É possível aumentar a extensão vocal?

    Autor Mensagem
    Igor Beltrão
    Veterano
    # mai/11


    Eu estou fazendo aulas de canto desde fevereiro deste ano, a minha extensão vocal de notas que consigo dar tranquilamente e sem esforço vai do segundo Sol do piano até o quarto Mi do piano. Queria saber se com o tempo e com a prática a minha extensão vocal pode aumentar. Por exemplo: gosto de várias músicas que exigem que se chegue no quarto Lá do piano, é possível futuramente para mim atingir essa nota?

    AnaClara
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Por que nao pergunta seu professor?

    Igor Beltrão
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Por que nao pergunta seu professor?
    Eu gostaria de ouvir respostas de várias pessoas e se possível dos casos de cada um...

    Villts
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Sim, com educação vocal adequada. Fora que tem o lance da voz de cabeça... mas aí, tem 239842348713847 topicos falando disso

    Rmiguez
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Igor Beltrão

    Cara... o Mi4 é uma nota extremamente aguda... tem certeza que é isso mesmo?

    Para ter uma idéia, a extensão "normal" pra um tenor é do Dó2 ao Ré4... se vc está mesmo com 17 anos.. sua voz já deve ter mudado.. que música é essa com Lá4? é sem falsete? é mulher cantando? vc não pode mudar o tom???

    abraço

    Igor Beltrão
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Igor Beltrão
    · votar


    Cara... o Mi4 é uma nota extremamente aguda... tem certeza que é isso mesmo?

    Para ter uma idéia, a extensão "normal" pra um tenor é do Dó2 ao Ré4... se vc está mesmo com 17 anos.. sua voz já deve ter mudado.. que música é essa com Lá4? é sem falsete? é mulher cantando? vc não pode mudar o tom???

    abraço


    Ow o povo fala tipo Dó2 e esses trem, nã osei direito se é do jeito que penso, aí eu expliquei da maneira que tenho certeza que todos entendem: minha voz vai desde o 2ºSol mais grave do piano até o 1ºMi após o Dó central do piano, que chamei de 4ºMi do piano. Ou então se quiser também pode ser o 1º Sol da corda Mizona do violão até o o Mi da corda Mizinha mesmo.
    Ow por exemplo gosto de muitas músicas do Metallica que cantam muito lá pelo sol que não consigo dar, uma das músicas que gostaria de cantar é Bleeding Me, que durante o refrão ultrapassa um pouco a minha extensão vocal. Tears in Heaven do Eric Clapton também é uma música que tenho dificuldade pra tocar no tom original. O problema de músicas como essas é que o arranjo instrumental é bastante complexo, aí fazer uma transposição que se pareça com a música é bem difícil.
    A minha voz não é aguda, na verdade ela é bem grave...

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/11
    · votar


    Esse 4ºMi do piano que tu falas parece ser o Mi3 (Mi da terceira oitava, considerando o Dó3 como Dó central).

    Ou seja, tu queres chegar ao Lá3. Eu sou, ao que tudo indica, tenor e não chego nessa nota na maior parte do tempo. Pura falta de técnica.

    Com técnica, é possível "cobrir" a voz e ir mais longe, sem falsete. Isso não significa aumentar a extensão e sim conseguir reproduzir o que tu deves reproduzir, mas que só é possível nas condições técnicas adequadas. (ainda conseguirei isso! :D)

    Com uma técnica boa já em execução, ainda acredito que seja possível aumentar a extensão vocal, mas isso não deve passar de 1 tom, sei lá. Afinal, a tessitura é o que tu tens de fundamental e isso tu não podes mudar.

    Tu precisas considerar o fato de tu poderes ser barítono ou baixo. Sendo um, aí tem músicas que realmente, sem mudar a tonalidade pra uma mais grave, tu não vais poder cantar.

    o/

    Igor Beltrão
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Eu confirmei direito lá com minha professora de piano as notas certinhas. Minha tessitura vocal vai do Sol 1 até o Mi 3, com a com o tempo de prática e a dedicação dá pra chegar até o Sol 3 ou o Lá 3 demaneira confortavel?
    Eu sei que é importante você não tentar imitar os outros e se deve "cantar com sua propria voz" mas é que também sou instrumentista, e há certos arranjos de várias músicas que são complexos demais para se fazer uma transposição, aí fica melhor cantar no tom original.
    Meu professor de canto disse que isso é possível, mas gostaria de ouvir também o ponto de vista de mais pessoas.

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Igor Beltrão

    Quando eu comecei as aulas de canto eu conseguia um alcançe parecido com este. Eu ia de Lá 1 à Mi 3.

    Só que aconteceu o seguinte. Eu não sou e nunca serei tenor!!
    Eu devo ser ou Baixo ou Barítono, pois o meu progresso foi mais para o lado grave.

    Depois de 1 ano de aulas eu só consegui aumentar meu alcançe nos agudos para no máximo um Fá# 3 (2 semitons), e nos graves eu consegui um progresso maior. hoje alcanço um Fá# 1 (3 semitons).

    Mas estou contente!! A professora me disse que tem muitos "cantores" por aí que não conseguem este feito de alcançar 2 oitavas: Fá# 1 à Fá# 3.

    Igor Beltrão
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Ow hoje eu tive uma surpresa extremamente agradavel: eu acho que na aula de canto eu fico meio preso, com medo de fazer alguma coisa errado, ou talvez eu simplesmente não "usava minha voz" corretamente ainda. Hoje sentei no piano pra treinar duro mesmo, fiquei uns 30 minutos, aí eu ficava testando a minha voz de diferentes maneiras e com todas as vogais, as vezes mudava minha boca de posição, tentava rearranjar meus musculos enfim, tentei conhecer minha voz melhor, e pra minha surpresa durante os treinos utilizando aqueles cromatismos tipo C D E F G F E D C eu consegui chegar até o Si 3, é lógico que dando uns gritos pois chegar nesses agudos sem aumentar o volume é dificil ainda, mas mesmo assim tô super feliz com isso, não foi com falsette, foi com a voz de peito mesmo, consegui chegar num tom de várias músicas que gosto de cantar que não conseguia antes, e acho que com mais treinos desses posso ir mais longe.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Aproveitando o tópico do colega, é possível um cara de 33 anos aprender a cantar?

    Sempre toquei guitarra e sempre gostei de cantar, mas sempre achei minha voz horrível no retorno. Hoje penso que perdi muito tempo por acreditar que minha voz era horrível. Hoje eu não acho que seja, levando em consideração muitos "cantores" que tem por aí.

    E aí, faço aulas ou o melhor mesmo é ficar nas cordas?

    Igor Beltrão
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cara eu não sou experiente nem nada, mas só pelas aulas e pelos alunos que fazem aula comigo eu garanto que é só questão de vontade sua, um dos alunos da minha sala deve ter uns 50 anos, ele disse que sempre achou o timbre dele feio, mas ele canta músicas sertanejas (sertanejo mesmo, não essas merdas de agora) como ningúem. Se vocês quer mesmo, vá em frente.

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Igor Beltrão
    Hoje sentei no piano pra treinar duro mesmo...

    Sei não cara mas eu acho melhor você não ficar forçando sozinho o alcançe de notas agudas.
    Vá que você faça algo errado !!!
    As cordas vocais não são que nem cordas de guitarra que quando estragam, tu vai na loja e compra umas novas.

    Com o tempo o professor irá lhe ensinar as técnicas de apoio, etc.
    e isso sim vai fazer você alcançar melhor os agudos com conforto (sem esforço).
    Treinar em casa é muito bom, mas treina só o que tu aprende nas aulas.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/11
    · votar


    Igor Beltrão

    e pra minha surpresa durante os treinos utilizando aqueles cromatismos tipo C D E F G F E D C eu consegui chegar até o Si 3, é lógico que dando uns gritos pois chegar nesses agudos sem aumentar o volume é dificil ainda, mas mesmo assim tô super feliz com isso, não foi com falsette, foi com a voz de peito mesmo

    Tudo errado, cara. Primeiro que se esforçar é contra os princípios de técnica vocal. E gritar é a pior coisa. Segundo que chegar nessas notas em voz de peito não é correto, deve haver a passagem (que faz a cobertura na voz). Do jeito certo, é possível, com pouquíssima variação de volume, executar notas graves e agudas. Penso que seja válido tu esperares os resultados das aulas, pela técnica vocal em si, do que ficar premeditando o que é e o que será e, dessa forma, podendo te prejudicar aos poucos.

    Igor Beltrão
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Tudo errado, cara. Primeiro que se esforçar é contra os princípios de técnica vocal. E gritar é a pior coisa. Segundo que chegar nessas notas em voz de peito não é correto, deve haver a passagem (que faz a cobertura na voz). Do jeito certo, é possível, com pouquíssima variação de volume, executar notas graves e agudas. Penso que seja válido tu esperares os resultados das aulas, pela técnica vocal em si, do que ficar premeditando o que é e o que será e, dessa forma, podendo te prejudicar aos poucos.


    Ahhhhh logo quando eu tava ficando mais feliz.... Penso que a questão mesmo da prática é saber controlar sua voz, porque essas notas agudas não sinto nenhuma dor ou algo do tipo para executa-las, só mesmo a questão de ter que aumentar o volume, não é bem um grito, mas é como se eu estivesse conversando e começasse a falar mais alto, não como um grito de dor ou coisa parecida.

    KekaRJ
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Jatto, vc pode me add no msn? Queria muito ter algum contato com quem eu pudesse conversar sobre canto.

    sainterika@hotmail.com

    Andy Viper
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    LeandroP
    Cara, não existe isso de voz horrível. Ainda mais quem não tem o costume de cantar muito, quando ouve sua verdadeira voz (diferente da que estamos acostumados a ouvir dentro da nossa cabeça) acha estranhíssimo mesmo.

    Se você gosta de cantar, vai fundo. E como você é um cara que já tem uma grande carga de musicalidade adquirida, sem dúvida vai ficar mais fácil.

    Abraços!

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/11
    · votar


    KekaRJ

    Eu não entendo nada de canto na prática. Então não tenho como te ajudar.

    Villarie
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cara, tenho algumas coisas a te dizer:

    01º Atingir notas agudas com registro de peito é extremamente inadequado, pois, na verdade você acaba tendo que gritar ao invés de cantar (tá ai a explicação para o aumento do volume e não há nada mais que o justifique)

    02º A maneira mais correta de atingir tons mais agudos, de forma mais confortável, segura e com excelência é com o registro de cabeça, assim ganhando maior cobertura à voz.

    03º Não se preocupe tanto em aumentar a tessitura, quanto em aprender a usar a sua voz de forma eficiente e confortável. Somente assim você vai passar a conhecer a sua voz e a partir destas bases saberá, com acompanhamento de um profissional, o que você tanto quer, aqui no caso como aumentar o naipe vocal.

    04º Aprenda vocalizes com seus professores de canto, técnicas de aquecimento e relaxamento da voz, execução de registro de peito e cabeça, passaggios, melismos, vibrato, falsete, impostação vocal e respiração diafragmática. Se você só quer atingir agudos sem saber como cantar bem será como a Joelma do Calypso, o que seria terrível.

    05º Nunca, jamais, em hipótese alguma, mas de forma nenhuma tente nada em casa sem antes treinar com seus professores. Só eles sabem se o que você está executando é realmente viável e se vai realmente te ajudar, pois de outra forma você vai acabar estragando as suas pregas vocais, mesmo que no momento não sinta dor ou desconforto. Essas coisas são degradativas.

    Abraços e boa sorte!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Andy Viper

    Acho que eu vou acreditar em você :P
    Valeu!!!

    tpmaycon
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Galera vou aproveitar esse topico, e fazer mais uma pergunta...

    é possivel adequar o timbre da voz?, tipo ex. um cara q canta = caetano veloso tals...sereno....consegue obter um timbre tipo do CHAD KROEGER do Nickel back que é mais rouco, encorpado?

    Thekenguitar
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Nossa, eu acho que de Caetano pra Chad Kroeger é tipo um salto com varas daqui até no Japão.

    Pelo que eu entendo, isso aí já se encaixa mais na questão da imitação.
    Cada um tem seu timbre de voz, mudar o timbre radicalmente, creio eu que pode trazer alguns danos à voz, principalmente se for de forma forçada e sem nenhuma técnica adequada.

    Então pense bem, será que Caetano Veloso conseguiria cantar Heroes com o mesmo timbre do Chad?
    Ou o Kroeger cantaria força estranha de forma mansinha, devagar e sempre como o Caetano?

    Logo, uma pessoa pode até mudar seu timbre de voz, mas não de forma tão extrema.

    TitoOliveira
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Galera vou aproveitar esse topico, e fazer mais uma pergunta...

    é possivel adequar o timbre da voz?, tipo ex. um cara q canta = caetano veloso tals...sereno....consegue obter um timbre tipo do CHAD KROEGER do Nickel back que é mais rouco, encorpado?

    Ficar forçando pra voz sair rouca só vai fuder com a garganta. Se teu timbre é macio explore isso.

    tpmaycon
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    aa sim entendii...tipo é logico que exagerei na pergunta....mas tipo meu timbre tem um pouco de rouquidão, só gostaria de explorar um pouco mais isso...

    renatoff
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: renatoff
    · votar


    To ressuscitando isso pq quero saber se da pra ampliar a extensão para baixo, alcançar notas mais graves.

    Quando eu comecei a cantar eu n conseguia fazer um C3 sem esforço (eu era mto ruim).
    Agora eu já consigo um F#3 sem esforço e com umas 10 tentativas alguma delas vai permitir um G3 limpo haushaus. Eu sei que eu vou emitir ele é só questão de treino e tempo, mas não vem ao caso.

    Ou seja, quando comecei era quase impossível emitir qualquer nota além de C3 e olha só onde eu já estou. Agora queria saber em relação as notas graves se funciona do mesmo jeito, já que eu não "adiquiri uma voz maior" apenas liberei a minha, porque sou barítono (passagem em E3) e é normal alcançar essas notas... seria possível que eu "liberasse" as notas graves? Atualmente minha nota mais grave é E1, é bonito, mas só serve pra quando estou cantando numa região um pouco mais acima e então desço pra sustentar a nota em uma única sílaba, se for pra cantar na região dele não rola... em alguns casos consigo C#1 mas não é muito bonito não, nunca emiti ele limpo.

    Será que com treino eu limpo a região? vejo cantores que tem a passagem no mesmo lugar que eu e conseguem cantar nessa região do E1.. eu até emito as notas com beleza (como já disse), mas individualmente e em certas vogais apenas ou com várias tentativas. O mesmo acontecia com minha região aguda, como citei, por isso minha dúvida.

    GersonM
    Membro
    # nov/15
    · votar


    To ressuscitando isso pq quero saber se da pra ampliar a extensão para baixo, alcançar notas mais graves.

    A resposta correta é sim, dá para fazer isso, porém tem outra pergunta que aparece no meio que é: É bom fazer isso?

    Tem uma região da voz que é de brilho e é ali que se deve cantar. Com o estudo normal de técnica, sem forçar nada para baixo, você já aumenta a extensão. Um professor me disse uma vez:

    A voz funciona em bloco. Se vc começa a forçar para a parte grave, vai perder agudos porque estará puxando o foco para baixo, pesando a voz. E é isso mesmo que acontece, Se vc forçar a barra, deixará de cantar com a emissão alta - por conta de querer reforçar os graves.

    Eu sou sempre a favor de se trabalhar normalmente e deixar que o resultado venha com o devido tempo.

    renatoff
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: renatoff
    · votar


    GersonM
    hmmm mto interessante.. obrigado. Eu acho a coisa mais interessante do canto a versatilidade acima de qualquer brilho, mas é obviamente uma opinião pessoal, minha. Mas é claro também que isso não é uma lei, tem que saber balancear, tem que ter equilibrio e saber o que fazer, o quanto e quando fazer.

    Vou continuar treinando minha voz como um todo então, sem focar exclusivamente nos graves por enquanto e esperar o tempo e o auto conhecimento me dizerem o que fazer. Mas fico feliz sabendo que é possível e fica aí algo pra ser treinado, talvez, daqui um tempo. Portanto é o que você disse: "será que vale a pena fazer?". Em relação à minha voz ainda não sei responder.

    MrYuriSilva
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    A extensão vocal depende da técnica que você executa e o modo como você lida com seu aparelho fonador e músculos. É tudo questão de aprendizado. Qualquer pessoa pode expandir sua extensão vocal sabendo como chega lá. Tudo depende também de quem ministra a informação que você absorve. É muito treino e estudo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É possível aumentar a extensão vocal?