Será que eu preciso mesmo aprender a cantar?

Autor Mensagem
AnaaBanana
Veterano
# mar/10
· votar


Soul Fine
meu, tu tás louco? KDASID9SAIDÍSAM9DASI

Conheço cantores exímios que não tem nenhum conhecimento a respeito de nenhum outro instrumento que não seja a voz.

A afirmação acima é contraditória. Você defende as aulas de canto e afirma que o conhece excelentes cantores que não tem a menor noção de música ???? OUtro grande absurdo.


não sei se, além de aulas de canto com a tal da Ná Ozetti or whatever, vc tbm teve aulas de interpretação de texto ou pelo menos de Português no ensino fundamental.
"que não seja a voz" = a pessoa possui conhecimentos sobre voz, mas não de outros instrumentos

diafragma = uma ~bostinha~ que fica debaixo do teu pulmão que se move quando vc respira. Na verdade, vc não respira com ele, mas sim com os pulmões, duh! Numa aula de canto vc aprende a usar toda a capacidade do teu pulmão (o que pra mim é ÓTIMO, tenho asma e ooopa sry pelo offtopic lol

eu tô no primeiro semestre de Canto na Etec das Artes, aqui em São Paulo, e essa foi a primeira coisa que a professora de Canto (Simoninha, linda *-*) explicou

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/10
· votar


AnaaBanana

Só pra deixar bem claro...

O diafragma é o principal músculo da respiração e está situado entre o torax e o abdomen. Além de ser o responsável por criar a diferença de pressão que resulta na respiração, tb auxilia no rebaixamento dos órgãos da cavidade abdominal.

Diafragma NÃO CANTA. Diafragma faz RESPIRAR. E todos nós SABEMOS respirar, mas o oxigênio ajuda a equilibrar alguns hormônios que são MUITO presentes na na nossa vida, como a adrenalina. E por conta de processos da vida adulta, como o estresse, por exemplo, acabamos por interferir de maneira INCONSCIENTE na respiração. O que se aprende na aula de canto é, em primeiro lugar, como não interferir. Depois, aprende-se a utilizar melhor os músculos auxiliares, como os intercostais, criando uma condição adequada para o canto.

Ou seja, apoio é muito mais do que diafragma. E é a base de uma boa voz, portanto, aprender a usar o APOIO numa aula de técnica vocal é algo que todo pretenso 'cantor' deveria fazer.

Encerro aqui, falta de tempo.

Abraços

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Sr. moderador, acho que o senhor está aqui para isto não é???

Eu tenho mais anos de guitarra e bandas e shows e excursões (Brasil e Exterior) e gravações que o senhor de vida. Portanto tenho certeza do que estou falando.

Se não tem tempo para argumentar, passe o cargo.

Eu acho mais inteligente apresentar argumentos suficientes para demonstrar a necessidade de um professor na vida de um garoto que quer ser cantor de Rock, como foi proposto inicialmente pelo Sgt. Eddie, e o senhor não o fez.

EU ABSOLUTAMENTE TENHO CERTEZA QUE NÃO É NECESSÁRIO. ELE VAI GASTAR DINHEIRO QUE NÃO TERÁ RETORNO

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Não sei se, além de aulas de canto com a tal da Ná Ozetti or whatever, vc tbm teve aulas de interpretação de texto ou pelo menos de Português no ensino fundamental.

AnaaBanana

A tal Ná Ozetti é uma cantora consagrada que apareceu no grupo Rumo e se você não a conhece já começa demonstrando uma enorme ignorância no meio em que você pretende atuar.

Quanto a português, dei aula no cursinho CPV de preparação vestibular enquanto concluia meu curso de Administração de Empresas na Fundação Getulio Vargas.

Sua interpretação de diafragma me parece absolutamente clínica. Esta bostinha que você cita, se dominada com agilidade, é a responsável por toda respiração. É ele (diafragma) que controla toda saida do ar.

Quem é esta simoninha??? Ilustre desconhecida.

Vou citar a mesma frase que já citei.

VOCÊ ACHA, DIANTE DA PROPOSIÇÃO INICIAL DO Sgt. Eddie que seja necessário aulas de canto???

Vocês querem demonstrar conhecimento e querem dar lição de moral no garoto, por causa de drogas, bebidas, etc.

Sejam razoáves, interpretem a questão e concluam descentemente que ele apenas quer cantar Nirvana, Ozzy Osborne e coisas afins e não ser um Agnaldo Rayol. ahahahahaha

Observações que a voz dele vai estragar no futuro não tem o menor sentido. Ele quer cantar agora, o futuro a Deus pertence.

Menina continue com sua simoninha e boa sorte.

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Rafa-Ban

Ok, tudo bem... se o Ozzy se fudeu na voz depois de anos, esqueceu letra, caiu, quebrou a perna, tomou todas, dane-se. O cara tem personalidade o suficiente para ser o Ozzy que todos conhecem. Este papo de estudar para preservar para mim é furado.

O QUE IMPORTA É ACONTECER NO MOMENTO. Se estourar a voz no futuro dane-se. Já ficou o registro de um grande monstro.

O Steven Tyler tem mil problemas hoje. Mas você acha que se ele fizesse aula de canto, cantando como ele canta ele não teria problema???

Até a Elis Regina tinha graves problemas. O show Falso Brilhante teve sua temporada com intervalo para ela se recuperar de uma lesão nas cordas vocais.

O IMPORTANTE É AQUI E AGORA.

Bog
Veterano
# mar/10 · Editado por: Bog
· votar


Soul Fine

Cara, independente da questão do canto em si, deixa só eu fazer 3 comentários:

1.
Sr. moderador, acho que o senhor está aqui para isto não é???
Se não tem tempo para argumentar, passe o cargo.

O papel do moderador em um fórum é de garantir a aplicação dos regulamentos. Não é discutir ou argumentar.

2.
Eu tenho mais anos de guitarra e bandas e shows e excursões (Brasil e Exterior) e gravações que o senhor de vida. Portanto tenho certeza do que estou falando.

Suponho que o senhor está sendo sincero, e que realmente possui vasta experiência no assundo. Aceito até que a posição que o senhor defende pode estar de fato correta. Entretanto, lembro que o apelo à autoridade é uma falácia conhecida. Em se tratando de um assunto controverso, onde não há consenso entre profissionais e especialistas, o fato de alguém ter experiência e vivência não serve como evidência conclusiva - e isso mesmo se a hipótese defendida estiver correta. Quando o apelo é à própria autoridade então...

3.
O QUE IMPORTA É ACONTECER NO MOMENTO. Se estourar a voz no futuro dane-se

Lembro apenas que isso é uma opinião subjetiva, e não um fato. A importância de estourar ou não a voz é pesada de acordo com as perspectivas de cada um. Pode-se alertar a pessoa que quer se aventurar sobre o risco de estourar a voz - um risco real, um fato - mas o peso deste risco, que permite a alguém dizer "dane-se" ou "isso não", varia de pessoa para pessoa.

Apenas reafirmando: NÃO sou cantor, NÃO duvido da sua experiência, NÃO estou dizendo que você está defendendo uma hipótese errada, e NÃO estou dizendo se fulano deve ou não deve fazer aulas.

Vagabond
Veterano
# mar/10
· votar


o tópico devia se chamar "eu não quero fazer aulas" ¬¬'

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Entretanto, lembro que o apelo à autoridade é uma falácia conhecida.

Bog

Falácia conhecida ou não me vi obrigado a citar este fato, não como apelo a autoridade e sim em resposta ao moderador que afirmou que o mais inteligente era falar de assuntos que realmente era meu domínio, dando a entender que eu estava falando bobagens e não entendia nada do assunto. Sendo assim me vi obrigado a expor parte de meu curriculum para demonstrar que não estava falando sem conhecimento da matéria.


O papel do moderador em um fórum é de garantir a aplicação dos regulamentos. Não é discutir ou argumentar

Neste caso o moderador já havia discutido, opinado e desmerecido minha opinião. Sendo assim quem ultrapassou o limite de atuação foi o moderador e não eu, mero novato no forum.

E COMO JÁ AFIRMEI ANTERIORMENTE O ASSUNTO DESCAMBOU.

O garoto que propôs a questão queria saber se valia ou não a pena fazer aulas. Eu fui claro. Para o caso dele NÃO VALE A PENA FAZER AULAS.

ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE ISTO e os mestres querem que o cara faça aulas senão a voz dele no futuro vai estragar.

É UMA COMÉDIA MESMO.

shoyoninja
Veterano
# mar/10
· votar


Soul Fine

ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE ISTO e os mestres querem que o cara faça aulas senão a voz dele no futuro vai estragar.

É UMA COMÉDIA MESMO.

Então a própria saúde deve ser deixada de lado, que "Deus" cuide...

Que maravilha! -.-

Tudo bem que realmente pouco me importa se você ou ele vão fazer aulas ou gritar até cuspir sangue, mas não há motivos para não passar a informação de que a voz sofrerá danos. É para isso que serve o fórum.

Se a manutenção da própria saúde não é um bom argumento para que se faça o treinamento adequado, eu não sei o que mais pode ser.

Citar os "monstros" que estragaram própria voz também não faz sentido, já que existem muitos outros "monstros" que sabem o que estão fazendo e cantam mantendo a saúde.

Ah sim, sobre o diafrágma: ninguém "usa com agilidade" um músculo involuntário.

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Tudo bem que realmente pouco me importa se você ou ele vão fazer aulas ou gritar até cuspir sangue

Sou membro a pouco tempo por aqui e notei um enorme exagero nos posts dos membros.

Eu só quis dizer desde o começo que o garoto quer cantar Nirvana e mais uns outros e não vale a pena ele gastar dinheiro com aulas. Ele não vai morrer de cancer nas cordas vocais se cantar, ela não vai cuspir sangue, na verdade ele nem está mais aqui lendo tanta babaquice.

Vocês parecem velhos magistrados querendo comprovar teses astronômicas.

Se a proposta inicial fosse realmente séria eu acataria a seriedade e indicaria aulas, posturas, etc.

Senão vejamos algumas afirmações:

1) já que me interessei por cantar pois pretendo compor músicas em breve

2) o que pretendo cantar não condiz com uma voz muito preparada e desenvolvida.

3) O problema é que nenhum dos vocalistas destas bandas parece importar-se com a voz, principalmente o Noel Gallagher, pois todos vivem de cigarros e álcool (eu também)

4) O que eu quero mostrar é que uma voz excelente não seria bom no meu caso, pois iria contra os preceitos do rock 'n roll

5) gostaria de saber se alguém consegue dizer se esses vocalistas realmente tiveram algum preparo musical

6) Obrigado pela resposta, mas eu realmente não pretendo fazer aulas, já que não vou fazer parte de uma banda nem nada,


Ou seja, ninguem entendeu nada. O cara não fez uma pergunta aqui. Ele fez uma afirmação. Não quero aula de canto, não vou cantar em banda, eu bebo, fumo.

É estilo de vida. Sou rebelde. Não é o caso de ser cantor.

Portanto bull shit o que todos aqui discutiram. Para este cara o único conselho é vá em frente amigo. Aula prá você realmente é uma merda. Você não vai passasr da primeira alula.

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


shoyoninja

Tudo bem que realmente pouco me importa se você ou ele vão fazer aulas ou gritar até cuspir sangue

Veja bem meu amigo. Você me incluiu nesta frase. Não estamos falando de mim se sim do Sgt. Eddie.

Eu já tive aulas de canto com a Ná Ozetti, o quanto eu achei que fosse útil para mim, já tive aula com o Mozart Mello, dei aulas de violão e guitarra por muito tempo. Sou guitarrista, band leader da banda Soul Fine, etc, etc, etc.

Não estou me incluindo neste tema, não confunda as coisas.

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Ah sim, sobre o diafrágma: ninguém "usa com agilidade" um músculo involuntário

shoyoninja

Eu uso o diafrágma quando quero do jeito que quero. Quer uma prova??? Simule uma tosse e veja ele dando um pulo para frente.

Se você não tem este controle, provavelmente não consegue andar e respirar ao mesmo tempo ... heheheehhe

shoyoninja
Veterano
# mar/10
· votar


Soul Fine
Eu uso o diafrágma quando quero do jeito que quero.

huaihauihihauihuia

AnaaBanana
Veterano
# mar/10
· votar


Soul Fine
poxa, parabéns, vc tem um diploma da GV. Vc teve dinheiro pra pagar, provavelmente, muito bacana (y)
mas é uma pena que um (ex-)professor de um pré-vestibular whatever não saiba interpretar textos, isso eu acho realmente lamentável.

e não, não conheço a tal da Ná Ozzetti (depois fui googlear e descobri que são dois Z's lol) e não sinto um pingo de vergonha nisso. Conhecimento não vem do nada, nunca procurei saber e se um dia eu me interessar pesquisarei com o maior gosto

Meu meio não é música, eu só estudo pq gosto. Esse ano eu começo Jornalismo na PUC e, provavelmente ao contrário de vc, consegui uma bolsa através do ProUni. Não sei se vc já se informou sobre isso, mas eu preciso pelo menos saber interpretar textos pra conseguir ir bem no enem. Aí vc já dançava IDUSAUDSAUPDAUSDUASA

MIMIMIMI NÁ OZZETTI MIMIMIMI DA8DUASPDUASUDAS
não preciso ficar me gabando sobre a formação da minha professora pq eu sei muito bem que ela é foda, pq a Etec das Artes é uma instituição SÉRIA do Centro Paula Souza e jamais contrataria uma maria-ruela e pq ela mesma já descreveu sua tragetória como cantora e professora. Além do mais, pra que eu vou querer me gabar com as conquistas dos outros? Pra ser que nem vc, que se gaba da tua professora ter feito parte de algum grupo e mimimi? DASUDSA8UDSAUDAS save your words (y)

o intuito do fórum e de seus membros é, além de tirar dúvidas, esclarecer (ou tentar) o que é bom e o que não é segundo o tópico discutido. Consenso que chegaram através de uma convenção. Bah, o que tem de tão mal em alertar o menino? Ninguém aqui tá querendo ser moralista, só que é nosso ~dever~ até mesmo como possíveis colegas de profissão alertá-lo de alguns riscos. Ele segue se quiser, não vejo os moderadores ou membros como papai e mamãe de fulano que tentam enfiar uma suposta verdade absoluta pela goela do cidadão.

Apenas reafirmando: NÃO sou cantor, NÃO duvido da sua experiência, NÃO estou dizendo que você está defendendo uma hipótese errada, e NÃO estou dizendo se fulano deve ou não deve fazer aulas. [x+1]

Christhian
eu tenho uma mania MUITO feia de tentar simplificar tudo, juro que não faço mais isso, tio :*
DAS9DUSADUA8SUDAS
e thx pela explicação :D

isso virou um circo, tô amando, continuem por favor!!! IDUSA90D0SADASIDP0IA -NN

Bruce Maiden
Veterano
# mar/10
· votar


Soul Fine
Posta uma gravação da sua voz aí fera!

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


poxa, parabéns, vc tem um diploma da GV. Vc teve dinheiro pra pagar
e não, não conheço a tal da Ná Ozzetti
preciso pelo menos saber interpretar textos pra conseguir ir bem no enem. Aí vc já dançava
não preciso ficar me gabando sobre a formação da minha professora

AnaaBanana

Acima algumas de suas pérolas:

Sim, sou formado pela Fundação Getulio Vargas. Trabalhei e estudei pra caralho e consegui. Nem se trata de dinheiro. Quem quer de verdade vai a luta.

Quem não sabe interpretar textos e escreve internetês é você que não entendeu nada até agora. Caiu de paraquedas e saiu solando.

Não conhecer uma cantora consagrada para quem faz aulas de canto é realmente uma vergonha. Seria a mesma coisa se eu não conhecesse o Robertinho do Recife, o Pepeu Gomes ou o Serginho Batista (bem, pelo jeito você não conhece nem estes).

Não me gabei de ninguem. Eu acho que que Mozart é melhor que Ximbinha assim como Ná Ozzetti de simoninha. Para ensino isto é fundamental.

Se você não notou o Sgt. Eddie fez uma séria de afirmações e nenhuma pergunta. Portanto fazer demovê-lo de uma idéia seria uma bobagem. Daí minha afirmação que ele não faria mais do que uma ou duas aulas e pararia. Portanto a solução: CANTE, CANTE, CANTE por conta própria.

E por último tuas escolhas são tão furadas que você vai fazer um curso que não existe mais HAHAHAHAHAHAHAHAHAAH

Ninguem mais precisa de diploma para ser jornalista HAHAHAHAHAHAHAHAHA

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Posta uma gravação da sua voz aí fera!

Bruce Maiden

Pelo jeito virei o vilão do Cifra Club. Porra será que ninguém entendeu que da proposta inicial eu só falei pro cara ir em frente sem professor de canto mesmo porque do jeito que ele próprio falou ele não queria saber de aulas.

Eu não sou fera. Só cumpro minha obrigação de tocar o necessário com honestidade.

Abaixo links de apresentações da banda Soul Fine. Visitem a vontade. É apenas um trabalho honesto. Vendemos para shows para eventos corporativos, bares e etc.



http://www.youtube.com/watch?v=zSzKuou3_tQ

http://www.youtube.com/watch?v=zFD3eK3oAxQ

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


o tópico devia se chamar "eu não quero fazer aulas" ¬¬'

Vagabond

Pode crê. Você foi um dos únicos que entendeu. Parabéns.

shoyoninja
Veterano
# mar/10
· votar


Soul Fine
Pelo jeito virei o vilão do Cifra Club. Porra será que ninguém entendeu que da proposta inicial eu só falei pro cara ir em frente sem professor de canto mesmo porque do jeito que ele próprio falou ele não queria saber de aulas.

Claro que não entendemos isso, não foi isso que você falou!
Olha só:

Sou guitarrista, já fui o vocalista de minhas bandas autorais, hoje tenho uma banda de soul music com um cantor, duas backings e eu faço backing tambéml.

Pra que serve uma aula de música, seja de canto ou não. Você tem que saber minimamente alguns conceitos. Saber cantar em terças ou quintas ou sétimas, ou seja, ter noção de intervalos, de rítmo ou seja de música.

Qualquer vocalista deve saber tocar algum instrumento, normalmente os harmônicos para se acompanhar. Este fato já te dá boas noções de música: ritmo, dinâmica, afinação.

A voz ou a voz... foda-se se é rouca, anasalada, grave, aguda, etc.

Os caras que vc citou, são afinados, tem ritmo e sabem cantar.

Aulas de canto a moda tradicional vão te ensinar a cantar com o diafrágma, fazer vocalises, classificar tua voz como barítono e proibir você de jamasi cantar acima de um barítono.

Conclusão estude música, toque um instrumento, e cante, cante, cante. Só aprende a cantar quem canta e nunca numa aula de canto de conservatório.


Por aula de canto a moda tradicional entendo que você esteja se referindo a um professor de canto lírico com uma boa formação, certo?

Pode até ser que sua intenção era escrever outra coisa, mas não foi isso que fez.

Abraços.

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Pode até ser que sua intenção era escrever outra coisa, mas não foi isso que fez.

shoyoninja

Tudo que falei tinha a ver com a filosofia de nosso amiguinho. Eu reafirmei tudo que ele afirmou ao invés de dar o contra. Mais uma vez.

Resumo da falo dele:

1) já que me interessei por cantar pois pretendo compor músicas em breve

2) o que pretendo cantar não condiz com uma voz muito preparada e desenvolvida.

3) O problema é que nenhum dos vocalistas destas bandas parece importar-se com a voz, principalmente o Noel Gallagher, pois todos vivem de cigarros e álcool (eu também)

4) O que eu quero mostrar é que uma voz excelente não seria bom no meu caso, pois iria contra os preceitos do rock 'n roll

5) gostaria de saber se alguém consegue dizer se esses vocalistas realmente tiveram algum preparo musical

6) Obrigado pela resposta, mas eu realmente não pretendo fazer aulas, já que não vou fazer parte de uma banda nem nada.


Apenas dei apoio porque por estas frases não iria adiantar malhar em ferro frio. Então vá a luta companheiro, por que um curso tradicional de canto ele não vai encarar nunca e de nada vai servir. É a mesma coisa que levar um mendingo que estava em baixo da ponte pra um jantar de gala.

ENTENDA QUEM QUISER...

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Por aula de canto a moda tradicional entendo que você esteja se referindo a um professor de canto lírico com uma boa formação, certo?

shoyoninja

Não obrigatoriamente lirico, mas qualquer curso de conservatório musical. Senão vejamos:

I Semestre

1. Anatomia
Sistema Esquelético e Respiratório / Postura

2. Fisiologia da voz
Respiração / Saúde e Higiene Vocal

3. Técnica vocal (*vide no final)

4. Teoria Musical
Conceitos Fundamentais / Estética

5. Leitura Rítmica e Melódica

6. Repertório Programado
Estudo das formas, motivos e gêneros musicais

7. Formação de Repertório Individual
Pesquisa e Desenvolvimento de Projeto artístico

8. Técnicas de Interpretação da Canção
Dinâmica e Acentuação

II Semestre

1. Anatomia
Aparelho Fonador / Integração Estrutural

2. Fisiologia da voz
Fonação / Ressonância

3. Técnica vocal

4. Teoria Musical
Intervalos

5. Leitura Rítmica e Melódica

6. Repertório Programado
Estudo das formas, motivos e gêneros musicais

7. Formação de Repertório Individual
Definição de Estilo

8. Técnicas de Interpretação da Canção
Tempo Musical

III Semestre

1. Técnica Vocal

2. Teoria Musical
Escalas / arpejos

3. Leitura Rítmica e Melódica

4. Introdução à Semiótica da Canção
Técnica de interpretação do texto poético

5. Repertório Programado
Estudo das formas, motivos e gêneros musicais

6. Formação de Repertório Individual
Estética Vocal

7. Técnicas de Interpretação da Canção
Estratégia / Clímax / Anti-clímax / Atmosfera /

IV Semestre

1. Técnica vocal

2. Teoria Musical
Noções de Harmonia e Contrapontp

3. Leitura Rítmica e Melódica

4. Introdução à Semiótica da Canção
Análise da Relação Letra e Música

5. Repertório Programado
Estudo das formas, motivos e gêneros musicais

6. Formação de Repertório Individual
Desenvolvimento da identidade artística

7. Técnicas de Interpretação da Canção
Entendimento do texto poético-musical

V Semestre

1. Técnica vocal

2. Estudo Comparativo
intérpretes/autores/períodos históricos

3. Repertório Programado
Estudo das formas, motivos e gêneros musicais

4. Formação de Repertório Individual
Projeto de Conclusão do Curso

5. Técnicas de Interpretação da Canção
Gestualidade
Técnica de Improvisação
Fundamentos Práticos e Teóricos

VI Semestre

1. Técnica vocal

2. Estudo Comparativo
intérpretes/autores/períodos históricos

3. Repertório Programado
Estudo das formas, motivos e gêneros musicais

4. Formação de Repertório Individual
Continuação do Projeto de Conclusão do Curso

5. Técnicas de Interpretação da Canção
Integração dos estudos realizados
Técnica de Improvisação
Fundamentos Práticos e Teóricos

* Técnica vocal
(A orientação do trabalho técnico deve depender da necessidade e do nível de cada aluno, por isso não se encontra definido no programa acima apresentado)
1 Técnicas de relaxamento
2 Controle respiratório
3 Entrada (ataque) do som
4 Emissão e ressonância
5 Técnica do apoio
6 Staccato / Legatto
7 Afinação
8 Sustentação da voz
9 Extensão vocal e classificação das vozes
10 Definição das vogais e consoantes
11 Finalização do som
12 Articulação, pronúncia e dicção
13 Mecanismo de passagem da voz 14Escalas, intervalos e saltos
15 Timbres Vocais
16 Volume e Dinâmica


Este é um curso tradicional. Longos 3 anos para o cara cantar Nirvana. Deixa o moleque em paz. Deixa ele cantar por cantar e ser feliz, sem canceres nas cordas vocais, cuspir sangue, estragar a voz, etc, etc. etc.

shoyoninja
Veterano
# mar/10
· votar


Soul Fine

Este é um curso tradicional. Longos 3 anos para o cara cantar Nirvana. Deixa o moleque em paz. Deixa ele cantar por cantar e ser feliz, sem canceres nas cordas vocais, cuspir sangue, estragar a voz, etc, etc. etc.

Deixar ou não deixar não tem nada a ver com o caso.

Cantar sem orientação da forma como ele diz vai trazer prejuízos a saúde vocal.

Como eu já disse antes, se ele vai fazer aulas ou não, é problema dele e pouco me importa. A voz é dele. Mas não é por isso que temos que concordar e assinar embaixo da preserpada.

É fato: no caso dele, e em qualquer outro caso similar, há muito a se ganhar fazendo aulas. E é a única forma de garantir a saúde da voz a longo prazo.

A proposta do post inicial era demonstrar que não há sentido em estudar para fazer esse repertório pelo fato dos cantores originais não terem essa formação. O que não é verdade, é um tiro no pé considerando a própria saúde e uma falta de respeito com um possível público por não estar preparado para exercer a atividade (coisa muito comum, por sinal).

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


shoyoninja

Sinceramente, você não acha um pouco exagerada essa afirmação. A garotada quer montar uma banda e cantar seus ídolos, seja pela voz, pela atitude, pela dança, ou qualquer outro motivo.

Se fizermos uma peneiro de quem se enquadra nas suas exigências, quem sobraria??? Me dê 5 exemplos de cantores populares que tem este extremo cuidado com a saúde vocal.

As cantoras de axé dão a luz e sai cantando no dia seguinte.

Os punks, emos, grunges, etc. se drogam, bebem, fumam e sai cantando.

Os pagodeiros só no sapatinho e na cerveja gelada.

Os sertanejos só na marvada.

Quem sobra meu amigo???

Acho que só o AGNALDO RAYOL (hehehehe)

shoyoninja
Veterano
# mar/10
· votar


Soul Fine
Não é exageiro. Muito menos uma exigência minha. Não vou obrigar ninguém a estudar nem vou deixar de acompanhar o trabalho de alguém que gosto só porque o cara não tem técnica e se esguela.

Mas, não é por isso que os fatos e a realidade vão mudar. Estudo técnico é o melhor caminho e o mais fácil, e os riscos de ter algum problema com a voz cantando sem técnica são MUITO grandes. A longo prazo é quase garantido.

E estudo técnico não impede ninguém de cantar algum tipo de repertório.

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


shoyoninja

OK, respeito sua opinião.

Existem bons professores que com certeza dão um up na sua especialidade, isto é certo.

Até breve e não leve a mal minhas observações.

Abração

McBonalds
Veterano
# mar/10
· votar


AGNALDO RAYOL

Putz, pra usar isso como exemplo de técnica é porque a coisa tá feia...

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Putz, pra usar isso como exemplo de técnica é porque a coisa tá feia...

McBonalds

Se você não entendeu, isto foi uma ironia...

Desculpe-me mas, leia um pouco da discussão, entenda e só depois opine.

McBonalds
Veterano
# mar/10 · Editado por: McBonalds
· votar


Soul Fine
Colega, eu li o suficiente pra saber que você fez isso mais de uma vez. Essa frase abaixo por exemplo, é sua, não??

Sejam razoáves, interpretem a questão e concluam descentemente que ele apenas quer cantar Nirvana, Ozzy Osborne e coisas afins e não ser um Agnaldo Rayol.

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Essa frase abaixo por exemplo, é sua, não??

McBonalds

Ela é exatamente minha e novamente citada com ironia. Será que é tão dificil entender?

Um garoto faz uma afirmação escrota e os idiotas aqui ficam com discussões bizantinas por horas e horas.

Este forum, com raras exceções, é um lixo.

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Purismo ridículo.

Será que não se consegue mais distinguir o sério do ridículo, o adulto do infantil, o concreto do surreal ?

Será que algum dia alguém chegou pro Raul Seixas, pro Kurt Cobain, pro Steven Tyler e babou conselhos de saúde vocal, de técnicas, vocalizes, etc.

Quem se interessa pelo assunto e acha legal vá em frente e seja feliz, quem não se interessa vai na raça e seja feliz.

ABAIXO O PURISMO HIPÓCRITA

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Será que eu preciso mesmo aprender a cantar?