Efeitos para voz ao vivo

    Autor Mensagem
    DANIEL JOHNS
    Veterano
    # set/09


    Pessoal, vi que são inumeros topicos a respeito, mas não achei quase nada sobre efeitos ao vivo.
    Gostaria de saber quais são usados e como são usados ou se existe algum jogo de efeitos (como as pedaleiras de guitarra) para voz.
    To com uma banda e sou vocalista, fiz alguns meses de aulas, mais a mais de 2 anos parado heheh...e queri saber qual efeito usar pra dar uma melhorada na voz.
    Ouvi uma vez dizer que existem efeitos que mudam a voz... por exemplo corrigem desafinação e timbre, a informação é verdadeira?

    Um abraço e desculpem o topico enorme.

    El_Cabong
    Veterano
    # set/09 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Acho que para usar ao vivo seria um compressor (as vezes sem querer o vocalista se afasta do mic e a voz ao vivo fica inaudível, o compressor resolveria isso tornando a intensidade do vocal mais constante).
    E talvez um pouco de reverber com filtro de agudos (hi cut) e com decay rápido para encorpar um pouco os médios.
    Mais que isso acho que o vocal ficaria artificial.

    Andy Viper
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Andy Viper
    · votar


    DANIEL JOHNS

    Dá uma olhada nesse tópico abaixo. Tem um vídeo (está em inglês) de uma pedaleira que a Boss vai lançar em janeiro exclusivamente para vocais. Mostra legal alguns dos principais efeitos que podem ser usados para voz, mas claro que a grande maioria não é para usar o tempo todo, aí vai da criatividade e percepção do músico. Eu achei bastante interessante, inclusive ela promete a correção de afinação que você também citou (daí a funcionar, já é outra história).

    Claro que existem outros modelos, este é só um exemplo:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/216564/

    Sobre os efeitos em geral, um reverb ou um delay bem curtinho dá uma "molhada" essencial nos vocais, na minha opinião (em locais abertos, indispensável).

    Basicamente é isso. Espero ter ajudado.

    Abraços.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/09 · Editado por: Jattto
    · votar


    Compressor, citado pelo El_Cabong, é importante. Reverb e delay, como o Andy Viper falou, é essencial pra não ficar cru.

    thegreen-eyedmonster
    Veterano
    # set/09
    · votar


    DANIEL JOHNS

    Cara, eu crieium tópico perguntando sobre o Boss Ve-20, que pe um pedal de vocal. Tem uns videos no youtube. Mas vou te falando, vai lançar só ano que vem.

    Tópico

    ramboten
    Veterano
    # set/12 · Editado por: ramboten
    · votar


    Sim, faz 2 anos o tópico, porém para não criar outro( o que de fato não seria autorizado) peço a opinião de vocês:

    Vou me apresentar para umas 50 pessoas( faz parte da escola onde estudo tecnica vocal, a cada trimestre juntam os alunos e tals), são 3 músicas, umas delas é um tanto agudo e as outras duas pink floyd, nos medio-graves do Roger Waters.. o local é fechado, com paredes de pedra, distancia do palco zero metros, digo 1 metro da galera no maximo, tipo arquibancada.
    Foi-me indicado pelo professor em usar reverb de leve e uma caixa de 60 wats direcionada para mim( fora as maiores viradas para o pessoal assistindo) para ter o retorno e não "cagar" a afinação..
    Parece normal isso?! É comum?! Capricho para coisa tão pequena?!
    Abrax!

    bruno.pdias
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cara, retorno é ESSENCIAL
    sem ele as vezes vc acha que ta cantando bem e tá cagando o pau... ou vice-versa
    Sobre efeitos, eu não entendo muito, mas acho que um reverb de leve cai bem.

    Eu queria saber sobre efeitos de eco, tipo comfortably numb do pink floyd (aqueles "hello" do começo, ja vi gente cantando várias vezes pra imitar o eco, acho isso mto paia)

    ramboten
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cara, retorno é ESSENCIALsem ele as vezes vc acha que ta cantando bem e tá cagando o pau... ou vice-versaSobre efeitos, eu não entendo muito, mas acho que um reverb de leve cai bem.
    Valeu ! Na real testei com o reverb e o retorno em aula e fica "mais agradável" de se ouvir.. E eu não tinha retorno na primeira vez e fiquei "nas escuras", talvez por inexperiencia, enfim..

    Eu queria saber sobre efeitos de eco, tipo comfortably numb do pink floyd (aqueles "hello" do começo, ja vi gente cantando várias vezes pra imitar o eco, acho isso mto paia)
    Tche, que ironia.. a primeira vez que me apresentei cantei a parte do Gilmour no Confortably numb e um outro vocalista cantou a do Waters, daí naqueles "Hello, hello ,hello" eu que fazia o eco, ou seja, ridículo, mas era o que tinhamos..

    bruno.pdias
    Veterano
    # set/12
    · votar


    daí naqueles "Hello, hello ,hello" eu que fazia o eco, ou seja, ridículo, mas era o que tinhamos..

    pois é, eu tbm ja passei por esses apuros de ter que improvisar o eco hehehehehehe... seria legal um pedal q pudesse controlar ecos, tipo a intensidade e o tempo de repetição, coisas assim... mas eu não entendo nada disso

    TitoOliveira
    Veterano
    # set/12
    · votar


    seria legal um pedal q pudesse controlar ecos, tipo a intensidade e o tempo de repetição, coisas assim... mas eu não entendo nada disso

    Delay

    gpeddino
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Eu tenho um pedal da BOSS que chama VE-20, ele é bem legal... Tem vários efeitos, desde reverb e delay até equalização e harmonizer em tempo real (você determina o tom da música e ele faz um melodia te acompanhando no tom correto). E você salva tudo em presets, é bem prático.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Efeitos para voz ao vivo