Cantando com o microfone X Cantando "acusticamente"

    Autor Mensagem
    PsicoLimp
    Veterano
    # out/10


    Fala galera!

    Tenho uma dúvida e provavelmente deve ser uma dúvida de muitos.

    Quando eu canto sem microfone, eu canto direitinho, com uma boa respiração e aplico as técnicas certinho. Mas quando vou ensaiar com a minha banda e começo a cantar no microfone, a minha voz sai estranha: a garganta começa doer, fico sem ar, minha voz sai muito nasal; não consigo cantar de um jeito legal.

    Como é que eu acerto isso? Alguem já teve esse problema? Como vocês resolveram?

    Acredito que sou Baixo: vou do E1 até o G3; minha voz é bem grave mesmo.

    Agradeço desde já!

    shoyoninja
    Veterano
    # out/10
    · votar


    PsicoLimp
    O que seu professor falou sobre isso?

    Junior Klein
    Veterano
    # out/10
    · votar


    O que seu professor falou sobre isso?

    Poxa, e quem nao tem professor?

    também é uma dúvida minha.

    PsicoLimp
    Veterano
    # out/10
    · votar


    É bem verdade Junior Klein. Eu conclui meu curso basico já. O meu professor dizia que não tinha mais o que passar porque eu já sabia bastante tecnicas que ele não sabia. Ai, eu sai.

    Por isso eu pergunto no fórum. Se eu tivesse um professor, perguntaria pra ele.

    shoyoninja
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Junior Klein
    Poxa, e quem nao tem professor?

    também é uma dúvida minha.


    Procura um oras, moleza.

    PsicoLimp
    Entendi, não tem professor e quer resolver um problema sem acompanhamento. Uma leitura aqui pode ajudar:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/

    Procure um professor que tenha algo para ensinar. Abraços!

    stefanov
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Não sou professor nem muito entendido, mas se você tá sentindo isso no estúdio, podem ser algumas coisas:

    1. você tá se empolgando demais e se esquecendo da técnica em estúdio
    2. o mic tá mal equalizado ou muito baixo, você tenta compensar cantando mais alto e shit happens
    3. o mic é vagabundo
    4. ar-condicionado = morte instantânea da garganta, não digo que deva desligar, mas deixar na temperatura ambiente e tomar bastante água entre uma música e outra.

    abçs

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/10 · Editado por: Christhian
    · votar


    O motivo é óbvio e suas conclusões são equivocadas.

    Sem o microfone você canta mais baixo. Há uma tendência de achar que controla a voz pois a exigência é menor - mas achar que controla não significa que esteja fazendo isso de fato. Provavelmente sua voz nao tem brilho, projeção, impostação e mais um monte de coisas.

    Com o microfone, o ruído externo é maior do que a referência interna que voce usa normalmente. Sua percepção de volume se perde, obrigando a subir sensivelmente a intensidade da voz, o que já é o suficiente pra não ter mais aquela falsa noção de que controlava alguma coisa.

    Ou seja, seu problema não é o microfone e sim a falta de técnica. Tire você mesmo a dúvida: grave-se cantando, como se fosse nessa situação "acústica" segundo suas palavras. Se seu senso crítico nao for o suficiente, poste aqui para ter noção se quem te ouve também acha que vc controla a voz adequadamente.

    Sobre "acreditar que é baixo", de uma lida nesse post, do tópico de técnica vocal, sobre classificação. Não existe maneira de classificar vozes sem treino. Mas posso apostar sem olhar sua idade que só se trata de mais um adolescente com menos de 16 anos achando que é o Cid Moreira.

    Acertei a faixa etária? :P

    JooW
    Veterano
    # out/10
    · votar


    O meu caso é o contrário , eu cantando no quarto , cantando "acusticamente" , sem microfone , não consigo alcançar algumas notas , cantando baixo não consigo alcançar algumas notas , já cantando no microfone eu canto mais alto (volume) e consigo alcançar notas altas , que não conseguiria sem o microfone , é normal ???!!

    Heaffy
    Veterano
    # out/10
    · votar


    estranho!!
    o vocalista da minha banda diz diferente do PsicoLimp e do
    JooW.
    Sempre q agt ta tocando na prç e talz, ele diz q naum consegue competir com meu violão, q tem q se concentrar em aumentar o volume e acaba pecando na técnica.

    ai ele nem se arrisca a manda nada mto dificil, mas no estúdio ele manda bem!! ele diz q só e preocupa com a técnica no estudio e naum com o volume e realmente fica melhor!

    hahahaha q doidera

    PsicoLimp
    Veterano
    # out/10 · Editado por: PsicoLimp
    · votar


    Christhian

    Sim, eu tenho 16 anos mas não ME ACHO o Cid Moreira: As pessoas com que convivo dizem que eu tenho uma voz grave. Eu aprendi sozinho algumas coisas e outras peguei com o professor. Eu sei que sou novo nessas coisas mas eu AMO cantar. Eu não tenho professor porque onde moro é meio complicado pra achar bons professores e, além disso, eu não disponho de bastante tempo.


    Tá ai uma amostra minha (também estou treinando scream)

    Opinem!

    Unholy Confessions

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/10
    · votar


    PsicoLimp
    Tem nada de grave nessa voz aí não, fio...

    E só uma observação:
    além disso, eu não disponho de bastante tempo.

    Essa frase pra mim soa como um "não tenho tempo pra essas bobagens".

    Aula de canto toma 1h por semana.

    PsicoLimp
    Veterano
    # out/10 · Editado por: PsicoLimp
    · votar


    Essa musica que eu canto precisa de notas um pouco mais altas. Ele canta em F.

    Houve inclusive uma vez que estava fazendo escalas com meu professor de canto e ele queria saber "até aonde eu cantava bem".

    Consegui cantar bem até o F3 de um piano, usando falsete. Ai ele começou a fazer a descendente e ele ficou impressionado de eu ter alcançado uma nota grave no piano ( se não me engano era o C1 ou D1), tanto que ele disse para eu cantar Catedral na apresentação de fim de ano por causa disso.

    E não, não acho que tudo isso são bobagens. Estou em semana de provas, simulados, e um porrilhão de coisas. POR ENQUANTO, não tenho muito tempo. Estou procurando um professor novo.

    Tá ai a música original para comparação. Claro que eu cantei com a voz limpa porque drive eu não consigo fazer ai:



    Opinem, por favor!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/10 · Editado por: Christhian
    · votar


    PsicoLimp

    O fato de você não conseguir alcançar as notas não tem nada a ver com classificação vocal e sim com técnica.

    Como eu disse no post anterior, sua voz NÃO tem características de voz grave, pra você 'achar' que é barítono, quanto mais baixo.

    E acredite: 99% das pessoas que dizem aqui que são barítonos e baixos tem menos de 16 anos e por conta de muda vocal, acham que a voz é grave - e acabam até forçando pra deixar mais grave, o que é um erro bizonho.

    Na boa, pega leve se for praticar sozinho. Não vai tentar fazer isso aí do video. E esqueça essa bobagem de classificação vocal.

    EDIT: Na boa, pra você conseguir pegar com C1, só arrotando.

    PsicoLimp
    Veterano
    # out/10 · Editado por: PsicoLimp
    · votar


    Sai como um arroto mesmo! hahahahahahahahaha

    Eu pego leve sim. Não sou bizonho de ferrar a voz antes da maioridade. Tenho consciencia dos meus limites e tal.

    Mas não é verdade que é somente na puberdade que os aspectos físicos (voz, corpo e pá) mudam? Cientificamente falando, a puberdade fica entre os 12 - 14 anos. Quando seus hormonios dão uma controlada, ai você entra na adolescencia. Eu já passei da fase das desafinações! hahahahahaha

    EDIT: Eu não tenho menos de 16 anos, tou a dois meses de fazer 17. :P

    Só pra constar, o que vocês acharam da minha cantoria?

    Mac-
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Christhian

    E acredite: 99% das pessoas que dizem aqui que são barítonos e baixos tem menos de 16 anos e por conta de muda vocal, acham que a voz é grave

    Então depois da muda vocal, a voz volta a ter estabilidade nos agudos? To nessa fase de muda vocal. Ta osso, tem hora q eu to flando e sai tipo um falsete no meio da frase. Cada dia eu acordo com um alcance vocal.
    Mas as UNICAS musicas q eu consigo cantar são as do charlie brown. O resto é tudo forçando.
    Minha voz n eh grave, eu pelo menos vejo muito mais brilho no meu registro medio e agudo. E todos q eu perguntam tambem acham lol.

    FlOaD
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    PsicoLimp

    achei esses gritinhos ridiculos, na parte onde se canta "normal" ficou bom até, mas faltou uma BT.

    PsicoLimp
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Alo galera!

    Agora eu acho que eu melhorei alguma coisa mas nao tá perfeito porque essas coisas levam tempo. Surgiu uma duvida enquanto eu tava estudando.

    Meu professoar de canto dizia que quanto mais alta a nota que se alcançava, o volume aumentava também.Esse seria o motivo pelo qual os cantores afastam o microfone quando alcançam tais notas.

    Mas ai, eu vi outro professor dizendo que a voz tem que manter o volume constante. Agora eu nao sei quem está realmente certo. Alguem pode me dizer?

    Detalhe: eu me sinto bem mais confortavel quando eu aumento o volume da voz enquanto canto as notas altas.

    Córtex Frontal
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Christhian
    Essa frase pra mim soa como um "não tenho tempo pra essas bobagens".

    Aula de canto toma 1h por semana.


    Tenho que concordar.. Quando é relacionado ao dinheiro tudo bem..

    Agora tempo. Dificilmente alguem nao tem 1 hora em um dia da semana.. E se nao tem isso, como vai estudar em casa??

    Leopold
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    PsicoLimp

    Você não deu sorte com professor hein meu? As duas declarações dos "professores" estão erradas.

    Tudo DEPENDE! do momento e do que vc está cantando.
    Tem momentos que vc vai fazer agudos com volume e outros não, pelo menos quem sabe o que faz altera a dinâmica, portanto dizer que quanto mais agudo, sempre maior o volume é bobagem, aliás pensar em fazer volume é bobagem. O real motivo que os cantores se afastam do microfone é a falta de técnica pois não conseguem diminuir a intensidade da voz.

    Dizer que tem que manter o volume constante então é uma antice sem tamanho. Então você vai cantar tipo uma buzina? Volume constante, sem alteração na dinâmica?
    Dá medo só de pensar que tipo de aula é essa.

    PsicoLimp
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Eu tambem achei estranho. Mas que nem o meu caso: eu canto há dois anos (um com prof e outro sem) e eu sempre me senti confortavel do jeito que ele me ensinava. Enfim, obrigado pela ajuda.

    Uma duvida: se eu aumentar o volume da voz, tem o risco de acabar com ela? Sinto a ressonancia e o diafragma quando canto as notas altas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cantando com o microfone X Cantando "acusticamente"