Dúvida sobre uso de técnicas

    Autor Mensagem
    Betxse
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Betxse


    Pessoal, eu tenho um irmão que nunca recebeu aulas de canto mas lê muitos artigos e muita coisa na internet sobre canto (extensão vocal, técnicas, etc)... E eu como não tenho conhecimento quase nenhum, quase sempre tenho diversas "discussões" com ele, tipo isso:

    "Técnicas vocais (vibrato, drive, falsete, etc) são mais fáceis para uma determinada extensão vocal? Por exemplo (ele fala sempre): Um tenor consegue fazer vibrato com mais facilidade que uma Soprano... Ele disse que Sopranos e Baixos tem dificuldade grande para fazer vibratos"

    "Ainda em referência a anterior: A extensão vocal de uma pessoa é Tenor mas a sua Tessitura é Barítono (hipótese, sei nem se pode existir), logo ele teria mais facilidades de fazer vibrato pois sua extensão e Tenor??!"

    "Uma pessoa "Baixo" é uma pessoa que completa o canto... Logo não teria muito espaço cantando só, como em bandas de Rock, etc?!?!"

    "Soprano tem muita dificuldade para fazer drive na voz?"

    "A resistência de uma pessoa cantando (poder cantar várias música sem cansar), é uma coisa mais da pessoa, se ela treinar isso, ela vai aumentar a resistência bem pouco... Ou seja, é quase genético '-'"

    O que ele falou tem algum fundamento?

    pOkiz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Nossa, segundo o que sei nada que ele falou aí faz sentido.

    McBonalds
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Tanto fundamento quanto um castelinho de areia na praia. Um monte de besteira.

    Aliás, ler artigos de internet não significa saber sobre canto. Tem que fazer aula pra saber como se aplicam todos os conceitos na prática, pra depois conhecer a teoria.

    Betxse
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Tanto fundamento quanto um castelinho de areia na praia. Um monte de besteira.

    Aliás, ler artigos de internet não significa saber sobre canto. Tem que fazer aula pra saber como se aplicam todos os conceitos na prática, pra depois conhecer a teoria.


    Eu também achei isso... Ele tinha uma mania louca de tipo:

    Um cantor de rock cantando, aí fazia um vibrato no final bem da hora, aí ele chegava e falava: "Eita vibrato da po.., tenor de certeza" Eu eu ficava com cara de: " Oxe!! Esse cara é louco é?!?!"

    Que eu saiba, extensão vocal não tem nada a ver com ténica, porque o cara tem uma extensão vocal vai realizar uma técnica com mais facilidade? lol

    McBonalds
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Pra você ter uma idéia, esse seu amigo está tão perdido que ele fala de vibrato como se fosse técnica, quando na verdade é uma consequência da boa técnica.

    Betxse
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Pra você ter uma idéia, esse seu amigo está tão perdido que ele fala de vibrato como se fosse técnica, quando na verdade é uma consequência da boa técnica.

    É osso mesmo... Ele é meu irmão... E o pior é que eu nem consigo argumentar com ele, porque ele fica se achando, como se estivesse certo mesmo... Acho que vou ter que contratar um professor de música particular para tirar essas cabulosidades que ele fala

    pOkiz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Vibrato é um tipo de técnica também, tanto é que existe vários tipos de fazer e vários exercícios para exercitá-lo, independendo do alcance ou tessitura vocal.

    Agora, falar a tessitura do cara por causa do vocal é a coisa mais ridícula que já ouvi. Quer dizer que um barítono que tem um grau de estudo maior encima do vibrato e saiba executar com precisão se torna um tenor? Automaticamente as pregas vocais dele mudam e ele ganha uns 3 tons a mais na voz? Interessante isso.

    Gansinho
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    pOkiz
    Vibrato é um tipo de técnica também, tanto é que existe vários tipos de fazer e vários exercícios para exercitá-lo, independendo do alcance ou tessitura vocal.

    Você tá falando de vibrato no canto popular, que muitas vezes é um "trêmulo" forçado. O que o McBonalds disse é sobre o vibrato no canto lírico, que é resultado de uma boa colocação de voz.

    Betxse
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Vibrato é um tipo de técnica também, tanto é que existe vários tipos de fazer e vários exercícios para exercitá-lo, independendo do alcance ou tessitura vocal.

    Agora, falar a tessitura do cara por causa do vocal é a coisa mais ridícula que já ouvi. Quer dizer que um barítono que tem um grau de estudo maior encima do vibrato e saiba executar com precisão se torna um tenor? Automaticamente as pregas vocais dele mudam e ele ganha uns 3 tons a mais na voz? Interessante isso


    Então pow, loucura demais kkkkkkkk... Mas valeu aí pela força galera, como eu sou um cara que não gosto de ficar acusando nada sem ter embasamento, pergunto antes... E com vocês falando, tenho mais crédito sobre o que eu vou falar :D

    Betxse
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Coloquei mais um:

    "A resistência de uma pessoa cantando (poder cantar várias música sem cansar), é uma coisa mais da pessoa, se ela treinar isso, ela vai aumentar a resistência bem pouco... Ou seja, é quase genético "

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre uso de técnicas