Canto Erudito - Dicas Iniciantes

    Autor Mensagem
    Lord fafe
    Veterano
    # mai/12


    Olá pessoal, faço música na UnB e nesse semestre peguei a matéria "Introdução ao Canto". Enfim, quero algumas dicas de canto por que, eu sei que estou com a afinação baixa, a professora diz que é normal no começo, mais isso me incomoda muito, o problema é que diferente de algumas pessoas, eu tenho plena consciência de que estou desafinando! Eu queria saber se vocês tem alguma dica em relação a isso!

    p.s. No final do semestre eu ainda vou ter que cantar num auditório lotado uma ária Italiana, então é meio desesperador!

    Leopold
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    Não vejo como alguma dica vá ajudar você neste caso. Além de estudar não se tem mais nada a fazer...talvez aqui tenha algo que você possa aproveitar:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/147138/

    Gansinho
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Lord fafe
    o problema é que diferente de algumas pessoas, eu tenho plena consciência de que estou desafinando!

    Muitos músicos tem total noção de afinação, mas não tem a técnica necessária pra "colocar e manter a voz na nota que quer". Se fosse assim todos os guitarristas, baixistas e pianistas eram cantores.

    Só aulas mesmo cara.

    Lord fafe
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Gansinho
    Foi mais eu menos o que minha prof falou. Ela disse que eu to tentando emitir uma coisa que meu aparelho fonador ainda ñ é capaz, mas é TÃO complicado assim a coisa??

    Leopold
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    mas é TÃO complicado assim a coisa??

    É mais. Isso é o básico do básico ainda.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    As dicas incicias estão no tópico que o Lepold já indicou.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/147138/

    Para melhorar, só com aula, estudo contínuo e paciência. É a sua musculatura que está se acostumando ao exercício e isso leva tempo, gostemos nós ou não, tenhamos nós paciência ou não.

    As aulas são essenciais para que vocẽ seja corrigido a cada erro, pois é comum cada um querer inventar algum trejeito achando que vai facilitar quando vai atrapalhar (erguer a cabeça nos agudos, abaixar nos graves, escureçer a voz nos graves dentre tantos outros erros).

    Se você pega algum vício (que já foi meu caso), demora mais tempo para arrumar depois do que aprender do zero do jeito certo.

    Em suma, só aula resolve.

    Lord fafe
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Leandro Rigon
    Tens razão, eu estudo a 3 meses e quero fazer coisas que o pessoal estuda a anos e ñ consegue! Mais agente fica frustrado!

    leviribeiro
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Lord fafe faz vocalize todo dia, aqueles "a e i o u", "ziu ziu" "brr, trr, zzz" bem devagar, se corrijindo sempre q desafinar.. e usando as tecnicas de canto aí q vc ta aprendendo, tipo apoio, impostação, blablaba

    todo dia, varios exercicios, é que nem guitarra, tem q fazer aqueles exercicio direto pra tocar os solos maneiros haha

    Lord fafe
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    leviribeiro
    Ah eu to fazendo, e to até percebendo uma melhora gradativa! Quando eu comecei a cantar eu cansava muito fácil, respirava tudo errado e meu diafragma doía pacas, agora tá bem melhor!

    Leandro Rigon
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Leandro Rigon
    · votar


    Quanto a ária, vou deixar o nome de uma canção, quer poderia ser transposta para o tom que mais for confortável para você.

    Vaga luna che inargenti - Canta Cecilia Bartoli
    http://www.youtube.com/watch?v=AwA7PVc3sBE

    Mesma Música, com o Leopold
    http://www.4shared.com/mp3/2Oqr5YUR/Vaga_Luna_Che_Inargenti_-_Gers.htm

    A ária não é dificílima quanto a leitura de nota e afinação, mas a aparente facilidade esconde muita coisa. Não é tão simples assim a interpretar: envolve muito legatto e interpretação.

    Mas é muito linda. Estudei isso há pouco tempo e foi muito agradável.

    Lord fafe
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Leandro Rigon
    Ah eu minha professora escolhemos uma ária para o recital de fim de semestre! É uma italiana chamada Viene, Viene oh mio dilleto! Alguém aí conhece?

    Leopold
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    Leandro Rigon

    Vixi, pegou uma gravação antiga minha de 2002, rs.

    Lord fafe

    Essa eu acho uma ária extremamente interessante:



    Lord fafe
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Leopold
    Bonita mesmo! A que eu to estudando até que é bonitinha tbm, só que tem um ré que eu to achando muito grave! p.s sou tenor!

    É essa daqui ó!


    Leopold
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    só que tem um ré que eu to achando muito grave! p.s sou tenor!


    Sim, mas então altere a tonalidade. Em ária antiga isso não tem problema.

    Lord fafe
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Leopold
    Eu alcanço, mas eu acho que minha professora quer que eu cante nesse tom mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Canto Erudito - Dicas Iniciantes