Uma voz modesta para a recreação

    Autor Mensagem
    Greenleaf
    Membro Novato
    # dez/13 · Editado por: Greenleaf


    Edição:
    Ok. Já entendi.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/13
    · votar


    Greenleaf

    Vou ser bem objetivo e comentar sobre seu próprio texto, pois final de ano é sempre muito corrido e sem tempo para mim, ok?

    A voz está crua, não parece que absorveu nada das aulas de canto, como você citou, infelizmente. Muita gente chega na aula de canto sem nunca ter feito absolutamente nenhum estudo com melhor desenvoltura do que você apresentou. Mas veja: Não há nada aí que uma BOA aula não resolva.

    Sua voz não é tão grave como você imagina, muito pelo contrário: Os graves estão sem projeção, nitidamente fora do 'centro' da sua voz, parecendo meio 'preguiçoso' para cantar. "Autoclassificar' já é um dos piores erros que pode-se cometer, mas tentar justificar a dificuldade técnica em chegar nos agudos com uma 'classificação mais grave' é, literalmente, arrumar desculpa antecipada para o fracasso. Se não tem grandes pretensões, como você mesmo descreveu, tente ao menos cantar com mais energia e trabalhe o autoconhecimento sobre sua voz. Solte a voz, cante coisas que exijam mais força e potência, sempre evitando qualquer tipo de desgaste ou alteração vocal.

    Boa sorte.

    Abraços.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/13
    · votar


    Reli seu texto e percebi isto agora:
    Penso que seria bem vindo qualquer forma de sinceridade, mas eu não dou prioridade à questão técnica de canto, ou profissional, mas sim à visualisação artística do senso comum.

    Então fica a opinião como mero ouvinte: Não está agradável de ouvir.

    Abraços.

    giant_steps
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Como você pediu mesmo, vamos a visualização artística do senso comum. Fazendo só um rápido comentário, concordo com o Christhian,sua voz não é grave e passa longe de um baritono. Seguindo, sua voz para mim não é desagradável mas o conjunto está. Uma coisa que me incomodou muito foi o violão sempre no mesmo padrão de dedilhado, totalmente sem dinâmica, assim como a voz. Sugiro, como não tens maiores pretensões, trabalhar a dinâmica tanto na voz(tambem me soa fraca, sem apoio) como no instrumento e estudar um pouco a base rítmica do violão.

    Greenleaf
    Membro Novato
    # dez/13 · Editado por: Greenleaf
    · votar


    Christhian e giant_steps,

    Obrigado pela sinceridade em responder, já é o suficiente para compreender. Mas há alguma sperguntas que gostaria de fazer:

    1. O que é "voz fora do centro"? Há como exemplificar? Existe algum exercício para isso? Se isto for corrigido, o que muda na fala?

    2. Quando eu tenho de falar muito, minha voz fica "cansada" e rouca. Por que isso ocorrre? O que eu posso fazer para mudar esta situação?

    Obrigado.

    lsmle
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/
    =)

    Greenleaf
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Estava vendo, mesmo que eu tenha pré-antecipado meu fracasso como mencionado, eu o fiz de maneira inversa. Segundo o modelo usado, abaixa uma oitava, logo D#/E2 até C/D4 entende-se por D#/E1 até C/D3.

    Enfim, deixa para lá o fracasso, já que está mais ou menos, mais para menos, o importante é cantar e se sentir bem. Alguém poderia me dar uma colher de chá e me responder as minhas perguntas? Se não, fechem o tópico, poupe tempo.

    Obrigado.

    giant_steps
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Greenleaf
    Vou tentar explicar sem alterar a idéia, quando o Christhian comentou que estava "fora do centro" acredito ele quis dizer que o tom dessa música, mais especificamente os graves, não estavam soando naturais, demonstrando que eles não são naturalmente mais "fáceis" como seriam para um cantor de voz grave (um barítono como tu citou). Mas, para mim, classificação vocal é totalmente irrelevante para as tuas pretensões. Procure simplesmente colocar as músicas em um tom que tu cante sem esforço, ou com o mínimo pelo menos. Já a questão da voz cansada e rouca pode ser até patológica, sugiro procurar um profissional de fonoaudiologia, e aproveitar a consulta pra pegar umas dicas de cuidados com o aparelho vocal.

    GersonM
    Membro
    # jan/14
    · votar


    o importante é cantar e se sentir bem

    O importante é cantar bem para se sentir bem. Não vejo como cantar mal e se sentir bem.

    Alguém poderia me dar uma colher de chá e me responder as minhas perguntas? Se não, fechem o tópico, poupe tempo.

    O primeiro texto foi apagado. Eu acho a atitude péssima. Acho que o autor mesmo poderia fazer um fazer a todos e fechar o tópico.

    Greenleaf
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    giant_steps, muito obrigado pela resposta! Andei lendo na internet, dizem que água ajuda.

    GersonM, você é o bom. Vou fazer o que você disse.

    Obrigado.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Uma voz modesta para a recreação