Cantar em Churrasco, Roda de Amigos, Basicão!

    Autor Mensagem
    KleberSP
    Veterano
    # jun/11


    Olá amigos!

    Eu sei tocar violão razoavelmente bem, porém sou uma negação quando o assunto é cantar. Sou horrivel mesmo!

    Eu não tenho ambição de ser cantor ou vocalista, mas eu gostaria de aprender o básico só pra não passar vergonha no churrasco cantando coisas simples como Ana Julia, Raul, Raimundos e punk rock da vida.

    Então quando eu procuro na internet coisas sobre como cantar, eu reconhece a importância dos exercicios de respiração, postura corporal, não beber gelado, etc, etc, etc. Mas eu acho, e posso estar redondamente enganado, mas acho que é um pouco demais pra mim que só quero cantar "Sábado de Sol" com a galera bêbada.

    Enfim, que orientação vocês podem me dar? Como eu faço pra aprender a cantar coisas básicas? Por favor, como eu faço pra cantar direito "Cíumes" do Ultraje? Valeu!!!

    Pão Quente
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    tu ja leu esse tópico?
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/

    Leopold
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Enfim, que orientação vocês podem me dar?

    Nenhuma.

    Como eu faço pra aprender a cantar coisas básicas?

    Só cante.

    d.alves
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    KleberSP

    Amigão, tenho que te falar algo: Não se aprende a cantar do dia pra noite. A voz é o pior instrumento para se "afinar". Enquanto na guitarra pode-se usar um aparelho para afiná-la, a voz é afinada pelo próprio dono e isso demanda tempo. Mas não quero desanimar você e, por isso, aí vão algumas dicas:

    O que você já leu é muito importante- importantíssimo- para alcançar uma boa voz. Bem, mas vamos direto às músicas: se eu não me engano, Ciúmes eleva um pouco as notas cantadas no refrão.
    1-Decore bem a música (quem canta sempre esquece as letras; eu por exemplo).
    2-Depois transporte as notas da música para uma altura que fique confortável para você cantar. E, a partir daí, é só treino.
    Abraço.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    KleberSP: Cantar em Churrasco, Roda de Amigos, Basicão!

    Como eu faço pra aprender a cantar coisas básicas? Por favor, como eu faço pra cantar direito "Cíumes" do Ultraje? Valeu!!!


    Fácil, evite comer farofa pra não engasgar. O resto é contigo!

    ;)

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    MauricioBahia - mas... e se alguém levar a farofa e a galinha?

    hehehehe... essa música é muito massa hehehe

    KleberSP
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Ai colegas, valeu pelas dicas e piadas. :-)

    Por exemplo, se me perguntassem como tocar uma música básica no violão sem saber nada, eu diria o seguinte:

    1. Olha no Cifraclub como se faz um G e depois como se faz um D. Vai no youtube, tem um monte de video ensinando com a camera bem em cima.
    2. Bata a mão direita de forma ritmada pra cima e pra baixo. Tem alguns video ensinando de forma melhor no próprio CifraClub.
    3. Continue batendo a mão direita e troque do G pro D e do D pro G a cada 2 segundos. Pronto, você esta tocando Faroeste Caboclo!!!

    Não vai ser perfeito, mas bem próximo! O cara vai conseguir tocar uma musica pra menininha que ele quer pegar sem aprender nada de teoria, escalas, exercicios, etc.

    É impossível dar um tipo de direcionamento neste sentido no ramo do canto pra quem quer cantar o basicão?

    Leandro Rigon
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Leandro Rigon
    · votar


    Se você não tem pretensão de fazer técnica vocal, não muito como ajudar, apenas cante, mas para não prejudicar a voz só evite forçar, tensionar a garganta, não querer exigir região que seja muito aguda pra vc.
    Se bem que pra cantar Ana Julia, Sábado de Sol claro que não precisa dessa preocupação...
    Ainda evite deixa a voz muito nasal para não ficar como um Roberto Carlos ou um Luan Santana... Abraço.

    Leopold
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    É impossível dar um tipo de direcionamento neste sentido no ramo do canto pra quem quer cantar o basicão?

    Totalmente impossível. Não há como comparar a voz com instrumento, principalmente pra quem esta inciando e não tem facilidade, precisa de muita orientação.

    Por isso a dica é cante e pronto, tente não forçar e vá em frente, como já disseram.

    Sheev
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Se é só para curtir umas manguaças com a galera, relaxa e cante, como já disseram. Mas se você quiser realmente melhorar e aprender a cantar melhor, vai ter que se esforçar e fazer tudo aquilo que você acha que é "demais".

    Man, eu geralmente só canto em casa, rs. Acontece que eu gosto demais de cantar e por isso quero melhorar mesmo assim, ainda que não tenho ninguém para me ouvir. Mas é uma questão pessoal, sacou? Se é apenas curtição e você não quer se preocupar com a dedicação necessária, relaxa e cante².

    Sheev
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Oooooou, toque seu violão razoavelmente bem e coloque outra pessoa para cantar. ;)

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: geracaoanos2000
    · votar


    KleberSP
    Não vai ser perfeito, mas bem próximo! O cara vai conseguir tocar uma musica pra menininha que ele quer pegar sem aprender nada de teoria, escalas, exercicios, etc.


    AFF, o fórum tá ficando cada dia mais pior...São esses os tipos de caras, que mancham imagem de músicos profissionais que usam da arte, pra sobreviver e não pra pegar menininhas.

    patudodi
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    KleberSP

    O detalhe é o seguinte cara, se vc ensinar Sol e Ré para alguem tocar faroeste caboclo, beleza o cara toca e todos saem felizes, esse cara pode tocar por mais 10 anos, e a faroeste caboclo vai sair quase igual.

    No canto nao.
    No canto cada dia de treino voce melhora em algum aspecto todas as musicas que voce canta, cantar uma musica agora, e daqui a uma semana, o resultado vai ser totalmente diferente

    No seu caso que é apenas pra curtir com os amigos, é melhor que vc nem tente pegar as manhas do canto, pois existe uma reprogramaçao que é necessaria, e se vc para no meio, voce nem sabe o que fazer com o que aprendeu.
    Se vc nao tentar aprender as coisas, vc vai ir pelo impulso, pelo jeito que te parece melhor, é a popularmente conhecida sorte de principiante.

    Cara, use algum tempo cantando algumas musicas, tente notar o que te parece errado, só isso esta otimo pro seu caso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cantar em Churrasco, Roda de Amigos, Basicão!