Cantar grave e alto, comofas?

    Autor Mensagem
    Villts
    Veterano
    # nov/09


    Pois é. Tou reparando, músicas com o vocal mais agudo a gente consegue cantar alto... mas grave sai tão baixo... algum segredo, treino ou é puramente psicológico? Muito foda arrumar isso...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # nov/09
    · votar


    Villts
    Tua voz é aguda velho. Dependendo do que você chama de grave, simplesmente não é possível fazer com uma intensidade forte.

    Com técnica trabalha-se a projeção, mas tem que estudar bem pesado, pq precisa dominar muito bem os fundamentos.

    Abraço.

    FeaR-ME
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    O mesmo problema que eu.. apesar de ter uma extensão grande, sinto que nos ensaios deixo a desejar no grave.
    Um exemplo é Reptilia dos Strokes, o início é um pouco mais grave, em casa sem a banda eu canto sussa, mas no ensaio a voz desaparece mesmo nos mics... Já tentei de tudo =P

    Vlw, abçs

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/09
    · votar


    nem tem o que tentar não. Voz aguda tentando fazer grave na marra detona tudo. Esquece o grave e manda ver no agudo. Fuja do grave.

    FeaR-ME
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Cantante
    É, e o mais engraçado é que minha extensão aumentou mto esse ano nos agudos e perdi bastante nos graves também.. Provavelmente por conta da banda mesmo. Mas prefiro assim, pra mim os agudos são bem mais importantes.

    Mahasiah
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Todo tenor que começa a estudar e a cantar direito, desenterra a voz e perde os graves que nunca teve e ganha os agudos que sempre foram dele, se é que você me entende :}

    FeaR-ME
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: FeaR-ME
    · votar


    Mahasiah
    Entendo completamente.. eu canto desde a 2a oitava (essa zona grave meio desconfortável) passo bem pela 3a, 4a, e to trabalhando a 5a. Antes de começar a estudar e ensaiar eu não passava de um D4, E4...

    Edit: acho q sao essas oitavas mesmo, vo confirmar no violao qd chegar em ksa hehe

    Villts
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Christhian
    Tua voz é aguda velho. Dependendo do que você chama de grave, simplesmente não é possível fazer com uma intensidade forte.
    Um grave confortável até, não precisa chegar no meu limite do La

    Essa música por exemplo não é desconfortável pra mim, mas o refrão eu não consigo cantar num volume bom.


    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # nov/09
    · votar


    Villts
    hehe eu imaginei. Não é tão grave assim.

    Cara, não tem uma técnica em específico pra fazer isso, mas um conjunto trabalhado. Emissão vocal, foco, projeção, apoio e mais um zilhão de coisas...

    Villts
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Christhian
    Entendi!

    Não sei o que é foco e não entendo de projeção, mas eu achei um jeito que pra mim fica mais comodo e que eu consigo cantar mais alto, acho que é no apoio, nao tenho ainda como fazer aulas, nao entendo muita coisa ainda.

    Eu apenas canto com o ar um pouco mais preso, talvez eu controle o diafragma, deve ser apoio mesmo. =)

    Mahasiah
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Se você não está usando o diafragma conscientemente e sabendo o que você está fazendo com ele, não é apoio.

    fernando0877
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: fernando0877
    · votar


    Falta de técnica vocal sim é um problema, mas na prática não acho que é o principal vilão:

    O problema maior é que a maioria dos "vocalistas" que vejo cantando por aí simplesmente tiram as músicas no tom original e nem sequer experimentam fazer transposição de tom ...., Por conta disso a banda e o vocal ficam presos a alguns tons de músicas, algumas bandas.

    E experimente fazer isso "no ensaio com a banda"... pois tom que fica bom em casa, ou num acústico provavelmente não é o mesmo que ficará melhor com toda banda tocando com sentimento...

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    El Cabongo

    Putz!! Quase igual ao apelido!!
    Isto vai dar confusão!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09
    · votar


    El Cabongo
    El_Cabong

    Com certeza. Acho que o El Cabongo deveria alterar o nick.

    Abs

    Homem Cueca
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    El Cabongo
    Falta de técnica vocal sim é um problema, mas na prática não acho que é o principal vilão:

    O problema maior é que a maioria dos "vocalistas" que vejo cantando por aí simplesmente tiram as músicas no tom original e nem sequer experimentam fazer transposição de tom ...., Por conta disso a banda e o vocal ficam presos a alguns tons de músicas, algumas bandas.

    E experimente fazer isso "no ensaio com a banda"... pois tom que fica bom em casa, ou num acústico provavelmente não é o mesmo que ficará melhor com toda banda tocando com sentimento...


    Tudo depende da proposta...alteração de tom tem um grande problema: descaracterização da sonoridade da música.

    Bandas de baile e balada praticamente não fazem alteração de tom justamente por conta desse fator. Repare se em alguma festa de formatura por aí a banda faz alterações grotescas de tom. No máximo 1/2 tom.

    fernando0877
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: fernando0877
    · votar


    MauricioBahia
    Como faço para alterar o nick???

    Homem Cueca
    Tudo depende da proposta...alteração de tom tem um grande problema: descaracterização da sonoridade da música.
    Bandas de baile e balada praticamente não fazem alteração de tom justamente por conta desse fator. Repare se em alguma festa de formatura por aí a banda faz alterações grotescas de tom. No máximo 1/2 tom.


    Certíssimo, concordo. E por isso bandas de baile possuem uns 3 excelentes vocalistas, com ótimo alcance pra poder-se adaptar a cópia de Vai Rolar Festa, Bee Gees, New York, New York.

    Porém, muitos nomes: Beatles, Guns, Caetano Veloso, Barão Vermelho, Sheril Crown, Renato Russo, Marisa Monte (ou seja lá quem mais)... o Emerson Nogueira (que só faz cover)... estes quando fazem algum cover, colocam sua personalidade na música, acham o tom certo pra sua voz e fazem uma versão, que em muitas vezes fica melhor que a original... Pois esta é a proposta: fazer algo com a personalidade da banda, ou do artista...provavelmente cantam em outro tom porque não tenham voz pra cantar no tom original mesmo. Já vi o Paralamas tocando Satisfation (stones) e o Herbert Vianna se esperneando pra alcançar o tom e desafinando... não dá nada, rock'n roll... isso não quer dizer que ele não seja um ótimo vocalista... é nítido que ele canta muito bem suas músicas, naquele tom que ele escolhe.

    Em suma, não é necessário ter um baita alcance pra cantar bem... é necessário ter alguma técnica vocal, afinação e escolher o tom certo... Se não for pra cantar em banda de cover idêntico... qualquer um pode cantar...

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    El Cabongo: Como faço para alterar o nick???

    Entra na Central de Ajuda e manda uma msg:

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=ajuda&modo=msg

    Abs

    fernando0877
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MauricioBahia
    Grato solicitei já

    thiaguinhu
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Homem Cueca
    eh por isso q essas bandas geralmente tem uns 4 vocalistas...

    teclado_mania
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Em musica que eu não conheço eu canto gravão meu, kkkk, agora cantar baixo é normal, nosso ouvido não direciona muito bem aos graves e nosso organismo faz não forçar as cordas vocais.

    danimichels
    Veterano
    # set/10
    · votar


    VAI TOMA NO CU
    EU QUERO CANTAR MAIS AGUDO POHA
    MAS NUM CONSIGO ENTAO FODA-SE O MUNDO

    Prometherion
    Veterano
    # set/10
    · votar


    danimichels
    viadinho

    Villts
    Veterano
    # set/10
    · votar


    danimichels
    WTF?


    Enfim, pelo que eu percebi aqui é psicológico o cantar grave alto hahaha

    Dualitty
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu tava tendo essa problema mais era com Dias melhores do Jota quest,nossa,no comecinho o minha voz desaparece,em casa ate que vai,mais c a banda a voz desaparece.Eu canto em uma banda,e canto sozinho nem back os rkas fazem,tenho que cantar guns,capital,nx zero que e meio agudo pra min,ai fica foda,os kras n curtem muda tom de musica nao.

    Leo Rio
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Dualitty

    é foda cara, instrumentista com pouca experiencia fica botando boneco em mudar o tom das musicas.
    Principalmente quando eh essas bandas assim de "garagem"

    Acontece o mesmo com a minha banda.

    gabicss123
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    também ñ consigo cantar grave. minha voz é mto aguda, aí todo começo de música minha voz fica baixinha e fraca, no refrão eu consigo subir e impostar, aí dá volume

    francisco2004
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Não dá para se comparar com voz gravada em estúdio. No estúdio, tudo fica lindo com um microfone Neumann TLM 102 ou 103 e pré-amplificadores Universal Audio LA 610 ou Neve 1073.

    Em shows, tem que achar um microfone dinâmico que feche com a tua voz e realce as frequências onde a tua voz é mais potente. Estúdios de ensaio e pubs geralmente oferecem Shures SM58, o que nem sempre será o ideal para todos os tipos de voz. Boas alternativas a serem testadas são o AKG D5 e D7, além do Shure Beta 57, entre outros modelos. Hoje também há condensadores de mão para palco, o que também pode valer o teste se a banda não toca em volumes muito altos.

    MrYuriSilva
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: MrYuriSilva
    · votar


    A voz grave no geral só tem como soar alto assim sendo amplificada e bem projetada tecnicamente. Ouça baixos cantando na sua região de conforto grave e você vai notar que o que mais varia é o brilho, a projeção e os mecanismos que eles montam a voz nessa área. Essas coisas que mudam na hora de emitir as notas e geralmente não dá pra meter a mesma pressão como nos agudos porque geralmente são poucos que têm essa facilidade como um tipico baritenor por exemplo. O negócio é saber esquematizar a voz nos agudos pronto pra montar a voz pra descer nos graves e mesmo se você tiver a voz muito aguda, o trabalho que dá pra descer nos graves mais baixos tem que ser levado em conta. Se não souber fazer, sofra tentando ou tente outras coisas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cantar grave e alto, comofas?