Perguntas básicas para se fazer na avaliação de um professor de canto

    Autor Mensagem
    Gianyny
    Veterano
    # mar/11


    Pessoal, até que enfim surgiu uma oportunidade de fazer aulas, mudei de estado (geograficamente falando) e na cidade onde estou residindo tem alguns professores de canto. Vou dar uma pesquisada só que não sei o que perguntar pra ter uma certa noção do nível de instrução desses professores, por isso venho até vós pedir dicas do que perguntar, tipo "você conhece a técnica tal ?" entre outras coisas, pra dar uma avaliada e escolher um bom professor. Bom, fico grato se alguém puder me ajudar. Vlw.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/11
    · votar


    Gianyny
    Daqui a pouco alguém cria um tópico no OT, trocando a palavra professor por namorada .

    Em ambos os casos, aliás, a pergunta certa deveria ser feita a si mesmo. "O que esperar de uma aula de canto/ de um relacionamento com fulana". Dependendo do grau de distorção das suas vontades, nenhum conselho vai lhe atender ou você só vai aceitar aquilo que deseja ouvir.

    Como em qualquer relacionamento educacional - e novamente a coisa se confunde com relacionamentos pessoais -, confiabilidade e experiências anteriores deveriam ser critérios óbvios, mas se seu sonho é aprender a cantar em 18 semanas ou levar a garota pra cama no primeiro encontro, as chances de você tomar na cabeça, serão enormes.

    Aí você pode me dizer que sabe bem o que quer. Mas mesmo assim criou um tópico querendo uma maneira genérica pra encontrar um "bom professor". Reveja seus conceitos com atenção e suas respostas estarão mais fáceis.

    Abraços.

    Gianyny
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Christhian

    Mano, tu não entendeu. É o seguinte, eu quero saber como não entrar em uma fria, como não jogar dinheiro no lixo, como não pegar um cara que fez coral na igreja e diz que da aulas de canto, sendo leigo, não sei como avaliar se o cara tem capacidade pra ensinar saca, eu não tenho como saber se o cara é um charlatão ou é um bom profissional.

    mas se seu sonho é aprender a cantar em 18 semanas

    De forma alguma, sei que há um árduo e longo caminho pela frente, por isso não quero perder mais tempo, mas não quero perder meu tempo com alguém que só quer minha grana.


    Bom, se puderem me ajudar, ficarei muito grato. Vlw

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/11
    · votar


    eu quero saber como não entrar em uma fria
    Idem.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/11
    · votar


    Gianyny
    Você que não entendeu. Olha só:

    Mano, tu não entendeu. É o seguinte, eu quero saber como não entrar em uma fria, como não jogar tempo no lixo, como não pegar uma garota que saiu com coral na igreja e diz que é freira, sendo leigo, não sei como avaliar se a garota tem moral pra namorar saca, eu não tenho como saber se a garota é uma charlatã ou é uma boa pessoa.

    .....

    De forma alguma, sei que há um árduo e longo caminho pela frente, por isso não quero perder mais tempo, mas não quero perder meu tempo com alguém que só quer minha grana.


    Não tem fórmula pronta. Comece a namorar e se ficar inseguro, termine e parta pra outra. Você não é burro, com uma conversa simples consegue perceber se a garota é decente ou não.

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    rs, eu entendi a comparação que o Christhian tá fazendo, e achei válido.

    Nas duas ocasiões: namoro e professor de canto, o negócio é bem simples.
    Se estiver nessa 'relação' e você está somando seus atributos com o 'companheiro', então está ok. Se o negócio não evolui ou está deixando de evoluir a partir de certo ponto, é que o relacionamento não está sendo produtivo.

    Ou seja, temos 3 opções:
    1. De você de cara não encontrar empatia alguma com o 'companheiro'. Daí não vale tentar nada.
    2. De você produzir e somar atributos com o companheiro até certo ponto. Bom pra você que aprendeu alguma coisa durante esse tempo. Se não produz mais nada, é hora de ir pra próxima.
    3. Se tudo der certo, e sempre der certo, descontando pequenos desentendimentos - bom, essa é a companhia que dura e que vai trazer bons frutos.

    Pra tudo na vida, qualquer pessoa que você se relaciona pode ser um balão ou uma âncora. Você sempre é que escolhe as âncoras e balões, entendeu?
    rs.

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/11
    · votar


    Christhian
    A diferença básica é que para namorar eu não pago e para ter aulas sim.

    Existe alguma forma de não perder dinheiro de maneira nenhuma? Sem ter que esperar a primeira transa e ver se não rola?

    Existe alguma pergunta em específico que poderia ser feita a um professor?

    Porque, pelo que eu venho entendendo aqui no fórum, a técnica de canto aplicada é sempre a mesma e na mesma ordem, só fazendo algumas adaptações para cada aluno.

    Por exemplo... começa-se pela respiração. Se o professor começar por outro ponto, é motivo de suspeita? Coisas desse tipo que eu quero saber.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/11
    · votar


    T-Rodman
    Bingo!

    Tratando-se de 'investimentos' na nossa vida, terceiros nada podem lhe garantir, especialmente quando se está longe. Uma dose de simples avaliação lógica e atenção para perceber quaisquer inconsistências, já devem ser o suficiente.

    Agora, se você acredita que é importante ter alguém para dividir a responsabilidade pelos seus erros, pedir uma 'fórmula infalível' a terceiros é sempre uma alternativa... =P

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/11
    · votar


    SylvioLima
    A diferença básica é que para namorar eu não pago e para ter aulas sim.

    aehauehaueha jura mesmo que você acredita nisso? Acredite, eu já gastei muito mais com namoradas do que com aulas de canto!

    Existe alguma forma de não perder dinheiro de maneira nenhuma?
    Não.

    Existe alguma pergunta em específico que poderia ser feita a um professor?
    Não.

    começa-se pela respiração. Se o professor começar por outro ponto, é motivo de suspeita?
    Não.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu indagaria quanto a formação: onde estudou, em qual conservatório, ou se fez faculdade de música, e especialmente se fez o curso de canto. Justamente para saber se não é um pianista ou outro instrumentista se metendo a lecionar técnica vocal.
    Diploma também não é tudo: há quem tenha grande conhecimento sem ter feito curso superior, levando o canto como um curso livre, e há quem seja formado e pós graduado na área e não saiba nada, ou não consiga transmitir.
    Isso somente no transcorrer das aulas dará para perceber.

    Gansinho
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu acho que um ponto legal pra avaliar se o cara é bom ou não é ouvir o cara cantar.
    O cara não precisa ser o Pavarotti ou o Kraus cantando, mas se ele cantar bem e principalmente sem esforços, já é um bom começo.
    Eu não acredito muito nessa de que um professor possa passar conhecimento técnico de canto sem saber aplicá-lo.

    Rmiguez
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Você não é burro, com uma conversa simples consegue perceber se a garota é decente ou não.

    É ... no caso de aulas de canto eu também prefiro achar que sou burro!

    O namoro pode até me deixar mal dependendo de como termine, o professor de canto pode fud#r minha voz e acabar com meus projetos...

    Já tive, desde os 15 anos (estou com 25) pelo menos 5 professores de canto... digo que duraram algum tempo.. e cara... é impressionante a diferença de uma aula pra outra... uns são 'pedagógicos' e ficam usando técnicas motivacionais dispensáveis, uns são apenas práticos, só passam exercício e não explicam nada... uns acham que quando você resolver todos os seus problemas psicológicos vai ser um mestre do canto...

    Eu até hoje não faço idéia do que esperar de uma aula de canto... se tem um jeito 'certo', como dizem por aqui, como podem haver tantos métodos???

    E já gastei fortunas cara.. vcs não acreditariam em quanto eu já paguei por mês...acho que dava pra eu ter ido estudar na itália.. e não to sendo esnobe não, não tenho grana, eu basicamente trabalho pra estudar música!

    Mas a verdade é isso aí, eu ainda não sei 'escolher' um professor de canto.. até hoje, mesmo com muita leitura, não sei o que é um absurdo no canto e o que não é...

    É fantástico que aqui continuem com essa martelação de 'busque um professor', se até eu, por conhecer nomes de técnicas e vocalises, posso enganar metade do mundo dizendo que sou um professor de canto!

    E não adianta ficar fazendo essas comparações... cada coisa te prejudica de uma maneira.. o canto, por poder prejudicar fisicamente, acaba sendo uma coisa muito complicada pra ficar testando por aí!

    [/desabafo]

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Rmiguez

    Seguindo a mesma linha de desabafo...
    Eu comecei com 19 anos com uma professora. Avancei, fiz o Vaccaj inteiro, li várias árias, etc, mas também cheguei em um pouco que eu senti que não estava progredindo, só que eu também não sabia a quem recorrer, e fui ficando, estagnado. Felizmente minha própria professora me indicou outro professor para eu me aprimorar, mas isso depois de eu ficar de 2004 até metade de 2009 com ela. Pelo menos hoje eu sinto que estou progredindo (Obs.: Moro em Curitiba).

    McBonalds
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu entendo o ponto de vista de alguns aqui.
    O pior é que infelizmente achar um bom professor é questão de sorte. Tanto pelo fato deles serem poucos, quanto pelo fato de o aluno não ter base para diferenciar, no começo, um charlatão de um profissional de verdade.

    O que eu aconselharia (e, de certa forma, foi o que eu fiz com a minha antiga professora) é coletar algumas das informações técnicas passadas em aula e vir confrontá-las com as informações aqui do fórum. Isso ajudaria bastante a se nortear pelo que é mais lógico e faz mais sentido.

    Desde já, fuja daqueles que falam em Speech Level Singing (:p), que dizem para empurrar (só) a barriga para fora na hora de respirar, e que falam que o corpo tem que estar todo relaxado (inclusive o abdome).

    Desconfie também do cara que usa muitos termos em inglês durante as aulas (tipo head voice para voz de cabeça, chest voice para voz de peito e whisper para mezza-voce). Esses costumam ser adeptos do supracitado Speech Level Singing.


    Essas são algumas das pérolas que os charlatães costumam usar.

    Lunna_Th
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu não discordo do que os meninos disseram sobre empatia, mas entendo a dúvida quanto a essa coisa de professor.

    Uma garota que canta na mesma paróquia que eu começou a dar aulas. Como ela tem uma voz linda e potente, já tem um monte de alunos. Mas quem me garante que ela sabe o que está fazendo?
    É como dizia nosso bom e velho Eça de Queiroz:
    "Pra ensinar há uma formalidade a cumprir: saber."

    Nem todos que sabem cantar, conseguem ensinar e ainda corremos o risco de aprender os erros do "professor", pq ele acha que, se com ele dá certo, vai dar com todo mundo.

    Uma coisa que farei quando for ter aulas é testar o conhecimento sobre defeitos no canto.
    Exemplo, já entendi que tenho voz soprosa e que o excesso disso pode me prejudicar. Várias pessoas me disseram isso, primeiro aqui no fórum e depois, fora dele.
    Então o que faço: Vou lá e canto, do meu jeito soproso de sempre.
    Aí comparo o que ele disser sobre isso com o que já li do assunto.
    Se o cara não fizer as devidas avaliações e me passar segurança sobre como resolver isso eu vazo.
    Ele pode ser um doce de pessoa, se não me passar confiança e eu sacar que vou gastar dinheiro a toa, vou atrás de outro.

    Rmiguez
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Lunna_Th

    perfeito!

    isso de dizer que é sorte encontrar professor de canto que é brabo... é quase dizer que que cantar é dom..

    André_89
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Pra ver logo de cara se ele é pilantra é meio difícil pô... se vc tem grana vá a um lugar renomado, ou procure profissionais renomados, que a chance de vc ser enganado é menor.... se não, tenta ver se as coisas que o cara diz tem embasamento... tocar melodias no teclado e pedir pra vc repetir até eu sei fazer... o importante é o propósito por trás do exercício, e a forma como vc o executa.... faça umas aulas, sei lá, se vc notar que o cara não te corrige em nada, não diz pra vc fazer mais "assim" ou mais "assado", é um forte indício de que ele está te enrolando....

    McBonalds
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    se vc notar que o cara não te corrige em nada, não diz pra vc fazer mais "assim" ou mais "assado", é um forte indício de que ele está te enrolando

    Ou de que você é um baita cantor e não sabe hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Perguntas básicas para se fazer na avaliação de um professor de canto