Home Studio com equipamentos simples.

    Autor Mensagem
    NinoArt
    Veterano
    # jul/10


    Pessoal, sempre tive dúvidas sobre equipamentos para gravação e, considerando certas restrições ($$$), é muito dificil chegar a um consenso de qual equipamento obter. Gostaria de mostrar um exemplo prático (em áudio) citando o respectivo equipamento, que é realmente simples e barato. Talvez essa informação possa ser útil pra alguém que encara música como um hobby e se satisfaz com a qualidade de gravação como está.

    www.myspace.com/audiotrip

    Bom, para Home Studio seria ideal um microfone condensador, fato. Nas gravações, no entanto, eu estou usando um Samson Q7, gravado num quarto sem isolamento acústico e microfone com ângulo de 30° para baixo na altura do nariz. Simples assim. (importante notar que terminações do tipo "d" e "t" de palavras em inglês simplesmente desaparecem, pq esse microfone não é capaz de captar certas nuances... ponto negativo).

    O restante do equipamento usado é:
    Pré-amp Behringer MIC200.
    Conversor A/D Behringer U-Control UCA202.

    Talves o conversor seja dispensável caso vc já possua uma boa placa de áudio (visto q ele é equivalente a uma placa de áudio externa USB). O pré-amp, em contrapartida, é indispensável!!!

    Enfim, optei por esse equipamento pelo preço, pois não estava tão determinado a investir num hobby de finais de semana (composição). O conjunto microfone+cabos+préamp+conversor deve ficar por volta de 600 reais no Brasil, bastante razoável para um hobby.

    Espero ter contribuído aqui de alguma forma.
    Obrigado.

    quebredo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Para que serve e como funciona um converssor?

    NinoArt
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Para que serve e como funciona um converssor?

    Bom, todo computador trabalha APENAS com sinais digitais, um conversor A/D captura o sinal analógico do seu microfone/guitarra/etc e o converte em sinal digital para ser armazenado e reproduzido no seu computador. A mesma coisa acontece com a sua própria placa de áudio. O que ela faz nada mais é do que uma conversão Analógico/Digital. Esse conversor que citei é uma placa de som externa com algumas entradas e saídas a mais (no caso, RCA).
    A qualidade do som digital depende de alguns fatores:
    - Taxa de amostragem (aquele 44Khz que vc já deve ter visto no velho Winamp).
    - Resolução (quantidade de bits usados para representar cada amostra de som)
    O produto entre esses fatores é o bitrate (128kbps, 192kbps, 320kbps...). Vale lembrar que esse produto é para o áudio final. Praticamente todos os formatos de som comerciais (exceto .WAV) possuem algum tipo de compactação.
    É importante levar esses fatores em consideração na hora de gravar. =)
    Desculpe ter respondido mais do que perguntou.

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Para fazer as gravações em estúdio das pistas (tanto de vocais como de instrumentos) é bom sempre gravar a uma taxa de 24bits e não 16bits, pois em 16bits a resolução fica baixa principalmente para sons de baixo volume. Isto pode ser imperceptível à primeira vista, mas depois das mixagens, adições de efeitos, normalizações, ... estas distorções podem aparecer.
    No formato de 24bits, a resolução que "desenha" a imagem sonora é bem maior, e permanece muito boa mesmo para gravações de baixo volume, assim os mínimos detalhes da gravação permanecem fiéis ao original.
    Depois de tudo finalizado (masterizado) e pronto para passar para o CD matriz, aí sim converta para 16bits, e grave o CD matriz.
    Espero ter contribuido também!!!

    quebredo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Nino Art
    El_Cabong

    Contribuiram bastante, ao ponto de ter expandido meus horizontes musico-tecnológico que tenho outra dúvida; e para entenderem minha dúvida, vou falar o equipamento que tenho:

    Placa de audio M-audio profire2626, CAD Trion 8000 e notebock acer core 2 duo 1.8ghz com 3gb de memória.

    Fui experimentar pela 1ª vez esse equipamento e gravar em 24bits e taxa de amostragem máxima que nao me lembro agora, só que o computador ficou meio que travando.

    A que se deve essa inveficiencia do sistema: processador, memória, placa de som ou outra coisa?

    Caso seja processador e se tratando de notebook, se eu colocar a prioridade de processamento para alta, pode melhorar a performance?

    NinoArt
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    quebredo

    Creio que isso não seja tão simples de concluir.
    - Sua placa de áudio é profissional, logo não deve ser o gargalo.
    - Seu sistema operacional provavelmente é 32 bits, logo, 3gb de memória é o máximo que ele consegue "indexar". Não adianta aumentar. Se o seu software de gravação está com a memória dedicada (não existe nenhum outro programa "pesado" rodando junto), então memória não deveria ser problema.
    Poderia culpar o seu processamento, que é relativamente baixo, mas existem outros fatores a serem considerados. A sua placa de áudio capta e converte enquanto o seu software de gravação faz as interfaces (leitura e escrita de memória, buffer de gravação etc).
    O que costuma ocupar bastante processamento é a reprodução de Overdub (quando se tem muitas pistas sendo reproduzidas ao mesmo tempo em que uma nova é gravada), principalmente se estiver usando VST (instrumento virtual).

    Caso seja uma situação como essa, eu tenho umas sugestões que eu mesmo aplico:

    - Alguns softwares de gravação têm recurso para "congelar" o VST. Ou seja, ao invés de reproduzir uma MIDI mapeada em VST, o software converte previamente esse áudio em um .wav e o reproduz, o que é muito menos custoso em termos de processamento.

    - Se ainda assim não resolver, gere um único arquivo de áudio com todo o instrumental, crie um novo projeto (feche o anterior para liberar memória) e grave a voz com overdub dessa única faixa. Depois reabra o projeto anterior e insira o .wav de voz em uma nova track.

    Esse último caso é gambiarra, mas eu uso o tempo todo, principalmente quando o instrumental é mais "recheado" e com muitas VSTs, como é o caso da música Lost nesse link que mandei no primeiro post.

    Espero ter ajudado de alguma forma.
    Abraço.

    quebredo
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    NinoArt

    Com certeza Nino, tanto que já estou cotando um desktop para usarmos ao invés de note, o note só será usado ao vivo por ser portátil e segurar tranquilo o que precisamos ao vivo.

    O problema que tem pesado batante além do que voce falou, sao os milhoes de plugins que sao utilizado no processo de gravaçao.

    O desk terá a seguinte confirugaçao:

    Core I5 Socket 3.2ghz
    2gb (2 pentes de 1gb) DDR3 1333mhz PATRIOT
    Fonte CORSAIR de 400W

    Com certeza vai aguentar e sobrar, depois irei fazendo os up-grades necessários.

    Villts
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    quebredo
    Se for no Windows 7, tu tá com o mesmo problema que eu, fica tudo pipocando no Windows 7, volta pro XP que vai funcionar melhor

    gege_correa
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    quebredo
    O desk terá a seguinte confirugaçao:

    Core I5 Socket 3.2ghz
    2gb (2 pentes de 1gb) DDR3 1333mhz PATRIOT
    Fonte CORSAIR de 400W


    Sugiro incluir 2 HDs (SATA), um para o Windows outro para seus trabalhos, e um externo para backup.

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    quebredo

    Sugiro dar uma lida no tutorial de fontes chaveadas do Clube do Hardware e depois procurar uma fonte no menu Produtos Recomendados.

    quebredo
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Villts
    O win que eu uso é o xp mesmo, o 7 funciona com todos os programas, mas ainda não funciona com muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitos plugins e etc.

    Mas de qualquer forma, obrigado pelo toque.


    gege_correa

    Vai funcionar com 2 Hd's, um sata 1tb, um HD menor para o sistema operacional e 2 externos que já utilizavamos no notebook.



    Thiago Yoshiki

    Uma corsair de 400w dá e sobra pro que eu preciso... mas vlw a dica.

    gege_correa
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    quebredo
    Vai funcionar com 2 Hd's, um sata 1tb, um HD menor para o sistema operacional e 2 externos que já utilizavamos no notebook.

    Show.

    THRASH3R
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Essas musicas do seu myspace vc gravou todos os instrumentos com esse equipamento ou apenas a sua voz?

    NinoArt
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    THRASH3R

    Essas musicas do seu myspace vc gravou todos os instrumentos com esse equipamento ou apenas a sua voz?
    Apenas a voz.

    As guitarras e violões foram gravados com uma pedaleira Line 6 Pod XT Live (interface USB) e o restante dos instrumentos foi VST.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Home Studio com equipamentos simples.