Vozes coladas, como faz?

    Autor Mensagem
    Jorge Fnord
    Veterano
    # jun/10


    Eu não sei o termo correto pra esse conceito abstrato =/

    Eu queria saber como faz pra compor uma segunda voz e parecer que esta está "colada" à primeira.
    Eu sei que é meio confuso, mas a impressão que tenho é que há músicas em que duas pessoas cantam juntas, porem, me parece que cada uma segue uma melodia diferente. Em outros casos parece que as melodias estão coladas.

    Já procurei bastante sobre backing vocal, mas o pessoal só fala de usar os intervalos, e só... como se bastasse pegar uma nota aleatória da harmonia. As vezes dizem pra seguir com apenas um intervalo, fazendo as alterações pertinentes (como terças maiores e menores). Seria esse o segredo? - nunca testei.

    É necessário recorrer ao tal do Contraponto como já me indicaram ou existe uma explicação mais simples, já que eu só quero pro uso na música popular?

    ivan_puppets
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Jorge Fnord
    Você citou os intervalos como se entendesse sobre eles.

    Você realmente conhece sobre o assunto?

    Se realmente conhece, saberia que cantando ou tocando uma nota em tônica(primeira nota do tom, exemplo C) e uma nota por exemplo em terça ou quinta(E ou G) ao mesmo tempo, daria um efeito muito legal entre duas vozes, esse efeito é o tão chamado 'Backing Vocal'(Podendo ter várias variancias, como oitavas,segundas,terças,quintas,etc.).

    Mas pode-se ter duas vozes com o mesmo tom, não é mesmo? Provavelmente você ouviu alguma música que o Backing Vocal não muda o intervalo e sim canta na mesma linha de referencia do Lead Vocal, quem sabe?

    Tenta postar alguma música que você diria que o vocal está "colado", que seria muito mais fácil de te ajudar. =)

    Abração!

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu geralmente costumo fazer e/ou compor segunda voz sem me preocupar com intervalos de terça quinta,... eu simplesmente componho para a segunda voz uma nova melodia totalmente diferente da primeira voz mas sempre obedecendo a escala pentatônica ou diatônica.
    Fica muito melhor improvisar / "viajar" na escala do que ficar preso à intervalos, pois assim, as vezes se cria coisas surpreendentes!!
    E sempre as vozes parecem "coladas" uma na outra, ou seja, escutando o conjunto de vozes parecem uma só, fica tudo uníssono.
    Não sei se é isso que você quis dizer, mas pelo que eu entendi o que vai fazer as vozes soarem uníssonas como se fosse uma voz só, é atentar para uma afinação perfeita e um sincronismo perfeito também com relação ao início e final das notas cantadas.
    Até parece bobagem mas não é!! Um sincronismo perfeito de início e final das notas faz toda a diferença!!!
    Para o sincronismo seria bom em alguns casos alguém reger os cantores de 1º e 2º voz juntos, ou então muita prática e ensaios da música.

    Jorge Fnord
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Acho que um música que tem as vozes coladas é Because.
    Fazer um trecho apenas por intuição com "vozes coladas" parece fácil , mas numa melodia extensa parece que se você não seguir uma regra elas "descolam". Eu lembro de uma vez que minha banda tentou fazer um jogo de vozes pra três pessoas, e não ficou legal, mesmo com todas as notas dentro da harmonia.

    Ah, e bem, minha percepção é um lixo, mas eu consigo identificar os intervalos quando existem =)

    Jorge Fnord
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Ninguem?
    nem pra dizer que eu tou viajando?

    É sempre assim que eu vejo nos outros tópicos, o pessoal só diz pra tocar umas notas aleatórias da harmonia que tá beleza.

    Ninguem sabe como funciona esse negócio de verdade?

    snd
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Escuta:
    http://www.youtube.com/watch?v=Lj3LNO-rMFs

    A partir de 2:40 e 3:42 e me diz se é isso. São intervalos, como se você montasse um acorde com as vozes.

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Jorge Fnord
    é mais técnica vocal mesmo, é o que suponho.
    Tem um pouco de mixagem no final, como na junção de guitarras, mas em vocal tem a técnica aplicada na voz.

    Creio que o exemplo que você está pensando é como nesse 'duo':
    http://www.youtube.com/watch?v=iCCwez5QZtM
    ou aqui a partir de 1:00
    http://www.youtube.com/watch?v=yP0BQY-fVvs

    No segundo vídeo que é ao vivo, dá pra notar a técnica. Em estúdio o Queen e o Aerosmith usam bastante dessa técnica. Queen usa tanto em guitarras como em vozes, tanto com o Freddie Mercury em solo como com a banda inteira cantando.

    Saber que existe eu sei, rs. Agora, saber como fazer, principalmente na parte da mixagem, também é minha dúvida.

    amplexos

    T.

    Jorge Fnord
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    A partir de 2:40 e 3:42 e me diz se é isso. São intervalos, como se você montasse um acorde com as vozes.


    2:40 são oitavas apenas, não? e 3:42 e só ouvi um solo de guitarra

    T-Rodman

    é cara, essa vozes estão coladas

    Parece que dependendo da nota que você começa (a fazer a segunda voz), cê tem que seguir um caminho único.
    Alguem sabe como se faz isso?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/10
    · votar


    Jorge Fnord

    Tratam-se de vozes harmonizadas, em geral em 3ªs, 5ªs, 6ªs e 7ªs, sem o engessamento dos intervalos como se fosse uma melodia paralela, seguinda a mesma métrica.

    O ajuste final numa gravação de estúdio é óbvio tb. Tempo e tom.

    Não entendi até agora que vc pensa ser o segredo disso. Não há fórmula mágica de 'caminho único', assim como não há tanto de improviso, como muitos acreditam haver. Alias, os improvisos são para quem tem anos de experiência e normalmente em melodias já conhecidas por quem dobra.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Jorge Fnord

    Além do que o Christhian citou, há também o uso de contraponto em algumas ocasiões(quando as vozes se descolam, e seguem melodias distintas, mas que se completam e se relacionam).

    ivan_puppets
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Jorge Fnord
    Não há nenhuma 'técnica vocal' ligada a isso.

    É pura teoria musical que pode ser aplicada a qualquer coisa(que emita freqüência audível ao ouvido humano).

    Não existe segredo algum, e sim prática e teoria trabalhando juntas.

    E também não existe essa coisa de improvisação, o improviso em si é baseado nessa regra de intervalos, aonde você pode muito bem utilizar sem saber improvisar!

    Aprenda os intervalos, ouça com atenção cada 'efeito' dado em cada momento, e em cada 'combinação'(terça com quinta, tonica com terça, oitava com tonica, etc.).

    Não tem segredo!

    Abraços.

    Jorge Fnord
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Tratam-se de vozes harmonizadas, em geral em 3ªs, 5ªs, 6ªs e 7ªs, sem o engessamento dos intervalos como se fosse uma melodia paralela, seguinda a mesma métrica.


    Ok, mas parece que certas coisas não batem, por exemplo:

    .Uma música que esteja em Dó maior
    .Eu quero fazer uma segunda voz em quinta
    .Dai a melodia me "da" um si
    .E eu tou fazendo um acorde de Sol maior com 7 (teclado) - só pra piorar.
    .Que nota eu usaria pra segunda voz?

    Ou mesmos em outras situações, supondo que eu estivesse fazendo segunda voz em quarta e a primeira voz me desse um

    makumbator
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Jorge Fnord

    Não precisa ficar preso em um determinado intervalo(não tem que ser só terças, ou só quartas, ou o que for). Determinado intervalo não ficou tão bom com a harmonia? Ou ficou mais difícil de emitir?Basta trocar o intervalo, oras!

    No seu exemplo, pode ficar legal o fá sobre a harmonia de G7, pois o intervalo que o caracteriza é justamente a sétima menor sobre a tríade maior(ou seja, nesse caso é justamente o fá).
    Outro detalhe, é que tudo depende da intenção do arranjo, da harmonia, do estilo, etc...não é uma mera questão de se jogar intervalos apenas para ter vozes em notas separadas, tem que haver uma razão musical para tal expediente.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    Exatamente! E foi por isso que eu citei o ' não engessamento' dos intervalos.

    ;)

    Jorge Fnord
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    tá certo, esclarecido - valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vozes coladas, como faz?