Quais cantores famosos de Rock tinham (ou tem) técnica vocal?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia


Buenas!

Aqui vai minha dúvida:

Jon Bon Jovi, Bruce Dickinson, Dio, Paul Rodgers, Freddie Mercury?

Eu não sei!

:)

sr. das caravelas
Veterano
# out/12
· votar


Não sei, não entendo nada de voz e canto mal demais apesar de sempre estar ''cantando'' hahaha.
Mas agora pouco estava vendo o fantástico show do Queen em Montreal 82', e o Freddie, pelamor... rs.

alexdiffer
Veterano
# out/12
· votar


Gosto do David Coverdale....se ele tem tecnica nao sei rs...mas ele eh afinado kkrk

Sou suspeito para falar de tecnica vocal rs

Tambem gosto do Jeff Scott Soto..

Gansinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Gansinho
· votar


Bon Jovi mandava todos os agudos em voz de peito... Não acho que ele tenha muita técnica não haha.

Bruce parece ter. Dio parecia ter muita.
Paul Rodgers não sei.
Freddie cantava demais também, parecia ter.

Geoff Tate parece ter bastante também.
Andre Matos com certeza tem. Jorn Lande também.

Esses são os que eu tô lembrando, haha.
Ressalto também que é o que eu ACHO. Não saco porra nenhuma.

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Só sei que muitos perderam a voz com o tempo. Isso poderia ser evitado? Robert Plant poderia ter adiado sua "decadência" nos agudos? John Mayer poderia ter evitado a cirurgia nas cordas vocais? E o Ian Gillan, muito cigarro, bebida? **

O.o


** mulher não faz mal né? hehe

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Lemmy ... tem nem o que falar hehe

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


OverZakk: Lemmy

Mesmo "sequelado vocalmente" o show do Motörhead no Rock in Rio foi ótimo! Bom, eu vibrei!

:)

ps. o amp do Lemmy pifou! heheh Acontece até com os "tops"! (mas ele tinha um reserva...)

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


HEhee
Falando sério, acho que o André Matos tem muita técnica, Bruce com certeza
Dio Supremo, quem não tem, os do glam e hard, os rose, sebastian, da vida ai.

Shagrath tem muita técnica, se não já teria ficado sem voz, e temos também ICS Vortex broca muito nos vocais, muita técnica!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/12
· votar


MauricioBahia
Glenn Hughes



Fatality.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Se eles têm técnica ou não, não sei... mas por coincidência, tinha arquivado aqui no micro, uma matéria interessante onde uma revista mandou para a Claudia Friedlander, uma soprano professora de canto nos E.U.A, 5 músicas para ela avaliar os cantores (legal que ela não entende porra nenhuma de rock, então fez análise isenta de gosto pessoal), veja só (resumido):

Bruce Dickson: Não tenho nada que não seja admiração por este cantor. Ouçam como ele começa com um suave rosnado, e então muda sem problemas para um som alto e cheio, com bastante sustain, que evolui sem esforço a um longo grito! Sua dicção é facilmente inteligível, independentemente do que está cantando e do efeito que busca. Ele consegue cantar as letras de forma ritmicamente intensa sem perder o “ligado” e a dinâmica musical, algo que muitos cantores clássicos lutam para conseguir, especialmente quando interpretam os vários “staccato” e acentuações que misturam os registros de Bellini, Donizetti, etc.

Dio: Ótimo cantor. Sua voz é tão naturalmente ressonante. Assim como o primeiro cantor, ele canta com um “ligado” perfeito, dicção clara e vibração orgânica e consistente. Ele organiza seu espaço de ressonância para criar um leve rosnado, sem apresentar qualquer resistência à sua respiração. Você pode perceber o quão saudável é sua performance, através da forma em que ele entra e sai de breve momentos de harmonia com entonação impecável.

King Diamond: Aqui está um canto impressionante. Ele começa com uma voz tenor cheia, carregada de “choros” a la “verismo”, e então muda para um tom ultra-alto em um contra-tenor bem focado, alternando estas duas abordagens ao longo da canção, algumas vezes na mesma frase. Mas não apenas eu não entendo uma única palavra que ele está dizendo, eu nem ao menos sei qual a mensagem ou emoção geral a música deveria ter. Há uma verdade que serve para a música clássica e para qualquer outro estilo: não há necessidade de sacrificar a comunicação em prol de ótimos efeitos como este. Tudo que eu ouço é virtuosidade. No início é legal, mas então fica entediante, e você não deveria se entediar ouvindo Metal.

Ozzy (período Sabbath):Este é um cantor com dicção decente e bons instintos musicais, mas nenhuma noção de técnicas de vocal. Ele está forçando demais as cordas vocais, enquanto deixa fluir ar suficiente para que elas consigam falar, mas sua garganta está tão forçada que não há ressonância. Sua pontuação rítmica das letras é muito perturbadora, em contraste com o primeiro cantor, que apresentou a letra com acentuações rítmicas que encaixaram, ao invés de tirar um pouco da fluência da música e da poesia. Minha garganta dói tanto só de escutá-lo, que fiquei tentada a perguntar quanto tempo a carreira dele durou antes de sumir ou de ter necessitado uma cirurgia. Todo o espectro de seu canto está contido dentro de uma única oitava – com a exceção do momento quando ele grita “oh, Lord!” num tom mais alto, em minha opinião o único momento de canto livre em toda a música.

Robbie Halford:Este cantor possui um fabuloso espectro de cores e efeitos vocais para escolher. Sua dicção é fácil de entender e seu fraseado é lindo. Ele começa em um tom tão alto, bonito e ressonante, que me surpreendi ao escutar o quão baixa sua voz verdadeira é quando ele começa a cantar desta forma. Claramente ele canta, de alguma forma, com a laringe elevada quando começa a parte alta, e mais tarde na canção, quando ele muda para um canto mais estridente ou um grito, você nota que sua laringe está numa posição muito mais alta novamente. Os tons altos e os gritos são ótimos, mas eu acho que seria mais impactante se ele dominasse uma técnica vocal que lhe permitisse integrar melhor todas as coisas que ele faz tão bem, primeiramente com o objetivo de incorporar a profundidade e a ressonância de sua natural voz baixa às partes mais altas. Ele é o único dos cinco que eu realmente gostaria que viesse visitar meu estúdio em algum momento.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/12
· votar


MauricioBahia
E só pra constar: Técnica é o meio para atingir uma grande interpretação e performance. Mas isso não significa que só quem tem técnica consegue resultados bacanas. Vide Ozzy, Ian Gillan, Dave Grohl, etc. etc.

;-)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/12 · Editado por: Christhian
· votar


Lelo Mig
Velho, eu me lembro dessa matéria e isso foi uma das maiores furadas que já aconteceu. No final das contas, a própria que avaliou disse que foi "influenciada" por quem mandou as amostras.

E não foi uma revista, foi um site à época, com produtores "duvidosos"...

Abraços.

EDIT:

Outra questão é você analisar tecnicamente algo que não diz respeito a sua linguagem musical. Um guitarrista de blues dizendo que um guitarrista veloz de metal é "velocista" e o inverso dizendo que o de blues é "pentatoniqueiro" é uma das piores discussões musicais que podem acontecer e que esse fórum já viu, em outros tempos.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Christhian

Pô...você me frustrou..rs. Na condição de "leigo" tinha achado a matéria interessante... :(

Mas, valeu, vivendo e aprendendo.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/12
· votar


Lelo Mig
hehe

Quando esse texto apareceu aqui, mandei um email para ela, que foi super simpática, atenciosa e pareceu honesta. Ela mesma disse que não é cantora lírica nem professora de canto lírico, mas professora de técnica vocal com treinamento em canto lírico. E também comentou que foi influenciada pela maneira como as músicas foram apresentadas à ela. Me lembro que ela também comentou algo sobre não ser totalmente leiga em termos de metal e rock, afinal boa parte dos alunos dela eram interessados nesse repertório.

O que eu acho que a matéria teve alguma repercussão negativa (até em termos de procura de aulas, talvez...) e ela mesma percebeu o buraco que havia cavado...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/245519/#7116284

;-)

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Christhian

Legal mesmo... bom saber. Eu tenho em texto de word esta matéria, por isso achei que era de alguma revista... mas valeu, legal saber.

Aproveitando "a brecha" já que ela cita o Ozzy queria te perguntar uma coisa, mas não tecnicamente, nem para "atestar" gosto, porque eu simplesmente gosto e pronto, mas é o seguinte:

Não é preciso ser cantor para perceber as deficiências do Ozzy, mas eu acho o timbre de voz do Ozzy bonito prá caramba, ímpar e muito agradável a meus ouvidos, principalmente quando jovem.

Teria algo a falar sobre o timbre dele?

Gansinho
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig
Sem querer me intrometer.. Já ouvi o Chris dizer várias vezes que é fã do Ozzy, hehe.

wil2761
Veterano
# out/12
· votar


Gansinho acredito que um timbre bonito sem técnica muitas vezes é melhor que um timbre feio com toda tecnica do mundo. por isso nada demais em gostar de alguem que nao tenha tecnica.

Gansinho
Veterano
# out/12
· votar


wil2761
E disse isso pra mim por quê? oO
Eu gosto de muitos cantores que não possuem uma boa técnica.

wil2761
Veterano
# out/12
· votar


Disse isto pra vc repondendo oque pode ser o motivo do Chris gostar dele = )

Gansinho
Veterano
# out/12
· votar


wil2761
Ah, claro. Ele disse que gosta muito da voz do Ozzy. Eu curto bastante também.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/12
· votar


Lelo Mig
Ozzy é deus! :)

Marthin87
Veterano
# out/12 · Editado por: Marthin87
· votar


Christhian
O que percebi nos exemplos citados, alêm da tecnica avaliada é a preocupação em soar bem, interpretar a mensagem. Não é só trabalhar respiração, diafragma e se apoiar no retorno.

d.u.n.h.a.
Veterano
# out/12
· votar


Phil Anselmo >>>>> resto
Principalmente no Down.

BJKGUITAR
Veterano
# out/12
· votar


Bruce Dickinson teve estudo vocal sim. Agora os outros, não sei..

Adler3x3
Veterano
# out/12
· votar


Não sei cantar.
Mas sou ouvinte.

Acredito que cada cantor dos citados desenvolveu a sua própria técnica.

Na linha clássica assisti um documentário sobre a vida do Freddie Mercury.
Na infância e na adolescência ele teve aulas de erudito.
E por ser indiano é uma caso especial, soube muito bem misturar o ocidental com o oriental.
Os outros citados não sei dizer.

Rock é um estilo livre e não é qualquer um que consegue encarnar o espírito da coisa.
No Rock tem o canto, mas tem também gritos, gemidos, suspiros, e outras articulações e até uivos.
Deve existir uma técnica para os gritos.
Não deve ser fácil manter a voz com saúde.
Rsss
Um bom exemplo é o cantor do AC/DC.
Não é um bom cantor, mas no estilo do grupo ficou muito bom.
E como cantor de Rock é um bom cantor.
O Rock é uma música irreverente e de protesto entre outros adjetivos.
Tem espaço até para cantores roucos.
Por ser um estilo livre explora muitas nuances.

A maioria dos cantores líricos que ouvi quando se aventuraram no rock não deram certo.

MMI
Veterano
# out/12
· votar


Adler3x3

E por ser indiano é uma caso especial, soube muito bem misturar o ocidental com o oriental.

Pow... Você está parecendo gringo que fala que a capital do Rio de Janeiro é Buenos Aires, se referindo ao Brasil e sua capital. kkkkkkk

Freddie Mercury era de Mji Mkongwe, uma ilha da Tanzânia, na Africa. Nada com a India na Asia... ;-)

Adler3x3
Veterano
# out/12
· votar


MMI

Eu errei em chamar o F Mercury de Indiano.
Me confundi porque o mesmo teve sua educação musical na India, o que me levou a pensar que sua naturalidade era indiana.
E isto não muda nada.

Da mesma forma que errei, você também errou.
F. Mercury tem a haver com a India.

pOkiz
Veterano
# out/12
· votar


Dickinson viu que as apresentações ao vivo tava indo buraco a fundo por volta de 1992 e deu a desculpa de querer ter uma carreira solo, e explorar coisas que o Iron Maiden não fazia, mas na verdade foi é estudar.

Voltou com tudo cantando divinamente, e ta aí até hoje, velhão com mais de 50tão, afinado e correndo igual uma criança.

Na minha opinião ele é um extra-terrestre

MauricioBahia
Moderador
# nov/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Christhian: E só pra constar: Técnica é o meio para atingir uma grande interpretação e performance. Mas isso não significa que só quem tem técnica consegue resultados bacanas. Vide Ozzy, Ian Gillan, Dave Grohl, etc. etc.

Perfeito. :)

Valeu!

ps. eu queria ter técnica! Snif... Ter aulas de canto não é minha prioridade, atualmente.

soruji
Veterano
# nov/12
· votar


Sting do The Police

Até já gravou com Chris Botti.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quais cantores famosos de Rock tinham (ou tem) técnica vocal?