Dicas do Thalles Roberto técnica vocal!

Autor Mensagem
luckseven
Veterano
# mar/11 · Editado por: luckseven


To aprendendo a cantar e achei uma lições em audio do Thalles Roberto no 4shared - link

Olhem que vale a pena!!!

Gianyny
Veterano
# mar/11
· votar


luckseven
Thalles pra mim é um dos maiores cantores do Brasil atualmente, o cara canta demais, tem um baita timbre, o cara é muito bom, baita músico, baita compositor, vale a pena conferir o trabalho dele. Vou dar uma olhada nesse material ai.

McBonalds
Veterano
# mar/11
· votar


Perda de tempo total. Duvido que alguém melhore 2% fazendo esses exercícios.

E voltamos ao famoso bordão do fórum de canto:
Quer exercícios para cantar melhor? Faça aulas.

Lunna_Th
Veterano
# mar/11 · Editado por: Lunna_Th
· votar


McBonalds

Perda de tempo total. Duvido que alguém melhore 2% fazendo esses exercícios.


Ah, para.
Eu até entendo quando vocês dizem que não dá pra conseguir milagres ouvindo dicas de técnica vocal, que é super importante a presença do professor para avaliar e corrigir possíveis erros e vícios, agora, dizer que isso é perda de tempo total é no mínimo imaturo.
Chega a ser incômoda essa mania de vcs ficarem repetindo que SÓ com aula a pessoa consegue melhorar.

Eu mesma comprei DVDs de vídeo aula do Márcio Vilegas, os meninos disseram que não ia adiantar, mas eu já aprendi técnicas novas de aquecimento e desaquecimento vocal e como muitas pessoas que não podem pagar aulas de canto, fico grata porque tem gente boa por aí dividindo o que sabe.

Enfim, entendo essa coisa de tomar cuidado, mas sem exageros, o correto seria vc afirmar:
Cara, vc pode até aprender alguma coisa, mas tome cuidado para não adquirir vícios que só um professor te vendo executar os exercícios poderia notar e corrigir. Não espere um milagre e busque orientação profissional o quanto antes.

Pronto. Falei.


luckseven

Não conheço esse Thalles Roberto, ele tem dicas ótimas mas nem curti a voz dele, acho que porque ele tem um defeito que eu to tentando corrigir em mim, que é esse lance de ar demais e tals.
Mas valeu mesmo pelo link, as explicações dele são super divertidas e fáceis de entender, vão me ajudar muito mais pra frente!

McBonalds
Veterano
# mar/11 · Editado por: McBonalds
· votar


Lunna_Th

Isso não é imaturo. Pelo contrário, é uma questão de responsabilidade e respeito pela voz alheia.

Me diga você, como que o sujeito (o tal do Thalles) me disponibiliza esse tipo de material se ele nem ao menos conhece a voz com que está trabalhando? Como ele vai corrigir os alunos que fizerem esses exercícios errado? E pior, ele se responsabiliza pelas vozes que ele vier a destruir? Isso é ser maduro? Eu não acho.

Agora, eu disse e reafirmo que eu duvido que alguém melhore 2% com esse material. Até porque a quantidade de besteiras que foram ditas ali não levam ninguém a lugar nenhum, nem que a aula fosse presencial.

Eu mesma comprei DVDs de vídeo aula do Márcio Vilegas, os meninos disseram que não ia adiantar, mas eu já aprendi técnicas novas de aquecimento e desaquecimento vocal

Sinceramente, eu duvido que esse "aquecimento" que você aprendeu a fazer seja realmente efetivo. Você aprendeu o que fazer quando sente que a voz está na garganta? Ele te corrigiu quando isso aconteceu? Você aprendeu a reconhecer quando a voz está realmente aquecida e quando a emissão está no lugar?

O pior problema desses supostos métodos autodidáticos é que eles dão ao aluno (ou melhor dizendo, à vítima) a ilusão de que ele está progredindo, quando na realidade não saiu da estaca zero.

Não existe progresso sem aulas, a realidade é dura, mas é essa. Tempo é questão de prioridade, mas se você não pode pagar, existem meios de contornar esse problema.

luckseven
Veterano
# mar/11
· votar


McBonalds
Talvez essa maneira de se expressar seja muito ruim e negativa...

Seria melhor dizer que o material é válido, no entanto, sem um professor não tem como corrigir os defeitos e vicios.

Eu mesmo não sei nada sobre voz e consegui aprender algo com isso.

Vou começar a ter aulas esse mês e com certeza com essas pequenas orientações podem me ajudar.


Não seja tão negativo assim...

Eu mesmo tenho um bom domínio de harmonia, escalas e improviso na guitarra, já tive algumas aulas de canto e tive muita convivência com professores de canto. Então dá pra ter uma noção do quanto esse material é produtivo.

Isso que vocês falam sobre canto vale para qualquer instrumento...

Se quer aprender algo tenha um bom professor. Pq os vícios e erros se adquirem em todos os instrumentos, sendo que alguns são muito dificeis deixar pra trás.

Eu achei o material legal e acredito que vai me ajudar a evoluir junto com a aulas que vou pagar.

Leopold
Veterano
# mar/11 · Editado por: Leopold
· votar


Chega a ser incômoda essa mania de vcs ficarem repetindo que SÓ com aula a pessoa consegue melhorar.

Você não acha que essa mania chata que a gente tem de repetir isso não tem uma razão de ser?

mas eu já aprendi técnicas novas de aquecimento e desaquecimento vocal e como muitas pessoas que não podem pagar aulas de canto, fico grata porque tem gente boa por aí dividindo o que sabe.

Como você sabe que isso que você aprendeu vai melhorar e não piorar a sua situação?

ão conheço esse Thalles Roberto, ele tem dicas ótimas

Novamente, você não tem parâmetros para julgar se são dicas ótimas.

Seria melhor dizer que o material é válido,

Porque? se o material não presta? Está errado! a começar pela respiração! então aí já criou um vício dos piores que tem. E cada vício desses demora meses pra tirar depois em uma aula séria.

Eu mesmo tenho um bom domínio de harmonia, escalas e improviso na guitarra, já tive algumas aulas de canto e tive muita convivência com professores de canto. Então dá pra ter uma noção do quanto esse material é produtivo.

Se tivesse tido uma convivência com bons professores de canto saberia que esse material é inútil e que o que se fala ali não serve pra nada.

eu mesmo não sei nada sobre voz e consegui aprender algo com isso.

Pois é, aqui está todo o cerne da questão. Vocês podiam dar ouvidos pelo menos um pouco as dicas que a gente passa, mesmo porque não tem base para julgar se o material é bom ou não.

Não queiram milagres. NINGUÈM aprende NADA de técnica em video aulas, livros, e pior ainda em uma gravação.

Não é possível que isso seja tão dificil de entender.

Lunna_Th
Veterano
# mar/11
· votar


McBonalds

É como eu disse, milagre eu sei que não faz, mas é lógico que ajuda, eu conheço cantores (em especial no meio católico) que nunca aquecem a voz antes de cantar, imagine desaquecer. Não evitam doces, gelados, fazem uso de sprays e gritam quando acham que o microfone está baixo. Vc acha que uma noção de técnica vocal não vai ajudar essas pessoas?
Claro que eles não vão corrigir vícios sozinhos, mas com certeza vão evitar problemas posteriores se buscarem mais conhecimento e essas lições despertam esse interesse.
Mais uma vez repito, entendo a preocupação dos profissionais e acho correta, mas daí a desvalorizar completamente qualquer estudo...

Pra vc ter uma ideia de como essas "dicas" ajudam, eu recebi aqui o "diagnóstico" de voz soprosa. Faço isso inconscientemente e só percebi o risco quando fui alertada, um cara chegou a me sugerir um exercício ("medieval" rsrs) de cantar diante de uma vela acesa e dosar o ar para que ele não apagasse ou movimentasse muito a chama.
Quer saber? Coloquei isso em uso durante minhas execuções e pela primeira vez em muuuito tempo, não senti falta de ar ao cantar músicas longas. Melhora de apenas 2%? Acho que não..

Não quero desfazer do seu conhecimento, que é obviamente maior que o meu, mas também não desmereço o esforço de pessoas como o Thalles, Lyba, Vilegas e afins, a tentar ajudar amadores.

Tempo é questão de prioridade, mas se você não pode pagar, existem meios de contornar esse problema.

E aqui eu fiquei curiosa. Como?

McBonalds
Veterano
# mar/11
· votar


luckseven
Talvez essa maneira de se expressar seja muito ruim e negativa...

Deixa eu mudar então, vê se fica melhor:

O dito material é deveras infrutífero. Improvável que possibilite índices satisfatórios de aprendizado por parte do educando

Agora falando sério, eu escrevi daquele jeito pra deixar bem claro o quão inútil é esse tipo de material. A sua intenção foi boa, em trazer pra cá e compartilhar com o pessoal, mas infelizmente o material não ajuda em nada.

Eu mesmo não sei nada sobre voz e consegui aprender algo com isso.

É aquilo que eu falei no post anterior, só mesmo um professor pra avaliar o quanto você sabe mesmo. O aluno iniciante não compreende ainda a quantidade de informações que tem a absorver.

Eu mesmo tenho um bom domínio de harmonia, escalas e improviso na guitarra, já tive algumas aulas de canto e tive muita convivência com professores de canto

Na boa, se convivência com professores de canto ensinasse a cantar, eu casaria com uma e pouparia um bom dinheiro em viagens para a cidade do meu professor.

Isso que vocês falam sobre canto vale para qualquer instrumento...

Não necessariamente. O canto é muito mais difícil. Primeiro porque é tudo interno, você não vê o que está fazendo, apenas sente. E segundo porque, se você fizer besteira com a sua voz, pode levar muito, muito tempo até se recuperar, e eu não estou falando só em vícios de execução, mas de problemas médicos graves que exigem tempo e dinheiro para ser tratados.

Com a guitarra você troca uma corda, um captador, um plugue e tá nova.

Lunna_Th
Veterano
# mar/11
· votar


Leopold

Vocês podiam dar ouvidos pelo menos um pouco as dicas que a gente passa, mesmo porque não tem base para julgar se o material é bom ou não.

Aí é que está. Não são todos, mas a maioria dos profissionais NUNCA dá dicas para quem não pague por elas ($$$). Só repetem o mantra das aulas e eu continuo a repetir:

E quem não pode pagar? Que não cante?

McBonalds
Veterano
# mar/11
· votar


Lunna_Th
Vc acha que uma noção de técnica vocal não vai ajudar essas pessoas?

Se essa noção for dada em sala de aula, por um profissional competente em um trabalho voltado para a voz deles,por que não. O que eu estou tentando dizer é que esses exercícios autodidáticos podem trazer mais problemas do que resolver.

Legal, você consegue cantar sem apagar a vela. Mas será que você não está fazendo isso ás custas de tensão, ou sacrificando o volume? Ás vezes pode parecer que você resolve um problema, mas na verdade adquire outro. Eu mantenho a faixa dos 2%.

Lunna_Th
Veterano
# mar/11
· votar


McBonalds

A sua intenção foi boa, em trazer pra cá e compartilhar com o pessoal, mas infelizmente o material não ajuda em nada.

Era exatamente disso que eu tava falando. Se vcs profissionais apontassem os riscos sem tanta arrogância (não to te chamando de arrogante, to falando como soa para nós a forma como vcs colocam as coisas às vezes) seria muito mais proveitoso.

Sabe pq, anjo? Imagina que esse cara que postou aqui as lições do cara que admira, acha que vcs estão sendo grosseiros e não se deram conta da intenção dele, ele se fecha, passa isso pra frente e não vejo final feliz aí.
E eu já vi isso acontecer várias vezes nesse fórum...

McBonalds
Veterano
# mar/11
· votar


Tempo é questão de prioridade, mas se você não pode pagar, existem meios de contornar esse problema.
E aqui eu fiquei curiosa. Como?

Você pode negociar com o seu professor, Prestando a ele algum outro serviço em troca das aulas, por exemplo. Conheço gente que fez isso e está aí, cantando até hoje.

Lunna_Th
Veterano
# mar/11
· votar


McBonalds

Você pode negociar com o seu professor, Prestando a ele algum outro serviço em troca das aulas, por exemplo. Conheço gente que fez isso e está aí, cantando até hoje.

Uia. Mas só acho que isso seria possível se o professor fosse meu amigo, tem que ter intimidade pra dizer: "Aí, vc me ajuda com o que sabe e eu te ensino o que eu sei!" aHAUHuahUA
Não me parece uma forma viável de conseguir aulas por aqui hehehe

Mas olha só, depois de amanhã vou começar aulas de teoria musical (melhorar meu conhecimento de partitura), e vou ter que aprender um instrumento de sopro pq só assim eles permitem que, no 2º semestre, eu possa praticar meu violino e entrar pra orquestra que estão montando (ah, as aulas são gratuitas pra alunos e vizinhos - meu caso - e estão sendo ministradas por um maestro responsável pela banda do colégio Stella Maris daqui - um anjo, na verdade pq isso tá raro).
Ele me disse por e-mail aqui que, futuramente, pretende investir em canto e que já estarei com vaga garantida.
Dando certo, vou observar essas coisas que vc falou e poder, finalmente, corrigir minhas falhas com orientação.
Até lá, infelizmente ou não, vou continuar com meus esforços.

Obrigada pela paciência em debater.

luckseven
Veterano
# mar/11
· votar


Leopold
McBonalds

Como eu disse:
-Eu achei o material legal e acredito que vai me ajudar a evoluir junto com a aulas que vou pagar.


Com certeza vou pagar um professor, mas coloquei o material por achar interessante...

Isso parece que foi uma especie e workshop gravado e pelo que vi não é para alguém que tá começando cantar agora estudar esse material, mas quem já tem boa noção de técnica vocal.

Eu com certeza vou pagar um professor na medida do meu salário, mas creio que usar isso para aprender e compartilhar o conhecimento é mais produtivo do que simplesmente dizer que não vale nada.

Só o fato de despertar em alguém a curiosidade de descobrir técnicas já é o suficiente para considerar o material produtivo.

Eu ouvi todo o audio e achei bastante produtivo, no entanto não pratiquei nada, só consegui "conhecer" um pouco do que terei nas aulas e quais são as técnicas para cantar bem.

Eu toco guitarra e tem milhares de videos aulas, livros, metodos e etc. Mesmo sendo um instrumento "normal" eu sei que a maioria das coisas só um professor pode passar e só um professor pode corrigir.

Não gosto de aprender coisas sozinho, com certeza vou procurar um bom professor e postarei aqui o resultado =]

O fórum sobre voz é muito fechado...

Eu sou totalmente leigo e não vejo posts além de procure um professor...

Mesmo que seja chato esses posts repetitivos temos que entender.

Boa tarde pra vcs ^^

Leopold
Veterano
# mar/11
· votar


Não são todos, mas a maioria dos profissionais NUNCA dá dicas para quem não pague por elas ($$$).

Pois é. Eu estou terminando a minha casa e o pedreiro insiste em cobrar pelo serviço.

È realmente muito chato (pra nós) ficar lendo sempre essa história de arrogância, arrogância.
Sempre que alguém coloca algo diretamente como tem que ser, dando a maior dica do mundo, alertando vocês para que não cometam erros primários, vocês voltam a esse ponto.

Pelo visto qualquer um que tenha segurança em afirmar determinada coisa será tachado de arrogante.
Qualquer um que tenha realmente conhecimento na área aqui sempre será tachado de arrogante.

O engraçado disso tudo é que todo mundo que procura um professor quer que ele seja ponta firme, saiba o que realmente faz e o que diz.
Mas quando a coisa é num fórum aí não, aí somos arrogantes e dinheiristas.

Vocês querem ouvir as dicas que vocês imaginam ser o certo e não o que realmente é. Precisam de alguém que digam o que vocês querem ouvir.

Sendo assim:

Que material legal! Façam os exercícios como está descrito ali que vocês irão melhorar muito.

(acompanha um tapinha nas costas).

Gianyny
Veterano
# mar/11
· votar


Leopold

Me desculpe, não se sinta ofendido por favor, mas agora eu entendo o porquê de você ter deixado o fórum antes.

Não vou discutir com você, pois sei do seu profissionalismo (pelo menos pelo que vejo no fórum, e vendo seus vídeos creio que seja um bom professor) mas acho que você está se precipitando dizendo isso:

Porque? se o material não presta? Está errado! a começar pela respiração! então aí já criou um vício dos piores que tem. E cada vício desses demora meses pra tirar depois em uma aula séria.

O cara é indiscutivelmente um dos melhores cantores do Brasil sem dúvida, não vejo ninguém melhor no estilo dele aqui nesse país, tem uma técnica muito apurada, canta muito (vejam vocês mesmos, ouçam o último trabalho dele, "Na sala do Pai", que ele mesmo produziu, é simplesmente fantástico) você nunca o ouviu cantando (pelos seus comentários creio que isso seja verdade) e já sai julgando sem conhecer, acho que você está tendo um pré-conceito, e pra mim, leigo, acho que esse material tem alguma valia sim, a começar pelas técnicas de respiração, vocalize, aquecimento, apoio, ataque, registro vocal, e etc. Para um leigo como eu, isso já esclarece muuuuita coisa à respeito das aulas de canto, algo que vocês mesmos, que dizem que estão aqui no fórum pra ajudar, simplesmente se recusam alegando aquilo tudo que você mesmo sabe. Postar em um fórum pra mandar fazer aulas é fácil. Se todo fórum que eu entrar me mandarem fazer um curso não tem o porquê de frequentá-lo, até porque esses fóruns são feitos pra esclarecer dúvidas, não pra tornar alguém um Pavarotti ou um Juninho Afran, então acho que não custa nada tirar dúvidas, postando vídeos exemplificando e etc. Quando realmente se quer ajudar, não se medem esforços.

AnaClara
Veterano
# mar/11 · Editado por: AnaClara
· votar


Eu li toda a discussão e parei pra refletir...

Quer dizer q vai fazer mal pra mim se eu cantar em um coral?

Rabbit
Veterano
# mar/11
· votar


Eu acho muito válido quando se fala aqui que o caminho mais apropriado pra aprender a cantar é através de um professor. E eu concordo plenamente.

Agora da pra perceber também que existe muito radicalismo aqui. Radicalismo esse que impede qualquer tipo de debate.

Acho que a maioria daqui já sabe que o ideal é fazer aulas com um bom professor. Que não fazendo assim existe um risco de adquirir vícios, problemas de saúde, problemas na voz, e até mesmo de ficar pior do que quando começou. Acho que essa verdade já foi estabelecida. Acho que não precisa ficar batendo nessa tecla em TODO tópico criado aqui. Acho que não há a necessidade disso.

Eu aprendi a tocar guitarra sozinho, sem um professor. Corri todos os riscos que eu podia correr. Acho que hoje eu tenho vários vícios no meu jeito de tocar e principalmente corri o risco de adquirir um problema de saúde, pois poderia facilmente desenvolver uma tendinite séria por mal uso da técnica. Tendinite essa que poderia me impedir de tocar guitarra para sempre. Mas, felizmente não foi o que ocorreu e eu estou aqui, e estou feliz com o que toco hoje. Se sou bom ou ruim, pelo menos eu realizei meu sonho de aprender um instrumento. Se alguém disser que se eu tivesse sido acompanhado por um profissional eu estaria muito melhor, com menos vícios e que correria menos riscos, bom, eu irei concordar plenamente. Mas foi um risco que eu corri, decisão pessoal minha.

Eu sei que o canto é um pouquinho diferente, mas não é tanto assim. Já fiz várias perguntas a outros profissionais no canto e sempre recebi uma resposta que apesar de cautelosa, deu pra satisfazer minha dúvida no momento. Eu acho que é isso que falta aqui. Um pouco de flexibilidade.

Eu gostaria que o pessoal aqui tratasse esse fórum, como um fórum, e não como uma escola de música. Ninguém aqui espera aprender canto num fórum de internet. Dicas genéricas podem ser dadas, contanto que feitas com cautela e deixando bem claro os riscos. Até por que indicar um professor também não é garantido de se ter risco zero. Você pode adquirir vícios e até mesmo prejudicar sua voz com um professor. Canso de ver cantores que tiveram aulas com professores sendo criticados aqui pelos seus vícios e técnicas mal usadas.

Apesar de eu concordar que um professor é imprescindível, eu não vejo o porque de todo tópico que não seja de divulgação de próprias músicas virar sempre o mesmo debate velho e cansativo.

Um abraço a todos!

Leopold
Veterano
# mar/11 · Editado por: Leopold
· votar


Gianyny

Me desculpe, não se sinta ofendido por favor, mas agora eu entendo o porquê de você ter deixado o fórum antes.

E qual foi? Explique.

mas acho que você está se precipitando dizendo isso:

Eu não me precipito não porque sei que os conceitos estão errados. Vejo isso todos os dias. Você não faz idéia do tanto de gente que chega de outros professores, cheios de problemas pra corrigir.
A gente tem que sair do zero, aliás do negativo. E é muito difícil corrigir. Leva tempo, as pessoas ficam meses pra obter resultado satisfatório.

É essa experiência que eu quero passar para vocês, para que não percam tempo depois.

Mas como disseram aí em cima, bater na mesma tecla é cansativo.
Se querem prosseguir, paciência. A minha parte já fiz. Infelizmente a ajuda que vocês querem vai além disso.

Se coloquem no meu lugar. Você vê novatos afirmando categoricamente que uma coisa é boa e você sabe que não é. Tenta explicar, alertar, mas esses mesmos novatos que dizem "eu não entendo nada de canto" , "nunca fiz aula", querem argumentar, até provar de que você está errado e eles certos. É uma situação complicada.
As pessoas não entendem o nosso objetivo aqui. Porque razão eu estaria perdendo o meu tempo em discussões desse tipo. Reflitam.

AnaClara

Quer dizer q vai fazer mal pra mim se eu cantar em um coral?

Não tenha a menor dúvida disso.

AnaClara
Veterano
# mar/11
· votar


Leopold
Não tenha a menor dúvida disso.

Eu estava pensando justamente nisso agora... Eu fiz essa pergunta mas já sabia a resposta...

_______________________________

Eu vejo muito esse tipo de discussão aki... sobre fazer ou não fazer aulas... eu acho q eu posso dar o meu depoimento sobre isso (o lado ruim)

Eu sempre cantei em coral e sou solista... mas de uns tempos pra cá, eu tenho tendo q cantar músicas eruditas... eu não tenho base pra isso... mas apesar de não ter base, eu continuo cantando...

Eu sei exercicios de respiração, sei fazer voz de cabeça, voz de peito... e por aí... e aprendi isso com essas técnicas aí, sem acompanhamento profissional nenhum...

Eu consigo cantar? consigo. Mas eu tenho só 18 anos, e sei q se eu nao sair dessa vida, vou perder minha voz logo, logo, pq eu já tenho sentido dificuldades... naõ consigo cantar mais de uma música sem q minha voz perca qualidade... e não é essa a intençao do canto...

E sei todas essas técnicas aí... e msm assim, não são suficientes pra mim...

Então gente... ouçam esse pessoal aí q eles sabem bem do q tão falando...

McBonalds
Veterano
# mar/11
· votar


Leopold
Você vê novatos afirmando categoricamente que uma coisa é boa e você sabe que não é

Pois é, o argumento é mais ou menos assim: Eu nunca fiz aulas, não conheço nada de voz, mas o material é ótimo. E reclamam da falta de argumento nosso.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/11
· votar


Meu pai sempre me dizia que a gente só aprende as coisas na vida por amor ou pela dor. Ele mesmo, de maneira tragicamente coincidente, só foi parar de fumar quando descobriu um câncer na laringe, mas infelizmente já era tarde.

Eu já falei o que acho sobre material não-presencial no fórum, em diversos tópicos. Cheguei a conclusão de que não vai adiantar discutir e tentar explicar que isso não funciona e por isso adotei a postura de não mais participar desse tipo de tópico. Sinceramente, por mim, quem quiser usar esse tipo de material que use, por sua conta e risco.

Acho que há uma certa razão em quem reclama dessa postura mais radical. O que é inadmissível é o quando o cara quer discutir técnica vocal com base no que 'aprendeu lendo/vendo por aí'. Veja só isso, por exemplo:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/255561/

Não dá pra entender patavinas de nada. E só de pensar que essa pessoa acredita de verdade que sabe o que está fazendo, me dá pena... mas sinceramente, que acabe com a voz cantando errado! Afinal, não é problema meu, já que não adianta dizer o que se deve fazer, pois o sujeito quer escutar só o que lhe convém.

Pela última vez, deixo minha opinião, baseada em 16 anos de estudo: Ninguém vai aprender nada em materiais como esse. O máximo que vai conseguir é emitir a sua voz de maneira diferente do que fazia antes e, sem medo de errar, em 90% dos casos vai andar pra trás, pois antes pelo menos estava tentando cantar se baseando na própria voz e no conforto. Agora, vai simplesmente querer fazer esses exercícios se baseando na voz de outra pessoa - já que não vai ter experiência suficiente pra saber se está fazendo certo pra sua própria voz e certamente vai querer imitar o som emitido por outrem.

luckseven
Espero que você tenha autorização dele pra distribuir esse material. Direitos autorais devem ser respeitados e, em caso de queixa, o fórum se exime de responsabilidades.

Rabbit
Veterano
# mar/11
· votar


Leopold
Christhian

É como eu falei. Cada um segue o rumo que quer. Vocês como bons profissionais fizeram a sua parte e avisaram dos riscos envolvidos e eu acho que a maioria concorda, inclusive eu. Agora se mesmo assim alguém quiser se aventurar. Bom, boa sorte né? Espero que tudo dê certo.

Eu vou confessar que a três anos atrás eu tentei um curso desses em áudio. O primeiro cd foi maravilhoso, cheio de esperanças. No segundo cd, quando começou os exercícios e eu comecei a fazer por 20 minutos. Eu pensei: Peraí, como que eu sei que estou fazendo certo? Fechei o programa e nunca mais quis saber desses cursos.

Mas sei lá, na minha opnião cada um é dono de si. Eu sou daqueles que gosta de apresentar os dois caminhos e deixar por conta de cada um o rumo que tomar.

Abraço!

luckseven
Veterano
# mar/11
· votar


Apesar de eu concordar que um professor é imprescindível, eu não vejo o porque de todo tópico que não seja de divulgação de próprias músicas virar sempre o mesmo debate velho e cansativo.

Com certeza vcs tem razão, mas não podem negar que há um radicalismo exagerado nisso...

Imagina isso no fórum de guitarra, que toda hora tem um moleque de 11 anos postando tópicos sem conteudo.

Tentem ser mais flexíveis.

Vou fazer aulas e ter o acompanhamento de um profissional, não vou usar isso que baixei como método para aprender cantar.

Christhian
Espero que você tenha autorização dele pra distribuir esse material. Direitos autorais devem ser respeitados e, em caso de queixa, o fórum se exime de responsabilidades.


O responsável pela divulgação do trabalho do thalles é o dono da conta no 4shared em que eu baixei. Vou excluir o link daqui e pronto. ^^

McBonalds
Veterano
# mar/11
· votar


Eu não acho que haja radicalismo aqui.

Caramba, se o material não é bom e não ajuda no aprendizado, vocês querem que diga o que?

Eu ouvi o material todo e dei a minha opinião, baseada no que eu conheço de técnica vocal. Resultado: Fui chamado até de imaturo pelo simples fato de eu discordar da utilidade desse tipo de materia e pior: por pessoas que admitem não saber nada de técnica vocal e que consequentemente não têm base para julgar a qualidade do tal material.

Acho que o problema todo é criado quando as pessoas têm medo de encarar a realidade e acabam se apegando a promessas de um caminho mais fácil, ignorando (e até hostilizando) quem diz o contrário.

Leopold
Veterano
# mar/11 · Editado por: Leopold
· votar


Como bem disse o Rabbit, cada um escolhe o que quer fazer.

Eu fico com certa pena de ver essas coisas acontecerem, pois esse aprendizado deveria ser mais fácil.

Não existe caminho fácil no canto. Não existe solução rápida no canto. Não existe fórmula mágica.

Radicalismo? Que radicalismo se referem? O único radicalismo que deve haver é o de buscar sempre a perfeição técnica. Para os que realmente se interessam em aprender a fundo.

Vocês falam como se nós quiséssemos obrigar vocês a fazer algo que não querem.

Nós apenas discordamos, nada além disso, e por conta disso ganhamos adjetivos: imaturos / radicais / negativos / arrogantes.

O radicalismo está em vocês.

Eu sinceramente cansei desse assunto e vou pensar duas vezes antes de comentar sobre esse tipo de coisa e pelo menos tentar adotar a mesma postura do Christhian.

Lunna_Th
Veterano
# mar/11
· votar


Leopold

Vim finalizar o trem porque percebi que vc ficou chateado pelo que eu disse. Não acho justo ser grossa, mesmo que sem essa intenção, com alguém tão legal quanto vc.
Eu entendi seu lado, sua posição, sei que, por mais que eu discorde, discuta e etc, vc vai continuar certo porque vc sabe muito mais que eu, portanto, me perdoe se te estressei com minha teimosia ou sinceridade exagerada, minha intenção não era ofender, mas externar um sentimento que tive naquele momento.

Dá uma sensação de ansiedade querer saber mais sobre canto e não ter condições, então nós, amadores que admiram ídolos super talentosos, acabamos aceitando qualquer material gratuito como tábua da salvação, dá aquele frisson de "alguém vela por nós" xD
Mas enfim, não vou voltar a isso.
Mais uma vez me desculpe pela insistência e obrigada pela paciência.

o/

Leopold
Veterano
# mar/11 · Editado por: Leopold
· votar


Lunna_Th

Não esquente, rs, tudo certo. Fico contente que você percebeu qual a nossa intenção.

Pena que a gente não tem como criar uma solução mais fácil. Deveria ser papel do Estado não apenas em Universidades, mas em cursos contínuos. Só que não se tem muita vontade para essas coisas.

Quanto ao que disse o McBonalds, eu acho que você deveria pensar a respeito sim. Não precisa ser amigo do professor, mas eu penso que você deveria chegar e dizer: Olha, quero fazer aula e a grana está curta. Não podemos fazer algum tipo de acordo? algo que você precise e que eu saiba fazer.

A gente nunca sabe. Digamos que você fosse professora de inglês e houvesse interesse, você tem aula de canto e dá aula de inglês. Enfim, eu mesmo, quando fazia móveis, troquei uma estante enorme por aulas.

As vezes dá certo. Mais do que um "não" você não vai ouvir. Mas se for sim é bom, não é?

Um abraço.

Elvenfoot
Veterano
# mar/11
· votar


Que isso. Eu sempre me assusto com o tanto que vocês são xiitas.

Ia colocar um texto falando que eu acho interessante audio/video-aulas em paralelo com aulas reais...

só digo uma coisa:
dont feed the trolls!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas do Thalles Roberto técnica vocal!