Sobre cantores barítonos!

    Autor Mensagem
    rtex
    Veterano
    # jul/09


    Pessoal, sou cantor de música sertaneja e gostaria de esclarecer uma dúvida. Minha extensão vocal situa-se entre o Sol 1 e o Sol 3 (confortável). Um amigo professor de canto, analisando, disse que sou barítono lírico. No entanto, sinto dificuldade em atingir tons de cantores tenores, destes que possuem a primeira voz altíssima. Gostaria de saber se é comum barítonos cantarem música sertaneja de primeira voz e quais são eles? E se a transposição das músicas para tons mais baixos não pode levar à descaracterização das mesmas?
    Abraço!

    Villts
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Villts
    · votar


    Use falsetes. Não vejo problema e as vezes é mais bonito que a própria voz de cabeça sem apoio que alguns usam haha (não generalizando), fora que se for muito bem praticado chega a ser as vezes imperceptível.

    Continue estudando man, não existe restrição nos estilos musicais, não vai ser porque você é barítono que não vai nunca conseguir cantar Galopeira ou Carry On (tava demorando pra falarem do metal) qualquer um faz o que quer aonde quer... basta fazer bem.

    Abraço!

    P.S.: Se eu falei merda aqui, podem me corrigir! haha

    Villts
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    rtex
    E se a transposição das músicas para tons mais baixos não pode levar à descaracterização das mesmas?

    Teste. Só não vá me abaixar 3 tons! haha

    rtex
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    O Daniel (cantor e agora ator) acho que é um exemplo de barítono que consegue atingir tons de tenor. Ele não usa falsetes e nem vibratos, pois utiliza uma técnica bastante apurada para um cantor popular.

    Rob_Nicolau
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    rtex
    Ele não usa falsetes e nem vibratos, pois utiliza uma técnica bastante apurada para um cantor popular.

    Qual seria essa técnica bastante apurada?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/09 · Editado por: membro
    · votar


    pois utiliza uma técnica bastante apurada para um cantor popular

    sou obrigado a discordar.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/09
    · votar


    No entanto, sinto dificuldade em atingir tons de cantores tenores

    Mas é claro. Você sendo barítono nunca vai conseguir cantar a plena voz na região de um tenor. É simplesmente impossível e nada saudável tentar.
    Claro que se você baixar a tonalidade vai perder o brilho e as pessoas vão fazer a comparação.

    Não sei dizer se tem algum barítono por aí que faça a primeira voz em música sertaneja (se tiver é claro que a tonalidade é adequada para ele). Do que conheço de sertanejo só vi tenores de voz muito muito leve que fazem a primeira voz.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/09
    · votar


    rtex

    E por que falsetes e vibratos não podem fazer parte de uma técnica apurada? oO

    Aliás, vi ele fazendo vibrato hoje na novela das 6. haha

    rtex
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: rtex
    · votar


    Para CANTANTE e JATTO

    Gente, vou tentar explicar. Acho que as características de um cantor popular em geral podem ser diametralmente opostas às de um cantor erudito. Falsetes e vibratos têm que ser muito bem feitos, e não é qualquer cantor que consegue fazê-los na plenitude da perfeição. Acho que esses recursos são destinados e e se encaixam melhor à música erudita. O caso do Daniel (popular) merece ser explicitado, pois trata-se de um cantor sertanejo, que cantou boa parte da vida com um parceiro que fazia uma ótima 2ª voz (João Paulo), e que após a perda começou a fazer aulas de canto em conservatório para "re-aprender" a cantar. Hoje ele canta em carreira solo e tecnicamente muito melhor que nos tempos de dupla. É super afinado, canta com boa respiração (diafragmática e intercostal), já vi ele falando sobre isso, e não usa vibratos e falsetes, subterfúgio utilizado pela maioria dos sertanejos para atingir tons estratosféricos, e que na maioria das vezes não saem perfeitos.
    Abraço!

    rtex
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: rtex
    · votar


    Olá de novo cantante:

    Aconteceu isso comigo. Quando comecei a cantar música sertaneja (sou de Goiás, estado símbolo deste estilo), queria porque queria cantar tudo no tom original. Resultado: minha saúde vocal foi pro espaço. Acabei na mesa de cirurga para a retirada de um PÓLIPO (tumor benigno) nas cordas vocais. A recuperação foi lenta, junto com uma fonoaudióloga. Após a cirurgia, tive que re-educar minha voz. Passei a fazer aquecimento antes de cantar, praticar vocalizes diariamente, beber muita água, e, principalmente, cantar em tons mais baixos. Resultado: ficou melhor. As pessoas falam que minha voz ganhou mais brilho, e ficou mais agradável de se ouvir.
    Abraço

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/09 · Editado por: membro
    · votar


    rtex

    Vamos esclarecer algumas questões:

    - Vibrato não é "subterfúgio" para alcançar notas altas.
    O fato de ele não usar vibratos é porque a voz é tensa, porque tecnicamente uma voz livre vibra naturalmente. (Aliás acabei de ver o cara cantar na novela e tem partes que tem vibrato sim, feio mas tem, ehehh).


    Vibrato não é algo que se deva fazer de caso pensado. Se for feito assim não é vibrato, é outra coisa.
    Logicamente ele não vai querer ter o vibrato de um cantor lírico porque aí está fora de estilo.

    Comentei sobre isso quando gravei a "Sozinho" e na dificuldade que é ter que se tensionar para fazer a voz reta.

    - Depois a maioria dos sertanejos não usa falsete e sim canta no registro de peito, não faz a passagem de registro para o de cabeça e portanto grita o agudo. Quanto mais leve for a voz, mais fácil de cantar o agudo "gritado", mais se pode subir sem fazer a passagem. Por isso que a primeira voz na musica sertaneja tem que ser de um tenor de voz levissima e a maioria o é.

    Falsete não é apenas um truque para conseguir agudos que não se tem em voz plena. É um poderoso recurso de interpretação que bem usado cria uma atmosfera muito interessante na música, seja em qual estilo for, desde o metal até a ópera.

    Sobre o que aconteceu com você, cai bem na questão que temos discutido aqui exaustivamente da importância de se fazer aula de canto. Certamente bem orientado isso não aconteceria (salvo nos casos de gente que não segue a orientação do professor de jeito nenhum, e isso tem também). Claro que tem situações que nãó tem ninguém mesmo por perto para orientar e a pessoa faz o que acha que é certo.

    A gente vem alertando sempre sobre esse aspecto e mesmo com relatos como o seu, tem uns e outros que ainda insistem e teimam sobre o assunto. E isso num fórum de canto.

    Talvez tenham que fazer o mesmo caminho duro que você para entender essas questões, porque só quem passou pela situação que sabe que não é moleza.

    rtex
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Para Cantante:

    Concordo com você. Agente só dá valor na técnica vocal depois que arrebenta a voz!

    Dr Alexander Lecter
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Cara, com relação a essa questão de "classificações vocais", não que eu concorde ou discorde doque foi dito, mas acho que essa regra não é geral, existem sim exceções. Pra quem conhece o Matthew Barlow do Iced Earth, quero ver alguém me dizer qual a classificação vocal desse cara, ele consegue atingir notas graves que eu não consigo, e também notas agudas que eu também não consigo e ai, como é que fica essa questão?

    Gansinho
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Dr Alexander Lecter

    O Matt Barlow é um vocalista absurdo de bom.
    A diferença: ele tem muita técnica, o que você não deve ter (pelo que ouvi da sua gravação).

    Eu acho que ele é barítono, com uma extensão bem grande.
    Possui técnica pra alcançar as notas =P

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/09 · Editado por: membro
    · votar


    não que eu concorde ou discorde doque foi dito

    eheheh, agora eu não entendi.

    mas acho que essa regra não é geral, existem sim exceções

    Na verdade não. Sempre tem uma classificação para a voz.

    ele consegue atingir notas graves que eu não consigo, e também notas agudas que eu também não consigo e ai, como é que fica essa questão?

    É simples. Tem gente que tem uma grande extensão, outros não. Quem estudou tem técnica e usa todas as possibilidades da voz, já quem não estuda fica limitado.
    Não são poucos os barítonos que tem agudos de tenor ou graves de baixos, mas continuam sendo barítonos, por causa da cor da voz, de onde ele faz a passagem, etc. Tem tenores de voz leve com bons graves (vide Andrea Bocelli), mas ainda é tenor.
    Portanto extensão não é só o que faz a classificação e em música popular serve apenas como curiosidade e conhecimento da pessoa a respeito da própria voz que facilita na escolha de repertório.

    Dr Alexander Lecter
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Haaa agora sim, a classificação vocal serve como uma curiosidade a respeito da sua própria voz, logo, ela não serve como barreira, algo do tipo, isso é impossível para um tenor ou impossível para um barítono, acertei?!

    Dr Alexander Lecter
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Cantante

    não que eu concorde ou discorde doque foi dito

    eheheh, agora eu não entendi.

    Foi só uma outra maneira de dizer que eu me mantive neutro, com relação a classificação vocal, citei que na minha opinião, o cantor Matthew Barlow foge a regra, mas isso não significa que a questão "classificação vocal" seja meramente dispensável. Logo, não concordei, nem discordei.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/09 · Editado por: membro
    · votar


    Dr Alexander Lecter

    algo do tipo, isso é impossível para um tenor ou impossível para um barítono, acertei?!

    Depende. Um tenor querendo cantar super graves é impossível senão os tiver na extensão e um barítono que tenha o seu limite num lá por exemplo, não vai conseguir um dó a plena voz.

    Assim como o tenor, o barítono (e qualquer voz) tem a opção de usar o falsete para cantar agudos, e se adequar ao estilo que escolheu para cantar.

    o cantor Matthew Barlow foge a regra,

    Na verdade não foge a regra nenhuma. Simplesmente é privilegiado em ter uma grande extensão (estou falando pelas informações escritas aqui, porque não dá para saber como é a voz de alguém sem ser de perto) e usa isso.

    Então, existem possibilidades variadas para a voz, mas o que se tem que levar em conta é que algumas pessoas tem vozes privilegiadas. Nascem assim e não são maioria.
    Para ser um cantor de ópera tem que ter um instrumento privilegiado sob vários aspectos, para cantar heavy metal idem e para qualquer outro estilo que leve a voz a extremos.

    Todo mundo pode cantar, mas nem todo mundo pode ter o material vocal necessário para cantar determinadas coisas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre cantores barítonos!