Que técnica é essa?

Autor Mensagem
Vik
Veterano
# ago/09


Olá amigos! Viajando pelo youtube encontrei este vídeo. Como faço aula de canto há alguns anos fiquei curiosa. Alguém sabe que técnica é essa? Parece que ele vai partir no meio quando canta! Isso é gultural?
Beijos e obrigada!
Vik
http://www.youtube.com/watch?v=l9OIXuVXLB4&fmt=18

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/09
· votar


Vik
Ele usa algumas coisas na linha mais screaming, mas a voz não tem projeção e a laringe fica alta o tempo todo. As vezes força um drive baixo, parecendo até o Mustaine, mas com muito menos voz por conta do esforço excessivo.

Ou seja, está fazendo algo com alto potencial de dano sem nenhuma precaução. E eu não sei como esse povo compõe melodia, mas tem uma porrada de coisa dissonante (ou desafinada mesmo) na voz mais limpa.

Dá pra resumir que essa é a técnica 'destrói-cordas-vocais'.

Abraços.

Vik
Veterano
# ago/09 · Editado por: Vik
· votar


Christhian

"Dá pra resumir que essa é a técnica 'destrói-cordas-vocais'".

É... Então ele realmente vai partir no meio rsss.

"tem uma porrada de coisa dissonante (ou desafinada mesmo) na voz mais limpa."

Eu tirei aqui no piano. Me parece que é uma terça e uma quinta, ambas na escala menor harmônica, o que gera realmente uma dissonância. Já vi usarem algo do tipo em alguns corais. Interessante/estranho rssss.

Muitíssimo obrigada moço!
Bjs!!!

busterchair
Veterano
# ago/09
· votar


minha gargana coça de aflição só de ouvir esse cabeludo gritando

Insolence
Veterano
# ago/09
· votar


Eu acho legal o vocal. Eu sou leigo, mas nem precisa entender do assunto pra sacar que isso aí mutila suas pregas vocais. Reparem no fim de alguns versos, quando ele sobe notas gritando... cara, dá pra visualizar as cordas se rasgando, hahaha.

Alan Souza
Veterano
# ago/09
· votar


Christhian

Que bom que a Vick fez essa pergunta... pra evitar abrir tópico repetido, gostaria de saber com toda sinceridade: QUE TÉCNICA É ESSA?

Ouço isso por vontade própria há 10 anos, e já ouvi um usuário daqui, o Novoselic (um baixista) cantar assim... então, é possível descrever?

http://www.youtube.com/watch?v=5QkEcG1VJYM

Dr Alexander Lecter
Veterano
# ago/09
· votar


Banda estranha, música estranha, clipe estranho, talvez pela proposta da música ser estranha, o cara é obrigado a cantar estranho. Enfim, me parece uma mistura de Marilyn Manson com Dani Filth, não consigo outra definição.

Gansinho
Veterano
# ago/09 · Editado por: Gansinho
· votar


Alan Souza
Sei que perguntou ao Chris, mas vou responder o que acho:
O Kurt Cobain não tinha técnica alguma.
Ele só gritava do jeito que achava legal, e quando estava drogado (quase 100% do tempo) esse efeito ficava mais legal ainda auhdsuhasdhu

:D

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/09
· votar


Gansinho

Então a técnica do Cobain poderia ser chamada de "técnica do drogado que berra?"

eheh

Alan Souza
Veterano
# ago/09
· votar


Gansinho

esse efeito ficava mais legal ainda

efeito? esqueceu do "D" antes da palavra, putz... o.O

Cantante

HAHAHA

acho que agora toda vez em que eu ouvir essa voz, vou lembrar disso... haiasjshaishaisahahahahhuaishaushaishisas

Gansinho
Veterano
# ago/09 · Editado por: Gansinho
· votar


Alan Souza
Considero efeito porque eu achava que o resultado era legal pro estilo da banda, tanto que curto Nirvana =P

Tem muito vocalista que tem um vocal legal (falando no efeito que o vocal traz pra banda), mas tecnicamente falando é um lixo.

Cantante
Esse nome é bom!
auhsdhusaduhasd

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/09
· votar


Gansinho
porque eu achava que o resultado era legal pro estilo da banda

Lendo isso, acho importante fazer uma observação.

Tratando-se de rock (e popular, no geral), nem tudo o que se faz é técnica. É preciso perder esse hábito de querer achar que qualquer rouco na voz é técnica de drive ou qualquer arroto é gutural.

Isso tb não significa que as pessoas não devam gostar do cara, só pq ele não tem 'técnica'. Eu, por exemplo, curto Ozzy, Motorhead, Slayer, Pantera e outras muitas coisas onde o vocalista notadamente não tem uma técnica refinada, mas eu curto a música pra kct num contexto geral.

Gansinho
Veterano
# ago/09
· votar


Christhian
Exatamente o que eu quis dizer Chris :P

Alan Souza
Veterano
# ago/09
· votar


Gansinho

Agora entendi.

PS: Nirvana é bom pá k7 -_-

Passini
Veterano
# ago/09
· votar


Banda estranha, música estranha, clipe estranho, talvez pela proposta da música ser estranha, o cara é obrigado a cantar estranho [2]

-Dan
Veterano
# ago/09
· votar


Christhian
Tratando-se de rock (e popular, no geral), nem tudo o que se faz é técnica. É preciso perder esse hábito de querer achar que qualquer rouco na voz é técnica de drive ou qualquer arroto é gutural.

Só discordando ligeiramente, definindo a palavra técnica como um conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, se o vocalista executa um procedimento para obter um som, ele está usando uma técnica sim.

Mesmo que não seja a mais simples ou saudavel, pode ser uma técnica dele.

é interessante pensar nisso antes de dizer que aquilo não é cantar e sim dar arrotos.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/09 · Editado por: membro
· votar


-Dan

Achei o comentário totalmente desnecessário. Dizer que cada um tem a sua própria técnica é redundância.

Já dizer que aquilo não é cantar não é nada redundante.

E a própósito, para tudo tem uma técnica considerada correta, estudada e comprovada, coisa que não acontece quando alguém canta sem embasamento algum.

-Dan
Veterano
# ago/09
· votar


Cantante
Bom, eu espero ouvir o video para poder opinar melhor. Mas falo num contexto mais geral.

Achei o comentário totalmente desnecessário.

Nem vou dormir hoje.

Dizer que cada um tem a sua própria técnica é redundância.

Se é redundante ou não não importa. O que importa é que ele usou uma tecnica que deixou as pessoas curiosas e que ele teve que se fazer valer de algum procedimento para executa-la.
Repetindo: Mesmo que não seja a mais simples ou saudavel, é uma técnica.

Já dizer que aquilo não é cantar não é nada redundante.
E a própósito, para tudo tem uma técnica considerada correta, estudada e comprovada, coisa que não acontece quando alguém canta sem embasamento algum.


Depende do que se define como cantar. Se ele tá emitindo som musical com a voz, ele tá cantando. Se ele está se machucando, ou se te agrada ou não, ai são outros 500.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/09 · Editado por: Christhian
· votar


-Dan

Só discordando ligeiramente, definindo a palavra técnica como um conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, se o vocalista executa um procedimento para obter um som, ele está usando uma técnica sim.

Mesmo que não seja a mais simples ou saudavel, pode ser uma técnica dele.

é interessante pensar nisso antes de dizer que aquilo não é cantar e sim dar arrotos.


Não, não está. Senão teríamos considerar até a 'técnica' pra defecar.

Soltar um grito com um esforço qualquer para gerar um som não é técnica vocal. Técnica vocal define-se por atingir altos níveis de vocalização preservando a saúde vocal, sempre. Essa é a finalidade.

E não adianta querer vir argumentar com definições semânticas. É o mesmo que entrar num fórum de mecânica e dizer que 'qualquer parafuso pode ser apertado', numa clara intenção de desvencilhar a palavra 'aperto' de 'rosqueamento'.

Alan Souza
Veterano
# ago/09
· votar


-Dan

O que importa é que ele usou uma tecnica que deixou as pessoas curiosas e que ele teve que se fazer valer de algum procedimento para executa-la.

Oi Dan, tudo bem? Eu acho que se ele usou de um recurso que deixou as pessoas curiosas, ele o fez pra se destacar na multidão... não definiria isso como técnica, mas sim como "personalidade vocal" apenas.

Mesmo que não seja a mais simples ou saudavel, é uma técnica.

Olha, no meu conceito, a técnica é o que nos permite fazer algo eficaz e saudavelmente.

Se tiver um comentário discordante do meu, ainda sim é necessário. Toda opnião é válida, hehe =)

Vik
Veterano
# ago/09
· votar


O gultural é uma técnica.
E prejudica a saúde vocal.
Então no caso poderíamos dividir em técnicas populares, líricas, e metaleiras! rsssssss
Brincadeiras a parte, acho essa discussão desnecessária. O objetivo do tópico não é esse. Chamando de técnica ou não, existe uma maneira de fazer.
A pergunta é: qual é esta maneira?
O conceito de técnica vcs podem encontrar na wikipedia através do link: http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnica
Ou em outras enciclopédias diversas.
Alguém está curioso com algum outro tipo de vocal? Então postem, afinal o tópico é pra isso rssssss
Bjs bjs
Vik

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/09 · Editado por: Christhian
· votar


Vik
O conceito de técnica vcs podem encontrar na wikipedia através do link: http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnica

"Técnica é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado"


Se o problema for semântica, então vamos entender da seguinte maneira: Técnica Vocal visa a vocalização de alto nível com preservação da saúde vocal.

A finalidade não é o som que sai da garganta do cara. Portanto berrar pra fazer um urro qualquer não é técnica vocal.

Não estou me referindo a você, mas acho uma burrice imensa ter que discutir isso num fórum de canto. Talvez no fórum do Pasquale...

Alan Souza
Veterano
# ago/09
· votar


Vik

Técnica Vocal visa a vocalização de alto nível com preservação da saúde vocal.

É o que eu queria dizer com: "técnica é o que nos permite fazer algo eficaz e saudavelmente."

Com todo respeito, mas nem precisei ler a definição pra entender isso.

Bejo proce =*

Vik
Veterano
# ago/09
· votar


Pois é gente. Como disse, não importa se é técnica ou não. A discussão tomou esse rumo. Não criei o tópico pra saber o conceito de técnica. Criei pra saber como é feito certos tipos de voz. Só isso...

A primeira resposta, do Christhian, é o que eu queria saber.
Só isso.

"Ele usa algumas coisas na linha mais screaming, mas a voz não tem projeção e a laringe fica alta o tempo todo"

Não to nem aí pro conceito de técnica vocal. Também não precisei ler a definição. Só acho que a discussão não é essa.
Povo doidoooo! kkkkkkkkkkkk

bju bju!

Vik

Wrvieira
Veterano
# ago/09
· votar


Meu Deus, eu ainda tô pra ver gente mais chata que aqui nesse Fórum de Canto...

Essa definição de técnica como procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado", se consultar no Houaiss, vai ver que é uma derivação do vocábulo por extensão de sentido. Lá tem até um exemplo sobre a "técnica" de descascar laranja sem se ferir...

Técnica é a habilidade especial desenvolvida para determinado procedimento. Ponto. E aqui neste fórum, obviamente estamos falando de técnica vocal, ou seja, a habilidade desenvolvida por meio de estudo para cantar, com regras e princípios básicos.

Então se o cara grunhe, rosna, peida, enfim, emite sons pelo aparelho fonador sem observância dos princípios de técnica vocal, pode ser qualquer coisa, menos "técnica" na acepção da palavra.

Ou os solos do Sonic Youth esfregando a guitarra num pedaço de ferro podem ser chamados de técnica?

Wrvieira
Veterano
# ago/09
· votar


Vik
Povo doidoooo!

Pior que é isso mesmo...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/09
· votar


Vik
Povo doidoooo! kkkkkkkkkkkk
ahuahaua boa

Wrvieira
ow carai, caiu a linha e tu não ligou de novo!

Depois liga em casa.

Abraço

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/09 · Editado por: Christhian
· votar


Vik
E só pra finalizar.

Esse fórum é bastante diferente dos demais. Isso acontece por que os próprios usuários fazem uma 'automoderação' em relação ao conteúdo. E isso, do ponto de vista de um determinado grupo, é motivo pra querer discordar de tudo o que se acha possível e viável por aqui - basta verificar pelo sistema de votação: Há quem negative tudo o que eu e mais um ou outro usuário poste, sem nem ler, por pura birra.

Quem é realmente interessado em canto, como você me parece ser, sempre vai encontrar as informações que busca aqui. Portanto é importante saber separar o joio do trigo, como você bem fez.

Desculpe qualquer coisa.

Abraços

-Dan
Veterano
# ago/09
· votar


Bom, desculpem ae se desvirtuei o tópico sem querer, ao falar sobre o conceito de técnica. Vi o vídeo agora e putz, não consegui ver até o final. Não gostei em nada do som da banda.

DAndo meu ponto de vista sobre a discussão acima,, acho que o Christhian fez uma definição interessante sobre técnica vocal, na qual o principal objetivo, não é o som que sai da garganta, mas principalmente a sáude.

Olhando por esse lado, seria dificil fazer um gutural ou os rasgasdo usando tecnicas vocais. As tecnicas vocais seriam pra amenizar o dano então né?. Porem, nao é qualquer um que canta bem usando guturais e é preciso de um método para se fazer bem feito. FOi isso que eu quis dizer.

MAs isso vai de cada vocalista. Uns prezam pelas tecnicas vocais outros simplesmente pelo som. Se agrada os ouvidos, pra mim ta bom (vide Axl Rose, Cobain e outros tantos que cantavam berrando).

Gansinho
Veterano
# ago/09
· votar


-Dan
Foi exatamente o que eu e o Chris abordamos.
Muitas bandas possuem vocalistas que não possuem uma técnica refinada, mas o resultado é muito bom.

Mas como esse fórum é de CANTO, aqui se preza principalmente pela técnica (leia-se 'cantar com saúde'), e não pelo fato de "ser legal de ouvir".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Que técnica é essa?