Cantores prefencialmente líricos com tessitura muito grande: algum exemplo?

    Autor Mensagem
    Necoco
    Membro
    # mai/13


    Olá pessoal,

    Estou procurando conhecer exemplos de cantores preferencialmente líricos com uma tessitura fora do comum. Por enquanto só conheço Yma Sumac e Marieta Alboni. Alguém pode dar uma força?

    E estas vozes têm algum nome específico na classificação, como é o caso da contralto virago?

    Obrigado.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Leandro Rigon
    · votar


    Ivan Rebroff
    Veja esse link
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Voz_absoluta

    Se você ler o tópico "Classificação vocal - Não crie outro tópico sem ler este!" inteiro, vai verificar que não interessa a extensão para a classificação, e sim o timbre da voz. Exemplos:

    Ivan Rebroff era baixo, por mais que tivesse mais agudos que um tenor.

    Erna Sack, Mado Robin eram sopranos, dado o timbre que tinham, por mais que a extensão também fosse absurda.

    Necoco
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Necoco
    · votar


    Valeu a dica! O interesse era mais nas vozes, a nomenclatura da classificação não é tão importante. Mas farei uma releitura naquele tópico, isso não tinha ficado muito claro para mim.

    Quanto ao Ivan Rebroff, eu não sei quais notas ele realmente faz em voz plena, mas os agudos são quase sempre falsete.



    McBonalds
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Realmente, contar o falsete como parte da extensão é desonesto hehehe

    Mas eu nunca tive muita curiosidade por cantores com essas extensões astronômicas (acho até que alguns deles, como a Georgia Brown são bem meia-boca). Pra mim é mais importante o que o cantor faz com a extensão que ele tem do que essa competição por agudos sem sentido.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    McBonalds
    Concordo que muitos não são grande coisa, e a maior curiosidade é a extensão e não a qualidade da voz.

    Mas acho que dá pra excepcionar o Rebroff. Ele cantou também lírico, e nessa área o que ele gravou eu sempre achei muito bom.
    Dá uma olhada na O Isis und Osiris dele


    Leandro Rigon
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Olha os agudos que ele jogou no final da La Calunnia, da Il Barbiere di Siviglia.


    McBonalds
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: McBonalds
    · votar


    Leandro Rigon
    Mas acho que dá pra excepcionar o Rebroff. Ele cantou também lírico, e nessa área o que ele gravou eu sempre achei muito bom.

    Com certeza, eu não me referia a ele quando falei dos meia-boca.
    Eu nunca tinha ouvido ele cantar repertório erudito, mas sempre achei ele um animal, mesmo naquelas músicas russas xarope hehehe. Inclusive essas gravações que você postou são umas das melhores que eu já ouvi.

    Apesar disso, acho que a extensão dele não é nada sobrenatural. Provavelmente é um baixo-barítono com uma ótima colocação de voz que de vez em quando pega uns agudaços em falsete.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    McBonalds
    A extensão dele era de 4 oitavas, mas sincerametne procurei, porém não achei nada dele cantando em voz de peito notas muito agudas. Por Ex, no final da La Calunia ele tem um La Bemol agudo, nota de barítono. Assisti várias músicas russas xaropes pra ver ser achava algo mais agudo com voz de peito, e não achei. Mas o video abaixo mostra a extensão, contando o falsete.

    Esse site, que sei lá se é confiável, comenta a extensão de diversos desses cantores de extensão privilegiada.
    http://brunofrancesco.com.br/curiosidades/curiosidades-da-voz/
    Para finalizar, Willian Mateuzzi. Não é recordista em extensão, mas ele exagevara muito nos agudos. Vide os 3min e 54s e a finalização.
    Talvez, sei lá, tenha se aposentado cedo por exagerar demais nos agudos. Mas eu adoro ele.


    McBonalds
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: McBonalds
    · votar


    Leandro Rigon

    A extensão dele era de 4 oitavas, mas sincerametne procurei, porém não achei nada dele cantando em voz de peito notas muito agudas.

    Geralmente (não me pergunte por que, rs) as vozes muito graves são as que têm os melhores falsetes (com timbre mais bonito, mais extensão e uniformidade na passagem, etc.). Talvez por isso (ou pra enfeitar o pavão mesmo) nesses casos o pessoal geralmente conta com o falsete. Mas isso não é correto, porque se for assim todo mundo vai ter mais de 3 oitavas de extensão.

    Ele tem uma boa extensão sim, como todo baixo-barítono. Mas acho que não chega a 4 oitavas não. Deve chegar a três, no máximo.

    Quanto ao Matteuzzi, eu acho que o problema dele mesmo é falta de apoio. Esses agudos que ele dá são todos num registro misto, abertos demais. Entre os tenores ligeiros eu acho que o Juan Diego Flórez tem um som mais consistente:



    McBonalds
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Esse Rossini me lembrou de uma outra voz interessante também, o Ramón Vargas. Ele é tenor lírico ligeiro, mas tinha tanta agilidade na voz quanto um tenor ligeiro, e quando era jovem cantou várias óperas de Rossini, incluindo a L'italiana in angeri. Veja:



    O problema é que na metade da carreira ele ficou maluco e começou a pegar repertório mais pesado do que ele poderia cantar. Aí a velocidade na coloratura foi pro espaço, a voz pesou e hoje ele diz que é tenor lírico quase spinto hehehe

    GersonM
    Membro
    # mai/13
    · votar


    ele diz que é tenor lírico quase spinto hehehe


    É, eheh, quase spinto e falta peso até pra cantar a La Boheme. Infelizmente hoje em dia é comum querer que um cantor lírico faça de tudo quanto é papel. Cantores como o Di Stefano também acharam que podiam se transformar em dramáticos e se deram mal. Carreras e Alagna também foram pelo mesmo caminho, fazendo papéis que não eram indicados para as suas vozes de tenor lírico.

    Contar falsete é fogo. Assim eu também tenho 3 oitavas. Mas como foi dito, isso é só a título de curiosidade porque essas vozes com extensão grande acabam virando apenas circo, porque não fazem diferença. Os maiores cantores líricos que eu conheço tem extensão normal, ou se tinham mais, não precisaram usar. Mario Del Monaco cantava árias de barítono, mas que peso tem isso na carreira dele? Nada. Caruso chegou a substituir um baixo que ficou sem voz cantando Vecchia Zimarra, porém isso não tem relevância nenhuma na carreira dele.

    Eu conheci uma cantora que tinha 4 oitavas, isso eu vi de perto, porém cantava mal pra burro. Só que o pessoal aplaudia horrores por causa dos atributos físicos da moça, que tinham um apelo muito, muito maior, rs.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Acho que o tópico praticamente se esgotou, mas acho que não custa postar uma gravação de cada cantor com uma tessitura Incomum.
    Erna Sack, cantando Una Voce Poco Fa, do Il Barbiere di Siviglia de Rossini.


    Leandro Rigon
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Temos também Yma Sumac e Georgia Brown, mas não são líricas.

    Necoco
    Membro
    # jun/13
    · votar


    GersonM
    Eu conheci uma cantora que tinha 4 oitavas, isso eu vi de perto, porém cantava mal pra burro. Só que o pessoal aplaudia horrores por causa dos atributos físicos da moça, que tinham um apelo muito, muito maior, rs.
    Cara, só consigo pensar numa cantora lírica com essas qualidades, mas prefiro nem me manifestar, cócócócó.

    Na verdade a dúvida do tópico era sobre tessitura, não extensão, mas as contribuições foram ótimas. ;)

    GersonM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Necoco

    Fica muito difícil levar em conta uma tessitura grande, porque vamos nos basear sempre em gravações. Numa gravações ou com o uso de microfones, os graves que não apareceriam, são facilmente ouvidos, dando a impressão que fazem parte da tessitura.
    Acho que só ao vivo, sem recursos é que daria para se levar em conta a tessitura.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cantores prefencialmente líricos com tessitura muito grande: algum exemplo?