Dúvida sobre canto

    Autor Mensagem
    joaozinhow15
    Veterano
    # mar/12


    Boas ai amigos .

    Eu escuto em muitas video aulas que deve cantar no tom certo da música , por exemplo "se a musica for em lá , você canta em lá ".

    Como sei este tipo de coisas ? sou completamente iniciante mas gostava de me sair bem nesse mundo .

    valeu ""

    Leopold
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    joaozinhow15

    Você quer se dar bem neste mundo? O que você faz quando quer aprender alguma coisa?

    Certamente não é com vídeo aulas.

    Pegue um professor de canto e vai estudar rapaz!

    kurt hendrix
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: kurt hendrix
    · votar


    joaozinhow15

    sou completamente iniciante mas gostava de me sair bem nesse mundo .

    Eu tbm jow! (=

    joaozinhow15
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Amigo se eu soubesse de um professor ia perguntar .

    Mas alguém aqui me sabe dizer ou só querem mandar bocas ? :S

    leviribeiro
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    joaozinhow15 e aí véi, antes que chegem aqui caindo de pau em cima de vc:

    1 - é legal vc ter alguma experiencia musical... cresceu ouvindo musica, pais são músicos, ou outras pessoas na familia e isso te influenciou, aprendeu a tocar algum instrumento, faz aula, etc... qqr coisa q trabalhe sua musicalidade.

    2 - le alguns dos topicos fixos de canto aqui do forum, sobre tessitura, classificação, respiração, blabalba tem mta coisa....

    3 - procura aprender a fazer vocalises, mas já digo de antemao, é sempre melhor com um professor desde o começo, pois vc pode adquirir vicios... fazer algo errado no começo e se acostumar com aquilo....

    4 - posta algum video ou mp3 cantando aqui, de tempo em tempo, pra galera acompanhar sua evolução!

    abçs!

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/12
    · votar


    joaozinhow15

    Eu escuto em muitas video aulas que deve cantar no tom certo da música , por exemplo "se a musica for em lá , você canta em lá ".
    Como sei este tipo de coisas ?


    Estudando teoria e percepção musical. Não tem a ver com Canto em si. É o mesmo para qualquer instrumento.

    "se a musica for em lá" = se a música estiver em tom/escala de Lá Maior.

    "Você canta em lá" = "a tonalidade que estamos usando para tocar é Lá Maior, nos acompanhe neste tom". De um modo geral, não faz muito sentido alguém falar isso, já que a voz faz uma melodia e não acordes. Tu deves cantar (a melodia) no tom em que está a música, isso é lógico, já que, de outra forma, ficará dissonante (e a interpretação de quem ouve será de desafinação).

    TitoOliveira
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: TitoOliveira
    · votar


    Acho que o processo é ao contrário do que tu ta imaginando.

    Não é tipo falam pra ti "ó, essa música ta em Lá" e aí a partir disso tu sabe quais notas cantar.
    Tu escuta a música e naturalmente vai saber como harmonizar, porque tu sente quando ta dentro da harmonia e quando não está.

    Aí se mudam o tom da música, tu vai notar essa diferença e vai ajustar de ouvido mesmo. O cantor sabe a melodia da voz, o tom tu escuta na hora...

    Pelo menos comigo eu faço assim. Se eu não to acostumado com a música eu faço um som e vou subindo ou descendo até eu ouvir que estou no tom da música e a partir daí dá pra cantar. No violão/guitarra eu faço a mesma coisa quando vou improvisar. Eu sei a forma das escalas e eu sei qual nota dessas formas é a fundamental do tom. Aí eu deslizo o dedo em uma corda até encaixar no tom. Assim eu nem preciso saber de fato em que tom a música está, mas de ouvido eu sei que estou na harmonia.


    Claro que esse tipo de percepção tu vai ter depois de se envolver com música né. Isso não foi algo que me ensinaram a fazer... eu meio que fui criando a sensibilidade pra notar isso conforme eu fui aprendendo a tocar um instrumento.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/12
    · votar


    TitoOliveira

    Tu não nomeaste o "tu" que escreveste no teu texto, então não sei se foi para mim ou para o autor do tópico.

    Enfim... tu estás empregando o termo harmonia de forma incorreta.

    Mas, independentemente disso, normalmente, SIM, o vocal reconhece como cantar a melodia de acordo com a harmonia sendo tocada (com o arranjo feito) - de ouvido. Eu não falei nada a respeito disso no meu texto.

    O que entendi da pergunta do autor do tópico é que ele quer saber COMO SABER a real tonalidade do que se está cantando. Mas, na realidade, isso me é estranho, uma vez que a tonalidade define acordes para serem usados e não uma melodia. No caso, uma melodia pode definir uma tonalidade para a harmonia, conforme o arranjo de acordes feitos. Com uma partitura na frente (a clave e os acidentes presentes ou não nela definem a tonalidade), é possível saber a tonalidade da música, mas o vocal não precisa exatamente dessa informação, exceto quando ele tem prévio conhecimento da música, sabe sua tonalidade, já cantou antes e sabe se precisa adaptar a tonalidade para sua voz ou não (no canto popular, para que a melodia se transponha para região de maior conforto na voz).

    Tonalidade é um termo relacionado à harmonia (acordes), não faz muito sentido dizer que alguém está cantando em Lá (Lá Maior). Diz-se que a MÚSICA está em Lá Maior. Muitas vezes, uma mesma melodia pode ser arranjada em mais de uma tonalidade (pode ter harmonias diferentes).

    TitoOliveira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Jattto

    Ah eu não estava direcionando o "tu" pra ninguém especificamente, era só pra exemplificar como alguém faria as coisas que eu comentei.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre canto