Ajuda - Afinação em Musica

    Autor Mensagem
    pharvey
    Veterano
    # mai/13


    Pessoal...me ajudem.

    Minha banda está gravando nosso EP demo todo em home estudio e com relação ao vocal nessa musica abaixo, vocês acham que está desafinado? Principalmente nas partes mais agudas sabe...

    http://www.4shared.com/mp3/dl53zPnG/Planando_no_Ar_-_V2.html?

    Bruno-
    Membro
    # mai/13
    · votar


    pharvey
    Rapaz, tá desafinado sim. Em várias partes, mas nos agudos mais altos não tem tanto. Fora isso parece que vc está lendo a letra, não tá fluindo bem, perde o ritmo em alguns pontos. Parece que vc gravou cantando num copo, foi proposital? Se corrigir estas coisas vai ficar legal sim.

    Abraços.

    pharvey
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Então...quanto a questão de ser falado, isso é da musica mesmo...e o lance do copo também kkkk, só que não é um copo a gente queria algo que saisse meio voz de radio e tals, que abafasse a voz final então colocamos um efeitinho pra isso. Eu não osu o vocal, sou o guitarra/produtor amador.

    Queria entender melhor esse lance da afinação sabe...vou colocar um pedaço da musica cifrada, sei atraves do Melodyne que as notas do verso principalmente nas mudanças de acordes estão batendo, no refrão sempre tem a maioria das notas cantandas que pertence a composição do acorde correspondente...entende?


    F# A F#
    "Quem sabe planando no AR, Vou sair DAQUI"...ai continua o verso na mesma sequencia

    E no refrão tem
    E B C# E B
    "Não sou porta aviões mas carrego tudo que preciso o ar que respiro só
    C# B A B
    me traz a confiança que logo chegareeeeeeeeeeeeeeei"

    Gansinho
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Cara, sei que não tem nada a ver com a pergunta que você fez.
    Mas tá estranho demais esse vocal. O ritmo às vezes (na maioria) não casa com o ritmo da música, fica muito bizarro. E esse efeito ficou bem ruim também, na minha opinião.

    Sobre a afinação eu deixo mais pros caras aí, sacam mais que eu.

    Bruno-
    Membro
    # mai/13
    · votar


    pharvey
    Rapaz, eu acho que se o vocalista não consegue ouvir esse som e sacar onde ele desafinou, dificilmente ele vai ser capaz de cantar sem desafinar.

    Se vc quer mesmo gravar sem usar sistemas para correção de afinação, então o que aconselho é trabalhar com o vocalista. Pega um instrumento e vai tocando nota por nota da melodia do vocal para ele repetir, até acostumar o ouvido dele com a nota certa e sacar onde saiu.

    Agora, se quer usar correção digital, então eu não posso ajudar. Nunca usei (não que eu não desafine, mas prefiro tentar até acertar. E eu consigo sacar as desafinadas mais fortes).

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    pharvey

    Cara...o problema maior neste caso, em minha humilde opinião, nem é tanto a afinação... o buraco é mais embaixo.

    - A melodia vocal é muito ruim... a letra esta "socada", é como se as frases não tivessem o tamanho adequado a melodia, e estivessem sendo encaixadas no compasso à força.

    - Não há métrica, não há ritmo. É como pegar uma BT com uma música qualquer e cantar um trecho do horóscopo ou uma bula de remédio em cima.... resumindo a letra não se encaixa na música.

    - Creio que o problema maior é composição, que não me leve à mal, mas em minha opinião esta muito ruim, muito pobre. As rimas estão de doer.

    - Uma letra têm que além de fazer sentido literário, fazer sentido musical, se incorporar a ela.

    - O vocalista pode não ser nenhuma Brastemp, mas nem o Ronnie James Dio conseguiria cantar essa letra.

    Na boa, não veja como ofensa ou zueira... apenas repensem as letras e as melodias para as canções.

    pharvey
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    É então...eu sou novo na banda, essa musica é deles não participei da composição, mas desde que ouvi ao vivo escolhi por coloca-la pois ela tem uma pegada legal, deem uma conferida abaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=p9D8LzC31ec

    Bruno-
    Membro
    # mai/13
    · votar


    pharvey
    Não achei ruim a composição não. Como eu disse, se corrigir a afinação e o tempo acho que fica legal sim. O refrão é legal, fica na cabeça. É simples, mas é exatamente o que pede o estilo.

    Concordo com o Lelo Mig quando ele fala da letra socada. Mas acho que isso dá para melhorar sem ter que mudar muita a letra. No refrão, por exemplo, não precisa cantar: "não sou portA Aviões...". Junta os dois a's, como a gente fala mesmo: "portaviões". Assim já encaixa certinho essa parte.

    Depois: "mas carrego tudo que preciso". Ao invés de acentuar o "mas", é só acentuar o "rre", do carrego.

    Quanto às rimas, não vejo nada de horrível. Até gostei que não tem muitas rimas, não acho legal ficar rimando tudo. Dá para ficar legal se a melodia encaixar bem.

    Se quiser manda uma backtrack bem simples que eu posso fazer um exemplo de como acertar a letra sem mexer demais. :) Abraços.

    pharvey
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Bruno-

    Segue o BT...se você puder fazer e me mandar mais ou menos a sua ideia eu ficaria eternamente grato.

    http://www.4shared.com/mp3/3vMxNEKZ/Planando_no_Ar_-_BT.html?

    Bruno-
    Membro
    # mai/13
    · votar


    pharvey
    Rapaz, mudei bem pouco a letra. As frases com o planando no ar eu queria até mudar, pq fica difícil de entender, mas como é o nome da música, fica a cargo de vcs.

    Não tá perfeito, dá para melhorar para caramba, mas acho que deu para sacar o que eu quis dizer com ritmo e arrumar pequenos detalhes. Segue a letra mudada:

    quem sabe planando no ar, vou sair daqui
    perseguindo minhas ambições, irei partir

    onde os olhos não podem ver, eu consigo o infinito
    para muitos impossível, pra mim será a glória alcançar

    não sou porta aviões
    mas carrego tudo que preciso
    o ar que respiro só me traz a confiança
    que logo chegarei

    ainda planando no ar, as nuvens me dão abrigo
    uma visão memorável, vejo tudo e a todos
    quanto mais se esforçam a responder
    um cheiro podre paira no ar, é melhor sair daqui

    Agora a música no soundcloud:
    https://soundcloud.com/bruno-80/pna-test

    Eu acho que acertando mais umas coisinhas fica bem legal. Eu gostei mesmo. Abraços.

    ps.: estourei o mic do pc aqui com os agudos mais altos, acho que o mic não gosta muito de frequências mais altas. :P Tb não dá para entender muito o que eu digo pela captação horrível, mas o intuito era entender as pequenas mudanças no ritmo.

    pharvey
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Bruno pode hospedar de novo pois ainda não tinha conseguido ouvir...

    Pode colocar no 4shared por favor

    Bruno-
    Membro
    # mai/13
    · votar


    pharvey
    http://www.4shared.com/mp3/iPYxtmHo/planando_no_ar.html

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    pharvey
    Eu notei que tem umas desafinações, mas acho que o problema maior mesmo é o sincronismo. A bateria deu umas aceleradas.
    Creio que na gravação o baterista não usou metrônomo né ??
    Para a bateria ficar boa, ela tem que ser gravada seguindo um metrônomo !!

    Aí depois o vocal vai seguir a bateria, só que alí o vocal não ficou sincronizado também. Procura atentar mais para o sincronismo que vai fical legal !!!
    Uma dica: Canta marcado o compasso com o pé.

    A letra tem uns trechos dificeis de encaixar na música, mas não é impossível. Com um pouco de criativade dá para encaixar perfeitamente !!
    Por exemplo: Bob Marley fazia uma letras dificílimas de se encaixar nas músicas como aquela: Redemption Song, mas ele conseguia !!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda - Afinação em Musica