso", posteriormente, faz referência à esta frase. Mas não adiantou... Como é mesmo o nome que se dá para aquelas pessoas que decodificam o texto mas não o compreendem?

    Só pra constar: Canto é uma coisa que você não tem nenhum cacife pra falar pra mim.

    E tenha bastante cuidado, pois alguém que se julga com tanto conhecimento cometer um erro tão grotesco - e persistir nele - é ridículo, especialmente para você mesmo, já que trata-se de alguém escondido atrás de um nickname.

    Sem mais.

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Olá pessoal, comecei a fazer aula de canto a um tempo, fui fazer alguns exames pra ver como estavam as cordas vocais e uns problemas de garganta que eu tive, as cordas vocais estão bem porem descobri nesses exames que tenho um desvio sinuoso no septo nasal, eu sempre tive dificuldade em usar ressonância. Gostaria de saber se o desvio atrapalha realmente o uso dela, pois a voz de peito tá tranquilo, minha dificuldade é na passagem que simplesmente não sai.

    É como o Chris falou.


    Mas, como é possível a voz de peito estar "tranquila" e ao mesmo tempo ter dificuldades com ressonância? Aliás o que vem a ser uma "dificuldade em usar ressonância"?

    A propósito, quanto tempo de aula é "um tempo"?

    E, já que falaram aí que atrapalha essa tal ressonância que ele "tem dificuldade em usar", atrapalha como? :)

    Pulando as bobagens que com certeza vão seguir, passagem é uma questão técnica. Se você vai fazer o procedimento só por esse motivo, me parece um pouco temerário.

    Mas, o nariz é seu.

    Cadusantosoff
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Bruno- Muito obrigado pelo conteúdo, dei uma olhada lá, não manjo muito de inglês mas deu pra ter uma noção, sou novo no fórum então fico meio perdido por aqui.

    Sobre a discussão de quem entende mais de canto ou não, desnecessário, o fórum foi feito para que as dúvidas sejam esclarecidas e não para que as pessoas fiquem engrandecendo o próprio ego.

    Muito obrigado pela disponibilidade e atenção, de verdade mesmo!

    Bruno-
    Membro
    # jun/14
    · votar


    Cadusantosoff
    não para que as pessoas fiquem engrandecendo o próprio ego.
    Concordo. Não acho que as pessoas façam por mal ou só com o objetivo de engrandecer o ego. Acho que apenas têm uma preocupação muito grande com o que os outros participantes vão pensar delas. Acho que isso é normal, todo mundo tem, mas alguns conseguem trabalhar melhor isso.

    Mas se você filtrar bem, consegue também aprender, como foi o caso, ao menos comigo, deste tópico.

    Sobre o inglês, vai treinando. A quantidade de conteúdo que existe na internet em inglês é muito grande, e às vezes não existe em português.

    Abração

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    E então? Como o desvio de septo pode afetar a ressonância no canto, e o que isso tem a ver com a passagem?

    Quero aprender também.

    GersonM
    Membro
    # jun/14 · Editado por: GersonM
    · votar


    Não afeta em nada e nada tem a ver com a passagem. O problema é o mesmo de sempre. Falta de técnica.

    Ele mesmo diz: "Na voz de peito está tranquilo".

    Bruno-
    Membro
    # jun/14
    · votar


    shoyoninja
    Pelo que li não tem nada científico que relacione os seios da face ou o nariz com ressonância. Tem muita coisa na net, é claro, e em alguns lugares você acha essa relação, mas não achei nenhum trabalho acadêmico, nenhuma publicação que relacionasse isso.

    Mas só este trabalho de pesquisar, e lendo as experiências relatadas aqui me fizeram compreender melhor os tipos de ressonância, a anatomia que realmente influencia, até mesmo o conceito de ressonância, de uma forma mais profunda.

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    GersonM
    Entendi, e é o que o Chris disse também. Obrigado!

    Bruno-
    Até tem pesquisas, só que elas confirmam o que o Chris e o Gerson já falaram.

    Estou sendo chato só para mostrar que na verdade não se trata de "manter aparências", mas justamente sobre conhecer o assunto e falar com propriedade.

    Veja que a questão é sobre fazer uma cirurgia para corrigir um problema de técnica, no mínimo absurdo.

    Bruno-
    Membro
    # jun/14
    · votar


    shoyoninja
    Que legal, você tem os links? Eu gostaria de ler sobre, de verdade.

    Quem disse que você está sendo chato? :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ressonância vs Desvio no Septo