Grande mentira sobre cantar #1

Autor Mensagem
MarlonAvizOficial
Veterano
# nov/10 · Editado por: MarlonAvizOficial


Oi pessoal.

Vim aqui falar sobre uma de várias mentiras sobre cantar:

Mentira - As pessoas começam cantando tudo errado, então elas devem ser totalmente instruídas em ordem para cantar "corretamente", ai vem as teorias, praticas...

Verdade - Você PODE estar fazendo ALGUMAS coisas erradas, mas se você pode falar, você não está fazendo TUDO errado. Quando você fala, você está usando todas as mesmas ferramentas que usa para cantar - nem mais, nem menos.

Na maioria dos cantores, a dificuldade vem de se afastar de sua técnica de falar naturalmente quando eles cantam.

Se você esta menos do que satisfeito com o seu cantar, então é muito provável que você está fazendo
algo menos eficaz do que pode ser feito. Mas pare e pense por um momento.
Como você se livra da dificuldade?

Existem várias possibilidades: 1) Você simplesmente não é bom ao cantar. (Muitas pessoas suspeitam disso delas mesmas, mas isso é totalmente falso como você vai aprender); 2) Você não está se esforçando o bastante. (Muitas pessoas assumem isso também, mas você vai descobrir que se "esforçar" mais só contribui para sua dificuldade); 3) Cantar é uma habilidade especial que você não tem conhecimento útil sobre tal, por isso você deve estar preparado para gastar muito tempo e dinheiro aprendendo essa habilidade totalmente "estrangeira".

Todas essas possibilidades são pensamentos comuns, mas todas erradas. Aqui está o que você deve
aceitar para fazer satisfatórios progressos cantando:

4) Você tem usado suas "ferramentas de cantar" toda a sua vida, mas você pode estar "manuseando elas errado" enquanto canta. Vai ser tão fácil quanto falar, uma vez que você tenha alguém que mostre como simplesmente manusear as "ferramentas" corretamente.

Você usa exatamente as mesmas partes do corpo e capacidades para cantar como você faz quando você fala! O problema geralmente aparece quando alguém tenta nos dizer como devemos cantar e nos deixam torcidos, de modo que nós paremos de cantar como nós falamos.

Deixe-me ilustrar isso. Imagine que você está usando um martelo para achatar tampas de garrafas toda sua vida. Então um dia você precisa "conduzir" alguns pregos. Você tem dúvidas sobre tentar isso. Então alguém aparece e vê que você está tentando "conduzir" pregos. Ele diz à você: "Isso é muito barulhento. Aqui, segure o martelo assim" e ele gira o martelo, assim você golpeia os pregos com o cabo ao invés da cabeça do martelo.

Não faz tanto barulho agora, então você acha que ele deve estar certo. Você fica tentando
mas você faz pouco progresso.

Em seguida, um carpinteiro chega e diz: "Ei, amigo, você tem que segurá-lo pelo cabo se você quer "conduzir" aquele prego." Você gira devolta e descobre que você pode "conduzir" os pregos muito rápido agora.

Isso é como cantar deve ser. Quando você aprende como a voz foi projetada para
trabalhar, você faz um incrível progesso e cantando deve ficar muito mais fácil, ao mesmo tempo.

Para mim, meu professor de canto foi o carpinteiro. Eu cantava com um alcance limitado e muita tensão quando eu o conheci pela primeira vez. Seu método adicionou mais uma oitava para meu alcance e levou embora toda a minha tensão nas notas altas.

Espero que tenha ajudado os que leram.

Qualquer crítica é bem vinda.

Atenciosamente,

Marlon Aviz.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/10 · Editado por: Christhian
· votar


MarlonAvizOficial

Man, sua redação é péssima, parece tradução do Google.

E seu texto é auto-sabotador: É inverossímil desde a terceira linha.

Aproveite e mostre pra gente como é na prática, isso aí que você escreveu.

Vai ser interessante.

MarlonAvizOficial
Veterano
# nov/10
· votar


Christhian

Mas se minha mensagem puder ser transmitida, está bom.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/10 · Editado por: Christhian
· votar


MarlonAvizOficial

"E seu texto é auto-sabotador: É inverossímil desde a terceira linha."

Teve alguma parte dessa frase em que a MINHA mensagem não ficou clara?

MarlonAvizOficial
Veterano
# nov/10 · Editado por: MarlonAvizOficial
· votar


Christhian

Tudo bem cara, está é sua opinião, sem problemas.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/10
· votar


MarlonAvizOficial
Você acha que técnica vocal é uma questão opinião?

MarlonAvizOficial
Veterano
# nov/10
· votar


Christhian

Bom sua opinião é como a de qualquer professor que diz que precisa de anos e anos de dedicação e estudo para alcançar a plenitude da perfeita técnica vocal, se alguém aparecem e diz que não é assim, sempre tem aquele que acha completamente o contrário, como religião e ciência.

A opinião que digo é em relação ao texto, não to falando que fazendo o que eu disse, você sera um mestre na técnica vocal, só estou dizendo que isso é uma mentira sobre a técnica vocal, exercícios, prática, sim isso ajuda.

Você não deve ter interpretado corretamente o texto, ou até interpretou, mas não acredita. Por mim ta tudo bem amigo.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/10 · Editado por: Christhian
· votar


MarlonAvizOficial

Fazer um paralelo de "religião X ciência" com técnica vocal é fora da realidade. Daqui a pouco vai ter gente querendo usar a desculpa da diferença de convicção até pra justificar por que rouba, mata, etc.

Mas vamos à pratica, já que você mesmo levantou a questão das diferenças:

Mostre aí como a 'técnica da fala' e como você usa as suas 'ferramentas'.

E aqui eu te mostro um cara que desafinava mais do que um urubu no cio, depois de alguns anos de aula: Eu.

http://www.4shared.com/audio/JREiYQJS/Stairway_to_Heaven_-_Chris.html

MarlonAvizOficial
Veterano
# nov/10
· votar


Meu deus! Você com certeza não interpretou o texto!

O que eu falei de religião x ciência foi pra descrever o que eu disse no meu comentário sobre o seu comentário, para de confundir as coisas!

"técnica da fala"?

Meu... interpreta o texto.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/10 · Editado por: Christhian
· votar


MarlonAvizOficial
Meu... interpreta o texto.
É bem difícil, com essa redação horrorosa. Mas isso não precisa de interpretação:

Verdade - Você PODE estar fazendo ALGUMAS coisas erradas, mas se você pode falar, você não está fazendo TUDO errado. Quando você fala, você está usando todas as mesmas ferramentas que usa para cantar - nem mais, nem menos.

Você por acaso, tem noção do que escreveu?

MarlonAvizOficial
Veterano
# nov/10
· votar


Jesus...

Vê esse vídeo do youtube aqui, que fala mais ou menos sobre o que eu disse talvez você entenda: http://www.youtube.com/watch?v=J2lNcP4kJrw

Aproveita e vê os outros vídeos desse mesmo usuário pra você entender melhor.

Mas se você não entender, sinto muito, vai continuar assim, não vou mudar de opinião e você não vai mudar a sua.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/10
· votar


MarlonAvizOficial
Bom, parei de perder meu tempo.

E fica a dica: Miley Cyrus não tem técnica vocal nenhuma. E você nunca vai conseguir 'o mesmo tipo de voz cowboy que ela'*.

*Obrigado ao Google, que me poupa tempo e palavras.

Jeremiass
Veterano
# nov/10 · Editado por: Jeremiass
· votar


MarlonAvizOficial

Uma coisa me chamou atenção e... me identifiquei um pouco...

Falarei como você exemplificou :P

Eu tento "conduzir" os pregos, mas percebo que continuo amassando tampas de plástico e até hoje uma técnica ou curso ou ajuda fez com que eu conseguisse "conduzir" os pregos.

KKK. Eu simplesmente tento e não sai, é como se eu estivesse colocando Melodia em Rap, minha voz fica "Caipira" e não "suave" quando tento cantar, e não me entra na cabeça como transmitir toda a técnica que eu sei em teoria, a não ser respiração e postura que estou sempre fazendo corretamente. Cantando em meu tom normal, ela fica "Caipira" já, quando tento subir.. Vish. Por que não consigo cantar "suavemente" ou até mesmo.. "conduzir" os pregos ?

Não adianta me falar "Faça aulas" isso não tem por aqui, professores de canto. Alias aqui não tem nada, até em instrumentos sou um tanto autodidata. haha, tenho apostilas e também CD's de técnica muito bons aqui.

Se o Chris ainda tivesse seu método de ensino a distância ia ser tudo de bom! haha


Abraços!

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


Christhian
E aqui eu te mostro um cara que desafinava mais do que um urubu no cio, depois de alguns anos de aula: Eu.


Eu (e todo mundo) quero ouvir uma da época que ele desafinava igual Urubu no cio!

MarlonAvizOficial
Veterano
# nov/10
· votar


Christhian

É, você nem está interessado em tentar entender a mensagem.

E que dica tosca foi essa? "Miley Cyrus não tem técnica vocal..."

Isso aí, vai atrás de tudo que o google mostra... Busque cuca (alimento) no google e dê de cara com a cuca do sitio do picapau amarelo.

Jeremiass
Veterano
# nov/10
· votar


The Root Of All Evil

Também estou afim de ouvir isso, Pra mim poder botar na cabeça que o Cantar não é uma Dádiva dos Ninjas e continuar tentando. aushduashduasd

Chris, tenho uma pergunta sobre a Vodu, o que houve com o site dela ? É uma banda que eu não conhecia e gostaria de ouvir um material.

MarlonAvizOficial
Veterano
# nov/10
· votar


Assiste o vídeo do youtube que postei que você vai entender.

http://www.youtube.com/watch?v=J2lNcP4kJrw

Jeremiass
Veterano
# nov/10
· votar


MarlonAvizOficial

Assisti, e vou te dizer... cantar como se fala normalmente é mais Dificil do que parece, ou eu tenho algum tipo de "dislexia musical" asudhsuadhaudha

Kct, Quando estudava no colégio nunca precisei de muito acompanhamento de professores para aprender, sempre quebrei a cara sozinho e conseguia... Agora to vendo que pra cantar, não vou conseguir nunca sem professor, até as dicas dizem para fazer aula. Queria achar alguém que usasse método a distancia online pra poder aprender. >.<

MarlonAvizOficial
Veterano
# nov/10 · Editado por: MarlonAvizOficial
· votar


Jeremiass

Amigo, procure por musicvil no youtube, ele dá aulas online, por webcam, msn e skype e também tem muitos vídeos, CD's e DVD's. Aqui está o link dele:

Atenciosamente,

Marlon Aviz.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/10 · Editado por: Christhian
· votar


The Root Of All Evil
aehuaehae po mano, nessa época haviam dinossauros sobre a terra ainda! E como um menino 'experto', como era realmente uma porcaria, nem em fita cassete eu me atrevia a gravar hehe

Jeremiass
Velho, o Vodu infelizmente entrou num recesso que não sei se terminará. No momento em que preparávamos o CD (haviam já 6 músicas gravadas em estúdio), alguns dos integrantes entraram num ciclo de trabalho pesado com suas atividades paralelas e tudo ficou meio de lado. Quem sabe não retomamos isso no ano que vem!
Tem uma comunidade no Orkut (eu acho) que tem algumas informações. Procura lá man!
Valeu o interesse!


MarlonAvizOficial
E que dica tosca foi essa? "Miley Cyrus não tem técnica vocal..."

http://tinyurl.com/2uppezj

É só procurar o seu nome, no primeiro link dessa busca. Pra facilitar: É a penultima postagem, com data de Setembro. Já esqueceu?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/10 · Editado por: Christhian
· votar


MarlonAvizOficial
Amigo, procure por musicvil no youtube, ele dá aulas online, por webcam, msn e skype e também tem muitos vídeos, CD's e DVD's.

http://www.youtube.com/watch?v=CApOAS6VX74

AHuHAuHAuHauHAuHAuhae

O cara prega que só se deve cantar nas tríades!!!

Só tem pérolas, do tipo "As notas mais graves se concentram aqui (passa a mão no peito) e as notas mais agudas tem uma intenção... mais aguda!" aehaueuaehaueuaehae

E a pérola do ano: quando vai mostrar as ressonâncias (1:10 em diante), muda a EQ e usa autotune!!!! aehuaeuaheuaehuahe PQP!

archmed-GuiTar_gUy
Veterano
# nov/10
· votar


Christhian 5 x 0 MarlonAvizOficial


...

has4
Veterano
# nov/10
· votar


Grande mentira sobre cantar #1

Será que terá a #1, #2, #3, #4 ....?

Tô aguardando!
.
.
.

Frustração total:

Minha frustração não é nem a de que um dia eu poderei (ia) cantar!

A minha frustração é a de que nunca terei aulas com um professor, já que, resido no interior, e também, sobre aulas online, dizem que não existem e se existem, não funcionam, mesmo com os recursos de hoje em dia (da NET,)!
Pô, frustração total!

shoyoninja
Veterano
# nov/10
· votar


MarlonAvizOficial
http://www.youtube.com/watch?v=J2lNcP4kJrw

Eu duvido que alguém queira sequer falar do jeito que esse maluco fala, quanto mais aprender a cantar desse jeito.

Você deve ter ouvido o cara cantando. Com toda sinceridade, você achou bom?

F.BankZ
Veterano
# nov/10
· votar


Cara, não adianta insistir, o Chris está certo. '0'
O cara tem muita experiência e embasamento para poder comprovar tudo o que está dizendo.

McBonalds
Veterano
# nov/10 · Editado por: McBonalds
· votar


Quando você fala, você está usando todas as mesmas ferramentas que usa para cantar - nem mais, nem menos.

=O
Parei aqui.


Uma besteira desse tamanho só pode ter saído daqueles métodos caça-níqueis como Speech Level Singing e afins.

MarlonAvizOficial

Aliás, você não é o cara que no outro tópico tá pedindo ajuda pra avaliar um professor? Se você ainda não consegue nem saber se um professor é bom ou ruim, como pode ter tanta certeza do que é verdade e do que é mentira no ato de cantar?

Andras
Veterano
# nov/10
· votar


Mais um exemplo das consequências dessa era "não existe certo e errado, é tudo questão de opinião, respeite a minha pois você não pode julga-la como errado" criando uma nova geração de "intelectuais"...

Gansinho
Veterano
# nov/10
· votar


McBonalds
Aliás, você não é o cara que no outro tópico tá pedindo ajuda pra avaliar um professor?

Cara, eu também não entendi quando li esse tópico.
Ele tava procurando um professor, pedindo pra alguém do fórum ajudá-lo a avaliar o currículo de um cara e tal...
Aí nesse tópico ele vem falar "o certo e o errado" do canto, e dizer que "o professor foi o carpinteiro dele" e que hoje canta muito melhor?

Não saquei também.

McBonalds
Veterano
# nov/10
· votar


Gansinho

Isso deve ser dedo do tal professor. Agora imagina o naipe de um cara desse.

shoyoninja
Eu duvido que alguém queira sequer falar do jeito que esse maluco fala, quanto mais aprender a cantar desse jeito.

É mesmo, o cara parece o Clodovil falando huahuahua

Smothie
Veterano
# nov/10
· votar


Olha, oque voce considera um bom cantor? O vocalista do cine?
Ai ok, seu texto ta otimo. Mais cara hoje em dia quero ver uma mulher cantar como uma billy holiday, sem ter anos de estudo.
Simples.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Grande mentira sobre cantar #1