Quem Aqui Assiste Raul Gil?

Autor Mensagem
Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Gianyny

Valeu por postar os vídeos cara

Christhian
Leopold


com todo o respeito, acho que vcs deviam descer do salto alto e assumir que tem bons cantores lá sim, é só ver os vídeos que o colega postou

shoyoninja
Veterano
# jan/11
· votar


Gianyny
Isso é meio que a festa do auto-tune...

Pé de chinelo
Não cara, eu num sou expert em canto, mas eu sei diferenciar quem canta bem, independente de estilos...

E quais são os critérios que você usa?

DaviDLisboA
Veterano
# jan/11
· votar


Christian,
você falou sobre gosto pessoal, mas será que vc também não deixa o seu gosto pessoal achar que tudo é ruim???

Leopold
Veterano
# jan/11
· votar


com todo o respeito, acho que vcs deviam descer do salto alt

Não entendo a razão que você fica tão incomodado com isso.

Porque sou obrigado a dizer que lá tem cantores bons quando acho que não tem, um ou outro talvez mas NUNCA vi ninguém nesses programas que desse pra dizer, ESSE é bom mesmo.

Quer dizer, descer do salto pra vc, é que nós devemos baixar os nossos padrões de análise de cantores só pra satisfazer a vontade de gente que não tem esses padrões?

Não dá né. Pode ter certeza que o que a gente presta atenção num cantor as vezes nem passa pela cabeça de um leigo. Passa pelo fraseado, respiração, interpretação, postura e mais outras questões.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


shoyoninja

E quais são os critérios que você usa?

Primeiro eu vejo se agrada....pq o veja Bob Dylan, por exemplo, nunca cantou "bem" , mas ele agrada, então podemos dizer que ele "canta bem"?

Depois vejo afinação, se consegue segurar as notas, extensão vocal, ritmo etc

tem que tomar cuidado aqui no forum que é só aparecer alguem com troféuzinho do lado pra td mundo sair dando ponto e concordando sem nem saber o que ta falando...

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Leopold

...é que nós devemos baixar os nossos padrões de análise de cantores só pra satisfazer a vontade de gente que não tem esses padrões?

exatamente, vcs se fecham nesse mundinho cult de óperas da broadway e acham que só presta o que é sofisticado

na teoria vc canta muito mais que o Mark Knopfer do dire straits, Bob Dylan, Jack Johnson......mas eu prefiro mil vezes ouvir eles do que seu estilo, e tenho certeza que a maioria das pessoas do mundo também

abraços!

Rabbit
Veterano
# jan/11
· votar


Pé de chinelo

Cara, você está caindo na armadilha dos bullies.

Ele está reclamando que os outros não deveriam se incomodar com o que ele diz e a opnião dele é a opnião dele, mas preste atenção que foi ele que entrou aqui reclamando da opnião dos outros. Ele que entrou aqui tentando mudar a opnião da galera e querendo que os outros se adequem aos padrões DELE. Agora ele está tentando inverter e dizer que é você que se incomoda com o que ele diz.

Não perca seu tempo. Eles vivem desse tipo de discussão. Bully é bully.

shoyoninja
Veterano
# jan/11
· votar


Pé de chinelo
Ok, contudo esses critérios que você escolheu foram escolhidos com base apenas no seu gosto pessoal. Técnica vocal não se resume a percepção/afinação, senso rítmico e extensão. Um dos tópicos em stick aborda rapidamente alguns aspectos, sugiro a leitura.

Perceba que em nada difere isso que você falou de uma pessoa falar que cantar bem é ter uma voz sem vibratos, ou com vibratos rápidos, ou nasal. Você pode até entrar em detalhes e dizer exatamente qual a frequência de oscilação desse vibrato que você diz ser correto, e vai continuar sendo gosto pessoal.

Apenas pode ser usado como parâmetro aquilo que é definido dentro da técnica, senão cada um terá o seu, o que é o mesmo que não ter nenhum.

Afinação por exemplo, é sim um fator importante, MAS, se ela é obtida através de gritos ou usando auto-tune para mascarar as rameladas, de que isso serve?

Extensão é a mesma coisa, no youtube está cheio de vídeos de prodígios que jogam a voz pra cá e pra lá e "chegam" em notas altíssimas, mas de que isso serve se o cara canta parecendo o Gollum ou o Stitch?

Gostar do programa é problema de cada um, mas daí a dizer que pode ser referência técnica para algo SEM ter conhecimento do assunto é prepotência.

Sem contar que já se falou n+1 vezes que um dos principais objetivos do estudo técnico é preservar a saúde vocal, isso permite a qualquer um que veja aquele monte de veias pulando ser capaz de concluir que algo está errado.

Lembrando que aqui no fórum sempre procuramos manter o assunto o mais técnico possível para evitar devaneios e bobagens que de outra forma surgem (basta olhar a qualidade das postagens em tópicos antigos). Comunidades e fóruns onde se discute se Bob Dylan tinha técnica ou não existem aos montes, mas garanto a você que vai ser muito mais difícil encontrar algum lugar com a quantidade de informações corretas que existe aqui. E para quem leva a própria voz e saúde a sério, isso é excelente. Para quem não se interessa deve ser realmente meio chato, mas sempre pode-se fazer outra coisa, como ver o Raul Gil.

Abraços!

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Rabbit

é verdade, vc está certo...

não vou perder meu tempo com esses "cults" que acham que arrasam e não conseguem 10% dos views no youtube que os que "cantam mal" no raul gil conseguem

deixa eles viverem no mundinho deles e acharem que são melhores que os outros!

abs!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/11 · Editado por: Christhian
· votar


fresno

É trollagem.


E gosto MUITO de Roberto Carlos, mas ele não é bom. Várias pessoas gostam do Zezé di Camargo, mas ele é péssimo. Assim como sou fissurado em black sabbath e acho o ozzy o cara mais metal da historia, mas ele é ruim bagarai.

Muitos dos cantores que vc acha bom, podem até soar bem aos seus ouvidos, mas a maioria esta sacrificando as cordas vocais para fazer isso.

shoyoninja
Veterano
# jan/11
· votar


Rabbit
Cara, você está caindo na armadilha dos bullies.

Ele está reclamando que os outros não deveriam se incomodar com o que ele diz e a opnião dele é a opnião dele, mas preste atenção que foi ele que entrou aqui reclamando da opnião dos outros. Ele que entrou aqui tentando mudar a opnião da galera e querendo que os outros se adequem aos padrões DELE. Agora ele está tentando inverter e dizer que é você que se incomoda com o que ele diz.

Não perca seu tempo. Eles vivem desse tipo de discussão. Bully é bully.


Interessante sua idéia, existe então uma espécie de conspiração, é isso?

E de alguma forma "eles" conseguem remuneração em dinheiro com ela, e sustentam suas famílias assim.

A máfia do fórum de canto...

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Christhian

To impressionado com seus conceitos de "bom" e "ruim".....

Eu ouvi suas músicas no palcoMp3, desculpa aí cara mas se Ozzy e Zezé di camargo cantam mal, tu canta horrivelmente péssimo.....

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


shoyoninja

Beleza dono da razão....

não vou mais discutir com vc pq vc escreve um monte de coisa e não explica nada

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/11
· votar


Rabbit
Velho, to estranhando você.

Você concorda aí com o Pé de chineloem relação ao Ozzy e ao Zezé?

=/

shoyoninja
Veterano
# jan/11
· votar


Pé de chinelo
Ué, agora você me confundiu.

Do ponto de vista técnico sei que o Christhian tem perfeito domínio.

Portanto deve ter sido uma análise pelos seus critérios, de senso rítmico, afinação e extensão. Em alguma gravação dele você achou um problema nesses pontos?

Perceba que na verdade você só usou o seu próprio gosto pessoal, provavelmente permeado por uma certa conveniência para apoiar o seu ponto de vista (seja lá qual for).

patudodi
Veterano
# jan/11
· votar


Quando eu Digo que tem bons cantores no raul gil eu vejo pelo o quanto o canto deles agrada meus ouvidos, Eu sei direito como que sei que ele esta respirando errado, e essas outras partes tecnicas, mas sei lá nessa parte tecnica eu pelo menos nao conheço os vocais que nao estao usando a tecnica apropriada, provavelmente porque eu sou extremamente leigo, mas no momento me refiro ao timbre de voz e ao como ele é usado.

Caramba, nao é preciso começar uma guerra civil por aqui.
Nao dá pra dizer que o cara que nao canta com a tecnica adequada é ``ruim`` na minha opiniao o que importa é o som que ele produz...

Se ele estiver respirando horrivelmente errado da pra perceber a falta de ar, Se nao segura afinaçao direito da pra perceber tambem... Mas em casos pequenos cabe ao vocalista tentar reparar, porque no fim quem sofre ele, as vezes o erro passa até despercebido!

Villts
Veterano
# jan/11
· votar


Christhian
Muitos dos cantores que vc acha bom, podem até soar bem aos seus ouvidos, mas a maioria esta sacrificando as cordas vocais para fazer isso.

Então o Steven Tyler é ruim?

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


shoyoninja

Ta tudo mundo usando ponto de vista aqui cara, inclusive vc

Eu só fiz uma comparação de acordo com as análises do Christian....

Ele disse que o Zezé di camargo canta mal, como que ele consegue ser o sertanejo que mais vendeu discos no Brasil cantando mal? Novamente a questão do ponto de vista.....

E ouvindo Heaven And Hell do Ozzy, não consigo entender alguém falar que ele canta mal...

O christian canta muito bem, eu curti as músicas dele...........eu só fiz uma comparação tão absurda quanto a colocação dele em relação aos maus cantores...

shoyoninja
Veterano
# jan/11
· votar


patudodi
Do ponto de vista apenas de ouvinte, realmente pouco importa se o cara usa técnica, auto-tune ou até mesmo se ele realmente existe.

Mas sempre partimos do princípio aqui que quem procura informação está interessado em cantar, em usar a própria voz. E aí se torna antes de mais nada uma questão de manutenção da própria saúde. É por isso que a técnica é importante.

Como o tópico é para saber se dá para usar como referência para se desenvolver, a resposta é não.

Assim como eu gosto de um monte de cantor que não só grita como já passou por um monte de cirurgia por conta dos abusos, não tenho intenção de determinar aquilo que você gosta de ouvir ou não. Mas, denovo, do ponto de vista técnico não é referência.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


acho que ta rolando uma confusão de conceitos aqui...

alguns acham que cantar bem é acertar todas as notas, saber todas as técnicas bla bla bla

pra mim cantar bem é agradar ao seu ouvinte, afinal esse é o propósito da música, transmitir emoção......que que adianta vc "cantar bem" e nao conseguir agradar as pessoas?

entre a emoção e a técnica, eu fico com a emoção

Villts
Veterano
# jan/11
· votar


Eu só acho que todo mundo esquece aqui as vezes que música é puramente arte e colocam colocam coisas acima disso.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/11
· votar


Villts
Tecnicamente, tem uma porrada de deficiências, mas quem liga? é fodão! Praticamente uma entidade.

:)

patudodi
Veterano
# jan/11
· votar


shoyoninja

Realmente...

Bom, eu nao tenho nem inteçao de tentar cantar fudendo tudo a minha voz, a maioria dos cantores que estao trabalhando a uns 20 anos na tem tecnica adequada, mas cantam bem, é mais ou menos por aí, agora que as pessoas estão sabendo um pouco mais sobre a importancia de cantar sem esforços abusivos, ( ou nao julgando pelos cantores que saem imitando outros cantores por ai )

Acho que fim de papo não?

Raul Gil nao pode ser usado como referencia tecnica, apenas como analise de timbres musicais

Os cantores até então comentados cantam bem, mas não com a tecnica correta para manter e impostar a voz.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/11
· votar


patudodi
Seu raciocínio está corretíssimo. Mas não se pode dizer que são bons também. Agradar ao nosso gosto não pode ser parâmetro. PONTO.

:)

Villts
Veterano
# jan/11
· votar


Christhian
É disso que eu falo.

patudodi
Veterano
# jan/11
· votar


Antes de fechar o tópico...

Qual Cantor que tem uma tecnica correta para canto?

Gostaria de saber nomes dentro e fora do lirico, pois boa parte das pessoas no canto lirico sabem muito de tecnica, queria saber fora tambem.

Mas pelo amor de Deus nao vamos começar a discutir que cantor presta e que cantor nao presta, por favor!

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Qual Cantor que tem uma tecnica correta para canto?

não vou falar nada, senão os "experts" vão falar que eu to viajando e não sei nada...

deixa eles responderem

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/11
· votar


Villts
Eu gosto de Amado Batista.

:)

shoyoninja
Veterano
# jan/11
· votar


patudodi
Então, não...

Não dá pra afirmar se é bom ou ruim sem usar critérios técnicos, fora disso você invariavelmente cai no gosto pessoal.

Eu, pessoalmente, não suporto o programa. Mas isso não é relevante.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


patudodi

antes de vc fechar o tópico só queria dizer que essa discussão é muito conceitual, do tipo falar que o johny ramone era ruim pq só fazia power chords, ou que o kirk hammet é ruim pq os solos dele são muito "iguais"

se for seguir ao pé da letra a expressão cantar "bem" vc vai achar muito poucos no mundo que cantam bem mesmo, como por exemplo luciano pavarotti

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Quem Aqui Assiste Raul Gil?