O que vocês fazem quando não dá para aquecer a voz?

    Autor Mensagem
    Joaozin
    Veterano
    # jun/12


    O que voces fazem quando não dá para aquecer a voz? Por exemplo, você ta lá em uma roda com os amigos e alguém pede pra você pegar o violão e cantar algumas músicas. Ou você vai se apresentar em um lugar que não tem um local aonde possa ficar sozinho para fazer o aquecimento. O que vocês fazem quando isso acontece?

    gravity
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: gravity
    · votar


    Sempre tive isso na cabeça man...Eu faço um zzzzzzz rapidinho só pra dar uma esquentada no aparelho e vai como está. Só não canto músicas que exijam muita técnica. Tem que ser o lance tranquilão mesmo...

    pOkiz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    A cara, eu em ultimo caso começo cantando uma música que não tenha tantas nuances na linha vocal, e de preferência em tons menores.

    leviribeiro
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    pOkiz tons menores, tipo Am, Cm... ?? heheh ;D


    Joaozin se vc vai se apresentar num lugar, vc provavelmente vai chegar um pouco antes da hora da apresentação, aí vc pode ir num canto, no banheiro, qqr coisa vale! hehe Se for numa rodinha de amigos, ngm vais e incomodar em fazer um aquecimento grupal ali mesmo (ui! ahsua)

    pOkiz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    leviribeiro
    kkkkkkkkkkkkkkkkk, putz.

    Corrigindo: Tons mais baixos.

    rs

    Joaozin
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Então, é bem complicado né haha. Geralmente eu começo por uma musica mais tranquila de cantar e com o tempo a voz vai se aquecendo naturalmente aí passo para as que exigem mais técnica. Já pensei nessa de aquecer no banheiro, mas fico imaginando um ser que entre no banheiro e escute eu fazendo 'hum man nom, hum man nom', vai achar que tem algum animal lá dentro rsrs. Quando é em roda de amigos da pra 'esculaxar', agora em apresentações fica mais complicado.

    Leopold
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Simples. Não canto.

    gravity
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Leopold

    Acho que vou entrar nessa pegada radical aí.
    Também não curto cantar com a voz fria.

    Joaozin
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Leopold
    Bom, você é um cantor profissional e não amador né! Não imagino você cantando em rodas de violão e essas coisas haha.

    jaooo
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    jun/12

    cara fica fazendo hum hum hum rum rum rum rum hum com a boca fexeda tome um cházinho se for preciso, se não der certo ...
    solte um pum que você vai tocar o povo para fora :)

    jaooo
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: jaooo
    · votar


    Ou cante uma musica em inglês que ninguem entende e tudo mundo aplaude

    Curly
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    jaooo

    filho, clique aqui e seja feliz para sempre...

    jaooo
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Curly

    obrigado cara mais não preciso de ajudar de mais " velhos " o veterano ,-,
    sei me virar sozinho falo'

    Joaozin
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Curly
    cliquei e ri.

    Gansinho
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    engles !

    Leopold
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    Bom, você é um cantor profissional e não amador né! Não imagino você cantando em rodas de violão e essas coisas haha.

    Ih meu, vc não sabe como o povo é. Acontece sim e com certa frequencia.
    Já fui em aniversario onde tinha karaoke e qdo eu disse que não queria cantar praticamente me desconvidaram da festa. Lógico que eu fui embora.

    Agora se é na brincadeira, algo que vc queira fazer mesmo, começa pela música mais grave, mais próxima da fala, sem forçar. Faz umas duas assim que a coisa começa a aquecer. (mas é dificil eu querer entrar numa dessa, rs)

    Gansinho
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Leopold
    Imagina: "Tá, vou cantar. Bota Nessun Dorma aí no karaokê!"
    auhuhauha

    Leopold
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Gansinho

    Eu não canto só ópera não como vc pensa não. Vc já disse que se eu gravasse alguma coisa popular ia ficar um m...mas não é bem assim não, eheh.

    londrer
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: londrer
    · votar


    Por exemplo, você ta lá em uma roda com os amigos e alguém pede pra você pegar o violão e cantar algumas músicas

    Fala sério, aquecer a voz pra cantar em roda de amigos?
    Não é cantar uma vez ou outra sem aquecer que vai estragar sua voz...
    Além do mais, musicas em roda de violão não precisam ser cantadas potentemente, como em um show ao vivo né?

    E outra, vc vai passar por metido se: "ta, mas espera que eu tenho q aquecer minha voz"

    Cante duas ou três musicas que sejam faceis para sua tecitura e já ta mais do q bom pra ir adiante com outras "mais exigentes" (você não vai sair gritando agudos em uma roda de violão né?)

    londrer
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: londrer
    · votar


    Leopold
    Simples. Não canto.

    Aff, sério?
    Como vc mesmo disse, pegue musicas mais de boa e comece devagar.

    Tive amigo cantor que dava dessas de "não vou cantar, pq preciso aquecer minha voz primeiro"... sério? uma música? numa festa de amigos? numa rodinha de violão?

    Se cada violonista ficar com esse tipo de atitude toda vez q tiver q tocar... "pera, tenho que me alongar, aquecer os tendões, você sabe como é, né? tendinite..."

    Sou 100% contra esse tipo de atitude... é justamente por ser "profissional" q "todo mundo" quer ver uma palhinha... ninguem ali quer uma aula de como cantar foderozamente bem...

    Prefiro ir lá e fazer meia duzia de musicas de boas, sem precisar me esforçar, do que pagar de "profissional metido"...

    Lógico que ser alugado em todo lugar q vc vai deve realmente ser chato, mas duvido q seja o caso...

    Gansinho
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Gansinho
    · votar


    Leopold
    Pô, eu disse que ia ficar uma m. ? auhauh
    Quem sou eu pra dizer

    Inclusive tem tempo que você não posta nada hein, hehe.

    Leopold
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    londrer

    Bom, se as pessoas não gostam dessa atitude o problema é delas. Um cantor sabe que não deve cantar sem aquecer e que isso é prejudicial.
    Se acharem que é "profissional metido", azar.
    Cada um sabe o que é melhor para si e se quer cantar ou não, se as condições são favoráveis ou não.
    Isso é essa mania de querer agradar os outros. Se a pessoa se preocupa com isso então que cante o quanto queira.

    Quando você é profissional e alguém quer um apalhinha como você disse, é o mesmo que você ser médico e ir numa festa e alguém querer uma consulta.
    Absolutamente a mesma coisa.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Falando em Karaokê...

    O aniversário da minha irmã será num Karaokê! Fica lotado esse troço. Tem carinhas lá que possuem até fã clube! hehe Deve viciar... É a minha chance de ficar famoso! Pelo vistou aquecerei minha voz com uma dose de Tequila, hehe.

    ;)

    rasjr1305
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Simples, cante musicas de tom médio, sem forçar.

    McBonalds
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: McBonalds
    · votar


    londrer
    Tive amigo cantor que dava dessas de "não vou cantar, pq preciso aquecer minha voz primeiro"... sério? uma música? numa festa de amigos? numa rodinha de violão?

    Certíssimo ele. Quem é cantor profissional e preza pelo seu público e também pela sua imagem sabe que não vale a pena arriscar a cantar mal (mesmo que seja alguma coisa simples) por causa de algumas pessoas sem noção.

    Há hora e local pra tudo. Querer que um cantor profissional pare o que está fazendo na hora e tire uma música pronta "do bolso" assim em qualquer lugar como se fosse uma caixinha de música ambulante é coisa de gente que não tem a mínima noção de toda a preparação necessária envolvida no canto.
    Conheço cantores, por exemplo, que chegam a ficar dias em silêncio absoluto para poupar a voz antes das apresentações.

    Se cada violonista ficar com esse tipo de atitude toda vez q tiver q tocar... "pera, tenho que me alongar, aquecer os tendões, você sabe como é, né? tendinite..."

    Violão é diferente de canto. A probabilidade de se lesionar é mínima nesses casos. Agora, você pediria a um maratonista no meio de uma festa que corresse 100 metros ali, rapidinho, só pra ele mostrar o trabalho dele?

    é justamente por ser "profissional" q "todo mundo" quer ver uma palhinha
    Se o cara é profissional e todo mundo quer ouvir o cara cantar, então que comprem o CD ou vão no show. O pessoal que fica enxendo o saco com isso é o mesmo pessoal que pensa 5 vezes antes de desembolsar R$15,00 numa apresentação, ou em um couvert.

    Lógico que ser alugado em todo lugar q vc vai deve realmente ser chato, mas duvido q seja o caso...

    Se você fizer isso uma vez, as pessoas vão querer que você faça sempre.

    Odeio esse vício maldito que colocaram nas pessoas de que músico tem que estar pronto pra fazer música sempre. É ridículo.
    Se um pintor, eletricista ou advogado não tem que sair por aí dando "amostra grátis", por que essa implicância com músico?

    damiusc
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Penso eu que cuidado vocal deve se ter sempre, não só quando canta.
    A própria fala já é um exercício vocal.
    Se sua voz estiver bem posta e apoiada e uma respiração adequada sempre, desde que não alcance os limites de extensão vocal, não vai encontrar dificuldade de cantar sem estar aquecido.
    (Eu acho)

    Leopold
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    damiusc

    O problema é que voz falada e cantada são coisas absolutamente diferentes.
    Para cantar de uma maneira correta vc tem que sair da voz falada em direção à cantada com aquecimento. Se vc não faz isso corre o mesmo risco que o de um corredor de 100 metros que vai correr sem aquecer.

    Me lembro que li num livro do Pavarotti, que ele uma vez se empolgou com um ensaio e cantou sem aquecer. E tinha apresentação à noite. O relato é que por conta do que ele fez à tarde, a performance dele na ópera foi ruim.
    Ele mesmo narra que nunca mais fez aquele tipo de coisa.

    Mas como tudo tem as suas devidas proporções, se estamos falando de gente que canta por hobby, em rodinhas de amigos, etc, que não tem nenhum compromisso e não depende da voz para sobreviver, aí este pode se dar ao luxo de fazer o que quiser.

    Prefiro ir lá e fazer meia duzia de musicas de boas, sem precisar me esforçar, do que pagar de "profissional metido"...

    Isso só pode ser dito por alguém que não é profissional, correto?
    De resto, quem tem como meio de vida o cantar tem que cuidar bem do instrumento pois depende dele.

    Se você deixar alguém irritado porque você não quer fazer a vontade dele, que é que você cante por exemplo, repito...problema dele. Possivelmente você nunca mais vá ver essa pessoa novamente na vida, mas a sua voz tem que estar apta amanhã, e depois e depois, para um show, um recital, etc.

    Joaozin
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    londrer
    Não é cantar uma vez ou outra sem aquecer que vai estragar sua voz...

    Cara, a questão não é nem essa de estragar a voz. Quando se canta sem aquecer a possibilidade de ocorrerem falhas é bem maior, sem contar que a qualidade da voz fica bem pior também. Nada a ver também isso aí de pagar de metido, não vejo nada de errado em fazer algo bem feito.

    Leopold
    Enche o saco, não? Ainda mais quando ficam insistindo e você sabe que não vale a pena cantar desaquecido e correr o risco de ser criticado negativamente.

    leviribeiro
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Joaozin ja aqueci no banheiro de barzinho. As vezes vou nuns karaokes, aí antes de cantar, vou no banheiro e faço uns alongamento, uns vocaizes, e tudo mais, to nem aí pra um ser que entre no banheiro e ouça alguma coisa... Aliás, durante o dia, eu faço uns brr, trr, bem levinho, só pra dar uma "soltada" na coisa!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que vocês fazem quando não dá para aquecer a voz?