amomusica quanto custa registrar uma música?

Autor Mensagem
fernando canuto
Veterano
# jan/04


amomusica quanto custa registrar uma música?

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


fernando canuto

Só registrar? Vc já tem a partitura pronta?

Se não tiver a partitura, só dá para registrar a letra como se fosse poesia, aí se alguém resolver plagiar a melodia da sua música, já era...

Quando registrei as minhas (em fevereiro de 2002) o preço do registro por música (letra e partitura) era R$ 17,00.

Fiz o registro na Universidade Federal do Esp. Santo, que tem convênio com a Biblioteca Nacional, depois de mais ou menos um mês recebi os certificados de registro.

Atualmente não sei quanto é o valor, mas deve estar, no máximo R$ 20,00 por música.

Para mim, o que ficou mais caro foi a elaboração das partituras, e olha que consegui alguém com "precinho camarada" que me cobrou R$ 25,00 por música.

Conhece o site do Clube dos Compositores do Brasil?

http://www.clubedoscompositores.com.br

Lá eles dizem que tb fazem o registro e elaboram a partitura, mas acho que o registro que eles fazem é no cartório e não na Biblioteca Nacional.

Soulface
Veterano
# jan/04
· votar


Amomusica
E como deve ser essa partitura? Eu posso fazer em casa (no pc)?

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


Soulface

Pode ser simples (manuscrita ou feita no PC), o básico é que na partitura conste a MELODIA e a LETRA da música com a divisão das sílabas em cima de cada nota (se puder colocar os acordes tb é bom, mas acho que nem precisa).

Vc tem que levar tb uma cópia da letra (só a letra) em separado.

Em ambas coloque seu nome.

Soulface
Veterano
# jan/04
· votar


Amomusica
Então não precisa ser a partitura de cada instrumento?

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


Soulface

Não, isso seria registrar o arranjo da música (acho que não dá para registrar arranjo não), para registro o essencial é a melodia a letra, só.

As minhas foram todas assim, só melodia, letra e acordes.

Soulface
Veterano
# jan/04
· votar


Amomusica
Valew aí!!! Qualquer dúvida eu volto a postar aki...

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


Soulface

Ok. Disponha. Visite tb o site que indiquei acima. :)

Soulface
Veterano
# jan/04
· votar


Amomusica
Vou dar oma olhada.AH! Outra coisa... DigamosSq eu faça uma música e registre no meu nome, e mais tarde eu grave com uma banda e tal. Se um dia eu me separar dessa banda, a música continua sendo minha e não da banda?

Amomusica
Veterano
# jan/04 · Editado por: Amomusica
· votar


Soulface

A música nunca vai ser da banda, mesmo se vc não registrar a música mas tiver como comprovar que foi exclusivamente vc quem a compôs.

Para se assegurar faça, pelo menos, um registro em cartório da letra da música com os acordes.

Depois que registrar a música ela será comprovadamente sua e o todos os direitos sobre ela serão seus e mesmo depois que vc morrer continuarão sendo direito dos seus herdeiros por vários anos após sua morte (acho que 50 anos), depois cai em domínio público .

Os direitos sobre a música só passarão para outra pessoa (ou gravadora), se vc fizer um contrato transferindo esses "direitos", mas isso só será válido com relação ao recebimento de valores proveniente da venda da música a outros cantores, ou sua veiculação.

Contudo, a música continuará sendo divulgada como composição sua e ninguém poderá dizer que é de outra pessoa, pois o direito autoral é intransferível.

Soulface
Veterano
# jan/04
· votar


Amomusica
Então se essa banda continuar na ativa e quiser regravar essa música (oq não é comum, mas possível), eu tenho direito sobre ela?!

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


Soulface

É comum sim, ultimamente o que mais se vê por aí são cd´s "acústicos" a maioria deles com regravação de músicas antigas dos cantores e bandas.

Sim, a banda continuar ativa e quiser regravar a música deverá ter sua autorização com disponibilização gratuita da música ou deverão pagar os direitos autorais sobre ela.

Se a banda regravasse sua música, sem a sua autorização, seria um ótimo motivo para vc ingressar com uma ação judicial.

Soulface
Veterano
# jan/04
· votar


Amomusica
Como diria o guitar_nan, "exclarecido"!
Brigadão de novo.

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


Soulface

EXclarecido é horrível... Disponha, se eu puder ajudar... :)

A propósito, vc mora no Japão ? (Li isso naquele tópico sobre o Harakiri)

Soulface
Veterano
# jan/04
· votar


Amomusica
AHAM! Já to um tempinho sem voltar pro Brasil já. dá uma saudade...

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


Soulface

E vc está pensando em montar uma banda aí?

Outro dia estava assistindo um programa sobre o Japão e disseram que aí a música brasileira é muito valorizada. É verdade?

CptQ
Veterano
# jan/04
· votar


Falando em preços, quanto mais ou menos custa gravar em estúdio?

menininha baixista
Veterano
# jan/04
· votar


depende do estudio...
aqui em (natal) tem uns de 20, 25 a hora. porem o melhor de todos eh 45 reais a hora de gravaçao....

Yellowcard
Veterano
# jan/04
· votar


eu achei um jeito de registrar musicas soh q sem a melodia.... vc pode registrar cifrada ...

tipo vc pode registrar ateh trinta musicas( poesias), pagando 20 reais por todas .... agora se for com partitura e tal vai sair 20 reais por musica.......... escolhi a primeira opcao...

CptQ

vc quer gravar oq ?? a sua banda?

fernando canuto
Veterano
# jan/04
· votar


Onde registrar com letra e cifrada sem partitura?

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


fernando canuto

Nunca registrei assim, mas acho que pode ser feito em qualquer Cartório de Títulos e Documentos.

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


Nossa...valeu aer pessoal...
não sabia nada sobre esse assunto!

Tripa Seca
Veterano
# jan/04
· votar


Amomusica
Depois que registrar a música ela será comprovadamente sua e o todos os direitos sobre ela serão seus e mesmo depois que vc morrer continuarão sendo direito dos seus herdeiros por vários anos após sua morte (acho que 50 anos), depois cai em domínio público .


então isso funciona como a patente de invenções??? (exemplo tosco: aparelho de barbear descartavel, que hoje em dia qq um pode fabricar).


eu gravei uma versão de 'Adaggio' do Tomaso Albinoni, então eu posso publica-la em algum site(palcomp3)?? sem problemas legais e sem ter que pagar royalties?

CptQ
Veterano
# jan/04
· votar


Yellowcard
vc quer gravar oq ?? a sua banda?

Não, na verdade eu nem tenho banda. Foi só curiosidade, para o caso de eu vir a ter uma.

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


Olá pessoal!
Voltando de férias...=]]]

Valeu ae Amomusica pela indicação do site.
Estou começando agora a por na partitura minhas músicas.
Muuuuiiiiitttoooo difícil pra quem só tem um ano de teoria como eu. =/
Mas vou nessa, não deixo a peteca cair....eheheheh

O valor, pelo site www.bn.br [Biblioteca Nacional] custa R$20,00 por música, acho q eh isso.

Valeu
=]
Jolie

PuNk Bass
Veterano
# jan/04
· votar


Barbara Jolie
Estou começando agora a por na partitura minhas músicas.
Muuuuiiiiitttoooo difícil pra quem só tem um ano de teoria como eu. =/

Imagine eu, q soh agora to aprendendo partituras...

Amomusica
Nao serve tablatura para registrar?

Barbara Jolie
Veterano
# jan/04
· votar


PuNk Bass
Pra registrar tem q ser partitura, infelizmente.

O melhor a fazer é pagar a alguém, já q é complicado de mais.

Acho q uma dica boa é essa:
Eu estou fazendo assim, primeiro faço a parte ritmica da música, depois coloco a melodia, ou seja as notas.
Ajuda, torna-se mais fácil, pelo menos pra mim. eheheh.=]

maggie
Veterana
# jan/04
· votar


Amomusica
o preço do registro por música (letra e partitura) era R$ 17,00.

Meio caro hein... principalmente se tiver um repertório inteiro pra registrar.

Esse registro vale por tempo indeterminado?

Barbara Jolie
Bem vinda de volta! :)

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


maggie

Sim, após a morte de compositor ainda continuará valendo por uns 50 anos, deopis cai em domínio público.

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


PuNk Bass
Para registrar na Biblioteca Nacional não, eles exigem partitura, mas para registrar em cartório serve.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a amomusica quanto custa registrar uma música?