Perguntas difíceis para quem realmente entende do assunto

    Autor Mensagem
    TheGhostWriters
    Veterano
    # set/10


    As perguntas a seguir são detalhadas porque respostas detalhadas são bem-vindas.
    Elas tentam ser minuciosas porque pede-se que se use de minuciosidade nas respostas.

    Faz-se bastante uso de exemplos porque pede-se, encarecidamente, que use-se exemplo, sempre que possível, nas respostas.

    Isso é importante: por favor, usem exemplos de cantores, músicas, situações análogas.

    E, mais importante: eu não falo ou escrevo assim, e, se pareço pretensioso é só porque me falta habilidade social. Sério. Eu não sei me comunicar como uma pessoa normal e irrito facilmente as pessoas. É sério. De verdade. Tenho cicartizes para provar. Algumas pizzarias se recusam a atender meu número de telefone, só para nunca mais terem de me ouvir explicar como eu quero a pizza. Eles preferem perder dinheiro do que me ouvir por dois minutos.

    Por isso peço que sejam pessoas melhores do que eu e tenham paciência comigo.

    E uma última coisa, antes das perguntas: todas as perguntas contém um "por favor" implícito.

    ok
    ---------------------------------------------------------------------- ----------

    Sobre Vocalises

    Eu sei que eles servem para treinar a articulação das vogais, aprender a respirar corretamente, ajudar na utilização proveitosa do apoio, para o aquecimento vocal, etc., etc. e etc.

    O que eu não entendo é COMO eles fazem isso.

    Por exemplo, eu sei que a musculação serve para

    1 - fortalecer os músculos,
    2 - aumentar a massa muscular,
    3 - ajudar a melhorar a postura,

    entre outras coisas.

    Mas eu também conheço a explicação de COMO isso ocorre:

    1 - fortalecer os músculos: as fibras musculares de um músculo, quando estressadas, regeneram-se. A repetição faz com que elas se regenerem cada vez mais fortes, pois o corpo entende que aquele músculo precisa ser mais forte.

    2- aumentar a massa muscular: Como o músculo é refeito mais forte, é preciso mais carga para motivá-lo a uma reconstrução ainda mais forte. Isso resulta no aumento do tamanho dos músculos.

    3 - ajudar a melhorar a postura: músculos ajudam a sustentar o corpo. Com a musculação, após identificar-se quais músculos estão trabalhando de maneira menos eficaz, estes são fortalecidos.


    Minhas dúvidas são:

    Quanto à eficácia dos vocalises:

    PERGUNTA 1:

    Não pode apenas cantar uma música, ao invés de um vocalise ? O que um vocalise tem que o faz mais indicado do que uma música à escolha do cantor ?

    ---------------------------------------
    PERGUNTA 2:

    Se existem vocalises desenvolvidos para cada tipo de necessidade, eu pergunto:

    a) quais vocalises ajudam com a respiração, e como fazem isso ? O que os faz deles indicados exatamente para ajudar na respiração ?

    b) quais vocalises ajudam com o uso do apoio, e como fazem isso ?
    Se eu cantar uma música usando apoio, eu não vou estar fazendo exatamente isso ? Se eu ficar sustentando uma única nota por um período de tempo, e for aumentado esse período eu não vou estar fazendo a mesma coisa ?

    c) quais vocalises ajudam com a afinação e como fazem isso ?
    Se eu cantar uma música qualquer, prestando atenção se estou ou não dentro do tom, isso não é a mesma coisa?

    d) como o treino da articulação de vogais e consoantes pode ser de alguma ajuda ?
    A não ser que eu vá cantar numa língua ou sotaque diferente, que requer o uso de fonética diferente das que eu estou acostumado (por exemplo, o "r" francês é diferente do "r" alemão, que, por sua vez é diferente do "r" inglês, que, como todo mundo sabe, é diferente do "r" português), para que eu preciso treinar consoantes e vogais ?

    ------------------------------

    PERGUNTA 3:

    Agora uma questão sobre um termo técnico:

    O que significa Homogeneidade, em termos de canto ?

    Eis o que eu achei:

    É uma qualidade essencial, que está em função da distribuição das zonas de ressonância e da fusão das diferentes sonoridades vocais dada sua interação permanente.

    Ela só pode ser realizada pela harmonização progressiva de todos os órgãos indispensáveis a fonação. Ou seja, por um sistema de compensação sobre toda a extensão e sobre todas as vogais de modo a atenuar ou reforçar certos formantes.


    Alguém pode tentar explicar qual é a diferença entre cantar com homogeneidade e cantar sem homogeneidade ?

    Como isso soaria ? Existe algum cantor famoso que possa ser usado como exemplo de boa técnica de homogeneidade e outro que sirva como exemplo de péssima técnica de homogeneidade ?

    -----------------------------

    PERGUNTA 4:

    E por fim, vou usar alguns exemplos de cantores para tentar entender melhor o uso (ou a ausência) de técnica vocal.

    a) O Jimi Hendrix enquanto cantor: Ele não canta desafinado, mas canta mal. A voz dele soa irregular. No caso dele, quais deficiências vocês identificariam ?
    (Exemplo: all along the watchtower)

    b) O Mick Jagger dos primeiros discos dos Rolling Stones, durante as baladas, canta afinado, mas soa vacilante. No caso dele, quais deficiências vocês identificariam ?
    (Exemplo: As Tears Goes By)

    c) O canto do Herbert Viana, apesar de soar afinado, não soa muito melódico, soa mais "falado" do que "cantado", mas não como no caso do Lou Reed.
    O Lou Reed parece querer soar "falado", mas o Herbert Viana, apesar de não querer soar "falado", soa. À qual deficiência técnica (afinação, apoio, ressonância) isso pode ser atribuído ?

    d) Bob Dylan. Anasalado, mas afinado. Entretanto, parece se esforçar mais do que o necessário. Quais são as possíveis explicações ?

    --------------------------------

    Obrigado

    Leo Rio
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Leo Rio
    · votar


    PERGUNTA 1:

    Não pode apenas cantar uma música, ao invés de um vocalise ? O que um vocalise tem que o faz mais indicado do que uma música à escolha do cantor ?


    Bem plausivel sua pergunta, ja me perguntei isso tambem tempos atras.

    Mas voce concorda que é muito mais facil se lembrar de um vocalize padrao, progressao dentro de uma escala por exemplo e depois ir subindo o tom gradativamente do que cantar uma musica inteira a qual normalmente nao temos conhecimento total? Quando eu digo conhecimento total é total mesmo voce ja deve ter percebido que quando cantamos uma musica normalmente ela soh vai ficando legal la pra vigesima "seçao" de pratica que aplicamos nela, comigo é assim pelo menos, se quero dar uma de fodao e cantar assim de primeira nunca fica 100%.
    Os vocalizes sao muito mais especificos eles exercitam exatamente onde devem "exercitar" para te deixar preparado para cantar qualquer coisa.


    PERGUNTA 2:

    Se existem vocalises desenvolvidos para cada tipo de necessidade, eu pergunto:

    a) quais vocalises ajudam com a respiração, e como fazem isso ? O que os faz deles indicados exatamente para ajudar na respiração ?


    Um bastante conhecido é aquele de voce acender uma vela em um lugar sem nenhuma ventilaçao, a distancia de mais ou menos 1 palmo da sua boca, inspirar o ar e tentar soltar o ar de maneira com que a chama nao se mova e uma quantidade constante, quanto mais tempo, isso ajuda no controle da respiraçao.

    Outra opçao é fazer esse mesmo exercicio porem apenas com sua mao no lugar da vela e tentar fazer com que voce nao sinta o ar batendo na sua mao.

    b) quais vocalises ajudam com o uso do apoio, e como fazem isso ?
    Se eu cantar uma música usando apoio, eu não vou estar fazendo exatamente isso ? Se eu ficar sustentando uma única nota por um período de tempo, e for aumentado esse período eu não vou estar fazendo a mesma coisa ?


    Cara a definiçao de apoio em si ja é o exercicio da respiraçao ta tudo ligado.

    Eu costumo fica em pé, coloco a mao no abdomen e tento sentir o ar entrando nos pulmoes, usando da respiraçao diafragmatica, infelizmente eh muito complicado explicar isso atraves de um texto. Soh da ao vivo rsrs.

    c) quais vocalises ajudam com a afinação e como fazem isso ?
    Se eu cantar uma música qualquer, prestando atenção se estou ou não dentro do tom, isso não é a mesma coisa?


    Progressao e regressao de escalas naturais no violao ou no piano e tentar acompanhar com a voz (dentro da sua tessitura obviamente)

    Como elas ajudam? Elas aumentao a sua percepçao natural das notas fazendo que voce com o tempo memorize elas e tenda a nao desafinar mais.


    d) como o treino da articulação de vogais e consoantes pode ser de alguma ajuda ?
    A não ser que eu vá cantar numa língua ou sotaque diferente, que requer o uso de fonética diferente das que eu estou acostumado (por exemplo, o "r" francês é diferente do "r" alemão, que, por sua vez é diferente do "r" inglês, que, como todo mundo sabe, é diferente do "r" português), para que eu preciso treinar consoantes e vogais ?


    Realmente nao sei essa amigo, nao costumo praticar muito isto :/ Fica pra um proximo usuario te responder.


    Cara cansei de responder quem sabe amanha eu responda o resto, fiz praticamente uma dissertaçao aqui, espero ter ajudado hauhsuahsua. Boa sorte cara e faça aulas!

    shoyoninja
    Veterano
    # set/10
    · votar


    TheGhostWriters
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/10
    · votar


    TheGhostWriters
    Algumas pizzarias se recusam a atender meu número de telefone, só para nunca mais terem de me ouvir explicar como eu quero a pizza.

    Mas você pergunta como as moléculas da pizza e do recheio atuam em relação à gordura e os músculos do seu corpo, além de quanto tempo demorará pra você sentir fome de novo, com exemplos relacionando o a sua compleição corporal a de outras pessoas?

    Pois é... Além disso, melhor do que correlacionar com 'musculação', por que vc não faz um paralelo com 'artes marciais'?

    Eu adoraria saber, por exemplo:

    PERGUNTA 1:


    Não pode apenas entrar numa luta, ao invés de treinar? O que um treino tem que o faz mais indicado do que uma luta à escolha do atleta ?


    Refletindo: se eu postar isso num fórum de Jiu Jitsu, que tipo de resposta vou receber?

    Abraços.

    TheGhostWriters
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Mas você pergunta como as moléculas da pizza e do recheio atuam em relação à gordura e os músculos do seu corpo, além de quanto tempo demorará pra você sentir fome de novo, com exemplos relacionando o a sua compleição corporal a de outras pessoas?

    Pois é...


    Pois é... Não, porque pizzarias não são fóruns que existem para tirar dúvidas.

    Além disso, melhor do que correlacionar com 'musculação', por que vc não faz um paralelo com 'artes marciais'?

    Porque eu não sabia que era importante escolher o esporte certo na hora de fazer analogias.

    Eu adoraria saber, por exemplo:

    PERGUNTA 1:

    Não pode apenas entrar numa luta, ao invés de treinar? O que um treino tem que o faz mais indicado do que uma luta à escolha do atleta ?


    Se você não estiver sendo sarcástico e mal-intencionado, e REALMENTE adoraria saber isso, talvez um fórum de jiu-jitsu possa te ajudar.

    Refletindo: se eu postar isso num fórum de Jiu Jitsu, que tipo de resposta vou receber?


    Talvez uma resposta intolerante e arrogante, num lugar onde as dúvidas deveriam ser encorajadas.
    Talvez uma resposta que não tivesse intuito algum em ajudar, vinda de um moderador.
    Talvez uma resposta cujo único motivo de ser fosse satisfazer o egocentrismo daquele que responde.

    Realmente não sei. Nunca aconteceu comigo. Nem antes, nem agora.

    Refletindo: o tipo de resposta que você recebe reflete o tipo da pessoa que responde.

    "Abraços"

    TerraSkilll
    Veterano
    # set/10
    · votar


    TheGhostWriters
    Você parece ter uma característica interessante: é curioso. Mas cuidado para não se tornar rude na sua ânsia por saber.

    Enfim. Não sou expert em canto, mas vou tentar te ajudar.

    Não pode apenas cantar uma música, ao invés de um vocalise ? O que um vocalise tem que o faz mais indicado do que uma música à escolha do cantor ?
    A ideia de vocalises, até onde eu os compreendo, é aprender pela repetição. Cada vocalise tende a focar um determinado som, por isso repete-se os mesmos vocalises. Uma música seria um "apanhado de vocalises", pendendo mais para alguns que outros. Fazendo uma analogia (já que você gosta delas) com a matemática: se você tem dificuldade em subtração, teoricamente é mais efetivo treinar as subtrações que treinar as quatro operações básicas, alternando entre elas.

    PERGUNTA 2:
    Para esta, creio que seria interessante você perguntar a um professor de canto. Curiosamente (ou não??) o Christhian é professor de canto. Então porque ele não respondeu? Seria a forma como as perguntas foram feitas ou há algo a mais?

    PERGUNTA 3:
    Desculpe, essa eu passo.

    PERGUNTA 4:
    Nesse caso, há diversos fatores "extras": conhecimento de cada um deles quanto ao canto, cuidados com a voz, grau de "autoconfiança", consumo de drogas e bebidas, desenvolvimento corporal, idade, tom das músicas, etc. Não dá pra dizer simplesmente que o cara "não sabia cantar".

    c) O canto do Herbert Viana, apesar de soar afinado, não soa muito melódico, soa mais "falado" do que "cantado", mas não como no caso do Lou Reed.
    Dois fatores a considerar: língua e estilo. O português soa bem diferente do inglês quando cantado. E o estilo adotado pelo Herbert pode causar essa impressão em você, de que ele soa "falado" (impressão que eu não compartilho). Não atribuo isso à falta de técnica.

    ---------------------------------------------------------------------- ---
    Comentários adicionais:

    E, mais importante: eu não falo ou escrevo assim, e, se pareço pretensioso é só porque me falta habilidade social. Sério. Eu não sei me comunicar como uma pessoa normal e irrito facilmente as pessoas
    Recomendo praticar. Uma boa "habilidade social" é uma das características mais importantes que uma pessoa pode ter.

    Por isso peço que sejam pessoas melhores do que eu e tenham paciência comigo.
    O melhor jeito de obter respeito é demonstrando respeito. Se isso vai contra seu comportamento padrão, e você não deseja "fingir ser algo que não é", bem....

    Abraço.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/10
    · votar


    TheGhostWriters
    Realmente não sei.

    Velho, vai continuar sem saber se ficar nessa defensiva boba, achando que alguém tem alguma coisa contra você.

    Além disso, seria interessante aprender decodificar uma linguagem mais informal e figurativa do que essa sua. Alias, há uma grande diferença em se fazer uma alusão (no caso do Jiu Jitsu) com sarcasmo. E em tempo: Ironia foi o que usei no caso da pizzaria. Faltou até um pouco de sensibilidade em perceber que, se minha postagem fosse agressiva de alguma maneira, não haveria os cumprimentos no final.

    No mais, moderador não me torna autoridade em assunto nenhum. Sou um usuário, como você, que quando algo está fora das regras trata de adequa-las. É um serviço de um usuário para o outro, sem receber um centavo por isso. Se você julgar que minha postagem (ou de qualquer outro usuário) está em desacordo com as regras, por favor, use o link Denunciar contido em cada post.

    E um adicional relevante:
    Porque eu não sabia que era importante escolher o esporte certo na hora de fazer analogias.

    Bastaria ter realizado que musculação não exige treino técnico e sim treino de carga, diferentemente do canto e de vários outros esportes, como jiu jitsu, voleibol, futebol, etc.

    TheGhostWriters
    Veterano
    # set/10
    · votar


    TerraSkilll e Leo Rio

    Obrigado pelas respostas.

    TerraSkilll
    o Christhian é professor de canto. Então porque ele não respondeu? Seria a forma como as perguntas foram feitas ou há algo a mais?

    Sei lá. Talvez ele não saiba a resposta.

    O melhor jeito de obter respeito é demonstrando respeito. Se isso vai contra seu comportamento padrão, e você não deseja "fingir ser algo que não é", bem....

    Hã ????

    Christhian

    No mais, moderador não me torna autoridade em assunto nenhum.
    Não mesmo. Mas torna você em um exemplo de conduta no fórum que você modera.

    Você não é autoridade em assunto nenhum, como você mesmo disse. Mas parece gostar de dar palpite a respeito de vários assuntos:

    "A lógica por trás do uso do esporte enquanto analogia no tocante ao Canto, por Christian:
    Basta realizar que musculação não exige treino técnico e sim treino de carga. E dois mais três são cinco"

    Em tempo: não estou sendo sarcástico, apenas irônico.

    vai continuar sem saber se ficar nessa defensiva boba
    E falando em ficar na defensiva:
    Se você não quer, ou não sabe, responder as perguntas, não precisa responder com besteiras, se indignando com a pergunta, só pra que ninguém pense: "o Christian é professor de canto e nem disse nada?"

    Ninguém tá aqui dizendo: oh, por favor, mestre christian, senhor Miyagi do canto, nunca deixe que nos falte sua opinião.

    Então relaxa, amigo.

    Olha só, visando o bem-estar geral, proponho uma trégua.

    Você admite que existe a possibilidade de a sua primeira resposta - tenha você tido a intenção ou não - ter soado mal-intencionada e eu me desculpo por tê-la interpretado de maneira equivocada.

    Parece razoável ?

    Vamos lá, sejamos todos amigos. We are the world we are the children.

    Discussão não leva a nada. Somos todos capazes de apreciar as vantagens da paz sobre a guerra.

    Então venha, aperte minha mão, pois eu a estou oferecendo.

    Christian, você concorda ? Você parece ser tão legal.
    Podemos ser amigos ? Espero que sim.

    :)

    Como Arnaldo Baptista disse: Se você quiser ser meu amigo, dê-me sua mão e seu sorriso, eu lhe mostrarei meu coração.

    Você aceita meu pedido de amizade, Christian ?

    Afinal de contas você é cristão
    (Christian, Cristão, trocadilho. Entendeu ? Cristão em inglês é Chr... Ah, deixa pra lá, foi uma piada horrível, de qualquer maneira)

    Mas sério, seja meu amigo, estou aqui lhe propondo uma trégua. Seria uma honra para mim.

    Muitos e muitos abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Perguntas difíceis para quem realmente entende do assunto