Se alguém puder me ajudar...voz rouca

Autor Mensagem
PuNk Bass
Veterano
# set/04
· votar


Fernanda Almeida dos Santos
Mas e quando a voz rouca se torna constante, característica da voz como acontece com alguns cantores como o Rod Stewart ou o Bryan Adams, tem maneira de acabar com ela? Ou a pessoa pra sempre vai ter uma voz mais rouca?

Fernanda Almeida dos Santos
Veterano
# set/04
· votar


Eu penso nesses casos em dois pontos. Primeiro, a voz rouca é socialmente muito aceita, é considerada uma voz bonita, etc. Eu mesma gosto de alguns cantores de voz rouca.Por isso mesmo, algumas pessoas, que sempre tiveram esse padrão de voz, não tem intenção de mudá-la, enfim são felizes assim.Dependendo do tipo de música, o ruído na voz tem até seu sugnificado né... isso é um ponto a se considerar.
Agora, supondo que pessoas como essas que vc citou tenham vontade de eliminar a rouquidão e procurem um atendimento, devemos pensar o seguinte. Há décadas essa pessoa fala e canta com esse ajuste, com essa postura muscular; todos os movimentos de fonação já são automatizados. TEntar reverter isso, muitas vezes exigiria um trabalho extremado porque seria como "destruir" a voz existente e reconstruir outra. Ele deveria literalmente aprender a usar de novo suas pregas vocais e, por um bom tempo teria que se monitorar, porque o ajuste dele não seria mias automático. (Não sei se estou sendo muito clara, qq coisa, desculpe).
Concluindo: pode ser feito um bom trabalho com esse tipo de rouquidão de toda uma vida, desde que a pessoa tenha muita força de vontade.Mas, ainda assim, acredito sinceramente que seja impossível garantir que ele vá ter um ajuste muscular 100%, perfeito.Isso pq , mesmo entre os que não são roucos isso é muito difícil.

Fernanda Almeida dos Santos
Veterano
# set/04
· votar


É importante lembrar que na msg acima eu me refiro a casos em que essa rouquidão não seja significativa para a saúde vocal, com alguma alteração estrutural. Aí o caso já seria outro...

dimoraes
Veterano
# set/04
· votar


fathertime

Se quiser os exercícios colocados aqui no fórum (alongamento, respiração e vocalizações) me procure no MSN.

Rutti
Veterano
# mai/05
· votar


procure um fonoaudiólogo só ele sabe o melhor exercício para o seu tipo de alteração não faça nada antes disso!!!!!!!!

Rachel Souza
Veterano
# mai/05
· votar


Se a sua voz natural n é roca vc deve procurar ajuda de um especialista.va numa fonoaudiologa,vc vai adorar................beba bastante agua.e nem pense em comer gengibre viu????Faz muito mal pra garganta...........não coma pastilhas nem nada milagroso...............beba só muita agua.não coma muita coisa derivada de leite pois este aumenta a secreção da garganta fazendo a voz ficar meio cansada e parecendo roca....................respire pelo nariz.isso é muito importante........bjos.qualquer duvida a mais eu te ajudo pelo meu email..... rachviol@yahoo.com.br

Led Vocal
Veterano
# mai/05
· votar


se sua voz for legal rouca aproveite isso como um estilo proprio use como ferramenta e aprimore isso, mas se sua voz for legal assim entendeu

Luluzinha.pan
Veterano
# dez/08
· votar


Boa Tarde!!


Bom galera meu caso é um pouco simples, eu tenho a voz rouca e as veses eu fico afónica, faço couver de janis e alguns sons próprios mas no mesmo estilo de janis, cuido bem da minha voz tomo muita água e como muita maçã (pois a mesma limpa as cordas vocais). Mas gostaria da ajuda de vocês,pois um exemplo se eu toco hoje e tem show amanha eu ja nao tenho mais voz quero saber se isso é decorrente a minha respiração e se eu controlar ela melhor eu aindo continuo com minha voz?


obrigada e aguardo a resposta

Mahasiah
Veterano
# dez/08 · Editado por: Mahasiah
· votar


Luluzinha.pan

Olha, eu posso estar errado, mas até onde eu sei, a ÚNICA coisa que passa pelas pregas vocais é o AR. Tanto é que a função original delas nem é produzir som, mas repelir qualquer corpo estranho (por isso tossimos quando a comida/bebida entra pelo lugar errado).

Bom, maçãs à parte, se você fica rouca quando canta, é por não cantar direito. Não é pela respiração em si, mas por você forçar a garganta ao invés de usar técnica adequada num geral.
Então você deveria fazer aulas e cantar em ambientes/condições adequados, antes que você perca a voz de vez e não possa cantar nunca mais =S

Aproveita e verifica se você não tá com calo, fenda, essas coisas...

obs: eu acho que se você cuidasse bem da sua voz, não ficaria rouca depois de cantar >.<

Gansinho
Veterano
# dez/08
· votar


Luluzinha.pan
É exatamente o que o Mahasiah disse. Se tu fica rouca sempre depois de cantar, é porque tu não canta direito. E não adianta tomar bastante água, comer maçã.. Vai tudo por água abaixo se tu cantar errado.
Procure um professor e aprenda a usar corretamente sua voz.

Luluzinha.pan
Veterano
# dez/08
· votar


Mahasiah
obrigada, porem minha voz ja é rouca desde que eu nasci =/ ... eu faço aulas de canto desde os 15 anos mesmo com tecnicas ela continua rouca, faço fono tb inclusive ela que me indicou comer maçãs... eu só nao sei se é minha respiração que esta incorreta, pois se canto 10 em cada show minha voz nao some e da para cantar no dia seguinte o problema é, isso gferalmente ocorre quando eu toco de madrugada e quando vou tocar no dia seguinte ela da umas falhadas . quando eu descanço e durmo bem ela fica normal isso deve ser então por causa do cansaço???

mas mesmo assim muito obrigada pela dica axo que vou mudar de fono
Gansinho
Obrigada pela dica valeu

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/08 · Editado por: membro
· votar


Luluzinha.pan

Não adianta mudar de fono. Fono não é prof. de canto! Não consigo entender como vcs fazem confusão com isso.

Vai num otorrinoi vê se está tudo bem, se precisa fazer fono para corrigir algum problema e vai fazer técnica vocal com professor de canto caramba!

Rmiguez
Veterano
# dez/08
· votar


Luluzinha.pan

obrigada, porem minha voz ja é rouca desde que eu nasci =/ ... eu faço aulas de canto desde os 15 anos mesmo com tecnicas ela continua rouca

se já faz aula de canto, verifique a competencia do(a) professor(a)..

vá ao otorrino e veja se não tem alguma patologia .. se for esse o caso, nem fono, nem professor poderão (sozinhos) te ajudar.

Mahasiah
Veterano
# dez/08 · Editado por: Mahasiah
· votar


minha voz ja é rouca desde que eu nasci =/ ... eu faço aulas de canto desde os 15 anos mesmo com tecnicas ela continua rouca

Você não tem gastrite, refluxo ou algum problema desse tipo? Já fez exames pra ver se não tem nada de errado com seu aparelho fonador?

quando eu descanço e durmo bem ela fica normal isso deve ser então por causa do cansaço???

Não tenha dúvidas.

só nao sei se é minha respiração que esta incorreta

Só se você não estiver fazendo a respiração "baixa", e consequentemente estiver cantando sem apoio. Mas o problema é o apoio, e não a respiração em si.

Luluzinha.pan
Veterano
# jan/09
· votar


a todos de ai de cima muito obrigada pela atenção as dicas valeram muito!

Nelton88
Veterano
# jan/09
· votar


come maça ou gengibre

King of Terror
Veterano
# jan/09
· votar


come maça ou gengibre

Não deveria ter dito isso aqui...

Mahasiah
Veterano
# jan/09
· votar


Nem em lugar nenhum.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/09
· votar


come maça ou gengibre

Melhor comer Panettone.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se alguém puder me ajudar...voz rouca