Qual é a tecnica desse caras?

    Autor Mensagem
    Gmenezes
    Veterano
    # fev/11


    Pessoal alguem sabe ai a tecnica principal desses caras?, e alguns só gritam como o M shadow só grita ou tem ali tecnica??

    Das antigas, (alguns ainda em atividade);

    Steve Perry, Fred Mercury (Rip), Dio (Rip), Steve Tyler, Dave Coverdale.

    Galera do Hard Rock ;

    Bon Jovi, Richie Sambora, Jeff Scott Soto, Miljenko Matijevic, Paul Stanley

    Um pouco mais recente;

    Brent Smith (Shine Down), Austin Winkler(Hinder), Scott Stapp, Myles Kennedy, M. Shadows (Avenged Sevenfold)

    Valmick
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Claro que tem técnica no meio, ainda que muitos deles não tenham estudado. Cara, eu costumo dizer que quem grita é mulher quando vê barata. Se você estiver vendo um cara cantando notas altas e com potência, isso é CANTO!. Ainda que soe agressivo, tem técnica para atingir tal resultado, que não é gritando.

    Qual a técnica? É dificil dizer o que cada um usa, mas todos eles têm em comum o usa da "mixed voice" ou "middle voice", como outros livros gostam de tratar, que consiste em misturar a voz de cabeça com a voz de peito, dando uma unidade de timbre do grave ao agudo sem as indesejáveis "quebras".

    Espero ter ajudado, ainda que só um pouco

    Leopold
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Se você estiver vendo um cara cantando notas altas e com potência, isso é CANTO!. Ainda que soe agressivo, tem técnica para atingir tal resultado, que não é gritando.

    Negativo. É grito mesmo, na maioria das vezes. Se fosse tecnica a voz não acabava tão rapido como costuma a acontecer.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/11
    · votar


    Gmenezes
    Pessoal alguem sabe ai a tecnica principal desses caras?

    Cara, lendo essa frase, lembro de um papo que levei com um aluno de 4 anos, na semana passada, que está começando a dar aulas também. Ele, hoje, canta mais do que eu se bobear, mas chegou aqui crú, com alguns vícios pesados.

    Uma das coisas que ele disse foi mais ou menos isso: (ele frequenta aqui e tem cadastro, se quiser se manifestar, que fique à vontade!)

    "Pô, depois de umas 3 semanas de aula eu já estava desesperado pra saber quando você ia me ensinar AQUELA técnica pra atingir as notas agudas do Steve Perry. Depois de 2 meses é que eu me dei conta de que não existe UMA técnica SAGRADA/SECRETA (haha) e que técnica vocal é um conjunto de ações que servem, não pra cantar agudo ou grave, mas pra usar a sua voz da melhor maneira possível, com saúde sempre!"

    Meu velho, não existe isso de TÉCNICA PRINCIPAL. Técnica vocal é um conjunto de esforços que se faz no sentido de emitir um som musical, como um instrumento, de maneira saudável e segura. Além disso, cada voz humana tem características diferentes e dificilmente, por mais que se acabe de estudar, você vai conseguir cantar 'igual' à esses caras. Nem sempre eles tem técnica, com é o caso do Axl Rose, por exemplo, mas isso não tira o mérito e nem deve ser critério pra gosto musical. Eu, pessoalmente, já cansei de falar que sou fanático por Black Sabbath com o Ozzy e de técnico, ele só tem o cara que cuida do seu equipamento. :)

    Abraços.

    Gmenezes
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Christhian

    Como sempre vc acaba esclarecendo as coisas de uma maneira simples e de facil entendimento .... (gostei das colocações com relação ao Ozzy ... hahahah ... Ozzy é Ozzy, sem se falar que é o maior descobridor de deuses da guitarra).

    Christhian, o que vc acha da interpretação do Richie Sambora na musica do Purple "When a blind man cries" no youtube tem, só não consigo passar o link, pq estou no trabalho e o youtube aqui é bloqueado ....... eu acho um dos melhores covers de todos os tempos .... se vc pudesse da uma analizada na peformance vocal do cara ....

    Valmick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Leopold, tenho que discordar de você. Na minha visão, existem vários tipo de técnicas, inclusive para cantar de forma errada. E quanto ao seu comentário Se fosse tecnica a voz não acabava tão rapido como costuma a acontecer., discordo, pois esses cantores passam décadas usando técnica errada, então a voz não acaba rápido como você diz. Poderia me citar exemplo de alguém que passou poucos anos cantando e depois sumiu porque perdeu a voz?

    Drive com mixed voice soa como berro mas não é berro, é técnica. Ainda assim, se tal técnica for usada com abuso o cantor tende a ter problemas futuramente.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    É como se fosse um berro melódico, um timbre gritado mas pelo menos emitindo as notas dentro da frequencia que o cantor deseja e que a harmonia permite. Isto os torna cantores muito bons e com uma intensidade fora de série. Muito show.

    Leopold
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Valmick

    Técnica pra cantar da forma errada? Essa é nova para mim. Daí não é técnica, é simplesmente errar e só.

    Técnica (no canto) é algo que vc desenvolve para poder ganhar projeção, pois aí canta com menor esforço ainda mais usando microfone, possibilita usar toda a extensão e descobrir verdadeiramente que extensão é essa, vc aprende a conhecer totalmente a voz e assim cantar o repertório certo do modo certo, "limpa" o timbre podendo usar toda a potencialidade, e tudo isso visando a saúde vocal em primeiro lugar, ou seja, podendo cantar não só dez anos, mas a vida toda de maneira saudável.

    São inúmeros exemplos de cantores de rock, e não, que decaíram já aos 40 anos, e ao vivo são verdadeiros desastres. Não chegam nem perto do que fazem no estudio ou melhor do que montam no estudio.


    Drive com mixed voice soa como berro mas não é berro, é técnica.

    Qualquer coisa que seja feita sem pleno controle da respiração, do efeito que se quer, ou seja com absoluto controle do efeito que se quer dar, não é técnica. Não tem como saber ao certo o que um cantor faz e sabe. Soando como berro pode ser apenas berro, ou melhor pode estar sendo feito com tensão. E isso só se vai saber quando passar um tempo e o cidadão não conseguir mais fazer o que fazia e tiver que abaixar o tom das músicas senão não consegue nem cantar. Sem contar que o esforço é sempre maior e maior.


    então a voz não acaba rápido como você diz

    Depende do que é esse acabar rápido. Tem gente que acha que cantar 10 anos no pau e não sobrar mais nada depois já está bom. Já li comentários desse tipo aqui mesmo no fórum, Só que o tempo passa e você quer continuar cantando.

    E aí é que eu não entendo as pessoas. Qual o problema em estudar? qual é a razão que alguém se negaria a melhorar? a aprender mais? a render mais? Será preguiça?

    Gmenezes
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Valmick

    "Drive com mixed voice soa como berro mas não é berro, é técnica"

    Então o M. Shadows do Avenged Sevenfold usa essa tecnica??? cara ele nos shows grita mto ... sou leigo, mas a impressão que eu tenho é que esse cara rapidinho vai parar de cantar .... ele canta gritando e fala gritando ....

    Valmick
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Valmick
    · votar


    Leopold, técnica é a aplicação de um conjunto de ferramentas para atingir determinado resultado.
    Exemplo: Eu não sei cantar gutural porque não domino a técnica, mas que ela existe, existe, ainda que não seja a mais saudável para a saúde vocal.

    Quanto ao seu discurso de que técnica só é técnica se for para uso de toda a potencialidade da voz, concordo que essa é a busca de todo cantor que estuda, mas é utopia acharmos que todo bom cantor faz isso. Se dissermos que cantor que usa técnica só é aquele que canta sem tensão, sem esforço e que explora toda sua extensão e potencialidade, estaremos condenando grandes nomes. Você pode afirmar com veemência que faz tudo o que você coloca como condição para ter técnica, na prática?Parabéns! Eu? Eu apenas busco, mas não sou sem técnica porque não atingi tal patamar.

    Numa boa, se eu cantar e encantar platéias por 10 anos e depois minha voz vier a falhar, serei o homem mais feliz do mundo por ter deixado um legado. 10 anos pra mim não é pouco tempo.

    Leopold
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Você pode afirmar com veemência que faz tudo o que você coloca como condição para ter técnica, na prática?Parabéns!

    Posso.


    Numa boa, se eu cantar e encantar platéias por 10 anos e depois minha voz vier a falhar, serei o homem mais feliz do mundo por ter deixado um legado. 10 anos pra mim não é pouco tempo.



    Esse seu discurso vai mudar daqui há alguns anos.

    Valmick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Vamos à razão de estarmos neste tópico

    Gmenezes, escutei o Matt Shadows e para mim, pareceu que o cara canta de garganta, bicho. As notas que ele se mantém nem são tão altas, só que ele coloca muito drive. Notas altas como ele faz nos 40 segundos da música Unholy Confessions soam como falsete com drive, mas notei que ele pula rapidamente para esse registro e logo volta à cantar na sua região "de conforto", ou naquela região predominante na música, ele não parece fazer uma passagem sutil de uma voz para outra.
    Na minha opinião você não deve tentar cantar como esse cara. Ele parece um cara com um material vocal bastante resistente e pouquíssima técnica. Soa estiloso, mas não é bom se basear nele para cantar. De repente você pode tentar cantar o repertório dele colocando a sua forma de cantar de maneira que dê certo.

    patudodi
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ele inclusive ja parou de cantar distorcido desse jeito, agora é bem menos, é soh olhar o album avenged sevenfold, ou melhor ainda o live lbc.

    E se quiserem a minha opiniao fica bem melhor.

    Gmenezes
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Valmick


    Opa, levei um tempo sem internet!!!

    Valeu cara pelo esclarecimento, mas fique tranquilo que eu nem canto, estou vendo se arrumo um tempo (coisa de magico) .... para começar a fazer aulas de canto ... eu faço aulas de guitarra e as vezes da vontade de não só tocar, mas de cantar tambem.

    mas com relação ao M. shadows, então pela sua explicação o que me chama mais atenção são os drives e não as notas altas.

    Essa questão dos "drives" .... sei lá podem até ser prejudiciais "digamos" a saúde, mas que fica bom pra caramba fica.

    pode-se dizer então que esses outros caras, Brent Smith (Shine Down), Austin Winkler(Hinder) .... só utilizam drive????

    Joaozin
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Haha, os drives antigos podem ser sem técnica alguma, mas não tem como negar que eram os mais fodas! Dêem uma olhada neste drive do Sebastian Bach (que por acaso você não mencionou ele), muito louco!!

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=6yoMKZRckxc#t =123s

    Mr Sleekar
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Vocalistas cm Axl ficam forçando a laringe todo o tempo para ter aquela voz daí o desgaste, mas M. Shadows tal como Steven Tyler ou Dave Grohl tem tecnica e nao forçam a garganta (steven Tyler tem a voz igualzinha ha muitos anos mesmo com problemas com drogas).

    GuiDensidadeC
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Mr Sleekar
    steven Tyler tem a voz igualzinha ha muitos anos mesmo com problemas com drogas

    Discordo amigo, Steven Tyler já fez inúmeras cirurgias e com certeza não canta igual cantava antigamente. (continuo sendo fã dele da mesma forma).
    A respeito do Axl, é notório também que apesar de toda técnica não é mais o mesmo.
    O Shadows também já passou por cirurgia e após a cirurgia começou a fazer aulas com a professora do Axl, no meu ponto de vista, atualmente ele canta muito melhor do que cantava no início da carreira.

    Abrazz

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/13
    · votar


    steven Tyler tem a voz igualzinha ha muitos anos mesmo com problemas com drogas

    aham, igualzinho...





      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é a tecnica desse caras?