Livros de Canto

Autor Mensagem
helder777
Veterano
# jan/11 · Editado por: Moderador


Estava fuçando na internet e encontrei um link com várias referências bibliográficas para o canto. Vim aqui compartilhar o mesmo com vocês. Segue o link:

http://www.albumdefotos2.kit.net/album_de_fotos_2/imagens/lista_biblio grafica.html#P4

Parece ter livros interessantes neste link, apesar de eu não conhecer autores de livros de canto.

Por ex, tem um livro ali na seção de Técnica Vocal que parece ser interessante para mim:

BAXTER, Mark. The Rock-n-roll Singer's Survival Manual. Hal Leonard, 1991.
Livro que traz ao iniciante a definição de conceitos sobre a produção vocal, abordando os diversos fatores que podem prejudicar a saúde do aparelho fonador (drogas, bebidas, má alimentação, etc) além dos fatores que auxiliam na boa produção (exercícios físicos, correta classificação, aquecimento e desaquecimento, etc). Expõe também alguns princípios básicos como ataque, controle respiratório, quebra, registros, além de dar dicas sobre comportamento em palco, estúdio e como domar o medo de apresentações.

Este livro acima, um colega aqui do forum já nos disponibilizou.

O problema é encontrar grande parte livros para download ou mesmo para compra traduzidos. Depois irei dar uma pesquisada nos que parecem ser mais interessantes e se encontrar links para download posto aqui para vocês.

Como já sei que é de praxe alguns membros do fórum virem aqui e falar simplesmente "vá fazer aulas", quero ressaltar que aulas são muito importantes, no entanto, creio que uma leitura sobre assuntos que cercam o canto pode ser de grande ajuda, uma vez que pode vir a clarear ou apresentar assuntos para iniciantes e profissionais.

Leopold
Veterano
# jan/11
· votar


Ok, é boa a iniciativa,

Quanto a ser de praxe dizer isso, na verdade é a única coisa que fará alguém aprender a cantar.
O livro ajuda em questões totalmente básicas, mas é imppossível se aprofundar mais e mesmo que se faça isso, ninguém vai entender do que se trata. Só quem compreendeu aquilo realmente e isso demora anos e anos.

Aulas não sáo apenas muito importantes, mas o único caminho.

A leitura pode ajudar em outras questões que não as de técnica vocal para um iniciante.

O problema está em livros que são verdadeiras aberrações, e quem está começando não tem como saber se aquilo é certo ou errado.

Eu considero esses livros como "leitura pra matar a curiosidade".

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/11 · Editado por: Christhian
· votar


helder777
Ninguém vai te mandar fazer aulas por falar de livros.

Entretanto, pirataria é crime. Esse material tem direitos autorais e não pode ser distribuído dessa maneira.

EDIT: Link do tópico contendo material protegido editado. Tópico reaberto.

Abraços.

helder777
Veterano
# jan/11 · Editado por: helder777
· votar


O problema está em livros que são verdadeiras aberrações

Existem tanto livros, quanto professores neste aspecto, e o iniciante não sabe diferenciar o que e bom ou ruim no canto e acaba se fudendo.

Quando eu tinha 16 anos, eu fiz umas aulas com uma certa professora aqui da cidade que cobrava uns 80 reais (em 2005), essa professora me aconselhava a mascar um cravo ou gengibre antes dos ensaios da minha bandinha e meter bala.
Eu achava isso a coisa mais correta do mundo.
A única coisa que ela fazia comigo era uns vocalizes, nunca me explicou didaticamente a função ou papel deles na técnica vocal.
A leitura pode ajudar a identificar tais "profissionais", assim como, verdadeiros professores podem ajudar na percepção do conteúdo bom e ruim.

Uma solução alternativa para o problema de livros ruins seria o pessoal aqui do forum que tem conhecimento sobre autores, ajudar na indicação. Tal conduta seria uma ótima contribuição ao mesmo.

A leitura pode ajudar em outras questões que não as de técnica vocal para um iniciante.

Bom, não sei dizer ao certo pois não li nenhum livro de canto ainda, mas a leitura em todas areas da vida sempre nos ensina algo.

Quanto a ser de praxe dizer isso, na verdade é a única coisa que fará alguém aprender a cantar.

Isso é verdade, ninguem se torna um profissional em areas tecnicas sem esudar. Por ex: Não tem como um alguem virar um Juiz sem antes cursar Direito e aprender com professores qualificados na área (bem como ter 3 anos de experiência jurídica). O mesmo se aplica ao canto.
No entanto, ler tambem é valido, pois como já disse, a leitura sempre nos ensina algo.

Foi o que eu quis dizer no meu post anterior, peço desculpas se não fui claro.

Eu considero esses livros como "leitura pra matar a curiosidade".

Bom, talvez você já tenha um aprendizado mais avançado, mas utilizando uma suposição lógica, um inicinte que esta tendo aulas pode conciliar algo que não entendeu bem na aula com o que esta escrito em um livro e ver aquilo de uma nova perspectiva.
Só acho que livros não são de tal futilidade, tendo uma importância maior do que isso no aprendizado.

Entretanto, pirataria é crime. Esse material tem direitos autorais e não pode ser distribuído dessa maneira.

O topico que contem os links ainda esta funcionando normal não está? Tal politica não se aplica ao tópico tambem?

Achei que por ele estar funcionando com normalidade, tal regramento de direitos autorais não se aplicasse aqui no forum, já que tambem não é uma coisa muito comum de se ver em forums, uma vez que a galera sempre disponibiliza conteúdo de autores externos, mas tudo bem. Edit: Vi nas regras a proteção aos direitos autorais.

Leopold
Veterano
# jan/11
· votar


Só acho que livros não são de tal futilidade, tendo uma importância maior do que isso no aprendizado.

Depende que tipo de livro, que tipo de coisa se está aprendendo. É diferente de ler um livro de história ou geografia. È o mesmo que ler um livro sobre kung fu, com fotos, posições, porém, sem a prática o livro é obsoleto.

Eu nunca precisei de nenhum livro sobre canto para me tornar um cantor. E os que li a respeito não acrescentaram nada, não fizeram nenhuma diferença.

helder777
Veterano
# jan/11
· votar


Eu nunca precisei de nenhum livro sobre canto para me tornar um cantor. E os que li a respeito não acrescentaram nada, não fizeram nenhuma diferença.

Você provavelmente teve acesso a bons professores.
Respeito sua opinião, no entanto o que você disse é uma coisa subjetiva, e que pode variar de pessoa para pessoa, não que alguem va se tornar um profissional em canto lendo, mas ainda acredito que várias coisas possam ser extraídas da leitura.

_____________________________________________________

Voltando ao tema do tópico.

Encontrei alguns livros sobre canto de autores brasileiros disponíveis à venda no site do cifraclub:

http://www.cifraclub.com.br/livros.php?texto=canto&tipo=0&idade=0

Os livros da Tutti Bae parecem ser interessantes: http://www.submarino.com.br/produto/1/1715447#A1

Dei uma pesquisada sobre ela, e a mesma tem um currículo muito bom, bem como uma voz muito bonita. Segue o site:

http://tuttibae.com.br/

Para ver o perfil dela é só clicar em release.


Conforme eu for pesquisando sobre mais livros eu vou postando aqui para o pessoal.
Novas contribuições tambem são bem vindas.

Abraços

Leopold
Veterano
# jan/11
· votar


Acho que vou lançar um livro também...

helder777
Veterano
# jan/11 · Editado por: helder777
· votar


Acho que vou lançar um livro também...

Pelo menos a galera aqui do forum acho que iria comprar né auhsda

Sem dúvida nenhuma deve dar uma boa grana, ainda mais se for de qualidade e você conseguir passar seu conhecimento com clareza para as várias classes de leitores.

helder777
Veterano
# jan/11 · Editado por: helder777
· votar


Segue aqui como encontrar o livro: BAXTER, Mark. The Rock-n-roll Singer's Survival Manual. Hal Leonard, 1991

É só digitar na busca aqui do forum o seguinte: "Para quem procura técnica de drive"

É o primeiro link que vai aparecer. Só tem um porem... O livro esta em inglês, mas pra quem não sabe ler inglês, pode ser usado um tradutor da internet.

Segue o site do autor para quem quiser saber um pouco mais sobre o mesmo: http://www.voicelesson.com/home.htm

Abraços

Leandro Rigon
Veterano
# fev/11
· votar


Vou colocar um link do Livro Canto: Uma Expressão, de Monica Marsola Tutti Bae.

O link foi conseguido através da própria Editora Irmãos Vitale, que o vende. http://www.vitale.com.br/sistema/produtos/produto.asp?codigo=32067

Portanto, o que tem no link abaixo não deve ser o texto completo, mas ainda assim é alguma coisa

http://books.google.com.br/books?id=H4epjO1N8_kC&printsec=frontcover&d q=CANTO+UMA+EXPRESS%C3%83O&lr=#v=onepage&q&f=false

helder777
Veterano
# fev/11
· votar


Muito bom!!!

Obrigado pela contribuição Leandro!

Abraços

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/11
· votar


Leandro Rigon
Velhinho, esse livro tem uma ótima função como peso de papel. Tenho ele aqui e a única coisa que prestou foi o CD com as vocalizes que poupou o pianista exímio aqui de gravar as escalas e mandar para os alunos.

Leia a primeira página do capítulo sobre impostação que você vai ver o que eu dizendo. Vou colocar duas frases que chamam a atenção e que estão na mesma página, ou seja, o índice de bobagem por cm² é grande.

"Vocalize é a impostação da voz. Esta impostação é feita através dos exercícios vocais: VOCALIZES". - Genial!!

"Vogais Nasais: (nh) a e i o u" - se alguém entender isso, por favor me explique.

Fala sério...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/11
· votar


helder777
Segue aqui como encontrar o livro: BAXTER, Mark. The Rock-n-roll Singer's Survival Manual. Hal Leonard, 1991

É só digitar na busca aqui do forum o seguinte: "Para quem procura técnica de drive"


Também tenho aqui esse livro e curiosamente não fala nada sobre drive. Alias, em diversos momentos ele direciona para que as dúvidas sejam tiradas com o seu orientador, apesar do conteúdo ser extremamente básico. O autor, ao menos, foi mais responsável.

Leopold
Veterano
# fev/11 · Editado por: Leopold
· votar


o índice de bobagem por cm² é grande.

Por essas e outras que eu não indico livro nenhum.

E fazem um auê em cima desse povo. Eles dão "aula" em programas tipo Idolos e similares e só sai lixo.

Me lembro de alguma "aulas" que vi no programa Fama. O cúmulo do retardamento mental. Só besteira.

helder777
Veterano
# fev/11 · Editado por: helder777
· votar


Christhian

Você como uma pessoa com grande conhecimento no canto, teria algum livro para nos indicar?

Tenho certeza que você deve conhecer algum ou alguns que são relmente bons.

Leia a primeira página do capítulo sobre impostação que você vai ver o que eu dizendo. Vou colocar duas frases que chamam a atenção e que estão na mesma página, ou seja, o índice de bobagem por cm² é grande.

A Tutti Bae, tem uma voz bem bonita que parece ser bem trabalhada, bem como possui um currículo no mínimo, intrigante.

Realmente, é difícil diferenciar o bom e o ruim quando não se tem muito conhecimento na área.

Obrigado pelo aviso a respeito do livro.

Sobre o livro do Baxter.

Acho que o autor do tópico se equivocou um pouco no título do mesmo, pois na descrição do livro lá naquele meu primeiro post, realmente não há citação sobre disponibilização de técnica de drive. Lá tambem fala que são oferecidos somente os principios básicos de ataque, controle respiratório, quebra e registros.

Abraço

Leopold
Veterano
# fev/11 · Editado por: Leopold
· votar


A Tutti Bae, tem uma voz bem bonita que parece ser bem trabalhada, bem como possui um currículo no mínimo, intrigante.

Não adiantou muita coisa.

Leopold
Veterano
# fev/11 · Editado por: Leopold
· votar


Esqueçam essa história de livro, caramba!

Vão fazer aula!!!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/11
· votar


helder777

Tenho. The structure of singing, Richard Miller.

Mas absolutamente nada do que está ali vai servir pra quem não tem orientação, pois não é um livro de autoaprendizado.

BTW, 690R$ na Saraiva, em inglês.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/11
· votar


helder777
Realmente, é difícil diferenciar o bom e o ruim quando não se tem muito conhecimento na área.

Mas as duas frases que eu colei não requerem nenhum conhecimento na área pra perceber que se trata de 'absolutamente nada'.

shoyoninja
Veterano
# fev/11
· votar


Christhian
http://www.amazon.com/Structure-Singing-System-Vocal-Technique/dp/0534 255353/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1296743359&sr=8-1-spell

Sai beeem mais barato :P

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/11
· votar


shoyoninja

ahuahuehae diferença medonha!

helder777
Veterano
# fev/11 · Editado por: helder777
· votar


"Vogais Nasais: (nh) a e i o u" - se alguém entender isso, por favor me explique.

Creio que aqui se refere a: nha, nhe, nhi, nho, nhu; certo?

Edit: Mas de qualquer forma, reproduzindo os referidos sons, me parece que eles são, de fato, nasais.

Sobre a questão da impostação e do vocalize.

"Vocalize é a impostação da voz. Esta impostação é feita através dos exercícios vocais: VOCALIZES"

Não seria o equivalente a dizer que a impostação é trabalhada através dos vocalizes?

É como eu te disse, é dificil dizer o que ta certo ou errado sem ter conhecimento na área.

Tenho. The structure of singing, Richard Miller.

Mas absolutamente nada do que está ali vai servir pra quem não tem orientação, pois não é um livro de autoaprendizado.

BTW, 690R$ na Saraiva, em inglês.


Na amazon é bem mais barato. (Edit: bom... o shoyo já postou ;P)

http://www.amazon.com/Structure-Singing-System-Vocal-Technique/dp/0534 255353

Enfim se você souber de algum que possa dar uma contribuída com a galera que ta iniciando, por favor compartilhe conosco.

Vlw!

Esqueçam essa história de livro, caramba!

Vão fazer aula!!!!


Leopold

Ninguem aqui esta incitando a exclusão de aulas de canto.

Este é um forum sobre canto que se destina a abordar, de forma geral, todos os aspectos relacionados a essa profissão (ou hobby) e livros que tratem deste assunto, que a todos aqui interessa, tambem devem ter seu espaço para serem discutidos.

Portanto, não fique desvirtuando o tópico de sua finalidade, se você tiver a contribuir conosco, todos ficam muito gratos.

Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado! (Mensagem acima da caixa de postagem)

Leopold
Veterano
# fev/11 · Editado por: Leopold
· votar


Portanto, não fique desvirtuando o tópico de sua finalidade, se você tiver a contribuir conosco, todos ficam muito gratos.


Filhinho, não estou desvirtuando o tópico, simplesmente dizendo o que funciona e o que não e livros não vão suprir o que vcs precisam que é aula.
Agora se quer ler, leia à vontade, só que não adianta nada, percebe?

Consegue entender a profundidade da contribuição?

shoyoninja
Veterano
# fev/11
· votar


Christhian
Pode crer, vou comprar pra fazer exercício de apoio com ele hehehehehehe

helder777
Veterano
# fev/11 · Editado por: helder777
· votar


Filhinho, não estou desvirtuando o tópico, simplesmente dizendo o que funciona e o que não e livros não vão suprir o que vcs precisam que é aula.
Agora se quer ler, leia à vontade, só que não adianta nada, percebe?


Leopold, essa é sua opinião, subjetiva, que inclusive você já expos neste mesmo tópico. Você esta sendo repetitivo e chato, nada contributivo ao tópico. Desculpe falar assim, mas é a verdade.

Ninguem aqui quer suprir as aulas com livros, o objetivo do tópico é trazer e buscar cada vez mais informações sobre canto aos frequentadores. Todos sabemos que aulas são de extrema importância e que a leitura seria algo suplementar às aulas.

Ninguem é obrigado a compartilhar da mesma forma que você realiza seus objetivos, ou seja, sem nenhuma leitura, cada pessoa que existe nesse mundo é diferente da outra e você não pode impor a forma como você faz as coisas a outras pessoas.

Por final, lhe peço novamente para que não atrapalhe o tópico com essa discussão que não levará a lugar algum e que visa impor seu ponto de vista aos outros. Se você quiser discutir a importância de aulas de canto (de forma construtiva e informativa), por favor, crie um tópico com essa finalidade.

Abraços

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/11
· votar


helder777
Mas de qualquer forma, reproduzindo os referidos sons, me parece que eles são, de fato, nasais.

Mas "nh" são vogais desde que quando, velho?

helder777
Veterano
# fev/11 · Editado por: helder777
· votar


Vogal "a" acrescida de "nh" se torna nasal, não seria isso? Realmente a expressão esta estranha mesmo, pois o que é nasal na verdade é o nh que é uma consoante :x

Leopold
Veterano
# fev/11 · Editado por: Leopold
· votar


Leopold, essa é sua opinião, subjetiva, que inclusive você já expos neste mesmo tópico. Você esta sendo repetitivo e chato, nada contributivo ao tópico. Desculpe falar assim, mas é a verdade.

Subjetiva??? boa essa.

Não é questão de impor nada seu teimoso, é que tem coisas que simplesmente não acrescentam praticamente nada.
Eu afirmo categoricamente que pensando em técnica vocal, um iniciante não melhora absolutamente nada lendo um livro, principalmente que a maioria é um amontoado de sandices. E isso não é uma simples opinião sem fundamento se é isso que você pensa.


Eu estou contribuindo demais para o tópico só que vc não entende.

Se vc quiser que eu pare de postar é só parar de responder.

Gansinho
Veterano
# fev/11 · Editado por: Gansinho
· votar


Leopold
O negócio é que ele acha que você só irá contribuir para o tópico se disser que livros ajudam muito a aprender canto e se citar livros para ele.
Se você disser qualquer coisa que não o agrade, ele vai dizer que você "não está contribuindo".

helder777
Veterano
# fev/11 · Editado por: helder777
· votar


Gansinho

Você podia ter lido o tópico e pelo jeito não leu nem o titulo, que dirá ler um livro.

Mas você entendeu certinho a essência do tópico mesmo sem ler o título, pois quando eu escrevi "Livros de Canto", na verdade eu quis dizer, "Tópico da Escrotagem".

O negócio é que se for pra você vir postar uma porcaria dessa, não perca seu tempo.

O negócio, na verdade mesmo, é que esse tópico ta indo pro saco... auhsdauhsduashda

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Livros de Canto