Como saber que nota tem que ser entoada, tendo somente uma música cifrada a disposição?

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # set/09


    Olá amigos,

    bom, talvez já exista algum tópico sobre este assunto...

    é o seguinte, a partir das cifras de uma música, como saber em que nota entoar cada frase/palavra da música?

    teria que ser uma nota que coincida com alguma das notas do acorde, certo? mas qual? como saber isso?

    eu estou estudando a música "Estrela, Estrela", da Maria Rita, no tom de Ré. O primeiro acorde é D9.
    A nota de ataque tem que ser, segundo a professora, um F#, que é uma das notas do D9... mas como ela sabe que tem que ser o F# e não o D ou o A? sim eu sei que ela é a professora e é obrigação dela saber... rsrrsrsrsrsr... mas como se tem noção disso?
    Há algum livro/site que tenha exercícios para me ajudar nisso?

    grato

    mfraga
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Só com os acordes?
    Impossível.
    Procure a partitura da música ou a tire de ouvido.
    Ouça sua professora, e se quiser entender mais sobre o assunto, busque um professor de harmonia. É bem legal.
    boa sorte

    Lili Carvalho
    Veterano
    # set/09
    · votar


    The Jedi Master

    Cara, a nota inicial varia... pode ser que ela esteja na tríade do acorde, pode ser que não, pode ser que seja a base do acorde, a terça, a quinta... por isso, não tem como saber mesmo uma fórmula que funcione para todas as músicas...

    O caminho longo para isso é: educação musical do ouvido. Quando você fica com o ouvido treinado (cantando em coral, fazendo aulas de canto, tocando um instrumento... etc), você acerta a nota inicial naturalmente.

    Uma gambiarra possível é: ouvir à gravação, ajustar a cifra a esta, e iniciar junto com o vocalista.

    bjos, e boa sorte!

    The Jedi Master
    Veterano
    # out/09
    · votar


    obrigado pelas dicas pessoal!!!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/09
    · votar


    The Jedi Master
    Isso simplesmente não existe. A melodia faz parte da composição artística da música e pode ser até dissonante, mesmo que esteticamente não seja belo.

    Ela sabe qual é a nota por um motivo simples: Conhece a música e a melodia.

    The Jedi Master
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Grato Christhian

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber que nota tem que ser entoada, tendo somente uma música cifrada a disposição?