Cantar se ouvindo

    Autor Mensagem
    dguerra
    Veterano
    # mai/11


    Dae galera, sou novo aqui no fórum, tenho 17 anos, toco guitarra há 2 anos e faço aula de canto há 1 mês. Me cadastrei porque acho um barato as discussões daqui, aprendi muito e ainda vou aprender com o que leio aqui.
    Bom, nunca me vi como alguém focado no canto, mas as pessoas sempre me disseram que eu cantava bem ou coisa do tipo, mas nunca levei muito a sério. Depois, fui fazer umas aulas pra ver 'qualéqueera' e me surpreendi com o resultado: em um mês estou cantando 'pra fora'(coisa que diziam ser minha dificuldade), ouvi de músicos profissionais que sou afinado e estou realmente empolgado com a minha capacidade, talvez esse seja meu dom na música.
    Mas enfim, quanto ao título do tópico...
    Fiz uma gravação na casa de um amigo, que tem aqueles microfones tipo karaokê com um BT bem alta, e nao consegui 'me ouvir' direito pra saber se estava cantando com a tecnica correta, coisa que sei diferenciar agora. E percebi que o resultado foi abaixo do meu cantando 'me ouvindo'. Então, pergunto a vocês, cantar 'se ouvindo', com algum retorno, ambiente favorável, faz bastante diferença?

    TerraSkilll
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    dguerra
    Minha opinião: faz diferença sim.

    Pergunta: por que não abaixou a BT para gravar, já que o foco era gravar sua voz?

    Sobre cantar "se ouvindo", tem duas coisas a se considerar:
    - não lembro onde o Christian comentou (se é que comentou), mas quando você canta com um microfone você tende a se preocupar mais e não cantar do jeito que canta sem ele. Pode ser uma causa para a perda de desempenho e é preciso treinar para se acostumar;
    - o jeito que você ouve sua própria voz é diferente do jeito que as pessoas ouvem a sua voz e como ela fica quando gravada (tem a ver com anatomia). É bem estranho mesmo quando se ouve a própria voz gravada e ela soa diferente

    Continue estudando e se gravando para ganhar confiança e técnica.

    Abraço.

    presto
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Bom, é isso, o som do instrumental era alto, você não estava acostumado, em um mês de aula de canto, você desenvolveu algo, mas ainda muito rudimentar, em geral, as pessoas estudam muitos anos para entender as técnicas, a não ser que você tenha realmente uma facilidade fora do comum.

    Disponha um áudio seu aqui, quando estiver à vontade, e poderemos avaliar! :)

    dguerra
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Certo, valeu pessoal.
    Gravarei algo sim, mas no momento so disponho de um microfone de PC daqueles de Fone de ouvido haueheauheau.
    Aproveitando o assunto, que microfone pra iniciar vocês recomendam? Possuo um amplificador simples e uma placa de som onboard no momento... :)

    dguerra
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Ah, e não abaixei a BT pq só fiz um teste na correria mesmo, e o pessoal tava com pressa de sair... ahuehuahau

    Lucast
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Pega de uma vez um Shure SM 58. Acho que é realmente o mais reconhecido e talz.

    Depois posta aí suas gravações. =]
    Isso só vai te permitir evoluir mais!

    Sheev
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Acho que já lhe deram informações interessantes relativas à sua primeira dúvida.

    Quanto ao microfone, não vejo necessidade em comprar um microfone caro como o Shure se você o quer apenas para estudar. Tente ver um TSI ou outro similar, que custe em torno de 50~100 reais, já vai lhe ajudar. A não ser que você tenha a intenção de divulgar massivamente suas gravações, aí seria bacana um investimento mais pesado em um bom equipamento.

    Um vez um usuário daqui me sugeriu um Philips, se não me engano, só não lembro o modelo. Se encontrar, posto aqui para você. O custo dele é baixo, e a qualidade de captação é boa em relação ao que se paga por ele. ;)

    dguerra
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Valeu pelas opiniões pessoal, e claro, a 'técnica' que eu estava me referindo não seria nada de drives ou coisas mt elaboradas, seria tipo do cantar pra fora mesmo, com uma BT alta não consegui diferenciar isso com tanta clareza...

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/11
    · votar


    Pra mim é muito claro que cantar ouvindo a si mesmo não só favorece à performance como é absolutamente IMPRESCINDÍVEL.

    A afinação depende do retorno. Se o retorno é ruim, ela fica ruim.

    Nosso cérebro faz uso do retorno em tempo real para nos "comandar" a emitir as notas certas.

    Rmiguez
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    dguerra

    Concordo plenamente com o Jattto...

    Esses dias dei uma canja num showzin de um amigo meu.. ele simplesmente não usava qualquer tipo de retorno no bar... e a caixa de som ficava a frente dele obviamente.. foi a pior canja q dei na vida.. não dava pra ouvir nada do violão e menos ainda da voz, eu nunca tinha ensaiado a música, entrei desafinado e até me encontrar foi um parto...

    Com o equipamento que você tem hoje, nem considere investir em ótimos microfones.. quando quiser começar a ficar mais sério em gravação, pense em uma interface de áudio como primeira aquisição...

    abs

    dguerra
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Beleza, acho que vou comprar algo do nivel desse Shure SM 58, sei lá, algo bom sempre te motiva. Além disso, só com o fato do microfone ser melhor, já deve melhorar a gravação em alguma coisa.
    Depois à medida da necessidade, vou tentar ir trocando os equipamentos gradativamente.
    Obs: Outra coisa que percebo é que quando estudamos canto vamos ficando bem mais críticos, Ex: Axl Rose é 'coberto' por seu equipamento mega caro. AEHHUAEA
    Valeu galera, Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cantar se ouvindo