Dicas e conselhos para cantar.

Autor Mensagem
El_Cabong
Veterano
# jan/10


Finalmente eu criei vergonha e ontem recomeçei as minhas aulas de canto. Nesta primeira aula a professora passou várias dicas e conselhos para se cantar bem. Achei elas muito interessantes, pena eu não ter levado um caderno para anotar tudo (na próxima aula levarei). foram muitas dicas por isso vou colocar aqui as que eu me lembro. Ao longo do tempo vou colocando mais, e se o pessoal do forum quiser colaborar também fiquem a vontade.

- Nunca cantar logo em seguida da hora de acordar. No mínimo espere de 3 horas (se você costuma levantar as 8 da manhã, só cante depois das 11hs), porque logo depois de levantar a saliva é muito densa e a voz sai prejudicada.
- 2 horas antes de cantar não coma chocolate, queijo (leite e derivados). Prefira frutas, legumes e água a vontade.
- faça diariamente pelo menos 15 minutos de exercícios de respiração diafragmática e intercostal (o professor lhe ensinará como são feitas).
- Nós temos naturalmente o cacoete de cantar os agudos olhando pra cima e os graves olhando pra baixo. O certo é fixar um ponto no horizonte e cantar olhando pra ele, independente da altura da nota.

El_Cabong
Veterano
# jan/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


- No dia em que você for cantar (dia de show ou dia de gravação) fuja de ambientes com ar condicionado ligado.
- Antes de cantar ou de gravar vocais em estúdios, sempre faça primeiramente exercícios de respiração, depois uns vocalizes, por exemplo: primeiro com boca fechada "Mmm Mmm Mmm" e por último uns vocalizes com pronuncia, por exemplo: "Lá Lá Lá" "Bri Iii Iii" "Viii Uuu Viii"... (faça uma vez para cada semitom, até percorrer toda a faixa de sua extensão vocal) Isto são só exemplos, pois para cada caso o professor pode lhe aconselhar outros exercícios ou vocalizes. Isto demora uns 15 minutos, mas com os exercícios adequados a tua voz já ficará no ponto!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10
· votar


El_Cabong
Velhinho, eu admiro muito sua boa vontade (por isso até deixei o tópico aberto, esperando o que viria), mas pensa no seguinte:

primeiro com boca fechada "Mmm Mmm Mmm"
Boca chiusa tem que ser feito com um som projetado na face, sem tensões na garganta, relaxado. Se o cara simplesmente fechar a boca e ficar fazendo mmmmm na garganta, vai forçar a voz e em vez de aquecer, vai desgastar. A pergunta é: Como ele vai saber que está fazendo corretamente?

O mesmo serve para: vocalizes com pronuncia, por exemplo: "Lá Lá Lá" "Bri Iii Iii" "Viii Uuu Viii". Na hipótese mais suave, o cara pode fazer uma vibração de língua lá no fundo da garganta que vai forçar os músculos da laringe e tensionar a base da língua. Novamente, como saber se está certo?

E perceba o agravante: (faça uma vez para cada semitom, até percorrer toda a faixa de sua extensão vocal). Uma pessoa sem treinamento, tentar percorrer toda a extensão é suicídio vocal, vai gritar, vai forçar, não vai apoiar direito. Isso considerando que a extensão que ele vá 'compreender' seja a da voz plena, por que haverão os que entrarão em fry achando que estão fazendo graves e berrarão de laringe alta, pra tentar chegar em notas agudas.

Enfim, TODAS essas 'dicas' já apareceram aqui de alguma maneira e foi exatamente o que me motivou a escrever um tópico com o título "técnica vocal - tudo o que você deve saber e nada mais do que isso". Qualquer instrução mal interpretada pode ser potencialmente nociva a saúde alheia.

Abraços.

El_Cabong
Veterano
# jan/10
· votar


Christhian
Ok Ok

Eu vou levar para a professora isto que você falou com relação estes exercícios, pois são eles que eu faço sempre no início das aulas. Aí vou ver o que ela tem a dizer.

Embora eu tenha escrito alí que aquilo era só um exemplo (é o que a professora está fazendo comigo no início das aulas)
O bom é que a pessoa leia isto que eu escrevi: "... pois para cada caso o professor pode lhe aconselhar outros exercícios ou vocalizes..."

Christian!
Se você quiser eu retiro esta última dica, que talves possa vir a causar confusão.
Sua ajuda é bem vinda.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10
· votar


El_Cabong
Nah, deixa aí! Seus tópicos e posts são sempre bons e, como disse, acho sua intenção muito boa!

Creio que vai ser até legal pra galera ler e sacar que em termos gerais, é simplesmente impossível pegar uma informação escrita ou descrita sem ser presencialmente, mesmo que o 'informante' tenha um bom conhecimento de causa.

=)

El_Cabong
Veterano
# jan/10
· votar


Bom!
Realmente nessa última dica eu saí fora da intenção inicial que eu tinha sobre o tópico.
Eu quis criar um tópico falando sobre, alimentação, cuidados, tipos de ambientes inapropriados, hora melhor de cantar, o que fazer nos dias de show ou gravação, doenças respiratórias e suas influências (esse assunto me interessa muito pois tenho rinite alérgica), retornos de palco, ...
Enfim !! Procurar fugir de que se referisse ao corpo humano cantando, e sim falar sobre coisas externas que influenciam o canto.
Eu procurei aqui no fórum algum tópico dedicado à isso e não encontrei.

Sendo assim, desconsiderem a 2° dica do 2° post.

El_Cabong
Veterano
# jan/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Continuando...
- Sempre que tiver dor de garganta não tome chás,... enfim qualquer líquido quente, pois pode até amenizar a dor momentaneamente, mas na verdade tem o efeito contrário, aumentando o problema. O certo é tomar bastante água na temperatura ambiente e não cantar nesses dias (repouso).

* Esta dica a professora passou para minha irmã que também faz aulas com ela e estava com dor de garganta.

teclado_mania
Veterano
# jan/10 · Editado por: teclado_mania
· votar


El_Cabong


Boa cara teve uma vez que estava com uma leve coceira na garganta que é um trem chato e ainda fui cantar no louvor domingo, 3 dias antes não tinha tomado nada na temperatura fora do ambiente, até comida eu não gosto muito quente.


Uma outra dica pra a galera, antes de cantar não masque chiclete pois cansa os musculos do rosto e você tem umas dores quando canta mais de 5 minutos.

Essa dica aprendir com o vocal da equipe de louvor que estuda em escola canto.

Vagabond
Veterano
# jan/10
· votar


baa, não sabia do leite :O tenho que parar com isso...

El_Cabong
Veterano
# fev/10
· votar


teclado_mania
Boa dica esta do chiclete. Realmente cansa mesmo!!
Vagabond
Leite e derivados pode ingerir!! Só não pode no período de 2 a 3 horas antes de cantar.

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


Pessoal outra, mesmo sem estar doente ingerir sorvetes, picoles, agua gelada, refrir gelado, não faz bem pra garganta, geralmente quando tomo agua gelada antes de cantar minha voz fica parecendo que coloquei gas pro ficar grossa.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/10
· votar


Balela: Chiclete não faz bem aos dentes, mas fortalece a mandibula. Algumas pessoas tem necessidade desse fortalecimento por conta de dificuldades de articulação.

O tópico que começou bem, vai caminhar pro 'achismo' e vai ir pro espaço.

E é um ótimo espaço pra pérolas, como 'água gelada não faz bem', seguido de um 'geralmente quando tomo água gelada antes de cantar' no mesmo parágrafo.

Betiel
Veterano
# fev/10
· votar


Comer maçã, também é bom, se possível 1 por dia, pra quem canta muito; a maçã limpa as cordas vocais.

Betiel
Veterano
# fev/10
· votar


Mãeee olha eu no pérolas, \o/ uhsuhsuh brincadeira gente.

shoyoninja
Veterano
# fev/10
· votar


Betiel
A coisa não é bem assim...

Se houver alguma coisa errada para a qual o efeito adstringente da maçã seja benéfico, comer maçã vai ajudar. Por exemplo: excesso de secreção ou até alguma inflamação.

Claro que comer uma maçã (e outras frutas) todo dia traz benefícios para a saúde em geral, o que também vai acabar refletindo positivamente no canto. Mas as cordas vocais não ficam "sujas" para que algo precise "limpá-las" diariamente. Aliás, se qualquer corpo estranho entrar em contato com as cordas vocais, vais tossir um bocado.

Enfim, maçã é uma boa dica e ajuda sim, mas não tem esse papel de manutenção que comer uma por dia infere. Uma boa hidratação e os exercícios específicos para manutenção da voz é que têm essa função.

El_Cabong
Veterano
# fev/10
· votar


shoyoninja
Aproveitando o assunto.
Eu ouvi dizer (portanto é uma fonte não confiável) que quando se está com pigarro na garganta, e isto está prejudicando o canto, é bom tomar um pouco de limonada.
Isto realmente é bom para a garganta e para o canto??

Uma outra dúvida. Sabe-se que para o canto é bom tomar bastante àgua, mas se caso no momento só tiver água com gás, o efeito é igual ao da água comum, ou a água com gás já não é aconselhável para quem vai cantar ??

Japah_RockStar
Veterano
# fev/10
· votar


aFFs!! Minha Professora não me explico nada disso aquela anta por isso sai de la acho q ela nem tem diploma de canto lirico... ¬¬

Betiel
Veterano
# fev/10
· votar


shoyoninja Equivoquei-me falando que maçã limpava as cordas vocais (erro feio meu) "limpa a garganta" do famoso pigarro, ou como você mesmo disse também de algumas inflamações. e não podemos tira-lo a força, mas esse erro, creio eu que não prejudicou ninguém não. vlw por me corrigir!!!

shoyoninja
Veterano
# fev/10 · Editado por: shoyoninja
· votar


El_Cabong
Não sei!

Mas se é para tomar água com gás, que seja uma coca-cola logo :P.

Betiel
De fato. Prejudicar alguém com maçãs é difícil :P.

Betiel
Veterano
# fev/10
· votar


shoyoninja Então se meu comentário não prejudicou ninguém, considero seu comentário, sobre o meu, muito leviano! uma vez que as considerações que terço partem do senso comum,
isto é, do dia a dia, tendo em vista que estou apenas iniciando no campo músical, nada com precisão ou muita técnica, nada científico. apenas pesquisador e grande interesado pela música no qual estou afunilando meus conhecimentos, e aqui disponho-me para trocar idéias, aprender e ensinar. e descobri que não "limpa as cordas vocais" mais um lugarzinho bem proximo. vlw?

shoyoninja
Veterano
# fev/10 · Editado por: shoyoninja
· votar


Betiel
De forma alguma, e se você descobriu que a maçã "limpa um lugarzinho bem próximo" então sugiro uma releitura do que escrevi.

O fato de não prejudicar a saúde de alguém NÃO torna um serviço passar informação errada.

Podes passar a vida comendo quantas maçãs por dia quiser, NÃO vai haver ganho algum para a voz além do possível combate a sintomas que já estavam atrapalhando. E ainda cabe uma ressalva: suponha que os sintomas (pigarro por exemplo) decorram de uma desidratação, tentar tratar o sintoma ao invés da causa é o pior caminho a seguir.

Betiel
Veterano
# fev/10
· votar


shoyoninja
Um exemplo bem criancinha de 11 anos: você banha-se, ou toma banho? "Dá no mesmo, no final você acaba limpo" importante é passar a dica, sobre o assunto discutido.

Continuando...

È VERDADE QUE MAÇÃ FAZ BEM PRA VOZ? Sim, pois possui propriedade adstringente, auxiliando a limpeza da faringe. Os sucos de laranja e limão também auxiliam a absorção do excesso de secreção.

O CANTOR DEVE USAR BALINHAS DE HORTELÃ, MEL, PASTILHAS, SPRAY LOCAL E GENGIBRE PARA MANTER SUA VOZ SALDAVEL?
Não, Estes recursos mascaram a dor do esforço vocal, dando uma falsa sensação de melhora, prejudicando ainda mais o estado das mucosas.

Betiel
Veterano
# fev/10
· votar


Betiel
De forma alguma, e se você descobriu que a maçã "limpa um lugarzinho bem próximo" então sugiro uma releitura do que escrevi.


Muito fraquinho!!!

shoyoninja
Veterano
# fev/10
· votar


Betiel
Sobre o suco de laranja e de limão, não sei se também teria esse efeito com as secreções(li vários sites que dizem que sim, mas me parecem meio "místicos" demais). Só que independentemente disso são ácidos. Eu tenho certeza absoluta de que se EU tomar meu estômago vai se revoltar e vai me atrapalhar ao cantar.

Sobre o gengibre, é anti-inflamatório e pode ser benéfico, dependendo da situação e do uso que for feito.

Betiel
Veterano
# fev/10
· votar


shoyoninja Estou com uma apostila, muito interessante e aqui tem ressalta várias verdades e mentiras sobre nossa higiene vocal; estas que postei, entre muitas outras.
as autoras são: Mônica Marsala e Tutti Baê
com o título - Princípios básicos de técnica vocal Muitas dicas e exercícios interessantes.

Betiel
Veterano
# fev/10
· votar


Corrigindo: Mônica Marsola e Tutti Baê

shoyoninja
Veterano
# fev/10
· votar


Betiel
Hum hum...

Olha só uma outra informação contida nessa maravilhosa obra:
"
Caixa de ressonância inferior:
- Faringe, traquéia, brônquios e pulmôes
"

O que é uma bobagem sem tamanho.

Não sei se o resto do livro segue essa mesma linha de acertividade, mas eu realmente aconselho a deixar esse negócio de lado e procurar um professor. Lembrando que isso está escrito logo no primeiro capítulo e é uma informação BÁSICA em um livro supostamente para iniciantes.

Vi também que o livro fala em exercícios, o que é bastante perigoso e revela muita irresponsabilidade por parte das autoras (já que o livro é direcionado para um público sem conhecimento na área).

Para finalizar, sempre desconfie de livros/apostilas/documentos técnicos floreados com retóricas e frases com efeitos poéticos, seja o assunto qual for.

Abraços. Sobre maçãs, suco de limão e gengibre eu já contribuí com o que eu podia.

Betiel
Veterano
# fev/10
· votar


shoyoninja
Creio que já possuo um conhecimento bem amplo sobre cantar; amigos que fazem conservatório me dão algumas dicas. Penso que paro para quem está iniciando, não ia entender muita coisa da apostila. Confesso ser iniciante, mais em nível superior aos que começam agora; no meu haver a apostila contem coisas que fazem sentido, mais o melhor seria um professor.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/10
· votar


Betiel
Creio que já possuo um conhecimento bem amplo sobre cantar

Não digo que é exatamente o seu caso, mas em geral quem solta uma frase dessas não sabe o que faz e acha que sabe. Senso crítico é fundamental no canto e nunca se sabe 'amplamente' sobre nada.

A maça tem em sua casca uma maior concentração de uma substância chamada pectina que envolve as moléculas de gordura e facilitam a sua expulsão. Não é algo relacionado diretamente com a garganta, mas ao organismo em geral. E não adianta nada comer maça e não ingerir água, para fluidificar a saída dessa gordura.

Frutas cítricas são bons cicatrizantes, mas não sei se são recomendados pra quem sofre com alterações vocais constantes, como é o caso de um monte de gente que canta sem aula. Gengibre é um bom antinflamatório, mas tb não faz milagres.

Mel é burrice. É açucar e como tal, aumenta a secreção na mucosa das cordas vocais.

Betiel
Veterano
# fev/10
· votar


Christhian :No canto nunca se sabe 'amplamente' sobre nada.

Concordo... Muita gente, tentam se engrandecer em cima dos outros, inclusive aqui e não sabem, como você mesmo disse, 'amplamente' sobre nada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas e conselhos para cantar.