Como colocar a voz no lugar

Autor Mensagem
GersonM
Membro
# jul/13 · Editado por: GersonM


Olá pessoal, há um tempo atrás, coloquei aqui a descrição deste exercício em texto, e agora, resolvi fazer um vídeo para demonstrar exatamente como é executado.
Estive pensando bastante nesta questão das dicas e no que dá para fazer em vídeo. São coisas muito básicas e curtas, apenas para dar um norte para quem está começando ou dar um exemplo que tire alguma dúvida específica.
Lembrando que em vídeo não dá pra fazer muito mais do que isso, (nada substitui a aula presencial) e é uma questão de sorte conseguir criar algum exemplo que sirva para alguma coisa.

(peguem leve, olha o estatuto do idoso aí!)



Cochise
Veterano
# jul/13
· votar


Adorei Gerson, das dicas sobre colocação de voz que eu vi até agora no youtube, essa foi a melhor.

Tenho muita vontade de fazer aula de canto, mas infelizmente não tem professor na minha cidade, nem na cidade vizinha :/

pOkiz
Veterano
# jul/13
· votar


Poxa Gerson, parabéns pela iniciativa, cara. Isso sempre será bem-vindo ainda mais vindo de alguém com tanta experiência como você. Continue com esse vídeos.

Uma dúvida, esse e os outros que eventualmente sairão, são/serão focados em canto popular ou lírico? Ou simplesmente vai se limitar ao básico onde é a base de ambos cantos?

Abç cara, mais uma vez parabéns aí.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/13
· votar


GersonM
Muito bom, mestre!

GersonM
Membro
# jul/13
· votar


Cochise

Legal isso. Espero que seja útil para muita gente. Obrigado!

pOkiz

Olha, esse negócio é difícil, mas eu acho que se focar só em canto lírico fica muito restrito. Acho que o melhor é um apanhado geral de questões mais imediatas, coisas onde é possível algum ajuste com apenas uma dica ou outra. Mas tem que pensar bastante no que colocar, pra fazer mesmo alguma diferença.
Obrigado aí!

Christhian

Só falta você agora!! eeeee..Abraço!

victor92
Veterano
# jul/13
· votar


Gerson, através das minhas aulas, creio que na última semana encontrei este ponto, ou algo parecido. Só que 6 meses atrás nunca tinha sentido tal coisa. Assim pergunto, para encontrar este ponto você precisa já de certa potência e preparação física (através das técnicas de respiração correta e apoio)? Pois tive a impressão de encontrar tal ponto diferente (não sei se o mesmo que você discute no vídeo) somente depois de ter condicionado meu corpo por uns meses por meio das técnicas.
Outra pergunta, este ponto é o mesmo no canto lírico e popular?

obrigado, um abraço

victor92
Veterano
# jul/13
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=jndVMdy6-Vk
http://www.youtube.com/watch?v=gahd7O0TjHg

O que quero dizer é: o que esse cantor faz de tão diferente na interpretação lírica e popular?
O vibrato e a forma de abertura nas vogais são bem parecidos exteriormente.
Claro que não estou escutando ao vivo, por isso não consigo distinguir as diferenças de volume, mas eu gostaria de saber o que ele está fazendo de diferente.

Obrigado!

GersonM
Membro
# jul/13
· votar


victor92

Não é necessário ter nenhuma preparação técnica. Só fazendo o exercício você consegue encontrar o ponto, no caso, basta uma coisa chamada insistência. Tem que fazer até fixar o local a ponto de se tornar automático.

E esse ponto é o mesmo para qualquer estilo. É uma questão de aproveitamento da sua melhor sonoridade. É o mesmo que dar uma gargalhada bem alta. Você pode procurar qualquer outro ponto que não conseguirá o mesmo resultado. Apenas se colocar num local específico.

E o princípio é assim: Se neste ponto eu consigo uma sonoridade mais limpa, clara e maior projeção, não há motivo para eu usar uma colocação de voz que seja abafada por exemplo, salvo se eu quiser exatamente cantar assim.

GersonM
Membro
# jul/13
· votar


victor92

Não gostei nada daquele tenor lá.

Melhor....o melhor:

http://www.youtube.com/watch?v=8A_P5vgsp0A

victor92
Veterano
# jul/13 · Editado por: victor92
· votar


Obrigado, Gerson! Então eu que sou demorado mesmo! hahahha, amanhã tenho aula e pergunto mais para o meu professor.
Na verdade eu não consigo distinguir muito bem tecnicamente, eu conheço os bons porque me dizem que são, como mesmo o Juan Diego e Fritz Wunderlich, etc..
Mas eu coloquei aquele tenor por ter visto ele cantando as duas modalidades, e queria saber o que ele está fazendo de diferente. Pensei que ele era bom pois canta em algumas casas de ópera pelo mundo, mas não consigo distinguir ainda.

GersonM
Membro
# jul/13 · Editado por: GersonM
· votar


victor92

O que me incomoda muito neste cantor é a respiração. Se ouve longe. Apesar de ele ter bastante ponta, não gosto do fraseado. Precisaria analisar melhor como um todo, mas não agradou, ao menos para mim.

RafaelBernatto
Veterano
# jul/13
· votar


GersonM

Parabéns.. Bem interessante a aula...

GersonM
Membro
# jul/13
· votar


Obrigado RafaelBernatto,

lembrando que o exercício, como qualquer outro, só faz efeito quando repetido exaustivamente. Sugiro que façam um teste de pelo menos duas semanas, fazendo todos os dias essa tentativa de fixar o ponto ideal para ver a diferença.

Só vai funcionar quando esse ponto estiver fixado e automático!

Bruno-
Membro
# jul/13
· votar


GersonM
Que video legal Gerson. Todos já disseram e acho que vc merece mais um obrigado e parabéns pela iniciativa. Vc já investe muito tempo no fórum respondendo aos tópicos e agora mais este material ainda. :)

Eu segui e me surgiram algumas dúvidas. Se vc tiver a paciência e a boa vontade de responder, agradeço mais uma vez. :P

É normal aumentar o volume entre o ponto 1 e o 3? As passagens de registro ficam mais fáceis cantando neste ponto?

Obrigado de novo.

GersonM
Membro
# jul/13
· votar


Bruno-

Obrigado!

Você vai sentir sim uma diferença de volume, mas mais ainda de brilho, de penetração da voz. Quanto à passagem, eu diria que facilita no sentido da voz estar mais bem colocada, ter maior clareza para perceber, mas o que vai facilitar mesmo a passagem são os vocalises usados exatamente com esse foco, mais lentos, com portamento.
Se a gente for analisar mesmo, é o conjunto de ações que vai fazer muita diferença. Voz melhor colocada mas apoio defeituoso, não vai funcionar direito. Bom apoio e má colocação, idem.
Bom apoio, voz colocada, mas um fraseado ruim...também já era.

RafaelBernatto
Veterano
# jul/13 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Que bela dica, essa, já tinha melhorado minha colocação, mas percebi que podia "levar ela um pouquinho mais pra frente".

Vou dar uma treinada boa.. (:

Muito bom!!

GuiDensidadeC
Membro Novato
# jul/13
· votar


GersonM
Já estava com vontade de criar este perfil para participar do fórum mas o que mais me motivou a criá-lo imediatamente foi meu desejo de lhe parabenizar. Ontem estava ouvindo seu soundcloud e gostei muito, quando visitei seu blog fiquei impressionado com sua história de superação. Com certeza serve de exemplo para todos aqui.
Parabéns pelo tópico e parabéns pelas vitórias alcançadas.
Abraço

GersonM
Membro
# jul/13
· votar


RafaelBernatto

Obrigado novamente. \o/

GuiDensidadeC

Muito grato por ter ouvido e visto o vídeo. Mais motivação ainda para colocar outros e seguir em frente. Valeu!

Kold_02
Veterano
# jul/13
· votar


GersonM
É muita bacana encontrar gente com bastante experiência, e com paciência para ensinar quem não tem. Vou tentar tirar proveito desse exercício. Eu sinto algumas oscilações na hora de cantar, algumas coisas saem fácil na minha "Area de conforto", mas não tenho firmeza suficiente. Obrigado pelo vídeo!

GuiDensidadeC
Membro Novato
# jul/13
· votar


GersonM
Amigo só a título de esclarecimento.
O exercício se aplica a todas as vogais ou somente a vogal "A", uma vez que o "E", por exemplo, também é uma vogal aberta.
Abraço.

PS: Impressionante a movimentação do som no crânio com esse exercício, parece até um efeito stereo kkkkk

GersonM
Membro
# jul/13
· votar


Kold_02

Obrigado!

GuiDensidadeC

Se aplica a todas, aliás é onde todas devem ser encaixadas. Usei o A, porque é mais fácil de identificar. Se vc fizer com I por exemplo, vai ver que dá um salto muito brusco para o ponto. Este será o assunto aliás do próximo vídeo. Como colocar todas as outras vogais.

Porque o ideal é usar o I como base para as outras, mas como eu disse, neste exercício, se identifica mais facilmente com A.

Para adiantar, você pode dar sequencia ao exercício, logo após encontrar o ponto, fazer ií, iê, ió, iú, iá, ií, iê, ió, iú, iá, usando o I como base e o som tem que ficar bem homogeneo, sem quebras.

GuiDensidadeC
Membro Novato
# jul/13
· votar


GersonM
Massa, valeu man!

GersonM
Membro
# ago/13
· votar


Esclarecendo:

Uma coisa que me esqueci de comentar. Para que o exercício funcione de acordo, como eu digo no vídeo, tem que fazer conscientemente os posicionamentos.
Fica combinado por exemplo, que o ponto 3 deve corresponder a um som bem atrás e com aquela característica sonora.

O bocejo não impede que se faça um som nasal também, mas dificilmente alguém boceja com tal som, por isso foi escolhido como exemplo.

GuiDensidadeC
Membro Novato
# ago/13
· votar


GersonM
Mestre eu faço aula de canto há algum tempo e achei a aula muito interessante, principalmente para quem já tem um conhecimento, se fizer da maneira correta vai perceber uma forma bem interessante de encontrar o ponto.
Agora um pedido rsrs Em alguma das próximas vídeo aulas gostaria de te ouvir falar sobre o apoio se possível.
Abrazzz

GersonM
Membro
# ago/13
· votar


GuiDensidadeC

Vou abordar sim. Nada fácil, mas agora não tem mais jeito. rs. Valeu.

s84
Membro
# ago/13
· votar


Meus caros, então... que coisa interessante como a voz assume formas diferentes! Gravei um pequenino trecho repetindo quatro vezes a mesma estrofe, começando a primeira vez com voz bocejenta, e alternando com voz solta, bocejenta e solta. Quem quiser ouvir, é rapidim, acho que é menos de um minuto e eu fiz só com este fim. A diferença que dá é o tal lance da colocação, então? E a bocejenta corresponderia ao ponto 3, e a outra a algo em torno do 2? Se tal é, então, seria possível dizer na minha gravação, qual é mais pra certo e qual é mais pra errado? Tomei o cuidado de escrever assim, porque pelo que eu entendi, não se poderia chamar simplesmente de errado um ou outro, porque tem o lance da interpretação, as nuances que cada um quer dar conscientemente no seu trabalho. Aguardo comentos... Ah, a gravação é bem ruim, caseira mesmo. E a quem ainda insista no assunto, este ano mesmo vou entrar em aula de canto, então, estejam tranquilos quanto a isso, não tô querendo substituir ou pretendendo prescindir das aulas. O link do gravado é:
https://soundcloud.com/s84-1/coloca-o

Se não funcionar o link, avisem-me, por gentileza.
Bração proceis.

s84
Membro
# ago/13
· votar


Detalhe, eu postei essa gravação por ser pequena, mas tenho outras maiores de música inteira onde fica incrível a diferença na voz. E eu nem fiz exercício nenhum, imagino que com exercícios e um bom professor deve dar um up muito bom.

GersonM
Membro
# ago/13 · Editado por: GersonM
· votar


s84

É difícil dizer pela gravação. Para mim tem várias partes onde a voz está sempre no mesmo lugar, mas não no ponto 2, principalmente os Os.
Mas na questão do certo e errado é que, a voz bem colocada facilita muito o cantar, o esforço é menor e a qualidade sonora bem melhor. Se for olhar somente sob este aspecto, sim, pode-se dizer que então é mais certo neste ponto. Como eu disse no vídeo, as outras possibilidades de colocação são em momentos específicos de interpretação, pontuais, mas quase 100% do tempo ela deverá estar bem colocada.

Este exercício serve para identificar o local, o problema vamos dizer, é manter neste local e é aí que entra a respiração/apoio e colocação do restante das vogais no mesmo lugar.
Daria para dizer que a voz bem colocada é dependente de um bom apoio e respiração. Não para identificar, mas para manter colocada o tempo todo.

Eu espero, em breve, fazer um vídeo justamente sobre isso, que é difícil e um pouco polêmico porque tem gente que faz muito diferente. Vai dar muito mais trabalho porque tem que dar exemplos que realmente sejam fáceis de entender e não tem nada mais difícil do que fazer uma coisa parecer fácil.

Eu diria também que ao menos sabendo onde está este ponto, e conseguindo tornar automático, o primeiro obstáculo estará vencido. Mas é uma estrada bem longa.

Persz
Veterano
# ago/13 · Editado por: Persz
· votar


GersonM

Gostei muito da explicação, obrigada pelo vídeo!
Fiz aula de canto durante alguns anos, mas até hoje tenho uma "questão mal resolvida" que tem um pouco a ver com isso... Tendo sempre a colocar a voz pro "fundo" nos agudos, o que deixa minha voz meio meio abafada, sem brilho... Engraçado é que é sempre nos agudos (talvez nos médios/graves tbm, vai saber...), porque eu sinto a voz sendo puxada pra trás. É tanto um hábito que as vezes eu só consigo fazê-la soar menos opaca se eu "imitar" uma cantora de ópera, entende? Já me mandaram imaginar a voz caminhando pra frente, uma porção de coisas, mas essa "imagens" não me ajudam em nada! Algum conselho? Abraços!

GersonM
Membro
# ago/13
· votar


Persz

Primeiramente eu diria para você fazer sempre este exercício para ajudar a fixar o ponto.
A sequência disso é se basear na vogal I. Veja que no exercício proposto a vogal é o A, porque é muito mais fácil de perceber. Se fosse com I haveria uma quebra muito brusca. Quando o I estiver bem fixado neste local, bastaria colocar todas as vogais restantes no mesmo lugar, mas sempre tendo como guia o I.

Com exercícios como iá, iê, ií, ió, iú, por exemplo ou transições como: Viiiiááá, viiiêê, etc, você vai colocando a voz mais à frente.
Eu acho as imagens muito úteis, quase impossível estudar sem criar uma imagem mental, mas ela tem que fazer sentido para o exercício proposto.
Dizer para alguém imaginar a voz para frente é fácil, pois é mesmo assim, mas dependendo a pessoa, resulta em um som nasal demais. Pensar para cima e para frente seria mais lógico, por isso me baseio no ponto 2 como referência. Mas cada um tem sua maneira e acho mais correto dizer ao aluno para ele criar uma imagem e ver em aula se ela está ajudando ou não.

De qualquer maneira fazer o exercício e depois quando estiver bem fixado, começar a trabalhar com o I como guia pode já fazer uma boa diferença.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como colocar a voz no lugar