【FIXO】 Classificação vocal - Não crie outro tópico sem ler este!

Autor Mensagem
pteclas
Membro Novato
# fev/17
· votar


oii
tenho 16 anos, e acho minha extensao muito curta. vcs acham q fazendo exercicios eu tenho chance de aumentar ela ?
dizem q eu sou baritono, a seis meses atras eu fazia de E2 á Bb3 com muito esforço e sempre falhava. hoje eu faço E2 á Eb4 em voz de peito. ja teve dias em q eu cheguei em F#4, mas é tipo uma vez por mes kkkkkk
pra mim um G4 ja estaria otimo.

Scuttle Buttin
Membro Novato
# abr/17 · Editado por: Scuttle Buttin
· votar


...

Ningen
Veterano
# mai/17 · Editado por: Ningen
· votar


Nossa, descobri com a ajuda de um amigo que sou barítono e minha vida mudou desde então. (ontem kkk)

(Sempre achei que não pois tinha ouvido de uma professora que eu era um tenor que fazia algumas notas de barítono rsrs)

Sem zoeiras... Agora tudo fez sentido.

Como já foi dito, se você não tem treinamento técnico vocal nem adianta tentar descobrir sua classificação. E além do alcance, pontes e disposição dos registros são altamente elucidativos nesse assunto.

Só queria desabafar mesmo rsrs.

Circulum___Inflamae
Membro Novato
# jun/17 · Editado por: Circulum___Inflamae
· votar


...

Gabrielslive65
Membro Novato
# ago/17
· votar


Podem me ajudar com a minha classificação?
Eu tenho 16, tenho uma extensão de 6 oitavas, indo do C1 - C7, mas não imagino qual seja a minha classificação vocal.
Falsetes: B3 - B5.
"Voz de peito": E2 - F#5.
"Voz de cabeça": F5 - E6.
Voz mista: E2 - F#5; F5 - B5; C6 - E6.
Register Fry: C1 - Eb2.
Whistler Register: B5 - C7.
????

bills_black
Membro Novato
# set/17
· votar


Prezados bom dia
Gistaria de saber qual é a minha classificação vocal.
Tenho 23 anos e sou um iniciante no canto.
D3-E5
Com falsete chego a A5.
Grato

novonews
Veterano
# dez/17 · Editado por: novonews
· votar


Podem me ajudar com a minha classificação?
Eu tenho 16, tenho uma extensão de 6 oitavas, indo do C1 - C7, mas não imagino qual seja a minha classificação vocal.
Falsetes: B3 - B5.
"Voz de peito": E2 - F#5.
"Voz de cabeça": F5 - E6.
Voz mista: E2 - F#5; F5 - B5; C6 - E6.
Register Fry: C1 - Eb2.
Whistler Register: B5 - C7.
????


fico impressionado com o tamanho da extensão de algumas pessoas. São verdadeiros prodígios.

Amigo, apenas por essa extensão e pela sua idade fica difícil classificar.

le4978
Membro Novato
# nov/18
· votar


eu tenho dúvida sobre isso e ngm nunca esclarece...eu sou soprano mas eu queria saber qual, e quero cantar lírico...

Tipo 8
Membro Novato
# nov/18
· votar


Amigo, apenas por essa extensão e pela sua idade fica difícil classificar.

Principalmente porque essa extensão não existe.

Tipo 8
Membro Novato
# nov/18
· votar


eu tenho dúvida sobre isso e ngm nunca esclarece...eu sou soprano mas eu queria saber qual, e quero cantar lírico...

Para quantos professores de canto vc já mostrou a voz? Se nenhum, vc nunca saberá que soprano é.

itsmusicitslife
Membro Novato
# nov/18
· votar


Boa tarde pessoal, me chamo Luís, sou novo por aqui, mas estou a um tempinho no mundo da música. Estou no fórum para interagir, ajudar no que for possível, e aprender mais ainda!!

alu
Membro Novato
# jan/19
· votar


bom dia gostaria de testar minha classificação vocal tenho o timbre agudo e fino gostaria de aprofundar mais poderiam me ajudar mais nesta jornada gosto também músicas líricas tipo ópera desde então deixo um abraço á todos .

Leandro Rigon
Veterano
# jan/19 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


alu
Vou te ajudar. Leia primeiro as três páginas inteiras do tópico antes de formular outra pergunta contrária a todo o teor do tópico que você não leu.

Rhaiane
Membro Novato
# fev/19 · Editado por: Rhaiane
· votar


Ps: tinha escrevido outra coisa aqui, aí eu mudei tá bom, pra não gerar confusão.

Sou soprano, gosto de canto lírico, na verdade eu queria cantar lírico, fiz umas demonstrações, gravando minha voz, mas foi com canto popular, não vou postar aqui, pois estou desafinada, tá horrível a gravação, e eu ainda não entendo nada de canto, eu falei num post meu que cantava por "esporte", mas no fundo, eu quero me profissionalizar na área do canto lírico, pessoas que conheço me deram um grande em apoio em uma rede social, que eu tenho, para cantar lírico, no meu tópico, me deram ótimas dicas e opiniões, e eu agradeço há todos, só vim esclarecer, não quero arrumar confusão, só quero aprender mas e mas a cada dia, e ajudar a manter o fórum agradável, tenham uma boa tarde.

Leandro Rigon
Veterano
# fev/19 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


Vou te ajudar. Leia primeiro as três páginas inteiras do tópico antes de formular outra pergunta contrária a todo o teor do tópico que você não leu.

Beto Guitar Player
Veterano
# fev/19 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar


Rhaiane

No tópico que você criou, te deram muita informação importante que você ignorou, seja por não querer realmente ouvir a opinião das pessoas e, sim, apenas ouvir aquilo que tem interesse (como elogios, por exemplo), ou por realmente não entender do que se trata tudo aquilo, ou qualquer outro motivo.

Como já disseram a exaustão, pouco ou nada importa a questão de classificação vocal, alcance de notas, se você não tem conhecimento do básico.

Criaram esse tópico fixo justamente para as pessoas pararem de ficar perguntando "qual minha classificação?", "alcanço tal nota, então o que sou?" e mais um monte de coisas do gênero.

Esse negócio de classificação é um porre e serve somente para cantos específicos, como o lírico. Se seu interesse é em música popular, esqueça isso e vá aprender o básico, afinação, respiração, etc.

Rhaiane
Membro Novato
# fev/19 · Editado por: Rhaiane
· votar


Beto Guitar Player

Desculpe-me, eu assumo meu erro. E até já re-editei o post.

É que eu tinha curiosidade, e ao mesmo tempo, uma incerteza, sabe, mas já intendi que eu não entendo nada sobre o assunto. Mas tô aceitando mais críticas construtivas.

E não ignorei o que as pessoas disseram no meu tópico não, aliás eu anotei tudo, e foi de muito agrado, porque estou aprendendo mais e mais, só acrescentou no meu pouco conhecimento, e eu gostei muito mesmo.

E qualquer coisa, eu aceito críticas construtivas, para ajudar a enriquecer meu conhecimento, e de outras pessoas aqui do fórum.

Muito obrigada, tenham uma ótima tarde.

icarosantos
Membro Novato
# fev/19
· votar


Olá amigos, tenho duvida em relação a minha Classificação vocal, eu sei que os mesmos respondem muitas perguntas como estas, masss desculpe o incomodo rs...
Seguinte...Usando minha voz normal acho que é de ''peito'' né? Eu vou de dó2, Abaixo disso é um pouco desconfortável, eu pego este dó2 com muito brilho, antes disso já naõ tem tanto brilho assim...A minha nota aguda é si3( Não sei se já ouviram Nessun dorma, mas aquela última nota eu alcanço e é um sí3), uma vez eu alcancei o dó4 mas não foi tão brilhante assim rs...
Tenho certeza de que se eu soubesse usar Voz de cabeça, mista e etc... eu iria muito mais além...

Mas afinal, qual minha classificação vocal, a propósito EU acredito que eu seja um tenor Dramático, pois minha extensão encontra-se praticamente igual a desse naipe, alem disso tenho uma voz bem brilhante nos graves, médios bons, suaves e nos agudos ah... aí mostro minha potencia kkkk é aquela voz alta e um pouco estridente, mas nada que agrida tanto minha voz?

Desculpem eu escrever d+ mas espero que me respondam, LEMBRANDO QUE É UMA SUPOSIÇÃO, pois sei que irão dezer ''Tem de fazer aula de canto com o professor para saber de verdade'' É SÓ UMA SUPOSIÇÃO.

Leandro Rigon
Veterano
# mar/19
· votar


icarosantos
Cara... você se deu ao trabalho de ler o primeiro post da primeira página desse tópico? Parece que não..

tenorleggiero
Membro Novato
# nov/19
· votar


Prezados,venho pedir que apontem mais diferenças entre os tenores leggieros,lírico leves e líricos padrões do que aquelas presentes na primeira página dessa discussão.
Na minha percepção,a diferença timbral do tenor leggieros para o lírico leve está principalmente no fato do primeiro ser mais andrógino,diria eu. Na minha percepção,um tenor leggiero seria o Geddy Leew do Rush durante os anos 70,Deyama Toshimitsu do X Japan no Debut deles (basta ouvirem "Time Trip Loving") Keillin Quinn do Sleeping with Sirens e Juan Diego Florez

Já tenor lírico leve seria aquele com um timbre de adolescente,mas nitidamente masculino. Exemplos: Anthony Green do Circa Survive, Donovan do Hail the Sun e Pavarotti.

Agora,eu definiria os tenores líricos padrões como sendo aqueles que usam uma quantidade maior de força para cantar os agudos depois da passagem (pasaggio). Tem timbres ainda agudos e leves, porém mais comuns em comparação com os anteriores. Geralmente o timbre do tenor lírico padrão é,simplesmente,um timbre de "jovem adulto" ou de um alguém do sexo masculino que já está alcançando o final da adolescência. Exemplos: Robert Plant,George Michael,Zhang Yu Sheng, Adam Lambert,etc. Este último não é um tipo de voz raro.

Quais suas opiniões?

Grato

tenorleggiero
Membro Novato
# nov/19
· votar


Encontrei este site falando sobre as peculiaridades dos ligeiros:
http://www.voiceteacher.com/leggiero_tenor.html

Muitos são confundidos com baritonos no início do treino vocal e,devido aos ligeiros não serem tão comuns,nem todos os professores sabem como treina-los. Talvez a laringe dos ligeiros naturalmente seja incapaz de descer tanto quanto a de um lírico,tornando a peito do ligeiro mais ressonante nas regiões frontais do rosto (por isso geralmente há mais mais nasalização por parte dos ligeiros),permitindo eles de cantar os agudos extremos (Tenor High C em diante) inúmeras vezes dentro de uma mesma música sem exaustar. Um tenor lírico muito dificilmente cantaria a ária final de lá fille du régiment,já os ligeiros cantam facilmente.

tenorleggiero
Membro Novato
# dez/19 · Editado por: tenorleggiero
· votar


Tenor ligeiro: voz de timbre suave, não muito volumosa, com agudos claros e fáceis
e dotada de grande aptidão para os vocalizes e ornamentações acrobáticas, produzida por
cordas curtas, estreitas e delgadas e órgão delicado e de pequenas proporções. Essa voz
suave, cheia de encantos tem poder para acentuar as nuanças de estilo, graças à leveza,
agilidade e flexibilidade de que é dotada. Na opinião de Teixeira, "o tenor ligeiro ideal é
aquele que tem a tendência psicológica de acordo com a voz que possui".

Tenor lírico ou de ópera: voz de timbre redondo e de notável ressonância nos
agudos, mais potente que a do tenor ligeiro, porém menos ágil e leve, produzida por cordas
vocais mais robustas e mais espessas que as do tenor ligeiro, alojadas num órgão vocal
mais resistente e ressoadores mais amplos. Presta-se, também, para executar passagens
ornamentadas


Fonte:
http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/anais3/roseli_schunemann.pdf

Tipo 8
Membro Novato
# dez/19
· votar


tenorleggiero

O tenor ligeiro (Ex. Willian Matteuzzi) tem voz leve e ágil. Não é uma voz que se presta a cantar coisa densas e lentas. São vozes que precisam de um andamento mais rápido. São muito diferentes de um tenor lírico (Ex. Giuseppe Di Stefano), mesmo porque entre eles tem ainda o lírico-ligeiro (Ex. Alfredo Kraus). O tenor lírico tem como característica a voz aveludada, o que dificulta muito no estudo, pois é difícil encontrar a "ponta". Tenores ligeiros tem vozes com pouquíssimos graves e geralmente vão bem agudo, cantando um ré4 sem maiores dificuldades (qdo tem boa técnica).

Muitos são confundidos com baritonos no início do treino vocal e,devido aos ligeiros não serem tão comuns,nem todos os professores sabem como treina-los. Talvez a laringe dos ligeiros naturalmente seja incapaz de descer tanto quanto a de um lírico,tornando a peito do ligeiro mais ressonante nas regiões frontais do rosto (por isso geralmente há mais mais nasalização por parte dos ligeiros),permitindo eles de cantar os agudos extremos (Tenor High C em diante) inúmeras vezes dentro de uma mesma música sem exaustar. Um tenor lírico muito dificilmente cantaria a ária final de lá fille du régiment,já os ligeiros cantam facilmente.

Neste trecho só tem bobagem. Impossível confundir um tenor ligeiro com barítono!! Nasalização só faz quem tem técnica ruim, não tem a ver com característica de voz de ninguém, muito menos classificação. Se eles conseguem cantar mais agudo sem cansar é porque esse tipo de voz tem a sua "velocidade de cruzeiro" vamos dizer assim, numa região mais aguda, ou seja, ela foi feita para cantar ali com conforto e não mais grave. Um tenor lírico pode sim cantar facilmente a ária, depende da técnica, só não pode ficar neste repertório inadequado a vida toda.

tenorleggiero
Membro Novato
# dez/19
· votar


Tipo 8
Prezado,
pelos casos que li na internet,a maioria dos leggieros iniciará as aulas de canto sem saber qual sua faixa vocal devido a geralmente não terem o tenor high c(vou chamar de C5) de início. Apesar de terem um timbre de tenor,a falta de treino possibilita dúvidas por parte do professor durante os primeiros meses de aula.
Eis algumas referências:
http://www.voiceteacher.com/leggiero_tenor.html
O comentário do R. Stephen Gracey é bem interessante:
https://www.quora.com/Is-there-a-difference-between-a-light-lyric-teno r-and-a-leggero-tenor


Quanto a nasalidade,tirei a referencia da explicação do Diego Florez neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=NSzML00hcrM
2:42 - 3:27
Ele coloca a voz numa região frontal,a projetando para fora. Esse estilo de canto com timbre brilhante e projeção frontal que,por sua vez,utiliza da vocal mask (que por si só já consta com a nasalidade). Meu professor disse que a técnica dos ligeiros é diferente daquela dos líricos por vários motivos,um deles sendo que o timbre,passagem e laringe dos ligeiros é mais elevado,reduzindo o peso da voz como um todo em comparação aos líricos.

Agora,o que você chama de "voz aveludada"? Me interessei pois meu avô é lírico e sempre falou da própria voz como sendo de veludo. Nunca entendi o que ele quis dizer com isso e,como sou ligeiro,para mim só parece que os líricos tem mais peso na voz e usam mais força para mandar os C5s que não são nada para mim. Nunca me cansei ao cantar C5s nem notas adiantes,só quando cantei em idiomas que desfavoreciam a impostação vocal (idiomas repletos de consoantes guturais).

Quando eu comecei a fazer aulas de canto (2 anos atrás),minha extensão era a de barítono (A2-A4) pois eu já comecei aos 20 anos e tinha alguns desvios no canal respiratório que me impediam usar o suporte adequadamente;então eu acabava fazendo força na garganta e por este motivo meus agudos não passavam o A4. Apesar de ter o A2 desde o início,meu grave mais agradável de ouvir era o D3,nunca fui capaz de cantar nota alguma abaixo do D3 mais de uma vez por música. Contudo,3 meses depois da primeira aula eu já conseguia cantar inúmeros C5s consecutivos. Contudo esse "peso no timbre" decorrente da força que eu estava fazendo na minha voz durou mais um ano,deixando na dúvida para o professor se eu era lírico ou ligeiro. Fiz uma cirurgia para consertar meu canal respiratório e somei ao acompanhamento com a fono,então quando voltei as aulas estava nítido que eu era ligeiro,pois a "força/peso" do meu timbre passou para o meu suporte,me liberando de fazer qualquer força na voz.

Tipo 8
Membro Novato
# dez/19 · Editado por: Tipo 8
· votar


Prezado,
pelos casos que li na internet,a maioria dos leggieros iniciará as aulas de canto sem saber qual sua faixa vocal devido a geralmente não terem o tenor high c(vou chamar de C5) de início. Apesar de terem um timbre de tenor,a falta de treino possibilita dúvidas por parte do professor durante os primeiros meses de aula.


Não é verdade isso. Não é ter o dó agudo que classifica uma voz. Eu sou lirico e alcanço ré 4.Não existe isso de dúvida no professor. Tenor ligeiro é um dos mais fáceis de classificar. Se um professor tiver dúvidas sobre isso, precisa ele mesmo voltar a estudar.
]

Meu professor disse que a técnica dos ligeiros é diferente daquela dos líricos por vários motivos,um deles sendo que o timbre,passagem e laringe dos ligeiros é mais elevado,reduzindo o peso da voz como um todo em comparação aos líricos.


Negativo. Diferente coisa nenhuma. É a mesma técnica e mesma nota de passagem.Laringe alta é defeito técnico, erro crasso. O peso da voz não é reduzido falsamente por levantamento de laringe. Isso é técnica deficiente. O peso da voz é diferente dos líricos porque ela é assim por natureza. É mais leve e apenas isso.

Quem é que se baseia em notas para pensar em classificação vocal? Todos os tipos de tenores podem cantar o dó 4. Depende da extensão de cada um, material vocal e principalmente técnica. Cansei de ver tenor spinto se queixando que não tinha o dó e até dificuldade no SI, por simplesmente ser dogmático e insistir apenas num tipo de abertura de boca o tempo todo. Veja neste meu vídeo alguns exemplos, embora não esteja totalmente direcionado para o canto lírico (que tem mais nuances para serem mostradas):
https://www.youtube.com/watch?v=WiryvQ1q85U&list=PLjdRS5HQMOZfMMCHgLbp xzUTW3vLdZJqP&index=3

Renan Cunha
Membro Novato
# 30/jul/23 07:58
· votar


Alcanço as notas D1 e D4 acho sou Tenor e ñ entendo nada

Renan Cunha
Membro Novato
# 30/jul/23 08:02
· votar


Alcanço as notas D1 e D4 acho sou Tenor e ñ entendo nada

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Classificação vocal - Não crie outro tópico sem ler este!