Alguns meses sem praticar o canto pode fazer você perder a facilidade de alcançar notas?

    Autor Mensagem
    Guilherme Nau
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Guilherme Nau


    No começo do ano eu tinha uma facilidade imensa de alcançar notas chegando até Db como as do refrão de Forever do Kiss.Eram poucas as partes que eu desafinava (Mas também quando desafinava.... rsrs).Aí a escola começou a sobrecarregar,trabalhos gigantes e provas com o assunto interminável.Parei de cantar pelo menos uns 5 meses.5 meses sem saber o que é se sentir um Axl no banheiro ou tocando violão kk.Quando a coisa começou a melhorar eu percebi que não conseguia mais alcançar notas altas e nem rasgar o vocal com facilidade.Será que vou ter que desembouçar (espertinho que me corrijam ortográficamente) um professor pra recuperar as notas?Tudo bem que eu não fiz aulas.E não precisem se preocupar com o vocal rasgado sem aulas pq eu não sintia dor na cabeça e nem mesmo uma lixa na garganta.

    Sei que o certo é fazer aulas mas eu queria deixar pra fazer isso mais tarde quando entrasse em uma banda (até agora so faço apresentação solo).Mas será que vou ter que antecipar?


    Forever de Kiss pra quem não conhece





    kiki
    Moderador
    # set/11
    · votar


    Alguns meses sem praticar o canto pode fazer você perder a facilidade de alcançar
    comcerteza (espertinho que me corrijam ortográficamente)

    um professor pra recuperar as notas?Tudo bem que eu não fiz aulas.
    sem aulas tem grandes chances de voce não estar respirando corretamente.
    um bom treino vocal te permite "recuperar" o alcance, e talvez até ampliar um pouco mais.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    kiki

    Será que eu perdi o fôlego com a ausência do treino?Eu tenho muita vontade de ampliar isso,porque se eu aprendi isso sozinho queria ver o resultado com um profissional.Poxa com a frase
    sem aulas tem grandes chances de voce não estar respirando corretamente.
    um bom treino vocal te permite "recuperar" o alcance, e talvez até ampliar um pouco mais.

    eu me "encarnei" cara kk.

    Spect
    Veterano
    # set/11
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=Jcm0RmmbFic

    Esse é você cantando?

    Se for, até eu que não entendo nada de canto consigo perceber que, se você realmente quer cantar, precisa MUITO fazer aulas.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    Spect

    Esse vídeo é das antigas.Desse ano na verdade kk.Aconselho você ouvir esse:

    http://soundcloud.com/guilhermenau/jota-quest-s-hoje-cover

    ou esse que é outro clássico dos anos 70 pra 80 que tem bastante voz rasgada.O máximo que eu consigo fazer nesse tom

    http://soundcloud.com/guilhermenau/creedence-clearwater-revival

    Guilherme Nau
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Spect

    Como você achou esse vídeo?Dificilmente divulgo o canal aqui no FCC.

    O cover do Creedence eu gravei com a voz bem aquecida.

    shoyoninja
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Guilherme Nau
    E não precisem se preocupar com o vocal rasgado sem aulas pq eu não sintia dor na cabeça e nem mesmo uma lixa na garganta.

    Tá tudo bastante ruim tanto do ponto vista estético quanto técnico. A do Jota Quest não tem interpretação e está toda nasal, sem contar a tentativa clara de imitar o cidadão.

    Se você nunca de fato fez um treinamento como deve ser feito, então você nunca nem começou.

    O resto mais agudo está sofrível velho, eu recomendo tirar do ar.

    Abraços!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/11
    · votar


    Guilherme Nau
    http://soundcloud.com/guilhermenau/creedence-clearwater-revival

    Velho, a considerar essa música, a última coisa que você tem que se preocupar é com agudos e extensão. Tem que aprender o básico primeiro, trabalhar o centro da voz. O resto é consequência.

    Sério, não consigo imaginar alguém que não tem nem o básico do canto tentando cantar Forever... Não é uma música sequer pra quem está em um estágio intermediário.

    Abraços.

    Gansinho
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Guilherme Nau
    Pô cara, a do Creedence tá bem ruim.
    E tu queria cantar Forever ainda? Não dá cara.. Faça aulas.

    Spect
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Guilherme Nau

    Então, cara. Depois do post do Christhian, não preciso mais falar nada, hehe. Achei o seu canal do YT por aquele post do cover de Sweet Child o' Mine.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    shoyoninja

    A do Jota Quest não tem interpretação e está toda nasal, sem contar a tentativa clara de imitar o cidadão.

    Não intendi a parte de nasal e a falta de interpretação.Será que é algo que eu estou cantando meio que durmindo por exemplo?rsrs.Poderia me explicar melhor?

    E sim,ta sofrida mesmo.Eu nem toco mais ela pois nem chego mais perto dos tons.

    Se você nunca de fato fez um treinamento como deve ser feito, então você nunca nem começou.

    Cara sei que você entende muito melhor que eu mas acho que não é tão por aí.Eu diria que sei identificar o tom da voz ou da música,só interpreto de um modo bem errado.E cidadão?Você se refere ao vocalista do Jota Quest ou do Cidadão Quem?

    Christhian

    Você quer dizer que fazendo aulas posso melhorar de uma forma técnica?As aulas farei de certeza.Quanto ao centro de voz,você se refere a algo do gênero como o shoyoninja falou?

    A do Jota Quest não tem interpretação e está toda nasal, sem contar a tentativa clara de imitar o cidadão.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Outra coisa que gostaria perguntar para os membros do FCC,sei que ja tem topicos sobre a muda da voz mas:

    Fazer aulas durante a muda da voz pode afetar algo em minha voz para pior?

    Porque a da pergunta...Eu to com 15 anos,e pelo que li de relance sou baritono.Mas tambem li que um garoto ai que esta na muda da voz disse que queria entrar num coral mas a professora nao deixou,porque ficou na duvida de deixar ele ou nos baritonos ou no tenors para "nao causar danos".Algum questionamento quanto a isso?

    Gansinho
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Guilherme Nau
    Cara, o que o shoyoninja quis dizer é que você está cantando anasalado, o que é um erro técnico. E disse que você tá imitando o Rogério Flausino (é um cacoete que quase todos nós temos, de imitar o jeito que o vocalista canta a música original). E quando ele diz 'sem interpretação' ele quer dizer que você tá cantando sem feeling, falado.

    O que o Chris disse é que não adianta tu ficar se preocupando se alcança agudos, se sua extensão é grande, se nem o básico do canto você tem (apoio, respiração, projeção, etc). Você tem que começar a fazer aulas, pra aprender o básico primeiro.

    Eu to com 15 anos,e pelo que li de relance sou baritono
    Tu leu que tu é barítono? De onde isso? Leia o tópico fixo sobre técnica vocal (que o Chris fez) e tem uma seção sobre classificação vocal.

    Mas tambem li que um garoto ai que esta na muda da voz disse que queria entrar num coral mas a professora nao deixou,porque ficou na duvida de deixar ele ou nos baritonos ou no tenors para "nao causar danos"
    Eu acho que a professora não sabia claramente qual seria a classificação vocal dele (pela muda) e achou melhor não colocá-lo num grupo onde ele poderia forçar a voz.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gansinho

    Esperava que os autores explicassem mas como voce respondeu antes kkk...

    Mas ainda nao responderam se posso ou nao fazer aulas com os 15 anos.Acho que ainda to na muda de voz,mas quando falo nao sai mais aquele esquixo e agora FCC?Professor tambem aponta isso?

    Spect
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Guilherme Nau
    Mas ainda nao responderam se posso ou nao fazer aulas com os 15 anos.

    Claro que pode. E se quiser cantar, deve. Danificar a voz você vai é se ficar "cantando" sem técnica.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Spect

    Obrigado cara,duvidas respondidas.Ano que vem ja começo no canto e posto covers aqui.Inté

    JowR
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Guilherme Nau
    As dicas sao essas mesma, mas tem um ponto que queria acrescentar, treina o ingles tambem.
    Escutar "XANA(!) DOWN LIKE WATER" em Have You Ever Seen the Rain foi de partir alma.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JowR

    Acho que a falta de aulas também altera a silabização (seja lá como se escreve).

    Minha pronuncia fora da fala é avantajada.Se bem que parece mesmo uahshuas mas olha o trecho:

    shinin' down like water
    XAINAN DAUM LAIQUI UADER .Faltou um I e um N na xana se é que me intende auhshau.

    Gansinho
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Guilherme Nau
    Pra você ter uma noção..
    shining = 'xainIn', e não A como você falou. No máximo um 'xainEn', hehe.
    like = 'laiq' (se tu fizer um I no final mesmo, tá errado)
    water = 'uater' ou 'uarer' (uader não)

    O inglês tá meio fraquinho mesmo, mas o canto tá pior que o inglês, hehe.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gansinho

    Escolas estudual de SC né mano...Sacomé uahhsuaus

    Guilherme Nau
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pessoal,outra dúvida quanto ao canto.

    Enquanto eu não faço aulas posso cantar músicas do gênero de Só Hoje do Jota Quest como mencionei lá encima?Ou corro o risco de causar danos a minha voz?

    Spect
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Guilherme Nau
    Enquanto eu não faço aulas posso cantar músicas do gênero de Só Hoje do Jota Quest como mencionei lá encima?Ou corro o risco de causar danos a minha voz?

    Se você não forçar nada, pode. Se vai soar bem, aí já é outra história.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Spect

    Beleza.Acho que eu faço o "seja o que Deus quiser" pra chegar no tom.Mas beleza aí valeu por responder.Se eu tiver outra dúvida eu mando aí pra evita fica criando tópicos.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Alguns meses sem praticar o canto pode fazer você perder a facilidade de alcançar notas?