Avaliem minha voz

    Autor Mensagem
    Joaozin
    Veterano
    # mai/12


    Então pessoal, o titulo diz tudo! Gravei 3 músicas para que vocês pudessem avaliar minha voz, porém o microfone que eu usei foi o da minha webcam e ele não é muito bom, mesmo distanciando bastante e ficando de costas para ele houve saturação nas partes altas. O violão não está muito bem tocado, errei algumas partes, mas o que importa é a voz! Se possível gostaria muito de ouvir a opinião do Chris e do Leopold, que são os grandes professores aqui do forum. Valeu gente!

    Codinome Beija-Flor - Cazuza: http://soundcloud.com/joaohenrique-1/codinome

    Segredos - Frejat: http://soundcloud.com/joaohenrique-1/segredos

    The Professor - Damien Rice: http://soundcloud.com/joaohenrique-1/the-professor

    Joaozin
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    up

    Leopold
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Joaozin

    Na The Pofressor aos 01:10 me lembrei do carinha do "para nooooooossa alegria"!!! eheheh.

    Mas enfim, ouvi com atenção e a primeira coisa que ficou evidente principalmente em Codinome Beija-flor, são os portamentos em excesso. Isso deixa a música mole e a sonoridade fica comprometida. Isso se repete nas outras com menor intensidade.

    O que dá pra ver é que a sua ideia de como cantar é boa, porém a execução não. Voz apoiada na garganta, alguns vícios em pronúncia, portamento, voz com emissão baixa, problemas de afinação, enfim, falta o básico técnico para uma execução melhor.

    Não é nenhum segredo e a solução é a de sempre. Aula, aprender o básico e seguir em frente.

    Joaozin
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Leopold
    Muito obrigado pela critica. Fiz apenas 3 meses de aula de canto e parei por causa de uma cirurgia para retirada das amígdalas e correção do desvio de septo. Hoje em dia pretendo voltar a fazer aulas, mas estou a procura de um bom professor e isso não é tão fácil de encontrar hehe.
    Bom, a voz apoiada na garganta, problemas de afinação e vícios em pronúncia eu sei do que se trata, agora os outros dois problemas estou meio em dúvida. O que seria esse portamento? E a voz com emissão baixa seria corrigida jogando a voz para as ressonancias mais superiores?

    Leopold
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Aos 0:53 você faz isso, observe. Parece que você liga duas notas, vem lá de baixo flooor em flor. Pega desafinado e leva até a nota. E segue fazendo isso na música, parece uma montanha russa.

    A emissão baixa é o que acontece bem nesse caso, influenciando inclusive a afinação. Você não pega a nota na cabeça, mas sim abaixo. Só que isso se mantém no restante. Significa que ela não está no foco, não está bem colocada, está mais próxima da fala do que do canto. Eu sempre dou como exemplo que você fala no térreo e tem que cantar no quinto andar.

    Mas a emissão baixa não tem só como causa a colocação da voz, porque antes disso vem o apoio. Mal apoiado não se chega lá, então antes de tudo, apoio e respiração que é o que vai fazer que você consiga colocar a voz no lugar.
    Uma voz também pode estar bem colocada, mas pode ser a custa de esforço, o que também é errado.
    Todo o conjunto tem que funcionar com harmonia , senão não se obtem resultado satisfatório.

    Aula!

    Joaozin
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Leopold
    Bom eu entendi o que você disse. Realmente acho que o problema está na respiração e apoio. Sempre tive uma boa noção de afinação, porque quando criança tocava violoncello na orquestra da minha escola, e aquilo me deu um puta ouvido hehe. Mas as vezes é como se a potencia do diafrágma não fosse o suficiente e eu não chego a nota. Também tenho problemas para articular algumas vogais fechadas, em especial o "I". Muito obrigado pela sua crítica, ajudou bastante. Vou voltar as aulas assim que eu encontrar um professor bem qualificado. Abraço

    Leopold
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    Joaozin

    Só pra terminar, esqueci de comentar sobre os A's. Possivelmente você não esteja fazendo o A na vertical, ou seja abaixando o queixo, dando o espaço necessário (quase ninguém faz direito, a maioria tenta buscar um A horizontal, que vai pra garganta), mas a sonoridade está meio fechada. As vezes parece nasal demais, não dá pra ter bem certeza pela qualidade da gravação, mas esse for o seu caso, não faça muito próximo de ã, pense em mais em À.

    Dicas boas, mas que sem acompanhamento vai ser dificil implantar.

    Joaozin
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Leopold
    Eu entendo completamente isso sobre o A. Quando estou fazendo vocalizes eu faço ele na vertical, mas quando estou cantando tenho tendência a fazer ele mais horizontal. O que me deixa p#$o é o fato de eu ter feito aulas de canto com uma professora de canto lírico conceituada aqui da minha cidade e ela NUNCA ter dito nada sobre minha voz estar na garganta e sobre esses portamentos. Mas é assim mesmo, vivendo e aprendendo hehe. Valeu pelas dicas, vou treinar agora para tentar corrigir estes problemas e é claro, vou retomar às aulas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliem minha voz