Dicas de canto em vídeo (youtube)

Autor Mensagem
Tiago Nogueira
Veterano
# abr/12


Galera, obviamente essas mini-aulas não substituem umas boas aulas de canto com um professor, mas já ajudam bastante quem não tem muito conhecimento. Para quem entende inglês é muito interessante:



Essa é uma das várias dicas que existem lá no canal dela.

Abraços!

Tiago Nogueira
Veterano
# abr/12
· votar


Ahh, na descrição de cada vídeo tem a transcrição do que ela falou, então dá pra jogar no google translator e ler enquanto ela fala.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/12
· votar


Putz.

Tiago Nogueira
Veterano
# abr/12
· votar


Jattto


Putz o que?

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/12
· votar


mas já ajudam bastante quem não tem muito conhecimento
Putz isso.

E principalmente isto:
Dicas de canto em vídeo.

Tiago Nogueira
Veterano
# abr/12
· votar


Cara... ajudam sim. E ponto.

Quem não faz ideia de como se posicionar em frente ao mic já tem uma ideia ao ver o vídeo.

Quem não faz ideia de como aquecer a voz tem uma ideia ao ver os vídeos.

E etc, etc.

E mais, não sei se você leu, mas no início do post eu fui bem claro ao dizer que essas dicas OBVIAMENTE (usei essa palavra) não substituem aulas de canto.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/12
· votar


Tiago Nogueira

Quem não faz ideia de como se posicionar em frente ao mic já tem uma ideia ao ver o vídeo.
Isso não tem a ver estritamente com canto e sim com captação/gravação.

Quem não faz ideia de como aquecer a voz tem uma ideia ao ver os vídeos.
Ideias de como fazer ajudam bastante em que? Em o indivíduo fazer e ACHAR que está fazendo de acordo com "as ideias"?
Não. "E ponto".

Tiago Nogueira
Veterano
# abr/12
· votar


Jatto

Você provavelmente não deve ter visto o vídeo, mas quando eu digo em posicionamento em frente ao mic eu quero dizer: maneiras de se portar ao cantar, como posicionamento do queixo, postura da coluna, etc.

Ideias de como fazer ajudam bastante no sentido de cantar sem aquecer e cantar com um aquecimento que seja. E vendo o vídeo, é difícil fazer algo que prejudique sua voz. Assiste o aquecimento 1 pra você ver e depois a gente conversa.

Leopold
Veterano
# abr/12 · Editado por: Leopold
· votar


Tiago Nogueira

Bola fora hein amigo. "E ponto" também foi ótimo.

Já passamos essa fase aqui no fórum faz tempo. Leia mais e use a busca.

Videos inúteis como esse tem aos montes por aí e melhor!!! em português!!!

Tiago Nogueira
Veterano
# abr/12
· votar


Galera, galera galera... sejam menos "radicais" e leiam exatamente o que eu escrevi.

Não to tirando crédito NENHUM de uma boa aula de canto. Aliás, fiz aulas de canto e elas foram extremamente cruciais para mim.

Só estou dizendo que o que a mulher diz nos vídeos são coisas interessantes. É só assistir pra perceber.

Imaginem a situação: alguém está cantando de uma maneira super errada, prejudicando a voz e não tem 1 centavo para pagar aulas de canto. Assistir a um desses vídeos pode sim ajudar a pessoa. Não tem como negar galera.

É CLARO (e vou repetir) É CLARO QUE AULAS DE CANTO COM UM BOM PROFESSOR SERIAM UMA AJUDA ENOOOOORMEMENTE MAIOR (um bom pleonasmo para me entenderem).

pOkiz
Veterano
# abr/12
· votar


Essa aula ela dá explicações para tirar a voz da garganta, manter um canto sem tensão. Diz os lugares de ressonância, também.

E dá exemplo de impostação, no caso, se não me engano, ela está dizendo sobre a passagem de voz pelo palato mole, dando a impressão que a voz passa por tráz da garganta.

E por fim, fala que a saúde e estado corporal, influi diretamente no canto; não cantar relaxado, automaticamente irá fechar a garganta gerando muita tensão.

Videos assim tem dicas importantes, legal. Porém nada como a prática e mostrar ao professor se está certo ou não, as vezes assistindo videos assim você acha que está fazendo certo e acaba desgastando muito a voz, por não estar fazendo da maneira correta. É bem relativo

Leopold
Veterano
# abr/12 · Editado por: Leopold
· votar


Tiago Nogueira

O problema é simples. Essas dicas são totalmente inúteis.

Imaginem a situação: alguém está cantando de uma maneira super errada, prejudicando a voz e não tem 1 centavo para pagar aulas de canto. Assistir a um desses vídeos pode sim ajudar a pessoa. Não tem como negar galera.

Imagine a situação. O cara está cantando errado, vê esse vídeo e em casa vai aplicar....como? NINGUÉM muda absolutamente NADA, vendo isso.
Não é radicalismo não, é fato.

Agora se vocês querem continuar pensando assim, por mim, não tem problema. Tenho mais dicas:

- Não force a garganta pra cantar.
- Cante com emissão alta.
- Abra as costelas, use o apoio.
- Não abra demais a boca pois pode entubar.
- Coloque todas as vogais em cima do I.

E aí? alguém melhorou já?

Tiago Nogueira
Veterano
# abr/12
· votar


Leopold

Tudo bem cara...

Eu canto há um tempo já, você provavelmente também.

Eu acho que ajuda, você acha que não.

Não ficarei tentando convencer ninguém aqui, quem acha que ajuda, assiste, quem acha que não, não assiste, e pronto.

Abraços!

Leopold
Veterano
# abr/12
· votar


Tiago Nogueira

Eu dou aula . Canto o mesmo tanto que você tem de idade.

Você acha que ajuda. Eu sei que não.

Mas enfim, como você disse, assiste quem quer.

francisalex
Veterano
# abr/12
· votar


Video aula de canto, os professores do forum piram.

Tiago Nogueira
Veterano
# abr/12
· votar


Leopold

Ah, você esqueceu de dizer que também é arrogante.

francisalex

ô se piram...

Tiago Nogueira
Veterano
# abr/12
· votar


francisalex

Aliás cara, eu tenho a impressão de que muitos aqui piram com qualquer coisa que não sejam eles ensinando em suas escolas.

McBonalds
Veterano
# abr/12
· votar


De fato, o que ela está falando não está errado. É praticamente a mesma coisa que eu tenho ouvido nos masterclasses de cantores líricos conhecidos e mesmo nas minhas aulas de canto.

A questão é que simplesmente assistir a esses vídeos sem um profissional acompanhando e supervisionando a aplicação da técnica não ajuda ninguém. Quem já tem algum tempo de estudo até consegue analisar o que está sendo dito e começar a colocar em prática, mas quem não tem idéia nem de como apoiar provavelmente vai fazer errado sem nem se dar conta disso.

Eu não vou generalizar e dizer que nenhum vídeo de técnica vocal presta. Tem muitos vídeos interessantes, como esse abaixo, mas repito, só serve para quem já tem uma base suficiente pra poder analisar e entender o que está sendo dito. É muito mais um demonstrativo da técnica do que uma aula propriamente dita.



McBonalds
Veterano
# abr/12
· votar


Tiago Nogueira
Aliás cara, eu tenho a impressão de que muitos aqui piram com qualquer coisa que não sejam eles ensinando em suas escolas.

Pra ser sincero, eu já cheguei a pensar assim, que cada um aqui estava tentando puxar a brasa para a sua sardinha. Depois que eu comecei a fazer aulas de verdade foi que eu vi a quantidade absurda de informação que você tem que absorver e colocar em prática, e como eu tinha sido injusto.

Tiago Nogueira
Veterano
# abr/12
· votar


McBonalds

Imagine a situação: alguém canta de forma errada, tenciona os músculos da garganta e sente a garganta doer.

Essa pessoa assiste o vídeo, e a partir do que a mulher diz, começa a cantar de um jeito em que não sente mais dor.

Isso não é uma evolução?

Ah, e obrigado! Finalmente alguém com quem dá para conversar.

francisalex
Veterano
# abr/12
· votar


Eu tive a mesma estranheza quando eu entrei nessse fórum, nos outros que frequento (sobre outros assuntos vale ressaltar), quando vc dá uma opnião "idiota" e divergente da "elite" de forumeiros, vc simplesmente é ignorado ou é respondido cordialmente. Aqui tem uma espécie de gatilho; postou "besteira", vem gente fechando o tópico, te mandando fazer aula, e te mostrando a o artigo e paragrafo da lei do fórum você iinfringiu (minha conta foi até banida pelo nigga Chris). Em todo caso se tratando esse do melhor fórum sobre canto aceitemos as regras.

Realmente dizer que todas as video-aulas sobre o canto não prestam é uma hipérbole. Uma video aula ruim pode te trazer tantos males quanto um professor ruim. E quem não tem condição tempo/financeira de entrar em uma aula? Deve simplesmente "ficar parado" e desistir do objetivo de cantar bem ? (Eu espero resposta ;D )

Abrax!

Leopold
Veterano
# abr/12 · Editado por: Leopold
· votar


Ah, você esqueceu de dizer que também é arrogante.

E você é ignorante no assunto.

Quanto às elites e postar besteira. SIIIM postou besteira tem que refutar mesmo. Agora vocês querem ficar insistindo baseado nos seus achismos?

Não me importo se vocês achem ruim ou não. O que importa é esclarecer aos iniciantes que esse tipo de pensamento é uma pura perda de tempo.

O problema é gente que cai de paraquedas e posta uma pergunta ou texto tolo atrás do outro e por mais que você tente esclarecer continua. Mas é claro que tem que fechar o tópico. Não se dão ao trabalho nem ao menos de ler os tópicos fixos, de fazer uma busca.

Se fizessem isso não teriam nenhum desgaste e aí começariam realemente a aprender algo sobre o estudo do canto.

Agora "baseado na minha opinião pessoal" ou "eu acho que" mas nunca provei nada, então...podem chamar do que quiserem, aliás é a única coisa que sabem fazer quando falta argumento é partir pra ofensa.

Lógico...bem típico. Não serão os primeiros nem os últimos a criarem caso por pura ignorância. (aquela de ignorar um assunto).

McBonalds
Veterano
# abr/12 · Editado por: McBonalds
· votar


Tiago Nogueira
Imagine a situação: alguém canta de forma errada, tenciona os músculos da garganta e sente a garganta doer.

Essa pessoa assiste o vídeo, e a partir do que a mulher diz, começa a cantar de um jeito em que não sente mais dor.

Isso não é uma evolução?


Não necessariamente. A pessoa pode até estar sentindo menos dor, mas ela pode estar adquirindo (ou mesmo reforçando) vícios que vão prejudicá-la em outros aspectos da voz (agudos, por exemplo). Vícios estes que vão levar muito mais tempo para corrigir depois.

E além do mais, o fato de não estar sentindo dor não significa que não está tensionando. Muitos iniciantes ainda não têm a capacidade de perceber quando está forçando. Pra você ter uma idéia, isso é uma coisa que eu só estou começando a perceber agora, depois de mais de 3 anos de estudo.

francisalex
Eu tive a mesma estranheza quando eu entrei nessse fórum, nos outros que frequento (sobre outros assuntos vale ressaltar), quando vc dá uma opnião "idiota" e divergente da "elite" de forumeiros, vc simplesmente é ignorado ou é respondido cordialmente.

Aqui também é assim. Pelo menos na primeira vez que a pergunta aparece.
O que acontece é que a maioria simplesmente posta e faz perguntas sem nem se dar ao trabalho de ler os outros tópicos, aí "cai de paraquedas" no fórum fazendo perguntas e levantando questões que já foram insistentemente debatidas e refutadas aqui. Por isso muitos não têm paciência.

Realmente dizer que todas as video-aulas sobre o canto não prestam é uma hipérbole.

Eu não disse isso. Eu disse que não podemos dizer que todos os vídeos sobre técnica vocal são ruins.Há uma diferença entre o vídeo se propor a ensinar alguém a cantar, e simplesmente demonstrar qual a técnica correta (como o vídeo que eu postei do Kraus). De fato as vídeo-aulas podem até estar passando informações corretas (como a dessa senhora aí do tópico), mas elas não têm efeito nenhum em quem não sabe absolutamente nada de técnica.

nigga Chris

Huahuahua, nunca vi alguém se referir a um japonês com esse termo =P

Tiago Nogueira
Veterano
# abr/12
· votar


Leopold

Busque o que significa arrogância num dicionário. A partir do que você escreveu ali em cima, não é uma ofensa e sim uma constatação.

Voce não sabe minha idade, não sabe o quanto de experiência eu tenho e por um conservadorismo radical não tenta nem mesmo conversar, se colocando de uma maneira nada mais, nada menos que arrogante.

Você pode ser o deus do canto mas nunca se esqueça do respeito.

McBonalds
Veterano
# abr/12
· votar


Não se dão ao trabalho nem ao menos de ler os tópicos fixos, de fazer uma busca.

Pra vocês terem uma idéia,lá em 2005, antes de eu me cadastrar aqui no fórum e começar a postar eu li todos os tópicos do fórum, sem brincadeira. E na época (antes da administração fazer uma limpeza geral) eram mais de 300 páginas.

Leopold
Veterano
# abr/12
· votar


Em todo caso se tratando esse do melhor fórum sobre canto aceitemos as regras.

E porque será que é? Porque aqui você irá encontrar gente que pode falar com propriedade pois vivencia a coisa. Pense num professor de canto que tem que debater sobre o básico de técnica geralemnte com pessoas que NUNCA fizeram UMA aula de canto na vida??

Deveriam aproveitar mais as oportunidades lendo o conteúdo do que tentar provar suas "teorias" sem embasamento.

francisalex
Veterano
# abr/12
· votar


McBonalds
Eu também li bastante tópico aqui também, tenho mania de escrever o nome de qualquer cantor que venha a cabeça na busca e ficar lendo tópicos relacionados à ele.

Tiago Nogueira
Esse tipo de discussão (quem é ou não é arrogante) aqui nao vai levar à nada. Vai por mim.

Leopold
Vc respondeu um tanto de perguntas que eu não fiz, e a única que eu fiz vc não respondeu. Vai ela aqui denovo: E quem não tem condição tempo/financeira de entrar em uma aula? Deve simplesmente "ficar parado" e desistir do objetivo de cantar bem ?

Gansinho
Veterano
# abr/12
· votar


Tiago Nogueira
Vou dar a melhor dica que pode se dar pela internet pra você:
Cante forçando o menos possível.

É basicamente isso que uma pessoa que não faz ou nunca fez aulas de canto pode absorver de dicas pela internet. Além das dicas básicas de cuidado vocal, como evitar fumar, essas coisas.

Os caras aqui no fórum sabe do que fala, e a gente às vezes se estressa com esse assunto por aqui porque ele já foi debatido INÚMERAS vezes cara, é só você usar a busca.

Mr. Window
Veterano
# abr/12
· votar


Com todo o respeito, o vídeo postado não ajuda quem não tem noção. E mesmo para quem tem noção, se esse alguém não souber como funciona a respiração diafragmática, como e onde armazenar o ar, e como liberá-lo depois, como funciona a ressonância da voz, e como realizá-la de forma bem feita, e todos os fundamentos básicos do canto, será algo inútil. A não ser que a pessoa já TENHA ESTUDADO com professor isso, e queira apenas relembrar um pouco de o que se deve sentir na ressonância da nota cantada. E mesmo assim, o vídeo não seria dos mais apropriados. Desculpe, achei a iniciativa suuper interessante cara, admiro quem toma atitudes para ajudar os outros. Mas existem tópicos bem mais indicados e qualificados exercendo a função que o seu tentou. Logo mais, posto aqui um link de um deles. Abraços.

Leopold
Veterano
# abr/12 · Editado por: Leopold
· votar


Você pode ser o deus do canto mas nunca se esqueça do respeito.

Vc perdeu o respeito qdo me chamou de arrogante. Se vc quer ser respeitado se dê ao respeito primeiro.

Se vc não mentiu, a sua idade é 23 anos.

E vc acha que ser desrespeitoso é discordar veementemente de vc? Então meu amigo o seu problema de ego é muito maior do que vc imagina.

Você vai chegar aqui, falar um monte de besteira, encher bem o saco e depois nunca mais aparecer. Já deu o seu showzinho , palhaço.


francisalex

Quem quer estudar se vira. Dá um jeito, cria condições, faz verdadeiras maluquices. Eu fiz isso. Agora é muito mais fácil ficar com a bunda na cadeira reclamando do que correr atrás do que se quer. Desculpas tem aos montes por aí.
E se não der mesmo o cara que desista porque então isso não é pra ele.
Caso contrário simplesmente continue a cantar do seu jeito porque se meter a fazer técnica errada é pior que nunca ter feito.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Dicas de canto em vídeo (youtube)