Cantar com acompanhamento

    Autor Mensagem
    coto
    Veterano
    # nov/12


    Fiz aula de canto durante seis meses, foi bastante produtivo para mim, pois aprendi o básico, o que era o meu objetivo.

    Agora queria saber se é normal, um curioso em canto como eu, cantar de uma maneira razoavelmente aceitável enquanto estou com fone de ouvido, escutando a música (com o vocal dela)? Quando vou cantar sem esse acompanhamento, só com o violão, saio do tom bruscamente, principalmente em músicas muito baixas.

    Percebia isso até durante as aulas; enquanto cantava com o professor, me saia bem, porém quando era para cantar sozinho, aconteciam as saídas dos tons.

    Portanto, é mais fácil cantar com um acompanhamento de fundo ou até com fone de ouvido?

    Só quero lembrar, porque o pessoal aqui do canto é meio bravo demais com perguntas de curiosos ou leigos, que eu não pretendo cantar e muito menos ser cantor, o meu maior interesse e paixão na música, é a guitarra. Só estou perguntando isso, porque gosto de pegar o violão e arriscar umas músicas. Todo garoto inicia uma banda por um motivo... bom, isso diz muito de o por que de eu me arriscar a cantar, mesmo que seja muito de vez em quando haha.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    coto
    É provavel que você se baseia no tom que está ouvindo da voz e consiga manter, mas quando se baseia no tom de um instrumental não consegue ter uma noção de onde tenha que chegar com a voz...

    Dicas, tentar tocar instrumentos, tipo violão, teclado, piano, ajuda muito, ensaiar mais com instrumentos é bem legal...

    Quando vamos passar a musica para os vocais que trabalhei, é sempre violão e voz e ficamos trabalhando tudo nos detalhes e depois passamos para o resto da banda... O legal é ir treinando o seu ouvido.. talvez peque no reconhecimento do tom.. e quando reconhcer falar assim.. canta este pedaço em Mi maior, e você deveria saber cantar sem precisar ouvir uma base antes, cantar voz e voz, no tom que quer...

    Treine mais seu ouvido.. é o jeito.

    Eu acho que deva ser isso... não sou cantor, mas acho que pode ser isso.. espero ter ajudado.

    abç

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # nov/12
    · votar


    coto
    Quando vou cantar sem esse acompanhamento, só com o violão, saio do tom bruscamente, principalmente em músicas muito baixas.

    Vou lhe dizer de maneira objetiva. Lembre-se que eu não lhe conheço, então não ache que é "rispidez" da minha parte, estou apenas respondendo de maneira direta.

    O básico que você diz que aprendeu, simplesmente não aconteceu.

    O que você faz é orientar a sua voz por seu ouvido enquanto alguém lhe dá uma guia - e isso, qualquer pessoa é capaz de fazer em casa.

    Sem a guia, sua percepção musical falha e não associa o tom da harmonia com o da melodia na sua cabeça - que faz parte do básico do canto e seria resolvido por aulas de percepção (para o canto) e solfejo melódico. Sua memória (talvez) não se lembre das notas, que denota alguma insegurança ou ansiedade ao cantar, que também deveria ser corrigida com o "básico" e seu corpo não lembra das sensações que produziu, ou seja, o apoio não funciona espontaneamente (e não adianta forçar), a voz não conhece as resistências que deveria e, internamente, seu corpo não entende o que acontece e não identifica os problemas.

    Resumo: Suas aulas não serviram para nada.

    Abraços.

    coto
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: coto
    · votar


    Christhian

    Exatamente, sem a música me guiando o apoio não funciona, é nisto que sinto maior dificuldade e talvez seja este aspecto que me faça fugir do tom.

    Achei interessante o que tu postou sobre a percepção, porque lembro que nos exercícios de solfejo, me saia bem, de tanto que treinei aquilo, mesmo sem a tal guia. Para aqueles exercícios em específico, minha memória e percepção se lembravam das notas.

    Quanto as aulas não servirem de nada é um tanto subjetivo. Talvez tenha aprendido muito mais teoria do que prática, é verdade, porém fiquei contente com os resultados que elas me trouxeram, já que a música é o meu hobby e não era o meu objetivo me tornar cantor/vocalista. Ao menos agora com a guia, consigo manter um padrão durante o canto. Não digo que eu canto, que conheço o meu corpo, minha voz de cabeça e peito ou que tenha apoio, mas para essas apresentações para uma pessoa só, está de bom tamanho a minha "técnica vocal" rs. Só que é feio pra caramba cantar com fone em um ouvido kkk.

    Obrigado pelas respostas, tanto a ti, como o Jeff.gomes. Abraços!

    Leopold
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    coto

    Vou concordar com o Christhian, porque o básico como vc diz é pelo menos chegar num nível onde esse tipo de dificuldade não exista mais.

    As aulas devem ter servido para alguma coisa, só que não foi o suficiente para ter o mínimo, que eu imagino que vc queira, que é cantar razoavelmente.

    Em resumo, o básico você não aprendeu ainda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cantar com acompanhamento