Cristiano Araujo é um bom cantor?

Autor Mensagem
MrYuriSilva
Veterano
# jun/17
· votar


Não conto no dedo o tanto de Régis Tadeu que tem aqui hauuhahuauhhau

MrYuriSilva
Veterano
# jun/17 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Vou ficar aqui pra aprender mais sobre como respeitar o gosto musical dos outros, vai ser enriquecedor.

entamoeba
Membro Novato
# jun/17
· votar


Para esclarecer, usei o nazismo como exemplo porque acredito que existem signos que não merecem ser reabilitados. A percepção coletiva acerca desses signos, que demarcam algo ruim, tem uma função importante que deve ser preservada.

Aliás, esse "sertanejo universitário" nada mais é do que uma apropriação desonesta de signos de um estilo completamente diferente (com outro propósito, outros temas) que servem para justificar, dentre outras coisas, que a mulherada se fantasie de cowgirl, com calça branca socada no útero.

Como comparar essa tranqueira com algo autêntico?

S.A.G.A.Z
Veterano
# jun/17
· votar


Como comparar essa tranqueira com algo autêntico?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.. Sabe o legal yurizinho ? Q mesmo eu gostando de sertanejo eu leio isso e dou risada.

ejames
Membro Novato
# jun/17
· votar


MrYuriSilva
Se algum artista sertanejo profissional viesse aqui postar no fórum algum trabalho, a gangue do bom senso ia ficar com o rabinho entre as pernas e postar nos outros tópicos se recolhendo pra não dizer as merdas que disseram aqui.

Se criam um tópico sobre futebol falando do último jogo, eu não comento pois não gosto de futebol. Se um "sertanejo universitário" vem aqui e posta algo divulgando seu trabalho, não vou comentar pois não gosto do estilo. Porém, se ele pede opiniões sobre, posso dar algumas que talvez não agradem os fãs do estilo. É como funcionam as coisas, cada um enxerga cada coisa de forma diferente.

Se alguém faz uma pergunta - como é o caso do tópico, é de se esperar que venham opiniões, sejam elas favoráveis ou não. O problema é você levar a discussão pro nível pessoal. Podem ter ocorrido opiniões fortes, talvez ofensivas pros mais acalorados, mas agora quem tá sendo desnecessário é você mesmo, reclamando que não respeitam sua opinião enquanto desrespeita a dos outros.

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


MrYuriSilva

Se o fórum te assusta, percebe que nós somos irredutíveis, porque a insistência champ'z?

Quanto a citado crítico musical, eu não sou fã dele, mas posso te dizer que ele tem pé no chão. A entrevista onde ele confronta as Tequileiras do Funk e o Mc Rodolfinho, basicamente só apontou o óbvio. As críticas ao gênero musical foram poucas, foram muito mais críticas as posições que estes tem.
O Mc Rodolfinho surpreendeu-me, mas as Tequileiras mostraram o que eu já pressupunha: são mulheres razoavelmente bonitas, de origem muito pobre e com baixíssima instrução; com ego inflamado por um empresário espertalhão, para mostrarem as nádegas a troco de dinheiro.

O que o empresário faz é usar estas mulheres pela sua imagem, para se dar bem. Ser preconceituoso como tu afirma estarmos sendo, realmente não é bonito, mas usar pessoas é um golpe sujo, de baixíssimo nível.

E antes das Tequileiras, esse empresário fez isso com outras/os, e vai fazer isso com outros depois que os 15min de fama passarem. Do ponto de vista prático, tal qual elas, existem grupos a rodo no RJ e SP, e isso é bem difícil de emplacar...

ACDC fez carreira com 4 acordes, e 1 forma de arranjo, mas foram pioneiros a ter sucesso com isso, o que possivelmente alavancou eles.
Victor e Leo, César Menotti e Fabiano também foram pioneiros no dito sertanejo universitário, e ainda tem certo nome, indo e voltando do mainstream.
O que veio depois basicamente só imitou eles, logo durou 15min, e caiu no esquecimento.

Pra ver como são as coisas, "Esse cara sou eu" do Roberto Carlos, é o expoente brega romântico atual, mas conseguiu ser diferente de tudo, e pro nosso tempo foi inovador... Tá aí 5 anos depois, como um dos carros chefe do artista...

Voltando as Tequileiras, pode notar que elas tem dificuldade em dar entrevista. Várias vezes se perdem nas próprias falas, e tendem a justificar a relevância de seu trabalho com números de audiência.
A resposta do próprio Tadeu, é de bastante relevância: não se pode medir a qualidade de um grupo/banda/artista com base em visualizações de em redes sociais.
Eu complemento com muito além do óbvio, temos vários vídeos de gatinhos com números colossais. Lindsey Stirling já conta nas centenas de milhões suas visualizações, e é muito original. Mas isso não quer dizer fama, não quer dizer que vá por seu nome na história. Tanto é que se por aqui ninguém conhecer ela, eu não me surpreendo.

Aliás... Ela está em tour pela América do Sul mês que vem, e fará 3 show no país: BH, RJ e SP. FONTE: http://www.lindseystirling.com/tour/

Mas isso é minha opinião. Agora se dê ao trabalho de ouvir o que gringos tem a dizer sobre o "brasilian music, funk"... Existem vários canais EXTRANGEIROS sobre o tema "What you think about...".

entamoeba
Membro Novato
# jun/17
· votar


O "preconceito" de hoje em dia é o "pecado" de outrora.

Em cerca de 2.000 anos de cristianismo, quantos, sem pensar, já não acusaram outro de pecar? O pecado causava histeria. Bastava que algo fosse classificado como pecado para que os ouvidos se fechassem. A caça ao pecado sempre foi um vetor da ignorância, que levou muita gente a arder na fogueira.

Algo semelhante tem acontecido com o preconceito. Não que a definição não seja útil, mas há uma linha nada tênue entre o preconceito inflexível, dogmático e irrefletido e o pré-conceito que faz parte do processo de construção de conhecimento. Mas, para o ouvinte ouriçado e ofendido essa linha se torna invisível.

entamoeba
Membro Novato
# jun/17 · Editado por: entamoeba
· votar


MrYuriSilva
Achei os textos desse site bem coxinhas e li um monte de bosta. Como faço pra desver?

Engraçado ver alguém que chama os outros de "coxinha" defender avidamente um gênero musical que, em 2017, é um dos representantes mais fortes da misoginia e do machismo na cultura popular.

Não conheço outros textos daquele site. O texto em questão foi achado no Google, mas caberia tanto em um site de direita como em um de esquerda. O problema está na sua leitura enviesada, pois é alguém que morre de medo de aprender (e, consequentemente, de descobrir que não tem razão). Note, por exemplo, que o que foi proposto pelo texto não contradiz a dialética marxista.

Lelo Mig
Membro
# jun/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

"O "preconceito" de hoje em dia é o "pecado" de outrora."

Em verdade, uma grande maioria, devido a ignorância que impera nos tempos atuais, confunde "preconceito" com crítica. A falta de argumentos para uma avaliação somados ao "politicamente correto", gera estes tipo de equívoco.

Preconceito, de pré conceber, significa justamente o contrário do que foi feito aqui, ou seja, preconceito é a opinião ou sentimento concebido sem exame crítico, sem o conhecimento prévio.

Mas é difícil, amigo, a interpretação textual da maioria é péssima, então, fica cada dia mais difícil expor opinião pessoal aqui.

Têm de ser aquela farsa/falácia de se dirigir a todos e não a ninguém especificamente e dizer apenas o trivial, não mordendo nem assoprando, pisando em ovos para não ofender algum guri mimado.

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


Lelo, eu te admiro bastante, mas tá se puxando ultimamente ein...

Gansinho
Veterano
# jun/17
· votar


Ismah
Lelo, eu te admiro bastante, mas tá se puxando ultimamente ein...

Mas ele tá te defendendo, não? haha

entamoeba
Membro Novato
# jun/17
· votar


Lelo Mig
Têm de ser aquela farsa/falácia de se dirigir a todos e não a ninguém especificamente e dizer apenas o trivial, não mordendo nem assoprando, pisando em ovos para não ofender algum guri mimado.

Pois é. Haja saco! Aprendi muito mais em discussões acaloradas do que trocando afagos com quem concorda comigo. Mas tá ficando impossível. Parece que essa exposição excessiva das redes sociais está deixando as pessoas muito orgulhosas. Ao invés de reconhecer os erros, as pessoas têm preferido sustentar ideias visivelmente erradas para não ter que dar o braço a torcer.

Que xinguem a mãe, que mandem tomar em todos os furos pensáveis, nada disso é obstáculo para o diálogo. Mas a covardia é!

Ismah
Veterano
# jun/17 · Editado por: Ismah
· votar


Gansinho

É, falha minha ! Ficou parecendo o contrário do que quis dizer...!

Quis dizer que ele está superando todas as expectativas, se sobressaindo ao que eu já sabia del'...

Gansinho
Veterano
# jun/17
· votar


Ismah
Saquei. haha

Malibu324
Membro Novato
# jul/17 · Editado por: Malibu324
· votar


Junto com Gusttavo Lima era um dos melhores da nova geração da música sertaneja. Grande intérprete. Tinha bastante domínio da técnica de voz mista, haja visto que não era um 1° Tenor, e mesmo assim vivia passeando pelo Si4(notação americana) em algumas músicas. E como disse primeiro, usava a técnica que tinha a serviço da música, não o contrário, como muitos fazem. Inegável o fato de que ele sabia dramatizar e passar a mensagem da música. E fazia um ótimo espetáculo, já que tinha músicas muito agitadas e outras mais lentas e românticas. As pessoas que gostavam, diziam que ele levava do céu ao inferno no mesmo show. Enfim... sertanejo não é meu estilo, mas como amo cantar, parece que meu cérebro trabalhou de um jeito bacana onde livrei minhas amarras de preconceito musical, porque dá pra aprender com todo mundo alguma coisinha e melhorar o canto.
https://www.youtube.com/watch?v=tYXrNR23PIw -> Como disse, não é um Bruno Mars, um cantor sinistro pra se ter como referência como sei lá... Leonardo Gonçalves, Hucknall, mas aprendi que feeling é muito importante, ele passa sentimento.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Com perdão da palavra, mas se teu parâmetro é Bruno Mars, realmente estás com toda razão... Todavia vou deixar um cara que gosto muito, talvez mude seu parâmetro.

https://www.youtube.com/watch?v=aL0lyDC_dCI

Gansinho
Veterano
# jul/17 · Editado por: Gansinho
· votar


Ismah
Com perdão da palavra, mas se teu parâmetro é Bruno Mars, realmente estás com toda razão...

Não sei o que pensa do Bruno Mars... Mas acho ele excelente.
Sempre boas performances ao vivo, muito carismático, até digo que acho que ele tem uma "aura" de popstar.. Estilo MJ.

E não entendi o que esse link de eletro que você postou tem a ver.

Ismah
Veterano
# jul/17 · Editado por: Ismah
· votar


Isso faz dele um bom artista, não necessariamente um bom cantor.

Malibu324
Membro Novato
# jul/17
· votar


Com perdão da palavra, mas se teu parâmetro é Bruno Mars, realmente estás com toda razão... Todavia vou deixar um cara que gosto muito, talvez mude seu parâmetro.

Sinceramente considero o Bruno Mars um excelente cantor. Os pilares harmonia e ritmo, além de dominar técnica e ter marca na voz, são o que fazem um cantor. O cara precisa saber o contexto harmônico no qual está cantando para dar intenção e saber de ritmo pra dar dinâmica, acentuação. (Bruno Mars é grande pianista e baterista). Claro, isso precisa ser dominado, pra que na hora de cantar se esteja voltado para a emoção do canto... Citei outros cantores. O vocal do Simply Red e um cantor gospel brasileiro, Leonardo Gonçalves. Considero bons os meus parâmetros, e sou detalhista e criterioso, sem falsa modéstia. Vou ver o que me indicou... ver o que absorvo.

Multivozes
Membro Novato
# jul/17
· votar


Certamente ele não participaria deste forum kkkk obs. ele fez sucesso

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Falando em bom cantor... quais são os critérios para se dizer que fulano é bom cantor? Eu achei que o malibu tá certo em dizer que harmonia e ritmo é muito importante, e que deve-se usar a voz em função da música, e não o contrário. Não consigo avaliar esses chummers tipo Cristiano Araujo porque sertanejo "nao desce" pra mim, mas vejam só: o que vcs acham do joão gilberto? É um bom cantor? Porra, eu acho que pra proposta de música dele, o cara tá no ponto! Digamos assim que se ele cantasse "melhor" que isso, estragaria a música kkkkk
Quanto ao Bruno Mars, o cara tem mesmo jeito de popstar, canta bem, domina a técnica que se propõe a usar, e manda bem nas performances. Difícil avaliar as composições do cara porque a maior parte das músicas dele eu não gosto, mas as que eu gosto parecem no ponto também. Tem algumas que ele brinca demais com solfejo e talz, eu não gosto e pra mim estraga a música (no caso dele), mas há quem goste.

DuBarzinho
Membro Novato
# jul/17
· votar


Li só o final do post, então desculpe as opiniões meio fora de contexto.

Sobre o Bruno Mars, acho um cara inteligente que sabe de suas limitações e faz o melhor espetáculo que pode com o que tem. Se não dá pra ganhar o público só com a voz complementa com dança e emoção.

Sobre o João Gilberto, é um cantor que faz a música a que se propõe, fácil de cantar assim como a Xuxa canta os patinhos, mas os arranjos é que o destacam, logo ele é um grande musico que canta.

Sobre o Cristiano Araújo, era um bom cantor pelo que já ouvi, ele canta umas paradas meio genéricas dentro do que está no mercado, certamente ele tem algum domínio, não ouvi ele fazendo algo diferente, com o tempo ele poderia ser taxado como o AC/DC de fazer sucesso sempre usando a mesma fórmula.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


acabaramosnicks
quais são os critérios para se dizer que fulano é bom cantor?

Em contexto individual e musical...
Seja afinado. (aqui um abismo bem grande) Que domine a maior quantia de técnicas possíveis. Saiba a hora certa para aplicar cada uma, de forma a expressar a música como desejar. Não use a música para exibir a técnica, e sim a técnica para exibir a música.

Em contexto de palco / banda / performance...

Domínio e condução de público, presença de palco, use o corpo para expressar o que a música fala.

entamoeba
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah

Discordo de alguns pontos na sua maneira de definir.

1. Que seja afinado.

Há gêneros em que a afinação é secundária, o que vale é a energia, a "atuação". Tem cara desafinado que dá show que afinado nenhum dá.

2. Que domine a maior quantia de técnicas.

Há excelentes cantores que não são versáteis. Dominar muitas técnicas é essencial para um cantor de festa de casamento, não para alguém que tem um trabalho autoral.

3. use o corpo para expressar o que a música fala.

Nem toda música requer uma apresentação que envolva expressão corporal - apesar de existirem gênios nesse quesito.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Discordo de alguns pontos na sua maneira de definir.

Está livre para isso, como eu estou livre para discordar e fazer uma réplica...

Tem cara desafinado que dá show que afinado nenhum dá.

Estamos num circo então...! O mínimo que um cantor tem que fazer é ser afinado. Estou falando de tentar ser afinado, porque ao vivo escorregões acontecem... Até errar o tom, e aí entra a técnica para concertar isso...

Pode citar o Ozzy, realmente é um grande artista, um cantor mediano. Eu não vi ele ao vivo, faltou caixa. Porém, até onde sei, na era de que qualquer um tem uma câmera filmadora no celular, ou ele aprendeu a ser afinado, ou parou com as drogas e isso reduziu os problemas de afinação, ou está usando recursos digitais para ser afinado...

Há excelentes cantores que não são versáteis.

Não falo de versatilidade, mas falo de expressão. Se eu sou um cantor, tudo que eu souber, pode somar para a minha apresentação - mas não sou obrigado a mostrar tudo que eu sei, nos 30 segundos iniciais de cada canção.

Nem toda música requer uma apresentação que envolva expressão corporal - apesar de existirem gênios nesse quesito.

Ao contrário, ficar parado também é expressão! Da mesma forma que silêncio também é musical, e escuridão também é parte da luz cênica....

MrYuriSilva
Veterano
# ago/17
· votar


Estamos num circo então...! O mínimo que um cantor tem que fazer é ser afinado. Estou falando de tentar ser afinado, porque ao vivo escorregões acontecem... Até errar o tom, e aí entra a técnica para concertar isso...

Pode citar o Ozzy, realmente é um grande artista, um cantor mediano. Eu não vi ele ao vivo, faltou caixa. Porém, até onde sei, na era de que qualquer um tem uma câmera filmadora no celular, ou ele aprendeu a ser afinado, ou parou com as drogas e isso reduziu os problemas de afinação, ou está usando recursos digitais para ser afinado...



Ozzy de longe é algum exemplo de cantor tecnicamente bom, mas tem muitos outros quesitos que fazem ele ser um artista bacana e apreciável pra milhões de pessoas...tecnicamente não. Ao vivo ele é uma negação, bicho.


Eu cansei de ouvir cantores de músicas regionais aqui da minha cidade onde eles não são lá um primor de músicos e muito menos tão afinados assim, mas a manifestação cultural e a musicalidade contavam muito pra atrair o público e entreter as pessoas de forma saudável.

Eu particularmente aprecio demais um cantor afinado, com versatilidade , com técnica e timbres incomuns, mas impôr que todo cantor tenha obrigação de ter tudo que eu quero é ridículo. A música não se resume somente a esses quesitos.


Se vocês observarem o mundo da música, verão que poucos em cada estilo realmente tem o básico que uma educação musical de qualidade pode oferecer, pelo menos no Brasil. Como eu disse anteriormente, educação musical de nível alto ou intermediário é algo que não é comum mesmo de se encontrar, poucos têm e quando têm...poucos preocupam em se empenhar, é de 1 em 100000. Conto nos dedos cantores realmente afinados ao vivo e tecnicamente bons aqui no Brasil e se pensarmos só nesses quesitos, a gente não aprecia quase ninguém...

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Pra se chamar cantor, é ser afinado... O resto é ferramenta...

Eu gosto de música, arte é outro papo...

MrYuriSilva
Veterano
# ago/17
· votar


Pra se chamar cantor, é ser afinado... O resto é ferramenta...

Eu gosto de música, arte é outro papo...


Falou o crítico musical especializado de renome. Algum programa de calouro já te chamou? O Régis Tadeu quer que você trabalhe com ele urgente. rssss

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Desculpe por não saber meu lugar...

Qual a tua bicho? Acabou o argumento coesivo, aí partiu pra denegrir a imagem?

Eu vivo a 10 anos e felizmente já a 4 exclusivamente do mercado musical... Arte é o que o Gleison Tulio faz, o que o Lucky Chops faz, o que o Justin Jhonson faz, o que o Billy Gibbons faz de vez enquando tocando na rua... De certo modo o que eu faço como músico, também é arte, pois não estou compromissado em agradar ninguém, em seguir o que o mercado dita, ou em viver disso... Começa com A e termina com Y...

O finado William Lee, o Ozzy, a Dinamite Joe (banda que trabalho), e uma penca de outros fazem é música... A ideia é agradar e entreter as pessoas, e traduzir isso em vendagem de discos, ingressos para show, e salário para todos nós...

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Comparando com um pintor...

O artista é o que pinta aquilo que lhe inspirar.
O pintor é o que tu contrata, para fazer uma pintura de sua senhora nua.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cristiano Araujo é um bom cantor?