O Sono e o Canto.

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # out/10 · Editado por: El_Cabong


    Esses dias eu fui para a aula de canto, aí começei a fazer os exercícios, daqui a pouco a professora interrompeu e disse:
    - Que engraçado! Tem dias, principalmente naqueles com queda de temperatura, que a tua voz fica rouca, aí tu não consegues ter um bom controle sobre a afinação e nem alcançar os agudos. Já noutros, a tua voz está limpa e tu consegues cantar bem e ter um bom alcançe.
    Acontece que hoje a tua voz está bem limpa, mas mesmo assim tu não estás conseguindo um bom alcançe. Os músculos abdominais parecem que não respondem.
    Isto acontece quando se faz muito esforço físico durante o dia, ou então a pessoa não dormiu direito à noite.

    Exatamente!! Naquela noite eu perdi o sono, e dormi bem pouco.

    Interessante isso!!
    Todos cantam melhor com uma boa noite de sono.

    Andy Viper
    Veterano
    # out/10
    · votar


    El_Cabong
    Informação interessante! Já tinha mesmo reparado nisso, na prática.

    Uma outra coisa ruim é dormir com a cabeça baixa: pela manhã sua voz estará uma bela merda.. Culpa dos refluxos.

    Abraços!

    El_Cabong
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Andy Viper
    Exatamente!!
    Eu já ouvi dizer que é sempre bom cantar, só depois de umas 2 ou 3 horas depois de acordar.

    TerraSkilll
    Veterano
    # out/10
    · votar


    El_Cabong
    Já deve ter alguma teoria científica pra isso, mas não deixa de ser interessante esse assunto. Creio que qualquer mudança no corpo já influencie, tanto no canto quanto ao se tocar um instrumento. O esforço físico, principalmente, parece tirar os músculos daquele estado de "calma" necessária para algumas coisas, ainda mais quando são coisas que necessitam de precisão. Note a diferença na sua escrita de próprio punho pela manhã e à noite, após um dia de esforço.

    Uma boa noite de sono é sempre ótimo.

    Isto acontece quando se faz muito esforço físico durante o dia, ou então a pessoa não dormiu direito à noite.

    Como, por exemplo, querer tocar baixo depois de "encher uma laje". Como estou longe de ser fortão, quando pego no baixo, além do cansaço, as mãos e braços tremem um bocado e lá se vai a precisão dos movimentos. É horrível.

    Abraço.

    Mac-
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Vou te dizer que... justamente aconteceu isso comigo hoje.. eu dormi 5 horas por causa de insonia, e estava pensando em postar isso no forum... Minha voz ficava sem estabilidade, fraca e dai vai...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/10 · Editado por: Christhian
    · votar


    El_Cabong
    Sua constatação está observando apenas uma vertente do sono - A falta dele e suas conseqüências, que nem sempre são as mesmas em todas as pessoas, visto que as necessidades fisiológicas não são padronizadas - e isso lhe faz chegar em conclusões não totalmente corretas. Eu, por exemplo, tenho em média 5h de sono diárias (infelizmente, gostaria de ter mais) e meu corpo é acostumado com isso, sem perda de performance.

    A mais importante questão relacionada ao sono é o poder regenerativo que ele, aliado à ingestão de água tem. Não é o fato de dormir pouco que prejudica a sua voz, mas o fato de não dormir o suficiente para repor a condição exigida do seu corpo no dia anterior. Se você estiver excessivamente desgastado ou sua imunidade estiver debilitada, nem 10hs de sono irão lhe recuperar suficientemente. Por isso a importância de ingerir água constantemente, além de manter hábitos saudáveis, como não fumar, não expor o corpo a mudanças bruscas de temperatura e várias outras questões já foram exaustivamente abordadas em vários tópicos por aqui.

    Duas citações relativamente antigas, relacionadas:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/p2#6338035

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/p1#5852522

    Abraços.

    El_Cabong
    Veterano
    # out/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Christhian
    Realmente isto varia de pessoa para pessoa.
    Eu já vi um médico falando que tem pessoas que dormem 5 horas durante a noite, e no outro dia estão ótimas, outras dormem 8, 9 e não conseguem recuperar as energias para o dia seguinte, porque as vezes a pessoa dorme 8, 9 horas na noite mas não tem um sono tranquilo (vira para um lado, vira para outro, ronco, apnéia, etc.)
    O médico disse que o importante é que, durante a noite a pessoa consiga pelo menos meia hora de sono profundo. Se ela conseguir entrar em sono profundo por pelo menos meia hora contínua, no outro dia ela estará inteira.

    O problema é que para se atingir o sono profundo existem vários estágios antes:
    pt.wikipedia.org/wiki/Sono

    El_Cabong
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Tem até um estágio que leva o nome de uma de minhas bandas preferidas !! He He.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/10
    · votar


    O sono eu não sei não, mas um tempo depois de uma bela corrida ou exercícios aeróbicos é impressionante como que a voz fica melhor. Deve ter relação com a oxigenação/circulação sanguínea! :)

    Experimentem.

    Junior Klein
    Veterano
    # out/10
    · votar


    O sono eu não sei não, mas um tempo depois de uma bela corrida ou exercícios aeróbicos é impressionante como que a voz fica melhor. Deve ter relação com a oxigenação/circulação sanguínea! :)

    Experimentem



    Comigo é completamente o oposto. Depois q saio da academia ou dos treinos de karatê, a voz fica uma droga. afinaçao ruim, acabo forçando em demásia.........

    Sheev
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Nunca experimentei cantar depois do treino da academia.

    Mas o sono me renova, isso é certo!

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/10
    · votar


    Junior Klein: Comigo é completamente o oposto. Depois q saio da academia ou dos treinos de karatê, a voz fica uma droga. afinaçao ruim, acabo forçando em demásia.........

    Poxa, engraçado, depois que corro, chego e tomo um banho, fica uma beleza a voz.

    Sheev: Mas o sono me renova, isso é certo!

    Depois de uma noitada, minha voz não presta pra nada! hehe

    Abs

    luciano.daniel
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Olha só, não quero desviar do tópico, mas uma coisa que faz muita diferença na voz comigo é o estado emocional. Quando estou aborrecido ou preocupado minha voz murcha, mas se estou bem, feliz, em paz comigo mesmo, poxa..é outra coisa!

    Sobre o sono, acho que nada funciona direito quando estamos com aquela sonolência de uma noite mal dormida....além de dar um mal humor disgraçado!..rs

    Abraços!

    patudodi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Uma outra coisa ruim é dormir com a cabeça baixa: pela manhã sua voz estará uma bela merda.. Culpa dos refluxos.

    Como Assim cara? Tipo de bruços?

    Dormi mal hoje, me dei mal Hehehehe

    EDDIE.11
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Hoje, com a mudança de temperatura e com a minha péssima noite de sono na noite anterior, fiquei rouco, e durante a aula de canto não estava alcançando todas as notas da minha extensão(Mib1-Lá3), estava, tipo, com 1 tom e meio a menos, e senti MUITA falta, hehe. Espero dormir bem na véspera da próxima aula.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Sono e o Canto.