Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Cantar grave e alto, comofas?

Autor Mensagem
Villts
Veterano
# nov/09

Pois é. Tou reparando, músicas com o vocal mais agudo a gente consegue cantar alto... mas grave sai tão baixo... algum segredo, treino ou é puramente psicológico? Muito foda arrumar isso...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/09
· votar

Villts
Tua voz é aguda velho. Dependendo do que você chama de grave, simplesmente não é possível fazer com uma intensidade forte.

Com técnica trabalha-se a projeção, mas tem que estudar bem pesado, pq precisa dominar muito bem os fundamentos.

Abraço.

FeaR-ME
Veterano
# nov/09
· votar

O mesmo problema que eu.. apesar de ter uma extensão grande, sinto que nos ensaios deixo a desejar no grave.
Um exemplo é Reptilia dos Strokes, o início é um pouco mais grave, em casa sem a banda eu canto sussa, mas no ensaio a voz desaparece mesmo nos mics... Já tentei de tudo =P

Vlw, abçs

membro
Prêmio FCC 2007
# nov/09
· votar

nem tem o que tentar não. Voz aguda tentando fazer grave na marra detona tudo. Esquece o grave e manda ver no agudo. Fuja do grave.

FeaR-ME
Veterano
# nov/09
· votar

Cantante
É, e o mais engraçado é que minha extensão aumentou mto esse ano nos agudos e perdi bastante nos graves também.. Provavelmente por conta da banda mesmo. Mas prefiro assim, pra mim os agudos são bem mais importantes.

Mahasiah
Veterano
# nov/09
· votar

Todo tenor que começa a estudar e a cantar direito, desenterra a voz e perde os graves que nunca teve e ganha os agudos que sempre foram dele, se é que você me entende :}

FeaR-ME
Veterano
# nov/09 · Editado por: FeaR-ME
· votar

Mahasiah
Entendo completamente.. eu canto desde a 2a oitava (essa zona grave meio desconfortável) passo bem pela 3a, 4a, e to trabalhando a 5a. Antes de começar a estudar e ensaiar eu não passava de um D4, E4...

Edit: acho q sao essas oitavas mesmo, vo confirmar no violao qd chegar em ksa hehe

Villts
Veterano
# nov/09
· votar

Christhian
Tua voz é aguda velho. Dependendo do que você chama de grave, simplesmente não é possível fazer com uma intensidade forte.
Um grave confortável até, não precisa chegar no meu limite do La

Essa música por exemplo não é desconfortável pra mim, mas o refrão eu não consigo cantar num volume bom.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/09
· votar

Villts
hehe eu imaginei. Não é tão grave assim.

Cara, não tem uma técnica em específico pra fazer isso, mas um conjunto trabalhado. Emissão vocal, foco, projeção, apoio e mais um zilhão de coisas...

Villts
Veterano
# nov/09
· votar

Christhian
Entendi!

Não sei o que é foco e não entendo de projeção, mas eu achei um jeito que pra mim fica mais comodo e que eu consigo cantar mais alto, acho que é no apoio, nao tenho ainda como fazer aulas, nao entendo muita coisa ainda.

Eu apenas canto com o ar um pouco mais preso, talvez eu controle o diafragma, deve ser apoio mesmo. =)

Mahasiah
Veterano
# nov/09
· votar

Se você não está usando o diafragma conscientemente e sabendo o que você está fazendo com ele, não é apoio.

fernando0877
Veterano
# nov/09 · Editado por: fernando0877
· votar

Falta de técnica vocal sim é um problema, mas na prática não acho que é o principal vilão:

O problema maior é que a maioria dos "vocalistas" que vejo cantando por aí simplesmente tiram as músicas no tom original e nem sequer experimentam fazer transposição de tom ...., Por conta disso a banda e o vocal ficam presos a alguns tons de músicas, algumas bandas.

E experimente fazer isso "no ensaio com a banda"... pois tom que fica bom em casa, ou num acústico provavelmente não é o mesmo que ficará melhor com toda banda tocando com sentimento...

El_Cabong
Veterano
# dez/09 · Editado por: El_Cabong
· votar

El Cabongo

Putz!! Quase igual ao apelido!!
Isto vai dar confusão!!

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar

El Cabongo
El_Cabong

Com certeza. Acho que o El Cabongo deveria alterar o nick.

Abs

Homem Cueca
Prêmio FCC 2007
# dez/09
· votar

El Cabongo
Falta de técnica vocal sim é um problema, mas na prática não acho que é o principal vilão:

O problema maior é que a maioria dos "vocalistas" que vejo cantando por aí simplesmente tiram as músicas no tom original e nem sequer experimentam fazer transposição de tom ...., Por conta disso a banda e o vocal ficam presos a alguns tons de músicas, algumas bandas.

E experimente fazer isso "no ensaio com a banda"... pois tom que fica bom em casa, ou num acústico provavelmente não é o mesmo que ficará melhor com toda banda tocando com sentimento...

Tudo depende da proposta...alteração de tom tem um grande problema: descaracterização da sonoridade da música.

Bandas de baile e balada praticamente não fazem alteração de tom justamente por conta desse fator. Repare se em alguma festa de formatura por aí a banda faz alterações grotescas de tom. No máximo 1/2 tom.

fernando0877
Veterano
# dez/09 · Editado por: fernando0877
· votar

MauricioBahia
Como faço para alterar o nick???

Homem Cueca
Tudo depende da proposta...alteração de tom tem um grande problema: descaracterização da sonoridade da música.
Bandas de baile e balada praticamente não fazem alteração de tom justamente por conta desse fator. Repare se em alguma festa de formatura por aí a banda faz alterações grotescas de tom. No máximo 1/2 tom.

Certíssimo, concordo. E por isso bandas de baile possuem uns 3 excelentes vocalistas, com ótimo alcance pra poder-se adaptar a cópia de Vai Rolar Festa, Bee Gees, New York, New York.

Porém, muitos nomes: Beatles, Guns, Caetano Veloso, Barão Vermelho, Sheril Crown, Renato Russo, Marisa Monte (ou seja lá quem mais)... o Emerson Nogueira (que só faz cover)... estes quando fazem algum cover, colocam sua personalidade na música, acham o tom certo pra sua voz e fazem uma versão, que em muitas vezes fica melhor que a original... Pois esta é a proposta: fazer algo com a personalidade da banda, ou do artista...provavelmente cantam em outro tom porque não tenham voz pra cantar no tom original mesmo. Já vi o Paralamas tocando Satisfation (stones) e o Herbert Vianna se esperneando pra alcançar o tom e desafinando... não dá nada, rock'n roll... isso não quer dizer que ele não seja um ótimo vocalista... é nítido que ele canta muito bem suas músicas, naquele tom que ele escolhe.

Em suma, não é necessário ter um baita alcance pra cantar bem... é necessário ter alguma técnica vocal, afinação e escolher o tom certo... Se não for pra cantar em banda de cover idêntico... qualquer um pode cantar...

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar

El Cabongo: Como faço para alterar o nick???

Entra na Central de Ajuda e manda uma msg:

http://forum.cifraclub.com.br/?action=ajuda&modo=msg

Abs

fernando0877
Veterano
# dez/09
· votar

MauricioBahia
Grato solicitei já

thiaguinhu
Veterano
# dez/09
· votar

Homem Cueca
eh por isso q essas bandas geralmente tem uns 4 vocalistas...

teclado_mania
Veterano
# dez/09
· votar

Em musica que eu não conheço eu canto gravão meu, kkkk, agora cantar baixo é normal, nosso ouvido não direciona muito bem aos graves e nosso organismo faz não forçar as cordas vocais.

danimichels
Veterano
# set/10
· votar

VAI TOMA NO CU
EU QUERO CANTAR MAIS AGUDO POHA
MAS NUM CONSIGO ENTAO FODA-SE O MUNDO

Prometherion
Veterano
# set/10
· votar

danimichels
viadinho

Villts
Veterano
# set/10
· votar

danimichels
WTF?

Enfim, pelo que eu percebi aqui é psicológico o cantar grave alto hahaha

Dualitty
Veterano
# set/10
· votar

Eu tava tendo essa problema mais era com Dias melhores do Jota quest,nossa,no comecinho o minha voz desaparece,em casa ate que vai,mais c a banda a voz desaparece.Eu canto em uma banda,e canto sozinho nem back os rkas fazem,tenho que cantar guns,capital,nx zero que e meio agudo pra min,ai fica foda,os kras n curtem muda tom de musica nao.

Leo Rio
Veterano
# out/10
· votar

Dualitty

é foda cara, instrumentista com pouca experiencia fica botando boneco em mudar o tom das musicas.
Principalmente quando eh essas bandas assim de "garagem"

Acontece o mesmo com a minha banda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   

Tópicos relacionados a Cantar grave e alto, comofas?

290.177 tópicos 7.569.866 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital