Porquê o gago quando canta não gagueja?

    Autor Mensagem
    Violão e Voz
    Veterano
    # jan/11


    Grande misterio que ainda não consegui entender.

    ; )

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/11
    · votar


    nunum sei.

    :)

    patudodi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    num sabia nem que acontecia =)

    makumbator
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    Violão e Voz

    Nos gagos permanentes há uma falha de sincronia entre o sistema cerebral de articulação com o fonador. Em determinadas situações essas pessoas conseguem anular ou reduzir essa falta de sincronia(alterando a gagueira). Do mesmo modo, a gagueira aumenta em situações de tensão e desconforto social.

    Há atores, cantores e até palestrantes gagos que também ficam "curados" no exercício de suas funções(ou reduzem drasticamente a gagueira), mas no cotidiano apresentam o problema.

    Um dos grandes oradores da Grécia antiga(Demóstenes) era gago, até onde se sabe Aristóteles também. Winston Churchill(famoso por sua oratória inspirada) era gago. Mas não se percebe nada nas gravações de seus célebres discursos durante a II guerra.

    Há algumas estrelas de cinema com alguns graus de gagueira na vida real, mas que não a demonstram atuando, como por exemplo: Bruce Willis, James Earl Jones, Marilyn Monroe, Julia Roberts e seu irmão, o também ator Eric Roberts...entre muitos outros.

    Doggy
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    sei lá, pergunta pro Ozzy, rs...

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Google

    Por que o gago não gagueja quando canta?

    Porque o ato de cantar envolve duas ações que ajudam a driblar a gagueira. A primeira é que não precisamos pensar muito para interpretar uma música. Como a letra já está lá, prontinha, basta decorá-la para poder soltar a voz. Isso inibe o problema porque a gagueira costuma aparecer mais na hora de fornecer informações novas ou de emitir um juízo de valor, por exemplo. Por essa razão, a gagueira não some apenas com a música, mas também quando a pessoa fala algo que já treinou antes ou dá uma resposta bem conhecida, citando os dias da semana ou os meses do ano. O segundo fator é que, quando cantamos, usamos mais o hemisfério direito do cérebro, que concentra as habilidades artísticas, enquanto a fala está mais ligada à metade esquerda. A ajuda do lado direito diminui as falhas que geram a gagueira. "Essas falhas acontecem por causa de problemas no sistema auditivo e por uma falta de sincronia no sistema nervoso, que faz com que a pessoa deseje falar uma coisa, mas acabe não conseguindo.

    forrofamyliar
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Simples, porque o gago ao cantar "imita" o som que ele escuta. Assim como o papagaio não fala, apenas imita o o que ele ouve. É mais ou menos por ai...
    Obs. eu vi isso no fantastico!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porquê o gago quando canta não gagueja?