Cantar mais alto sem estragar a voz

    Autor Mensagem
    BruMarcondes
    Veterano
    # mai/12


    Eu faço aula de coral... to no começo, ele dizia que era aula de expressão vocal, mas cara, é coral,e eu nao aguento mais fazer baixo...Entrei na aula justamente pra ampliar meu tom...Eu chego em graves como os do Ville Valo da banda HIM, todos os graves dele. Mas por exemplo... Se eu for cantar Simple Man na versão do Shinedown, no refrão eu já não chego, canto o verso,mas o refrao me falta voz... Só se eu forçar muito, e ainda assim falha e fica feio, mas eu sei que forçar não é bom...então nem tento. Meu professor é um acomodado, e fica me botando pra cantar frank sinatra, nelson rodrigues e outras musicas que ele gosta. Com ele, no chance. Então, até que eu possa fazer aula com um professor que realmente queira ensinar a cantar... eu queria alguma dica de como primeiramente CUIDAR da minha voz ao cantar, e o que eu posso fazer parar ir ampliando minha subida de tom aos poucos. Mu professor disse que eu sou um baixo pronto, inclusive eu alcancei anota mais grave do teclado, mas que ele acredita que eu seja baritono, pois alcanço tons mais altos que ele,mesmo nao tendo treinoou tecnica. Eu forçava a voz antes, e acabei adquirindo um rouco proposital ao estilo Brent Smith em Not Strong Enough(tambem nao alcançoo refrao), consigo mascarar bastante minha voz, desde deixá-la forte como a do tim maia como fraca como Dallas Green, afinar ou engrossar o timbre no mesmo tom, e a deixar rouco ou arranhado, tanto que sou omais visado nas aulas de coral, mas... como meio mundo, eu quero cantar Guns... Rascal Flatts, Avenged, Shinedown - SimpleMan, etc.. Alguém poderia me ajudar? Ah, esqueci de dizer, tenho 16 anos e notei que alcanço tons mais altos do que ha 3 anos atrás quando comecei a cantar, apesar que as vezes acho que mesmo com o grave tambem melhor, eu forço um pouquinho mais do que deveria forçar nos tons baixos se eu tivesse a mesma voz de antes.

    Leopold
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Você sabe o que mata na sua idade? Ir aos extremos.
    Você tem que saber primeiro que o que importa na voz no começo do trabalho é o meio. Tem que resolver primeiro o centro, pra depois subir ou descer.
    Outra coisa é querer cantar alguma coisa e poder cantar tal coisa. Cada um tem a voz que tem e não adianta querer mudar. Tem que tirar o máximo dela.
    Na sua idade, querer cantar coisas agudas demais, nem que fosse tenor não seria bom.

    Agora, a única dica que eu posso te dar pra cuidar da sua voz no momento é:
    NÃO FORCE NUNCA!
    Cante coisas simples e fáceis pra você. Apertou o pescoço, pare. Ficou rouco, pare. Fica roxo no agudo, não faça agudo!

    E o principal. Vai estudar com um cara bom, porra. SE é que o seu professor não é bom.

    BruMarcondes
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Obrigado.... É isso então... E, pow, não é que ele seja ruim, é desinteressado mesmo.

    Gansinho
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    BruMarcondes
    Professor desinteressado é professor ruim.
    Troque.

    BruMarcondes
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Farei isso então... Obrigado. ô/

    Leopold
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    Pela minha experiencia, nao sei a dos outros, nunca vi ninguém se dar bem em aula de canto dada em coral. Funciona só pra coral e é algo mais genérico, mesmo porque é muita gente. Não dá pra dar tanta atenção para uma pessoa só. 100% de certeza que o maestro não ganha o suficiente pra isso.

    É o básico do básico (que pra quem não sabe absolutamente nada faz alguma diferença).

    Então, o recomendado, se a pessoa quer ir mais além, é aula particular. Nada de aula em grupo.

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Se não me engano, aula em grupo, em coral, etc., é chamada: Aula de Técnica Vocal.
    Aula de canto é sempre individual.
    --------------------
    Cara!! Se tu é baixo, é baixo e ponto !! Não adianta forçar !!
    Baixe o tom das músicas que tu queres cantar.
    Dica: Tem uma banda muito legal em que o vocalista é um baixo ----> Crash Test Dummies

    Leopold
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    El_Cabong

    Não conheço essa diferença. Numa aula de canto vc pode englobar técnica vocal e outras coisas também.

    Mas dizer que aula de canto ou aula de técnica vocal são coisas diferentes?
    Não vejo como.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/12 · Editado por: Christhian
    · votar


    El_Cabong
    Se não me engano, aula em grupo, em coral, etc., é chamada: Aula de Técnica Vocal.
    Aula de canto é sempre individual.


    Não tem nada a ver. Se há alguma diferença, é literal, pela abrangência dos termos.

    Nesse aspecto, aula de canto pode envolver outros aspectos da música para o canto, como: teoria musical, solfejo ritmico e melódico, repertório, etc.

    Aula de técnica vocal é autoexplicativo.

    leviribeiro
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    BruMarcondes cara... muda de professor... procura aula de técnica vocal... cantar música, afinação, é treino, é repetição, é decorar...
    Com aulas de tecnica vc vai poder passear entre os registros e cantar muita coisa. Eu faço aula de tecnica vocal, no dia q vi um dos alunos, que é um baixo, cantando Kamelot, eu acreditei que tudo é possível. hehe

    TitoOliveira
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    "Volume" tu ganha aprendendo a projetar a voz, que é algo que deve ser feito sem forçar se fizer direito. Mas isso tu só vai aprender com um professor te ensinando pessoalmente.

    Acredito que em um coral o professor tenta manter todas as vozes homogêneas e acaba não desenvolvendo o potencial das vozes individuais. Pelo menos isso é o que eu observo das pessoas que eu conheço que cantam ou cantaram em coral, posso estar enganado.

    De qualquer maneira ter um atendimento individual sempre vai ser melhor do que ter alguém ensinando de maneira ampla para um grupo inteiro. Isso vale pra qualquer tipo de aprendizado.

    leviribeiro
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    BruMarcondes Ah, pra cantar com mais volume, vc precisa aprender aquelas tecnicas de ópera, que os caram fazem apoio até com a bunda(é serio! hauah), ou aprender a fazer "belting" ou tbm tem um tal de "twang" aí que dizem....

    Joaozin
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    leviribeiro
    Tive que rir do apoio até com a bunda huahuahuahua.

    BruMarcondes
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Hum... Então, eu não sou muuuito baixo assim como meu professor disse. Por exemplo, acho JOhnny Cash grave demais pra mim. E... Eu consigo cantar Aerosmith - I Don't Want To Miss a Thing, quer dizer... eu consigo cantar o primeiro verso, e se, tiver inspirado, eu canto o refrão mas me esforçando e quase gritando... e.e But, antes eu não chegava nesse tom nunca na minha vida, ou seja, alonguei um pouquinho, mas ainda é muito pouco, eu nao tinha extensao vocal nenhuma. E Crash Test Dummies eu canto, apesar que dependendo do dia, fica um pouco forçado pra mim...

    leviribeiro
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    BruMarcondes vc precisa procurar um professor que se proponha a te ensinar oq vc quer. Tipo, de uma coisa tu nao pode escapar, que é tua genética, ou seja, vc é homem, tem a voz naturalmente mais grave, mas nao tao grave assim, quem sabe, um barítono?

    Mas oq realmente vai mudar são os pontos de transição, tipo, vc tem o seu registro de peito, se descer até, sei la, G2, casa 3 do bordao da guitarra, digamos que começa a ficar desconfortavel, aí começa a transição, pra descer mais só fazendo fry e tal.

    Aí pra subir, digamos, que vc consegue pegar até um G4, lá regiao do I dont wanna miss a thing, se nao me engano no refrao tem um A4, aí nessa regiao vc teria que fazer transição pra voz de cabeça, ou mixed voice.

    Aí digamos que vc quer cantar um metal muito doido, e vc vai com o mixed até um D5, E5, casa 12 do mizinho da guitarra, aí vc começa a transição pra falsete/half belting/ voz dos bee gees, ou do detonator do massacration.

    Aí digamos que vc é muito pilhado, e quer chegar num C6, dó agudo do soprano, aí vc faz transição pra whistle.

    Aí depois de whistle, não tem jeito, pega um apito de cachorro e assopra. haushuahsuhasuahssah

    Oq vai mudar é que se vc tiver voz mais grave, as transições vao ser mais em baixo, se vc for mais agudo, mais em cima.

    BruMarcondes
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Bom não entendi nada... Mas vou postar dois videos antigos meus... Os quais, bem, eu melhorei de lá pra cá... Mas tipo, a voz tá mais madura, mais bonita, mas ganhei pouco de extensão vocal.... acho que um tom e meio mais ou menos...

    Esse é o primeiro: http://www.youtube.com/watch?v=OQ6c0am14iw

    Esse é o segundo: http://www.youtube.com/watch?v=jsNnLI-Iwg4

    BruMarcondes
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Depois gravo um video beeeem melhor, pra mostrar aqui. E bem... vou procurar um professor.

    RU64
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    BruMarcondes
    eu canto o refrão mas me esforçando e quase gritando... vc canta o refrão da musica I Don't Want To Miss a Thing gritando?
    Na verdade você precisa se decidir qual voz você vai fazer, se é a primeira ou a segunda, o refrão desta música tem duas vozes, a primeira está em um tom relativamente baixo, agora a segunda voz é usado uma técnica chamado "falsete", muito utilizado por cantores sertanejos. Com essa técnica vc canta em um tom mais alto sem forçar.
    Abraços! !

    Leopold
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    agora a segunda voz é usado uma técnica chamado "falsete"

    Não é técnica é registro.

    muito utilizado por cantores sertanejos

    Na verdade não. Sertanejo faz os agudos em voz de peito.

    leviribeiro
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    BruMarcondes axei o segundo video bem legal, tenta gravar com mais qualidade aí.

    gabicss123
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Sou soprano, sou afinada, mas canto muuito baixo, ngm me escuta, parece q o som não sai, tem como melhorar isso? eu canto no louvor da igreja e preciso melhorar

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    gabicss123

    Você possivelmente está respirando errado, ou usando de forma equivocada o apoio. Ainda que não seja isso, mas sim apenas um problema de "potência" pura e simples, há exercícios para trabalhar para se aumentar o volume sem detonar sua voz.

    A dica veemente que dou é procurar um bom professor de canto.

    Abç, boa sorte e depois nos dê o feedback do que conseguiu.

    Ningen
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    gabicss123

    Faça aulas de canto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cantar mais alto sem estragar a voz