Garganta sensível, como amenizar?

    Autor Mensagem
    Vitor Lima Guitar
    Veterano
    # dez/10


    Eu fiz aulas de canto por alguns anos quando bem novo, parei, voltei esse ano, mas fiz apenas três meses antes de parar denovo por motivos de força maior.

    Tenho poucas noções de técnica vocal, e quero voltar a fazer aulas ano que vem.

    Meu problema, porém, é que minha garganta é muito sensível.

    Se eu pego um ventinho de leve, durmo com o ventilador, tomo alguma coisa leeevemente gelada, fico 15 minutos no ar condicionado, ou tenho de falar um pouco mais alto, pronto, minha garganta já dói e a voz fica arranhada e presa.

    Em consequência disso minha voz NUNCA está boa: não me lembro de uma apresentação sequer que eu tenha feito na qual minha voz estivesse 100%.

    Queria saber se vocês teriam uma dica que alguma bala/spray/alimento que amenizasse a dor de garganta e desse uma limpada na voz...


    P.S.: Um cantor conhecido me disse que ele costumava mastigar suavemente um cravo-da-índia, que comprovadamente tem um agente antibacteriano e anestésico, o eugenol, mas no meu caso não funcionou e ainda fiquei sabendo que a concentração do tal eugenol no cravo é altíssima, e pode acabar até machucando mais a garganta...

    janick
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Garganta sensível, como amenizar?

    hahahaha :P

    Vitor Lima Guitar
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Quantos anos vc tem velho? 12?

    janick
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Vitor Lima Guitar
    Mesmo se eu tivesse 84 eu continuaria achando teu título ambíguo muito engraçado hehehe

    Vitor Lima Guitar
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    O problema não é achar engraçado, até aí beleza, ri sozinho.

    Eu acho infantilidade você sentir a necessidade de que os outros saibam que você achou engraçado, atrapalhando um tópico no qual eu coloco uma dúvida séria, e esperava resposta.

    Mas depois desse seu comentário, não duvido que o próximo siga a mesma linha.

    Gansinho
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Vitor Lima Guitar
    Cara, nunca tome nada (remédio, pastilha, bebida alcoólica) pra não sentir dor na garganta.
    Você não vai sentir dor na hora que cantar, mas vai forçar sua garganta sem saber o limite. Depois, ela vai tá mais fudida ainda.

    O negócio é evitar com que ela fique ruim, ou procurar um médico.

    janick
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Vitor Lima Guitar
    Cara, relaxa. Se eu te incomodei, me desculpe, mas normalmente estes tópicos aqui causam uma reação similar.

    Respondendo ao teu tópico, você precisa de um bom professor para aprender a respeitar os limites da tua voz e para aprender a cuidar dela devidamente. À partir daí, tu conhece que tipo de alimentos farão bem para tua garganta, aprenderá que tipo de situações/climas/ambientes deve evitar para não afetar tuas cordas vocais, aprenderá as tecnicas adequadas para não desgastar ou danificar sua voz; acredite, cantar é algo que se não tiver um acompanhamento de um bom profissional, você pode estar seguindo na completa contramão sem nem ter idéia disso!

    Então, eu imagino que procurar um profissional seja a melhor solução para ti.

    Beleza?

    Abçs

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Médico.

    BZ-3
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Otorrinolaringologista = avaliação.

    Abçs

    Leandro Rigon
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Repetindo o que o gansinho falou, nunca tome nada.
    Tive um professor (de colégio, não de canto) que quando a garganta doía pedia um halls ou coisa parecida para amenizar e continuar com a aula e fez um calo nas cordas vocais. Para que você não faça o mesmo nunca tome nada.

    Você já fez algum exame para ver ser você tem alguma alergia? Minha ex prof de canto tinha alergia a poeira, e isso dava a sensação de areia na garganta. Consulte um otorrino. Abraço.

    Leopold
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Vitor Lima Guitar

    Meu velho, isso aí não é privilégio seu não. Comigo acontece a mesma coisa. E pra melhorar sou um alérgico daqueles.

    Bom, no meu caso, muito disso tem a ver com problemas de estômago, de refluxo, apesar de já ter operado inclusive.

    Fato é que tem gente que é mais sensível. Se vc quer cantar, e sabe o que lhe faz mal, simples. Não faça essas coisas. Se cuide. Seja chato.
    Eu antes de apresentações fico no mínimo dois dias antes sem falar nada, só na base do bilhete. Porque? porque é necessário, por respeito ao público, por ter um padrão de qualidade.

    Vá num gastro, vá num otorrino, faça testes de alergia, procure eliminar todas as possibilidades. Se for questão de sensibilidade apenas, vc tem que ser diferente de todo mundo e fazer coisas esquisitas pra alcançar o seu objetivo.
    Ponto.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    edit

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Vitor Lima Guitar
    Eu fiz aulas de canto por alguns anos

    Até ahí tudo bem.


    Tenho poucas noções de técnica vocal

    O professor era ruim, ou voce não conseguiu aprender nada?

    Vitor Lima Guitar
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Prof. Grosélio

    O professor era ruim, ou voce não conseguiu aprender nada?


    Eu tinha 9 anos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Garganta sensível, como amenizar?