Avaliação de vocalistas de heavy metal

    Autor Mensagem
    megazord
    Veterano
    # out/10


    Bem interessante,uma professora de canto lírico não acostumada com heavy metal faz uma análise de 5 vocalistas clássicos.
    Eu ri do que ele fala do ozzy,haha.
    Abraços.o/

    renansena777
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Só isso?

    leticia123
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ...

    Dualitty
    Veterano
    # out/10
    · votar


    megazord

    Hein?!

    megazord
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Kkkkkkkkkkk,esqueci do link.
    http://imprensarocker.wordpress.com/2010/10/26/o-que-uma-professora-de -canto-lirico-diria-sobre-vocalistas-de-heavy-metal/
    Malz time !

    Gansinho
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Avaliação correta até, leigamente falando.

    Ozzy é bem fraco mesmo, mas é uma lenda do metal. Adoro ele cantando =P

    E Bruce é deus, tem nem o que falar, hehe.

    Córtex Frontal
    Veterano
    # out/10
    · votar


    chapaço megazord

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/10 · Editado por: Christhian
    · votar


    Bom, algumas coisas são MUITO estranhas.

    Em primeiro lugar, lendo o blog dela, não parece que ela é professora de canto lírico e sim de técnica vocal. Há inclusive uma menção de técnica voltada ao 'esporte' ali. E mesmo que fosse, todos os professores com quem estudei conhecem as bandas mais 'chavões' de heavy metal.

    Muitos cantores de Rock e Metal são tenores que alcançam tons muitos mais altos e por muito mais tempo do que os requisitados pelos tenores de ópera.

    Essa frase não parece vir de quem tem vivência com técnica vocal e sim de alguém que quer supervalorizar o Metal. Qualquer pessoa que tenha feito um estudo decente, sabe que além da montagem da voz do canto lírico para o metal ser totalmente diferente, uma leve subida laringe libera mais agudos, porém sem a projeção e com muito mais tensão que uma voz impostada.

    Não tenho tempo pra ler tudo, mas já mandei um email para ela perguntando sobre a veracidade dessa matéria.

    Meu feeling: Fanatismo é uma merda, sempre. Parece que neguinho precisa de atestados alheios pra ter convicção de que seu gosto musical é bom. 500 mil pessoas podem me dizer que o Ozzy é um lixo que eu ainda assim vou continuar achando ele O CARA do metal, assim como o Bruce Dickinson tem uma técnica ótima, mas seu diferencial está muito mais no timbre e na interpretação - há, em ambos os casos, a somatória de um timbre diferenciado e uma identidade com a música interpretada.

    megazord
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Christhian
    Concordo plenamente.A voz,independente de sua "qualidade " ou timbre,técnica ou o que for,só vale se for bem usada.E o Ozzy só ta aí hoje em dia por causa disso.

    cimerio
    Veterano
    # out/10
    · votar


    se teoria e análise científica desse jeito valesse alguma coisa, todo estudioso de futebol jogava no real madrid.

    megazord
    Veterano
    # out/10
    · votar


    RafaelF
    Ele disse "desse jeito".Abraços.

    Sheev
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Fiquei curiosa para saber o que ela vai responder para o Christhian. Se isso acontecer, poste aqui pra gente?

    Eu sou leiga também, não tenho cacife para dizer se as coisas que ela comentou são verossímeis ou não, então para nós aqui seria um embate interessante, e nos agregaria conhecimento. :)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/10 · Editado por: Christhian
    · votar


    Ela me respondeu que não deu entrevista a site brasileiro nenhum, mas a um em língua americana (palavras dela), que é esse:

    http://www.invisibleoranges.com/2010/07/ask-a-real-musician-5-classic- male-metal-singers

    Me pareceu uma pessoa séria, especialmente em relação ao vocabulário e formação de frases. Segundo ela, ela NÃO SE NOMEIA professora de canto lírico e sim professora de técnica vocal com TREINAMENTO em canto lírico e com alguma experiência como CANTORA lírica. Ela não comentou os comentários atribuídos à ela que eu coloquei como estranhos a quem tem vivência com técnica vocal (acho que fui muito incisivo... :[), o que me fez ler agora pela manhã o texto original para entender melhor do que se trata.

    Não foi surpresa nenhuma constatar que a versão tupiniquim "se perde" na tradução em diversos momentos. A começar pelo título: Em inglês: Ask a real musician: 5 classic male metal singers. Não sei de onde saiu o 'Professora de canto lírico'. O subtítulo em inglês refere-se a ela como cantora lírica.

    O texto em inglês não tem muita graça e nada de surpreendente. Vou citar só alguns pontos (há muitos) que me chamaram a atenção, em comparação com o texto em português.

    Primeiro ponto importante: Na tradução, onde diz: "Algumas observações para os meus leitores", no original ela se refere aos 'Classical Readers'. Claramente, ela quis motivar quem estuda canto lírico, fazendo uma observação em relação à 'entrega' que os cantores de metal tem. Na tradução, porém, a impressão (intencional, pela tradução alterada) é que ela enaltece a superioridade dos cantores de metal, por terem 'mais comprometimento', extensão, sustentação. Ratificando, então, o que já havia dito: Fanatismo é uma m...

    Enfim, alguns pontos da tradução foram deliberadamente alterados, mudando o sentido das frases dela, tornando-as estranhas (como eu havia falado). Vou citar apenas mais um que distorce o completo significado da frase. A tradução diz: "Você pode ver a diferença da mesma forma que faria com um cantor clássico – o canto livre é como uma massagem, enquanto que o canto específico faz você apertar a própria garganta.". A impressão deixada, novamente, é de uma comparação do tal 'canto livre' (metal) com o 'canto específico' (lírico)'. Acho que só não foram mais incisivos para ter uma saída, em caso de questionamento. Mas será que o original diz a mesma coisa?

    "You can tell the difference in much the same way you would listen to a classical singer – free singing is like a massage, while entangled singing makes you sympathetically tighten up your own throat."

    Fala sério né? Ela fez um paralelo óbvio: Cantar sem tensões (free singing) é tão perceptível no metal quanto no canto lírico e as tensões de um canto 'espremido' (nada com 'específico') causam tensões por reflexo. Uma frase simples, que virou um torpedo com as palavras erradas...

    Enfim, parei de comparar. Não dá pra levar à sério nada que seja 'excessivamente' tendencioso dessa maneira. Sou aficcionado por metal, mas acima de tudo sou apaixonado por CANTO. Essa intenção de querer colocar 'Chico acima de Francisco' é segregadora e tosca.

    Sheev
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Christhian
    Muito obrigada por postar. ;)

    De fato a matéria original foi alterada intencionalmente para torná-la a favor do metal. O pior disso tudo é que essa informação se dissemina sem qualquer controle e acaba por ajudar a construir as muitas enganações que existem por aí sobre canto.

    guschard
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Sobre o Ozzy:

    "Reação inicial: "O quarto cara é apenas um mau canto de garganta... Minha garganta se encolheu só de escutá-lo. Quanto tempo durou a carreira dele"?"

    Uns 40 e pocos anos, e ainda tá na briga. Huhauhahuahuaahuhuauhahuahuahuauhaauh.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliação de vocalistas de heavy metal