Voz Nasal - Técnica

Autor Mensagem
beltrao
Veterano
# ago/10


Olá, faço aula de canto lírico há pouco tempo, porém, meu objetivo ao começar a aula era outro.

Estou ficando com a voz muito aveludada e jogando-a para trás. Quando na verdade, eu buscava um timbre mais anasalado. Porém, não tenho essa técnica.

Certa vez, alguém me disse que as escolas de canto lírico de cada país trabalham com formas de canto diferente. Italiana mais voz na cabeça, Francesa voz anasalada. Não sei se isso é verdade, gostaria de saber.

Fato é que gostaria de poder controlar e cantar com um timbre analasado e saber se isso é uma técnica que pode ser treinada. E com quem eu poderia treinar, no canto lírico que não, não é ?

Obrigado.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/10
· votar


beltrao
Velho, tua colocação é tão bizarra que eu escrevi 'é sério isso?' e editei pelo menos umas 10X.

Você tem alguma noção do que é voz anasalada? Vou até um pouco mais além: Você sabe o que quer da sua voz, de verdade?

Veja o que você escreveu:
Quando na verdade, eu buscava um timbre mais anasalado. Porém, não tenho essa técnica.

'Timbre' não é técnica, é fisiologia. Você pode estudar com quem você quiser que seu timbre não vai mudar.

Mas sinceramente, em mais de 10 anos dando aula, é a primeira vez na vida que eu ouço/leio um treco desses. Você prefere cantar anasalado do que com técnica, estética e agradabilidade?

Pode até parecer controverso, mas se for assim, abandone as aulas. E acrescente gritos, urros e outras várias coisas que são toscas e feias na sua voz. Pelo menos se for tudo junto, talvez lhe confira alguma personalidade.

Abraços.

shoyoninja
Veterano
# ago/10
· votar


????

Pra que você quer isso?

Junior Klein
Veterano
# ago/10
· votar


gente, vóz anasalada ta na móda... :P
o que mais tem é nego fanho pagando de cantor....
Luan santana é um exemplo, o timbre dele éra até legal quando tinha seus 13 anos, mais éra muito fanho, fanho meesmo. Hoje ele deu uma melhorada, nao canta tanto com o naris.....
Ainda tenho duvidas a respeito de ressonancia do som. me corrijam se estiver errado:
Tenho q manter passagem do som/ar mais aberta da garganta pra boca pra evitar as vóz anasalada? isso me daria uma boa ressonancia na cavidade bucal, e o adequado sem exageros na cavidade nasal?
tenho enorme dificuldade de juntar um bom vibrato com nótas altas em algumas palavras. ja palavras que finalizam em "A" por exemplo consigo nótas bem mais altas.... fico puto com isso.
aliaz, isso é uma puta falta de sacanajem! :(

McBonalds
Veterano
# ago/10
· votar


beltrao
Pra que você quer isso? (2)

Pois é. Isso só serve se você quiser fazer cover do Roberto Carlos.

Mas acho que você deve estar confundindo aquele som mais metálico (às vezes até meio estridente) que é o som da máscara (o lugar certo), com o som fanho da voz no nariz (o lugar errado).

Tenha em mente que se você quiser mesmo cantar com a voz no nariz, você vai ter um desgaste menor, é verdade, mas além de "mascarar" (pra não dizer "enfeiar" hehehe) o seu timbre, você vai limitar muito os seus agudos. Não vale a pena.

E quanto a esses professores que dizem para você jogar a voz para trás, fuja deles. É outro abacaxi.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/10 · Editado por: Christhian
· votar


McBonalds
E quanto a esses professores que dizem para você jogar a voz para trás, fuja deles. É outro abacaxi.

Não concordo. Em MUITOS casos a melhor imagem para voz de cabeça é exatamente pensar que a voz passa por trás da orelha e vem pra frente, ou seja, primeiro pra trás, desviando toda a voz pra cima e só depois pra frente. É exatamente por isso que o boca chiusa ajuda tanto a encontrar a voz de cabeça corretamente.

Cada pessoa interpreta as imagens didáticas da técnica vocal de uma maneira diferente, cabendo ao professor determinar o que funciona com aquele aluno.

McBonalds
Veterano
# ago/10
· votar


Christhian
Não concordo. Em MUITOS casos a melhor imagem para voz de cabeça é exatamente pensar que a voz passa por trás da orelha e vem pra frente, ou seja, primeiro pra trás, desviando toda a voz pra cima e só depois pra frente. É exatamente por isso que o boca chiusa ajuda tanto a encontrar a voz de cabeça corretamente.

Sim, se eu não me engano em vozes femininas (ou de tenores ligeiros) geralmente se usa isso pra dar corpo na voz. E nesse caso, a imagem mental é trazer a voz para cima e para frente, nunca só para trás.

beltrao
Veterano
# ago/10 · Editado por: beltrao
· votar


Christian, não me parece ser falta de educação te dizer que não cabe a você me dizer como eu devo cantar.

Você me sugeriu gritos e urros. Obrigado, mas não foi isso que pedi. Isso também não dá necessariamente uma propriedade nasal à minha voz.

Se está na moda ou não, se é bonito ou não, pouco me importa. Para mim, a beleza é muito subjetitva. E outra, a forma como eu gostaria de cantar não passa por como eu devo cantar. Se alguém quiser interferir nisso, sugiro que não me responda nada. Se é ridículo cantar asim, então ok, eu gostaria de cantar ridiculamente.

Se alguém tiver informações seja de aulas, algum tipo de técnica, alguma forma que acrescente um som mais nasal, que tenha a ver com a minha pergunta, serei grato.

Obrigado.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/10
· votar


beltrao
De fato, não é nenhuma falta de educação expressar opiniões. Na verdade, é falta de bom senso fazer uma pergunta cujas respostas, se não condizerem com o que você deseja, não servem.

Veja, você expõe que as aulas de técnica vocal não lhe servem, pois você quer cantar sem técnica. Partindo dessa premissa, a melhor coisa a fazer... é não estudar. Alguém que não quer ler, não tem que aprender a ler, assim como alguém que não quer conduzir um carro não tem por que tirar habilitação. Simples assim. Uma pessoa que não quer cantar com plasticidade, mas sim anasalado (!) não tem o que por que gastar tempo e dinheiro com aulas.

Mas acho que você tem toda a razão, o problema é seu e não meu.

Boa sorte com o que deseja pra sua voz. Você vai precisar.

Villts
Veterano
# ago/10
· votar


Coloca um pregador no nariz e canta

Del-Rei
Veterano
# ago/10
· votar


beltrao

Fala, cara.... Putz, gostaria de ter tua voz então.

A minha é completamente anasalada, baixa e abafada.
Não gosto. Quem me dera consertar isso.

De qualquer forma, boa sorte na busca.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

engtmir
Veterano
# ago/10
· votar


hehehe

O nosso amigo beltrao falando em voz anasalada, é meio estranho mesmo, maaasss diga ai para a gente o que tu pretendia cantar com essa voz mais anasalada, confesso que fiquei curioso...

E bem, eu canto mal pakas, e não tenho ainda 3 meses de aula de canto, e também nunca ouvi falar de técnica para cantar com voz de "nariz" hehe

Boa sorte ai na tua busca

Abraços

Villts
Veterano
# ago/10
· votar


A não ser que ele esteja falando do vocal do Gnarls Barkley, eu realmente não entendo haha

http://www.youtube.com/watch?v=bd2B6SjMh_w

Vanessa Lockhart
Veterano
# ago/10 · Editado por: Vanessa Lockhart
· votar


beltrao
[...]as escolas de canto lírico de cada país trabalham com formas de canto diferente. Italiana mais voz na cabeça, Francesa voz anasalada. Não sei se isso é verdade, gostaria de saber.

Conheço voz de cabeça, voz de peito, voz "de garganta" (gutural)... mas em voz de nariz eu nunca ouvi falar! =S

___

Fato é que gostaria de poder controlar e cantar com um timbre analasado e saber se isso é uma técnica que pode ser treinada.

Certamente isso que vc ouviu dizerem sobre ser uma técnina não é verdade.

E, nossa, enquanto tá cheio de gente louca pra se livrar da nasalização, vc tá a fim de ganhar isso? Voz nasal é considerada "errada". Quanto a ser feia, concordo que cada um tem um gosto, e se vc curte vozes assim, blz. Mas não acho que vc consiga alguém pra te ensinar isso já que, como eu disse, a ressonância no nariz é considerada errada e de mal gosto por padrão.

Talvez o que vc considere "nasal" nem seja de fato e de repente vc só não está sabendo explicar.
EDIT: Dá um exemplo do que vc considera uma boa voz nasal pra gente tentar entender o pq de vc querer tanto cantar assim ;)

[ ]'s!

BlackHill
Veterano
# ago/10
· votar


Christhian
Desculpa, cara, mas timbre é modificável sim. Logicamente todos têm um timbre natural da voz, mas ele pode ser modificado. Tanto que um dos grandes objetivos do estudo do canto é conseguir mudar de registro sem mudar ou mudando muito pouco de timbre, ou seja, modificando os timbres naturais dos registros grave e agudo para ficarem parecidos com o do registro médio.
O timbre varia de acordo com a forma da onda que você emite. Então é relativamente fácil modificar.
beltrao
Eu pessoalmente vejo utilidade na voz nasal. Gosto muito de A7X e o cantor usa voz nasal em certos momentos, porque é o que a música pede...
Se você procurar vai achar um professor que consiga te passar técnicas para cantar de forma nasal sem ferir seu aparelho fonador. Muito provavelmente não vai ser um professor de canto lírico, pois PARA ELES esse tipo de voz é muito feio.

Ao pessoal do fórum de canto:
Gente, vocês deviam frequentar um pouco os fóruns dos outros instrumentos. Nos de baixo e teclado (os que eu leio e posto) as pessoas nunca agem com a arrogância e a falta de vontade de ajudar que o pessoal do canto tem. Aqui vocês estão sempre certos. Quem discordar que vá embora... Sejam mais cabeça aberta!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/10 · Editado por: Christhian
· votar


BlackHill
O timbre varia de acordo com a forma da onda que você emite.

Só pra não fingir de morto...

A voz é composta por vários formantes, que amplificam os harmônicos produzidos não só pelas cordas vocais, mas pela reflexão que acontece a partir da geração. O timbre é conhecido no meio fonoaudiológico e médico como 'f0' ou formante fundamental. Esses formantes são como a impressão digital: O histórico de uma vida fica ali impresso e a maneira como o corpo de cada um lida com eles, tornam o timbre único. É exatamente da mesma maneira com instrumentos musicais. Num passado mais distante, os violinos stradivarius possuiam não só uma construção impecável, mas usavam madeiras específicas para a produção de um timbre perfeito. Recentemente, as fábricas de guitarra se diferenciam tb por isso: A Gibson seleciona as madeiras de maneira meticulosa e o processo de secagem não envolve elementos químicos, para não alterar o timbre das mesmas. Diferentemente das Epiphones, que sofrem secagem química e as madeiras não são tão selecionadas assim.

É exatamente nisso, alias, que se baseam os programas de criptação por reconhecimento de voz.

O estudo do canto não visa mudar o timbre de ninguém. E registro vocal não tem nada a ver com timbre.

BlackHill
Veterano
# ago/10
· votar


Christhian
Eu sei do que é composto o timbre. Só quis simplificar pra não entrar numa discussão muito grande sobre isso.
Mas o que você falou diz respeito ao timbre natural da voz. Mas você pode fazer outro timbre mudando a forma como a nota é emitida e aonde ela ressoa. Tanto que é possível imitar a voz de outras pessoas.
Comparando com um instrumento, o que você disse é basicamente dizer que pegada não influencia no som de uma guitarra ou um baixo, só porque as madeiras e o modelo são iguais.

RafaelF
Veterano
# ago/10
· votar


Christhian

Cara, não entendo de fono mas conheço um pouco de física. A formante fundamental "f0" que você menciona é uma frequência. Os harmônicos são variações dessa frequência.

Já o timbre tem relação com a forma de onda. A frequência nada mais é do que quantas vezes esta forma de onda se repete num intervalo de tempo (normalmente hertz).

Tendo isto dito, empiricamente (ou seja, pensando com meus botões) falando eu acredito que é meio termo. Acredito sim que o timbre tem um elemento fundamental imutável devido à fisiologia única do organismo de cada pessoa, o que permite os metodos de encriptação e reconhecimento de voz, mas também tem um elemento variavel seja por alguma contração muscular em algum lugar ou algo assim.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/10
· votar


BlackHill
Mas você pode fazer outro timbre

Não sei qual a parte de 'timbre não muda' você não entendeu, mas enfim... não há discussão profunda ou superficial sobre isso. Não é uma questão de opinião.

BlackHill
Comparando com um instrumento, o que você disse é basicamente dizer que pegada não influencia no som de uma guitarra ou um baixo, só porque as madeiras e o modelo são iguais.

... foi isso que você entendeu mesmo?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/10
· votar


RafaelF
Não são harmonicos derivados, mas aglutinados.

Dê uma lida nisso:
http://www.4shared.com/document/G_Gq3XSy/Acstica_da_voz_cantada.html


Abraços

engtmir
Veterano
# ago/10
· votar


Alguém me explica aí o que cargas d'água é voz nasal. Não é por sacanagem, é que realmente não conheço essa técnica, ou maneira de cantar sei lá... Fiquei curioso, e como antes pedi algum exemplo pro beltrao, mas ele não se pronunciou mais... Alguém me faria esse favor???

Abraços

Del-Rei
Veterano
# ago/10
· votar


engtmir

Alguém me explica aí o que cargas d'água é voz nasal.

Cara, deve ser uma voz parecida com a que temos quando estamos resfriados, com nariz entupido.... meio fanhosa, abafada.

Mas vou deixar pros grandes sábios responderem.



Christhian

Fala, cara!!!

Rapaz, jamais discutiria técnicas de canto com você. Além de admirar e respeitar seu canto e técnica, sou completamente ignorante.

Mas o que quero dizer é que mesmo que eu me aventurasse a discutir e emitir alguma opinião, acho que você poderia responder um pouco mais "amigável". Não sei se é intencional ou não, mas ao ler seus textos tenho a impressão de que há uma certa violência em suas palavras.

Talvez seja apenas impressão, pois interpretação de texto é completamente subjetiva. Posso estar imaginando uma coisa e estar completamente errado... isso acontece.

Bom, falou!!!



Um aceno de longe!!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/10
· votar


Del-Rei
Talvez seja apenas impressão, pois interpretação de texto é completamente subjetiva. Posso estar imaginando uma coisa e estar completamente errado... isso acontece.

Fala velho.

Cara, 100% de certeza de ser impressão, ocasionada pela objetividade com a qual escrevo. Pense no seguinte: Não conheço quase ninguém daqui pessoalmente, portanto não tenho nada contra nem a favor de ninguém. Não haveria nenhum motivo pra escrever com 'violência', mas me reservo ao direito de participar dos debates sem precisar usar de qualquer expediente que não seja a informação. Além disso, as poucas pessoas que me conhecem pessoalmente, sabem da minha rotina, que me proibe ficar pensando em meias palavras para agradar Chico & Francisco. Agora, por exemplo, estou lhe respondendo durante uma aula.

Abraços.

Scrutinizer
Veterano
# ago/10 · Editado por: Scrutinizer
· votar


'Timbre' não é técnica, é fisiologia. Você pode estudar com quem você quiser que seu timbre não vai mudar.
Mas é pelo timbre que você descobre se alguém está cantando certo ou errado nas aulas que você dá...
A minha voz "normal" e a minha voz anasalada possuem diferentes timbres. A menos que vocês do canto e fonoaudiologia tenham usado isso como um jargão com outro sentido...
Lembrando que um "a" e um "o" são diferenciados por nada mais nada menos que o timbre.

O timbre é conhecido no meio fonoaudiológico e médico como 'f0' ou formante fundamental.
Isso nem considerando meu último comentário pode estar certo. O timbre é definido pelos harmônicos, não pela fundamental. A fundamental define a "altura", é a freqüência mais pronunciada no espectro, é o que define a nota que você ouve.
Já ouviu falar da série de Fourier, pelo menos?

Del-Rei
Veterano
# ago/10
· votar


Christhian

Fala!!

Beleza!! Fico feliz então!
De qualquer forma, peço desculpas se pareci indelicado ou algo do tipo!!
:)

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

Scrutinizer
Veterano
# ago/10
· votar


Ah, mas o Christian deve estar certo em uma coisa, se você canta certo, você não vai querer mudar seu timbre. Mas se quiser cantar errado, eu sinceramente, acho que você deve cantar errado, tome cuidado e faça o que quer. Uma pessoa deveria entrar na aula de canto por que quer aprender a cantar, não porque ouviu um monte de paspalhos num fórum de internet dizendo o que deve ser feito.

BlackHill
Veterano
# ago/10
· votar


Scrutinizer
Eu só discordo do conceito de errado... Acho que se você não está causando dano à sua voz nem encurtando o "tempo de vida" dela você está cantando certo. O resto é questão de estética.
Existem professores que ensinam a cantar gutural de forma a reduzir ao mínimo possível ou acabar com o dano causado à voz. Então acredito que haja professores que ensinem a cantar com voz nasal.
Na verdade, se você exagera ao fazer a voz ressonar na máscara do rosto ela já se torna meio nasal. Então acredito, vejam bem, ACREDITO, não SEI, que não seja prejudicial cantar de forma nasal dessa forma.

McBonalds
Veterano
# ago/10
· votar


Pelo que eu sei, o timbre não muda. O que acontece é que o cantor pode mudar a forma de emissão e "mascarar" o timbre, mas ele está sempre lá, e nunca muda.

Eu acho que se o beltrao quiser tanto cantar com a voz anasalada, beleza, que vá em frente. Desde que não venha abrir a boca pra cantar perto de mim, tudo bem.

E quanto à suposta rispidez do Christhian, vocês vêm aqui buscando informação ou carinho? =P

BlackHill
Veterano
# ago/10
· votar


McBonalds
vocês vêm aqui buscando informação ou carinho?
Cara, era dessa atitude que eu tava falando no meu post anterior. Não precisa de carinho ¬¬ mas ser um pouco mais simpático é legal. Especialmente porque ninguém aqui está ouvindo o tom de voz (por favor não levem isso pro lado do canto É SÓ UMA EXPRESSÃO) da pessoa com quem a gente ta se comunicando.

shoyoninja
Veterano
# ago/10
· votar


Scrutinizer
F0 não é, nunca será, não se parece e nem tem qualquer relação com a fundamental de uma série de Fourier.

F0 é assimétrico.

Fundamental em série de Fourier é senóide.

Aliás a utilidade das séries e transformadas de Fourier é exatamente permitir analisar e até reproduzir sinais complexos como F0 através de decomposição.

Não é a frequência fundamental que está sendo discutida. Mas sim o formante fundamental.

É a forma de onda de CADA pulso de ar gerado pelo movimento de abertura e fechamento das cordas vocais. A repetição desse movimento com uma frequência f é que forma a frequência fundamental. Esse movimento é complexo: nem a repetição dos pulsos é perfeitamente periódica, nem a forma dos pulsos é simétrica.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Voz Nasal - Técnica